Estudo de Gênesis 16:7 – Comentado e Explicado

O anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur,
Gênesis 16:7

Comentário de Albert Barnes

O anjo do Senhor representa o Senhor ou apresenta o Senhor em forma angelical. O Senhor se manifesta a Hagar aparentemente por causa de seu relacionamento com Abrão, mas na forma mais distante de visitação angélica. Ela própria parece acreditar em Deus. A fonte de água é um local de refresco em sua jornada. Ela está a caminho de Shur, que foi antes de Mizraim, como recompensa Assur Gênesis 25:18 , e, portanto, fugiu para o Egito, sua terra natal. O anjo do Senhor a interroga e exige que ela retorne à sua amante e se humilhe sob as mãos.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 16: 7 . E o anjo do Senhor, etc. – Hagar foi tratada com tanta severidade por sua amante, que resolveu fugir dela e procurar um refúgio em seu próprio país: enquanto viajava em direção à qual, encontrou no deserto de Shur ( provavelmente aquela parte da Arábia Petraea que ficava ao lado do Egito) uma fonte, e ali ela se sentou para se refrescar; quando o anjo do Senhor lhe apareceu. Este é o primeiro lugar, onde é feita menção a um anjo. Os expositores variam em seus sentimentos a respeito. É universalmente aceito que a palavra ac ???? malac significa um mensageiro, uma pessoa enviada, como a??e??? em grego, de a??e??? , contar, levar uma mensagem: e consequentemente o contexto só pode determinar de que tipo o mensageiro é; pois a palavra não é aplicada apenas aos mensageiros humanos , mas aos celestiais, bem como à segunda Pessoa Divina na Trindade. Veja Concordância de Cruden na palavra anjo. O fato de essa segunda pessoa ser aqui mencionada e ter aparecido a Hagar é a opinião de muitos intérpretes cristãos, o que parece mais provável em Gênesis 16:13, onde ele é chamado de Jeová, e em Gênesis 16:10, onde ele fala na pessoa de Jeová; e não posso deixar de expressar como minha opinião, que todas as aparências desse tipo, onde o melac Jeová, o mensageiro de Jeová, o anjo da aliança que assim fala e age, eram aparências do Logos, dele, que foi enviado ao mundo para nos salvar de nossos pecados. O anjo que apareceu no mato e conduziu os israelitas, eu pretendo ser o mesmo com isso, a saber, a Palavra de Deus, o Redentor. Ver Malaquias 3: 1 . Êxodo 14:19 ; Êxodo 23: 20-21 ; Êxodo 23:33 . Isaías 63: 9 .

Comentário de Scofield

anjo (Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

O anjo do Senhor – Que Jesus Cristo, em um corpo adequado à dignidade de sua natureza, freqüentemente apareceu aos patriarcas, já foi intimado. Que a pessoa mencionada aqui era maior do que qualquer ser criado é suficientemente evidente pelas seguintes informações:

1. Pela promessa de realizar o que somente Deus poderia fazer e predizer o que somente Deus poderia saber; “Multiplicarei muito tua semente”, etc., Gênesis 16:10 ; “Tu estás grávida e darás à luz um filho”, etc., Gênesis 16:11 ; “Ele será um homem selvagem”, etc., Gênesis 16:12 . Tudo isso mostra uma presciência própria de Deus.

2. Hagar considera a pessoa que falou com ela como Deus, o chama de ?? El e se dirige a ele no caminho da adoração, que, se ele fosse um anjo criado, ele teria recusado. Ver Apocalipse 19:10 ; Apocalipse 22: 9 .

3. Moisés, que relata a transação, chama esse anjo expressamente de Jeová; pois, diz ele, ela chamou ???? ?? shem Yehová , o nome do Senhor que lhe falou, Gênesis 16:13 . Agora, este é um nome nunca dado a nenhum ser criado.

4. Essa pessoa, chamada aqui ???? ???? malach Yehová , o Anjo do Senhor, é a mesma que é chamada dellac ???? ????? hammalach haggoel , o anjo redentor ou o anjo redentor, Gênesis 48:16 ; Ach ?? ???? malach panaiv , o anjo da presença de Deus, Isaías 63: 9 ; e ????? ???? malach habberith , o Anjo da Aliança, Malaquias 3: 1 ; e é a mesma pessoa que a Septuaginta, Isaías 9: 6 , denomina µe?a??? ß????? a??e??? , o Anjo do Grande Conselho ou Design, a saber, de redimir o homem e encher a terra de retidão.

5. Essas coisas não podem ser ditas por nenhum ser humano ou criado, pois o conhecimento, as obras, etc., atribuídos a essa pessoa são de propriedade de Deus; e como em todos esses casos há uma aparência pessoal mais evidente, somente Jesus Cristo pode ser entendido; por Deus, o Pai, sempre foi verdade que ninguém jamais viu sua forma, nem se limitou a qualquer aparência pessoal definível.

No caminho para Shur – Como essa era a estrada de Hebron para o Egito, é provável que ela estivesse retornando ao seu país.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 16: 7 . E o anjo do Senhor, etc. – Hagar foi tratada com tanta severidade por sua amante, que resolveu fugir dela e procurar um refúgio em seu próprio país: enquanto viajava em direção à qual, encontrou no deserto de Shur ( provavelmente aquela parte da Arábia Petraea que ficava ao lado do Egito) uma fonte, e ali ela se sentou para se refrescar; quando o anjo do Senhor lhe apareceu. Este é o primeiro lugar, onde é feita menção a um anjo. Os expositores variam em seus sentimentos a respeito. É universalmente aceito que a palavra ac ???? malac significa um mensageiro, uma pessoa enviada, como a??e??? em grego, de a??e??? , contar, levar uma mensagem: e consequentemente o contexto só pode determinar de que tipo o mensageiro é; pois a palavra não é aplicada apenas aos mensageiros humanos , mas aos celestiais, bem como à segunda Pessoa Divina na Trindade. Veja Concordância de Cruden na palavra anjo. O fato de essa segunda pessoa ser aqui mencionada e ter aparecido a Hagar é a opinião de muitos intérpretes cristãos, o que parece mais provável em Gênesis 16:13, onde ele é chamado como o próprio Jeová, e em Gênesis 16:10, onde ele fala na pessoa de Jeová; e não posso deixar de expressar como minha opinião, que todas as aparências desse tipo, onde o melac Jeová, o mensageiro de Jeová, o anjo da aliança que fala e age, eram aparências do Logos, dele, que foi enviado ao mundo para nos salvar de nossos pecados. O anjo que apareceu no mato e conduziu os israelitas, eu pretendo ser o mesmo com isso, a saber, a Palavra de Deus, o Redentor. Ver Malaquias 3: 1 . Êxodo 14:19 ; Êxodo 23: 20-21 ; Êxodo 23:33 . Isaías 63: 9 .

Comentário de John Calvin

7. E o anjo do Senhor a encontrou . Somos ensinados aqui com que clemência o Senhor age em relação ao seu próprio povo, embora eles tenham merecido uma punição severa. Como ele havia mitigado o castigo de Abrão e Sarai, agora ele lança um olhar paternal sobre Hagar, para que seu favor seja estendido a toda a família. Na verdade, ele não os poupou completamente, para que não precisasse de seus vícios; mas ele os corrige com remédios suaves. É de fato provável que Hagar, ao ir para o deserto de Sur, meditasse um retorno ao seu próprio país. No entanto, parece ser feita menção ao deserto e ao deserto, para mostrar que ela, sendo miseravelmente aflita, se afastou da presença dos homens, até que o anjo a conheceu. Embora Moisés não descreva a forma da visão, ainda não duvido que ela tenha sido vestida em um corpo humano; no qual, no entanto, sinais manifestos de glória celestial eram conspícuos.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 16: 7 . Aqui está a primeira menção que temos nas Escrituras da aparição de um anjo; que a prendeu em seu vôo. Deveria parecer que ela estava caminhando para seu próprio país, pois estava no caminho de Shur, que ficava em direção ao Egito. Seria bom se nossas aflições nos fizessem pensar em nossa casa, o país melhor. Mas Hagar estava agora fora do caminho de seu dever, e se afastando mais quando o anjo a encontrou. É uma grande misericórdia ser detida de maneira pecaminosa, seja pela consciência ou pela providência.

Comentário de John Wesley

E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Shur.

Aqui está a primeira menção que temos nas escrituras da aparição de um anjo, que a prendeu em seu vôo. Deveria parecer que ela estava caminhando em direção a seu próprio país, pois estava a caminho de Shur, que ficava em direção ao Egito. “Bem, se nossas aflições nos fizessem pensar em nossa casa, o melhor condado. Mas Hagar estava agora fora do caminho de seu dever, e se extraviando quando o anjo a encontrou. É uma grande misericórdia parar de maneira pecaminosa, seja pela consciência ou pela providência.

Referências Cruzadas

Gênesis 25:18 – Seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Havilá a Sur, próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para Assur. E viveram em hostilidade contra todos os seus irmãos.

Exodo 15:22 – Depois Moisés conduziu Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam no deserto sem encontrar água.

1 Samuel 15:7 – E Saul atacou os amalequitas por todo caminho desde Havilá até Sur, a leste do Egito.

Provérbios 15:3 – Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *