Estudo de João 17:15 – Comentado e Explicado

Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal.
João 17:15

Comentário de Albert Barnes

Para que você os tire do mundo – Embora eles estivessem passando por provações e perseguições, Jesus ainda não orou para que eles fossem removidos em breve deles. Era melhor que eles os suportassem e, assim, difundissem o conhecimento de seu nome. Seria fácil para Deus remover seu povo imediatamente para o céu, mas é melhor para eles permanecerem e mostrarem o poder da religião em apoiar a alma no meio da provação, e espalhar seu evangelho entre os homens.

Devemos mantê-los longe do mal – Isso pode significar tanto do maligno que é, o diabo, ou do mal em geral, que é, da apostasia, de afundar na tentação. Preserve-os desse mal, ou dê-lhes tanta graça que possam suportar todas as provações e serem sustentados em meio a elas. Veja as notas em Mateus 6:13 . Pouco importa quanto tempo estamos neste mundo se formos mantidos dessa maneira.

Comentário de E.W. Bullinger

from = fora de. Grego. ek, como na cláusula anterior. o mal = o maligno. Veja em Mateus 6:13 . Compare 1 João 5:19 . Três coisas que o Senhor pediu a Seus discípulos: ser mantido longe do maligno, ser santificado pela verdade ( João 17:17 ) e contemplar Sua glória ( João 17:24 ).

Comentário de John Calvin

15. Não peço que os tire do mundo. Ele mostra em que consiste a segurança dos crentes (121) ; não que eles estejam livres de todo aborrecimento e vivam no luxo e à vontade, mas que, no meio de perigos, eles continuam seguros a partir da assistência de Deus. Pois ele não adverte o Pai sobre o que é apropriado a ser feito, mas sim provê a fraqueza deles, de modo que, pelo método que ele prescreve, eles possam restringir seus desejos, que podem ir além de todos os limites. Em suma, ele promete a seus discípulos a graça do Pai; não para aliviá-los de toda ansiedade e labuta, mas para lhes proporcionar uma força invencível contra seus inimigos, e para não permitir que sejam sobrecarregados pelo pesado fardo de competições que terão de suportar. Se, portanto, desejamos ser mantidos de acordo com a regra que Cristo estabeleceu, não devemos desejar isenção de males ou orar a Deus para nos levar imediatamente a um estado de descanso abençoado, mas devemos descansar satisfeitos com a certeza certa da vitória e, enquanto isso, resistimos corajosamente a todos os males, dos quais Cristo orou a seu Pai, para que pudéssemos ter uma questão feliz. Em resumo, Deus não tira seu povo do mundo, porque ele não deseja que sejam efeminados e preguiçosos; mas ele os livra do mal, para que não sejam esmagados; pois ele deseja que eles lutem, mas não permite que eles sejam mortalmente feridos.

Comentário de Adam Clarke

Para que você os tire do mundo – Eles ainda não devem deixar a terra da Judéia: eles ainda não haviam prestado testemunho ali, a respeito de Cristo crucificado e ressuscitado dentre os mortos. Tirá-los antes que este trabalho terminasse não responderia ao gracioso desígnio de Deus. –

  1. Cristo não deseja que seus fiéis apóstolos morram em breve e sejam levados a Deus. Não: mas eles podem viver muito, trabalhar muito e produzir muitos frutos.
  • Ele não diz que eles deveriam se isolar do mundo indo ao deserto ou aos claustros; mas que eles devem continuar no mundo e entre o mundo, para que tenham a oportunidade de recomendar a salvação de Deus.
  • 3. Cristo ora apenas para que enquanto estiverem no mundo, empregados na obra do ministério, possam ser preservados da influência, do maligno, o diabo, que recentemente havia entrado em Judas, João 13: 27 , e quem se esforçaria para entrar neles, arruinar suas almas e destruir seu trabalho. Um diabo sem pode fazer mal; mas um demônio dentro de todas as ruínas.

    Comentário de Thomas Coke

    João 17:15 . Não oro, etc. – “Meu significado não é que, por causa dessas dificuldades, João 17:14 as remova do mundo pela morte; sei que os propósitos de tua glória e seu próprio aperfeiçoamento e utilidade , exigirá sua continuidade mais longa.Eu apenas oro para que lhes conceda a direção do teu Espírito e a proteção da tua providência, pela qual elas serão preservadas do mal do pecado e da tentação e da sutileza e malícia do maligno, – t?? p?????? . “Ver 1 João 5: 18-19 .

    Comentário de Scofield

    mundo

    Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

    Comentário de John Wesley

    Não oro para que você os tire do mundo, mas para que os guarde do mal.

    Para que você os tire do mundo – Ainda não; mas para que os guarde do maligno – Que reina nele.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

    1 Crônicas 4:10 – Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

    Salmos 30:9 – “Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade?

    Salmos 121:7 – O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

    Eclesiastes 9:10 – O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

    Isaías 38:18 – pois a sepultura não pode louvar-te, a morte não pode cantar o teu louvor. Aqueles que descem à cova não podem esperar pela tua fidelidade.

    Isaías 57:1 – O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal.

    Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

    Lucas 8:38 – O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:

    Lucas 11:4 – Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação’ “.

    Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

    Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

    2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

    2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

    1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *