Estudo de João 14:16 – Comentado e Explicado

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.
João 14:16

Comentário de Albert Barnes

Eu orarei ao Pai – Isto se refere à sua intercessão após sua morte e ascensão ao céu, pois esta oração deveria estar relacionada com o cumprimento de seus mandamentos. De que maneira ele faz intercessão no céu por seu povo que não conhecemos. O fato, no entanto, é claramente divulgado, Romanos 8:34 ; Hebreus 4: 14-15 ; Hebreus 7:25 . É como resultado de sua intercessão no céu que obtemos todas as nossas bênçãos, e é através dele que nossas orações devem ser apresentadas e tornadas eficazes diante de Deus.

Outro Consolador – Jesus tinha sido para eles um conselheiro, um guia, um amigo, enquanto ele estava com eles. Ele os instruíra, suportara seus preconceitos e ignorância e administrara-lhes consolo nos tempos de desânimo. Mas ele estava prestes a deixá-los agora para irem sozinhos para um mundo hostil. O outro Consolador deveria ser dado como compensação por sua ausência ou para executar os ofícios para eles, o que ele teria feito se tivesse permanecido pessoalmente com eles. E com isso podemos aprender, em parte, qual é o ofício do Espírito. É fornecer a todos os cristãos a instrução e consolo que seriam dados pela presença pessoal de Jesus, João 16:14 . Para os apóstolos era particularmente inspirá-los com o conhecimento de toda verdade, João 14:26 ; João 15:26 . Além disso, ele veio convencer os homens do pecado. Veja as notas em João 16: 8-11 . Era apropriado que esse agente fosse enviado ao mundo:

1.Por ser parte do plano que Jesus subisse ao céu após sua morte.

2. A menos que algum agente celestial seja enviado para levar adiante a obra da salvação, o homem a rejeitará e perecerá.

3. Jesus não podia estar presente pessoalmente e fisicamente em todos os lugares com as vastas multidões que deveriam acreditar nele. O Espírito Santo é onipresente e pode alcançar todos eles. Veja as notas em João 16: 7 .

4. Era manifestamente parte do plano de redenção que cada uma das pessoas da Trindade realizasse sua obra apropriada, o Pai, enviando seu Filho, o Filho ao fazer expiação e intercedendo, e o Espírito ao aplicar a obra aos corações. de homens.

A palavra traduzida como “Consolador” é usada no Novo Testamento cinco vezes. Em quatro casos, é aplicado ao Espírito Santo – João 14:16 , João 14:26 ; João 15:26 ; João 16: 7 . No outro exemplo, é aplicado ao Senhor Jesus – 1 João 2: 1 ; “Temos um advogado (Paraclete – Consolador) com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” É usado, portanto, apenas por John. O verbo do qual é retirado tem muitos significados. Seu significado apropriado é chamar um para nós Atos 27:20 ; depois chamar alguém para nos ajudar, como advogado em um tribunal; depois exortar ou suplicar, orar ou implorar, como faz um advogado, e consolar ou consolar, sugerindo razões ou argumentos para consolo. A palavra “consolador” é freqüentemente usada por escritores gregos para designar um advogado em um tribunal; alguém que intercede; um monitor, um professor, um assistente, um ajudante. É um pouco difícil, portanto, fixar o significado preciso da palavra. Pode ser traduzido como advogado, monitor, professor ou ajudante. Qual é o ofício do Espírito Santo a esse respeito, deve ser aprendido com o que nos dizem em outros lugares que ele faz. Aprendemos particularmente com os relatos que nosso Salvador dá sobre seu trabalho que esse cargo era:

1. confortar os discípulos; estar com eles em sua ausência e suprir seu lugar; e isso é adequadamente expresso pela palavra Consolador.

2. ensiná-los ou lembrá-los da verdade; e isso pode ser expresso pela palavra monitor ou professor, João 14:26 ; João 15: 26-27 .

3 .para ajudá-los em seu trabalho; advogar sua causa, ou ajudá-los a advogar a causa da religião no mundo e a levar os pecadores ao arrependimento; e isso pode ser expresso pela palavra advogado João 16: 7-13 . Foi também pelo Espírito que eles foram capacitados a comparecer diante de reis e magistrados, e ousadamente falar em nome de Jesus, Mateus 10:20 . Eles parecem compreender todos os significados da palavra no Novo Testamento, mas nenhuma palavra em nossa língua expressa completamente o sentido do original.

Que ele possa permanecer com você para sempre – Não que ele deva permanecer com você por alguns anos, como eu fiz, e depois deixá-lo, mas esteja com você em todos os lugares até o fim de sua vida. Ele deve ser seu guia e assistente constante.

Comentário de E.W. Bullinger

orar Grego. erotao. App-134. Não aiteo como em João 14:18 . Veja 1 João 5:16 , onde as duas palavras são usadas.

will = vontade.

outro . Grego. allos. App-124.

Consolador . Grego. parakletos, traduzido como “advogado” em 1 João 2: 1 . Parakletos e o Latin Advocatus significam um chamado ao lado do outro em busca de ajuda ou conselho. A palavra é encontrada apenas em João: aqui; João 14:26 ; João 15:26 ; João 16: 7 e 1 João 2: 1 . Então nós temos um Paracleto (o Espírito Santo) como aqui, e outro com o Pai. Os escritos rabínicos geralmente se referem ao Messias sob o título Menahem (= Consolador) e falam de Seus dias como os dias de consolação. Compare Lucas 2:25 . Veja as obras do Dr. John Lightfoot , vol. Xii, p. 384.

respeitar . Grego. eu não. O mesmo que “habita” em João 14:10 . Veja a pág. 1611

para sempre. Grego. eis ton aiona. App-151.

Comentário de John Calvin

16. E eu orarei ao Pai. Isso foi dado como um remédio para acalmar a dor que eles poderiam sentir por causa da ausência de Cristo; mas, ao mesmo tempo, Cristo promete que lhes dará força para guardar seus mandamentos ; Caso contrário, a exortação teria pouco efeito. Ele, portanto, não perde tempo em informar-lhes que, embora esteja ausente deles no corpo, ele nunca permitirá que eles continuem sem assistência; pois ele estará presente com eles pelo seu Espírito.

Aqui ele chama o Espírito de dom do Pai , mas um dom que ele obterá com suas orações; em outra passagem, ele promete que dará o Espírito. Se eu partir , diz ele, eu o enviarei ( João 16: 7 ). Ambas as afirmações são verdadeiras e corretas; pois na medida em que Cristo é nosso mediador e intercessor, ele obtém do Pai a graça do Espírito, mas na medida em que ele é Deus, ele concede essa graça de si mesmo. O significado desta passagem, portanto, é: “Fui-lhe dado pelo Pai como Consolador , mas apenas por um tempo; agora, depois de ter dispensado meu cargo, orarei a ele para dar outro Consolador , que não ficará por um curto período de tempo, mas permanecerá sempre com você.

E ele vai te dar outro Consolador. A palavra Consolador é aqui aplicada a Cristo e ao Espírito, e com justiça; pois é um ofício que pertence igualmente a ambos, para nos confortar e exortar e nos guardar por sua proteção. Cristo foi o Protetor de seus discípulos, enquanto ele habitou no mundo; e depois os comprometeu à proteção e guarda do Espírito. Pode-se perguntar: ainda não estamos sob a proteção de Cristo? A resposta é fácil. Cristo é um protetor contínuo, mas não de maneira visível. Enquanto ele habitava o mundo, manifestou-se abertamente como seu Protetor; mas agora ele nos guarda pelo seu Espírito.

Ele chama o Espírito de outro Consolador , devido à diferença entre as bênçãos que obtemos de ambos. O ofício peculiar de Cristo era apaziguar a ira de Deus expiando os pecados do mundo, resgatar os homens da morte, obter justiça e vida; e o ofício peculiar do Espírito é nos tornar participantes não apenas do próprio Cristo, mas de todas as suas bênçãos. E, no entanto, não haveria impropriedade em deduzir dessa passagem uma distinção de Pessoas; pois deve haver alguma peculiaridade em que o Espírito difere do Filho para ser outro que não o Filho.

Comentário de Adam Clarke

Rezarei ao Pai – Depois de fazer expiação pelos pecados do mundo, me tornarei o Mediador entre Deus e o homem; e através da minha mediação e intercessão todas as bênçãos da graça e glória serão adquiridas.

Outro Consolador – A palavra pa?a???t?? significa não apenas um consolador, mas também um advogado, um defensor de uma causa, um conselheiro, patrono, mediador. Cristo é assim denominado, 1 João 2: 1 , onde a tradução comum traduz a palavra advogado. Cristo é assim chamado, porque ele é representado como transacionando as preocupações de nossas almas com Deus; e por essa causa, ele nos diz, ele vai ao Pai, João 14:12 . O Espírito Santo é assim chamado, porque ele transaciona a causa de Deus e Cristo conosco, explica-nos a natureza e a importância da grande expiação, mostra a necessidade dela, aconselha-nos a recebê-la, instrui-nos como nos apegarmos isso, justifica nossa reivindicação e faz intercessões em nós com gemidos indizíveis. Assim como Cristo agiu com seus discípulos enquanto ele permaneceu com eles, o Espírito Santo age com aqueles que crêem em seu nome.

Para sempre – Como a morte e a expiação de Cristo serão necessárias para o homem até a conclusão do mundo, também o ofício do Espírito Santo deve continuar entre os homens até o fim dos tempos: portanto, diz Cristo, ele continuará com você por sempre, ensinando, confortando, aconselhando, defendendo e intercedendo por você e por todos os meus seguidores até o fim dos tempos.

Comentário de Thomas Coke

João 14: 16-17 . Ele lhe dará outro Consolador, ou outro advogado. A palavra pa?a???t??, significa um advogado ou monitor, bem como um edredom; e é evidente que o Espírito abençoado manteve cada um desses personagens; contudo, como o discurso diante de nós é do tipo consolador, o termo consolador parece ter sido usado com grande propriedade por nossos tradutores. Nosso Senhor promete a seus apóstolos que este Consolador os respeite, não por pouco tempo, como havia feito em sua natureza humana, mas para sempre; e ele o chama de espírito da verdade, ao qual o mundo é sempre avesso; cego pela sensualidade, não discernirá suas operações nem participará de suas alegrias. “Mas você o conhece, porque ele já está com você, em alguma medida; e ele lhe será dado muito mais abundantemente no futuro;” aludindo particularmente ao dia de Pentecostes; desde então, o Espírito habitou neles por uma comunicação muito mais ampla de seus dons e graças.

Comentário de Scofield

Consolador

G. Parakletos “, alguém chamou ao lado para ajudar”. Traduzido “advogado”, 1 João 2: 1 . Cristo é o Paracleto do crente com o Pai quando ele pecar; o Espírito Santo, o Paracleto que habita no crente, para ajudar sua ignorância e enfermidade e fazer intercessão Romanos 8:26 ; Romanos 8:27 .

(Ver “Espírito Santo”, doutrina do NT). Mateus 1:18 . (Veja Scofield “ Atos 2: 4 “) .

E eu irei (ver Scofield “ Lucas 11:13 “) .

Comentário de John Wesley

E eu orarei ao Pai, e ele lhe dará outro Consolador, para que ele fique com você para sempre;

E pedirei ao Pai – o 21º versículo, João 14:21 , mostra a conexão entre este e os versículos anteriores.

E ele lhe dará outro Consolador – A palavra grega significa também um advogado, instrutor ou incentivador.

Outro – pois o próprio Cristo era um.

Permanecer com você para sempre – Com você e seus seguidores na fé, até o fim do mundo.

Referências Cruzadas

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 14:14 – O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”.

João 14:18 – Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

João 16:26 – Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês,

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

João 17:20 – “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 13:52 – Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:13 – Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *