Estudo de Gênesis 48:16 – Comentado e Explicado

o anjo que me guardou de todo o mal, abençoe estes meninos! Seja perpetuado neles o meu nome e o de meus pais Abraão e Isaac, e multipliquem-se abundantemente nesta terra!"
Gênesis 48:16

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 48:16 . O anjo que me redimiu de todo mal Veja Gên 16:17 e cap. Gênesis 31:11 . É para mim evidente que esse anjo era Cristo; Primeiro, porque esse mesmo nome é dado a Cristo em outros lugares, e particularmente em Malaquias 1: 2 , porque o anjo que dirigia os israelitas se chama Jeová, Êxodo 19:24 e, segundo São Paulo, esse anjo era Cristo. 1 Coríntios 4: 9 . E, terceiro, porque a maneira pela qual José fala dele, que me redimiu de todo mal, naturalmente se refere ao título de Redentor, que Deus se apropriou para si, Salmos 19:14 . Isaías 43:14 ; Isaías 47: 4 .

Deixe meu nome ser neles ie. Sejam eles meus; Eu os adoto e tê-los-ei em diante chamados e estimados os filhos de Jacó. Estas são palavras de adoção.

Cresça em multidão Até que ponto isso foi verificado, veja Números 34:29 . Veja também Deuteronômio 33:17 . Josué 17:17 . Parece que, nos textos aqui mencionados, havia no tempo de Moisés oitenta e cinco mil e duzentos homens de guerra por esses dois filhos de José; um número maior do que o procedido de qualquer outro filho de Jacó.

Comentário de Adam Clarke

O anjo que me redimiu de todo mal – ???? ????? hammalac haggoel . O Mensageiro, o Redentor ou Parente; pois assim go ?? goel significa; pois esse termo, na lei de Moisés, é aplicado àquela pessoa cujo direito é, por estar mais próximo, de resgatar ou comprar de volta uma herança perdida. Mas de quem Jacó fala? Vimos com frequência, nos capítulos anteriores, um anjo de Deus aparecendo para os patriarcas; (veja particularmente Gênesis 16: 7 ; (nota)) e temos provas completas de que este não foi um anjo criado, mas o Mensageiro do Conselho Divino, o Senhor Jesus Cristo. Quem foi então o anjo que redimiu Jacó, e a quem ele invocou para abençoar Efraim e Manassés? Não é Jesus? Só ele pode ser chamado de Goel, o parente redentor; pois somente ele tomou parte de nossa carne e sangue para que o direito de redenção fosse dele; e que a posse perdida do favor e da imagem de Deus possa ser redimida, trazida de volta e restaurada a todos aqueles que crêem em seu nome. Invocar qualquer outro anjo ou mensageiro em tal negócio teria sido impiedade. Anjos não abençoam; somente a Deus essa prerrogativa pertence. Com que confiança um pai verdadeiramente religioso pode usar estas palavras em nome de seus filhos: “Jesus, o Cristo, que me redimiu, abençoe os rapazes, redima-os também e salve-os para a vida eterna!”

Que meu nome seja neles – “Que eles sejam sempre considerados parte de minha própria família; sejam verdadeiros israelitas – pessoas que prevalecerão com Deus como eu fiz; e o nome de Abraão – participando de sua fé” ; e o nome de Isaac – que sejam tão notáveis ??pela obediência submissa quanto ele. Que as virtudes de Abraão, Isaac e Jacó sejam acumuladas nelas e invariavelmente exibidas por elas! ” Estas são as próprias palavras de adoção; e pela imposição das mãos, pela invocação do Redentor e pela bênção solene pronunciada, a adoção foi concluída. A partir desse momento, Efraim e Manassés tiveram os mesmos direitos e privilégios que os filhos de Jacó, que como os filhos de José eles nunca poderiam possuir.

E que cresçam em multidão – ??? ????? veyidgu larob ; Que eles aumentem como peixes em uma multidão. Os peixes são os mais prolíficos de todos os animais; veja os exemplos produzidos em Gênesis 1:20 ; (Nota). Essa bênção profética foi verificada da maneira mais notável; veja Números 26:34 , Números 26:37 ; Deuteronômio 33:17 ; Josué 17:17 . Ao mesmo tempo, a tribo de Efraim era de 40.500 homens efetivos, e a de Manassés, de 52.700, totalizando 93.200.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 48:16 . O anjo que me redimiu de todo mal Veja Gên 16:17 e cap. Gênesis 31:11 . É para mim evidente que esse anjo era Cristo; Primeiro, porque esse mesmo nome é dado a Cristo em outros lugares, e particularmente em Malaquias 1: 2 , porque o anjo que dirigia os israelitas se chama Jeová, Êxodo 19:24 e, segundo São Paulo, esse anjo era Cristo. 1 Coríntios 4: 9 . E, terceiro, porque a maneira pela qual José fala dele, que me redimiu de todo mal, naturalmente se refere ao título de Redentor, que Deus se apropriou para si, Salmos 19:14 . Isaías 43:14 ; Isaías 47: 4 .

Deixe meu nome ser neles ie. Sejam eles meus; Eu os adoto e tê-los-ei em diante chamados e estimados os filhos de Jacó. Estas são palavras de adoção.

Cresça em multidão Até que ponto isso foi verificado, veja Números 34:29 . Veja também Deuteronômio 33:17 . Josué 17:17 . Parece que, nos textos aqui mencionados, havia no tempo de Moisés oitenta e cinco mil e duzentos homens de guerra por esses dois filhos de José; um número maior do que o procedido de qualquer outro filho de Jacó.

Comentário de John Calvin

16. O anjo que me redimiu . Ele une o anjo a Deus para torná-lo igual. Na verdade, ele lhe oferece adoração divina e pede as mesmas coisas que a Deus. Se isso for entendido indiferentemente a qualquer anjo, a frase é absurda. Antes, como o próprio Jacó sustenta o nome e o caráter de Deus, ao abençoar seu filho, (191) ele é superior, a esse respeito, aos anjos. Portanto, é necessário que Cristo esteja aqui entendido, que não leva em vão o título de anjo, porque ele se tornou o mediador perpétuo. E Paulo testifica que ele era o líder e guia da jornada de seu povo antigo. ( 1 Coríntios 10: 4. ) Ele ainda não havia sido enviado pelo Pai para se aproximar mais de nós, tomando nossa carne, mas porque ele sempre foi o elo de conexão entre Deus e o homem, e porque Deus se manifestou formalmente de nenhuma outra maneira senão através dele, ele é chamado apropriadamente de anjo. A que se pode acrescentar que a fé dos pais estava sempre fixa em sua futura missão. Ele era, portanto, o anjo, porque mesmo assim ele derramou seus raios, para que os santos pudessem se aproximar de Deus, através dele, como mediador. Pois sempre havia uma distância tão grande entre Deus e os homens que, sem mediador; não poderia haver comunicação. Não obstante, embora Cristo tenha aparecido na forma de um anjo, devemos lembrar o que o apóstolo diz aos hebreus ( Hebreus 2:16 ,) que “ele não tomou sobre si a natureza dos anjos”, para se tornar um deles , na maneira pela qual ele realmente se tornou homem ; pois mesmo quando os anjos vestem corpos humanos, por essa razão, eles não se tornam homens. Agora, já que somos ensinados, nessas palavras, que o ofício peculiar de Cristo é nos defender e nos livrar de todo o mal, tomemos cuidado para não enterrar essa graça no esquecimento ímpio: sim, visto que agora é mais claro exibiu para nós, antes do que para os santos sob a lei, uma vez que Cristo declara abertamente que os fiéis estão comprometidos com seus cuidados, para que nenhum deles pereça ( João 17:12 ), tanto mais deve florescer em nossos corações, tanto para que possamos ser altamente celebrados por nós com louvores adequados, e que possam nos estimular a buscar essa tutela de nosso melhor protetor. E isso é extremamente necessário para nós; pois se refletirmos quantos perigos nos cercam, dificilmente passamos um dia sem nos libertarmos de mil mortes; de onde isso surge, exceto daquele cuidado que nos é tomado, pelo Filho de Deus, que nos recebeu sob sua proteção, das mãos de seu Pai.

E deixe meu nome ser neles . Esta é uma marca da adoção antes mencionada: pois ele coloca seu nome sobre eles, para que eles possam obter um lugar entre os patriarcas. De fato, a frase hebraica significa nada além de ser contada entre a família de Jacó. Assim, diz-se que o nome do marido é chamado à esposa ( Isaías 4: 1 ), porque a esposa empresta o nome da cabeça à qual ela está sujeita. Tanto mais ridícula é a ignorância dos papistas, que provariam, portanto, que os mortos devem ser invocados em orações. Jacó, dizem eles, desejou depois de sua morte ser invocado por sua posteridade. O que! sendo orado, ele poderia lhes trazer socorro; e não – de acordo com a clara intenção do orador – que Efraim e Manassés possam ser adicionados à sociedade dos patriarcas, para constituir duas tribos do povo santo! Além disso, é maravilhoso que os papistas, deixando sob esse pretexto emoldurados por inúmeros patronos, tenham passado por cima de Abraão, Isaque e Jacó, como indignos do cargo. Mas o Senhor, com esse estupor brutal, vingou a profana profanação de seu nome. O que Jacó acrescenta na próxima cláusula, a saber, que eles deveriam crescer em multidão , (192) também se refere à mesma promessa. A soma equivale a isso, que o Senhor completaria neles, o que havia prometido aos patriarcas.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 48:16 . O anjo que me redimiu – Não é certamente um anjo criado, mas Cristo, chamado anjo, Êxodo 23:20 , e o anjo da aliança, Malaquias 3: 1 , e quem era o condutor de Israel no deserto, 1 Coríntios 10. : 4-9 . Adicione a isso, que esse anjo é chamado Redentor de Jacó , um título apropriado por Deus para si mesmo, Isaías 43:14 ; Isaías 47: 4 ; é dito que o redime de todo mal e , portanto, do pecado, do qual certamente nenhum anjo criado, mas somente Cristo pode nos libertar, Mateus 1:21 ; e ele é adorado e orado por Jacó aqui, pelas bênçãos desejadas para os filhos de José: todas as circunstâncias mostram que ele era Deus e não uma criatura. De todo o mal – Ele teve muitos problemas e dificuldades em seu tempo, mas Deus o impediu graciosamente do mal de seus problemas. Torna-se servos de Deus, quando estão velhos e morrendo, testemunhar por Deus que o acharam gracioso.

Comentário de John Wesley

O anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe os rapazes; e o meu nome será neles, e o nome de meus pais Abraão e Isaac; e que cresçam em multidão no meio da terra.

O anjo que me redimiu de todo o mal – Muita dificuldade que ele conhecera em seu tempo, mas Deus graciosamente o afastou do mal de seus problemas. Cristo, o anjo da aliança é aquele que nos redime de todo mal. Torna-se servos de Deus, quando estão velhos e morrendo, testemunhar por nosso Deus que o acharam gracioso. José havia colocado seus filhos assim, para que a mão direita de Jacó fosse colocada na cabeça de Manassés, o mais velho, Gênesis 48: 12,13 , mas Jacó a colocaria na cabeça de Efraim, o caçula, Gênesis 48:14 . José desagradou, que estava disposto a apoiar a reputação de seu primogênito e, portanto, teria retirado as mãos de seu pai, Gênesis 48: 17,18 , mas Jacó o fez entender que sabia o que fazia e o fazia. nem por engano, nem de humor, nem de um afeto parcial para um mais que o outro, mas de um espírito de profecia.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:21 – Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

Gênesis 16:7 – O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,

Gênesis 28:15 – Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Gênesis 31:11 – O anjo de Deus me disse no sonho: ‘Jacó! ’ Eu respondi: ‘Eis-me aqui! ’

Gênesis 32:28 – Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.

Gênesis 48:5 – “Agora, pois, os seus dois filhos que lhe nasceram no Egito, antes da minha vinda para cá, serão reconhecidos como meus; Efraim e Manassés serão meus, como são meus Rúben e Simeão.

Gênesis 49:22 – “José é uma árvore frutífera, árvore frutífera à beira de uma fonte, cujos galhos passam por cima do muro.

Exodo 1:7 – Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

Exodo 3:2 – Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.

Exodo 23:20 – “Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei.

Números 1:46 – O total foi 603. 550 homens.

Números 26:28 – Os descendentes de José segundo os seus clãs, por meio de Manassés e Efraim, foram:

Números 26:34 – Esses foram os clãs de Manassés; foram contados 52. 700 homens.

Números 26:37 – Esses foram os clãs de Efraim; foram contados 32. 500 homens. Esses foram os descendentes de José segundo os seus clãs.

Deuteronômio 28:10 – Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês.

Deuteronômio 33:17 – É majestoso como a primeira cria de um touro; seus chifres são os chifres de um boi selvagem, com os quais ferirá as nações, até os confins da terra. Assim são as dezenas de milhares de Efraim; assim são os milhares de Manassés”.

Josué 17:17 – Josué, porém, disse à tribo de José, a Efraim e a Manassés: “Vocês são numerosos e poderosos. Vocês não terão apenas um quinhão.

Juízes 2:1 – O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: “Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento que daria a seus antepassados. Eu disse: Jamais quebrarei a minha aliança com vocês.

Juízes 6:21 – Com a ponta do cajado que estava em sua mão, o Anjo do Senhor tocou a carne e os pães sem fermento. Fogo subiu da rocha, consumindo a carne e os pães. E o Anjo do Senhor desapareceu.

Juízes 13:21 – Como o Anjo do Senhor não voltou a manifestar-se a Manoá e à sua mulher, Manoá percebeu que era o Anjo do Senhor.

2 Crônicas 7:14 – se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

Salmos 34:2 – Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem.

Salmos 34:7 – O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.

Salmos 34:22 – O Senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado.

Salmos 121:7 – O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

Isaías 47:4 – Nosso redentor, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, é o Santo de Israel.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Jeremias 14:9 – Por que ages como um homem que foi pego de surpresa, como um guerreiro que não pode salvar? Tu estás em nosso meio, ó Senhor, e nós pertencemos a ti; não nos abandones!

Oséias 12:4 – Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.

Amós 9:12 – para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e todas as nações que me pertencem”, declara o SENHOR, que realizará essas coisas.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

Atos dos Apóstolos 7:30 – “Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai.

Atos dos Apóstolos 15:17 – para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas’

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

1 Coríntios 10:4 – e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

1 Coríntios 10:9 – Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes.

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *