Estudo de Êxodo 3:2 – Comentado e Explicado

O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama {que saía} do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.
Êxodo 3:2

Comentário de Albert Barnes

O anjo do Senhor – Veja a nota em Gênesis 12: 7 . O que Moisés viu foi a chama do fogo na sarça; o que ele reconheceu foi uma indicação da presença de Deus, que faz uma chama de fogo Seu anjo. Compare o Salmo 104: 4 . As palavras que Moisés ouviu foram as do próprio Deus, como todos os mais antigos e mais modernos teólogos se manifestaram, manifestados na Pessoa do Filho.

De um arbusto – Literalmente, de um arbusto ou “seneh”, uma palavra que talvez deva ser mantida como o nome próprio de um arbusto espinhoso comum naquele distrito, uma espécie de acácia.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3: 2 . O anjo do Senhor Na nota de Gênesis 16: 7 , emitimos nossa opinião geral sobre o anjo do Senhor, que, com a generalidade dos intérpretes cristãos, concebemos ter sido o Messias, o anjo ou Mensageiro da Aliança, É muito evidente neste capítulo que a Pessoa aqui aparecendo a Moisés não era um Anjo criado, mas o próprio Jeová, a segunda Pessoa Divina na Trindade; veja Êxodo 3: 4 ; Êxodo 3: 6 ; Êxodo 3:14 , etc. o mesmo que conduziu os israelitas no deserto, e isso foi Cristo, de acordo com São Paulo, 1 Coríntios 10: 4 . O fogo era um dos emblemas da Shechiná, ou aparência divina; ver Gênesis 15: 17-18 e outras aparições que se seguem no curso das Escrituras sagradas. Essa chama deve ter sido extremamente suave e pura, para Moisés descobrir o arbusto de espinheiro (pois a palavra original ??? seneh significa) não consumida no meio dela. Pensa-se que o monte e o deserto do Sinai sejam assim chamados, de sene, por causa dos arbustos que abundavam ali.

Bush queimou fogo, etc. – Muitos intérpretes pensaram que, como o fogo, nas Escrituras, é freqüentemente usado como emblema da calamidade, Lamentações 2: 3 ; Lamentações 2:22 , portanto, a sarça ardendo em fogo, mas não consumida, representava que, por mais que os israelitas ficassem angustiados, suas aflições não deveriam consumi-los inteiramente, nem acabar com eles: Deus significa por sua aparição no meio do mato, que ele estava presente com seu povo no meio de suas tribulações. Os pagãos, com certeza, notaram essa história; veja Eusébio, praep. Evang. lib. ix. c. 27. Dion Prusaeus também, Orat. 36 tem algo parecido com isto, onde ele diz: “Os persas dizem respeito a Zoroastro, que o amor pela sabedoria e pela virtude o levou a uma vida solitária em uma montanha, ele o encontrou um dia tudo em chamas, brilhando com fogo celestial; do meio do qual ele veio sem nenhum dano, e instituiu certos sacrifícios a Deus, que então, ele foi persuadido, apareceu a ele “. Isso parece ser apenas uma corrupção da história atual.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

O anjo do Senhor – certamente não é um anjo criado; , a messenger, in whom was the name of God, Exodus 23:21 ; pois ele é chamado ???? Jeová , Êxodo 3: 4 , etc., e tem os atributos mais expressivos da Deidade que lhe são aplicados, Êxodo 3:14 , etc. Contudo, ele é um anjo, ???? malach , um mensageiro, em quem estava o nome de Deus, Êxodo 23:21 ; e em quem habitava toda a plenitude da divindade, Colossenses 2: 9 ; e quem, em todos esses tempos primitivos, era o Mensageiro da Aliança, Malaquias 3: 1 . E quem era esse senão Jesus, o Líder, Redentor e Salvador da humanidade? Veja a nota de Clarke em Gênesis 16: 7 .

Uma chama de fogo, no meio de um arbusto – o fogo era, não apenas entre os hebreus, mas também entre muitas outras nações antigas, um emblema muito significativo da Deidade. Deus acompanhou os israelitas em todas as suas jornadas pelo deserto como uma coluna de fogo durante a noite; e provavelmente um fogo ou chama no santo dos santos, entre os querubins, era o símbolo geral de sua presença; e as tradições dessas coisas, que devem ter sido atuais no leste, provavelmente deram à luz, não apenas a bonita opinião geral de que Deus aparece à semelhança do fogo, mas a todo o sistema zoroastriano de adoração ao fogo. Foi relatado que Zoroastro, ou Zeradusht, se retirou para uma montanha para estudar a sabedoria e o benefício da solidão. A montanha inteira foi um dia envolto em chamas, do qual ele veio sem sofrer nenhum dano. ; em que ele ofereceu sacrifícios a Deus, que, ele foi persuadido, apareceram para ele. O Sr. Anquetil du Perron fornece muitas informações curiosas sobre esse assunto em seu Zend Avesta. Os modernos analistas chamam o fogo da primavera de Ormusd e o adoram com uma vasta variedade de cerimônias. Entre os fragmentos atribuídos a Ésquilo, e coletados por Stanley em sua inestimável edição deste poeta, p. 647, col. 1, encontramos os seguintes belos versos:

?????e ???t?? t?? Te??, ?a? µ? d??e?p

?µ???? a?t? sa?????? ?a?esta?a?p .

??? ??s?a da?t?? · p?te µe? ?? p?? fa??eta?p

?p?ast?? ??µ? · p?te d?d??, p?te de ???f??p .

“Distinga Deus dos homens mortais; e não suponha que algo carnal seja semelhante a ele. Você não o conhece: às vezes ele aparece como um fogo sem forma e impetuoso, às vezes como água, às vezes como trevas espessas.” O poeta prossegue:

??eµe? d???, ?a? ?a?a, ?a? pe?e????p

????? ?a?ass??, ???e?? ???? µe?ap ,

?ta? ep?ß?e?? ?????? µµa desp?t??p .

“As montanhas, a terra, o mar profundo e extenso e os cumes das montanhas mais altas tremem sempre que os olhos terríveis do Senhor Supremo os olham.”

Estes são fragmentos muito notáveis, e parecem todos ser coletados de tradições relativas às diferentes manifestações de Deus para os israelitas no Egito e no deserto. Moisés desejava ver Deus, mas ele não podia ver nada além de uma glória indescritível: nada como mortais, nada como um corpo humano, apareceu a qualquer momento aos seus olhos ou aos dos israelitas. “Não viste maneira de semelhança”, disse Moisés, “no dia em que o Senhor vos falou em Horebe, no meio do fogo”, Deuteronômio 4:15 . Mas, às vezes, o poder e a justiça divinos eram manifestados pela chama indescritível, sem forma, impetuosa e consumidora; outras vezes, ele apareceu pela água que tirou da rocha fina; e na densa escuridão de Horebe, quando a lei de fogo procedeu de sua mão direita, a terra tremeu e a montanha tremeu; e quando seu terrível olhar olhou para os egípcios através da coluna de nuvens e fogo, suas rodas de carruagem foram atingidas fora, e confusão e consternação se espalharam por todas as hostes do faraó; Êxodo 14:24 , Êxodo 14:25 .

E a sarça não foi consumida – 1. Um emblema do estado de Israel em suas várias angústias e perseguições: estava no fogo da adversidade, mas não foi consumido. 2. Um emblema também do estado da Igreja de Deus no deserto, frequentemente em perseguições, no meio de seus inimigos, na região da sombra da morte – ainda não consumida. 3. Um emblema também do estado de todo seguidor de Cristo: jogado fora, mas não abandonado; gravemente tentado, mas não destruído; andando pelo fogo, mas ainda não consumido! Por que tudo isso é preservado no meio daquelas coisas que têm uma tendência natural a destruí-las! Porque Deus está no meio deles; foi isso que preservou a sarça da destruição; e foi isso que preservou os israelitas; e é isso, e somente isso, que preserva a Igreja e mantém a alma de todo crente genuíno na vida espiritual. Aquele em cujo coração Cristo habita não pela fé, em breve será consumido pelo mundo, pela carne e pelo diabo.

Comentário de John Calvin

2. E o anjo do Senhor apareceu a ele. Era necessário que ele assumisse uma forma visível, para que pudesse ser visto por Moisés, não como ele era em sua essência, mas como a enfermidade da mente humana poderia compreendê-lo. Pois assim devemos crer que Deus, sempre que pareceu antigo aos santos patriarcas, desceu de alguma maneira de sua majestade, para que ele pudesse se revelar o quanto fosse útil e até onde a compreensão deles admitisse. O mesmo também deve ser dito dos anjos, que, embora sejam espíritos invisíveis, ainda que parecessem bons ao Todo-Poderoso, assumiam alguma forma em que podiam ser vistos. Mas vamos perguntar quem era esse anjo? desde logo, ele não apenas se chama Jeová, mas reivindica a glória do eterno e único Deus. Agora, embora essa seja uma maneira permissível de falar, porque os anjos transferem para si mesmos a pessoa e os títulos de Deus, quando estão realizando as comissões que lhes são confiadas por ele; e embora seja claro em muitas passagens e (37) especialmente no primeiro capítulo de Zacarias, que há um chefe e chefe dos anjos que comanda os outros, os antigos mestres da Igreja entenderam corretamente que o Filho Eterno de Deus é assim chamado em relação ao seu cargo de Mediador, que ele figurava desde o princípio, embora ele realmente o tenha assumido apenas em sua Encarnação. E Paulo expõe suficientemente esse mistério para nós, quando afirma claramente que Cristo era o líder de seu povo no deserto. ( 1 Coríntios 10: 4. ) Portanto, embora naquele tempo, falando propriamente, ele ainda não era o mensageiro de seu Pai, ainda assim sua nomeação predestinada para o cargo ainda teve esse efeito, que ele se manifestou aos patriarcas, e era conhecido nesse personagem. De fato, os santos nunca tiveram qualquer comunicação com Deus, exceto por meio do prometido Mediador. Não é de admirar, então, se a Palavra Eterna de Deus, de uma divindade e essência com o Pai, assumiu o nome de “o Anjo” no fundamento de sua futura missão. Há uma grande variedade de opiniões quanto à visão. É muito forçada uma alegoria a fazer, como alguns fazem, o corpo de Cristo da sarça, porque sua majestade celestial não o consumiu quando ele escolheu habitá-lo. Também é indevidamente torcido por aqueles que o referem ao espírito obstinado da nação, porque os israelitas eram como espinhos, que não cedem às chamas. Mas quando o sentido natural é apresentado, não será necessário refutar aqueles que são improváveis. Essa visão é muito semelhante à anterior que Abraão viu. ( Gênesis 15:17 .) Ele viu uma lâmpada acesa no meio de uma fornalha para fumar; e a razão apontada é que Deus não permitirá que seu povo se extinga nas trevas. A mesma semelhança responde ao arbusto, mantendo sua totalidade no meio da chama. A sarça é comparada ao povo humilde e desprezado; sua opressão tirânica não é diferente do fogo que os consumiria, se Deus não tivesse milagrosamente interposto. Assim, pela presença de Deus, a sarça escapou em segurança do fogo; como é dito nos Salmos 46: 1 , que apesar das ondas de angústia baterem contra a Igreja e ameaçarem sua destruição, “ela não se comoverá”, pois “Deus está no meio dela”. Assim foram representadas as pessoas cruelmente aflitas, as quais, embora cercadas por chamas e sentindo seu calor, ainda permaneciam sem consumo, porque eram guardadas pela ajuda atual de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 3: 2 . O anjo do Senhor apareceu para ele – não um anjo criado, mas o anjo da aliança, Cristo, que era Deus para sempre e sempre, e deveria ser homem, e um mensageiro de Deus para homem. Ele, denominado Anjo da presença de Deus ( Isaías 63: 9 ), havia lutado com Jacó ( Gênesis 32:24 😉 e o redimira de todo mal ( Gênesis 48:16 😉 e depois conduziu sua posteridade através do deserto, 1 Coríntios 10: 4 . Essas aparições temporárias eram presságios de sua missão mais solene e vinda, por causa da qual ele é chamado de anjo ou mensageiro. Que este anjo não era uma criatura, surge do seu dizer: Eu sou o Senhor, uma língua que os anjos nunca falam; mas fui enviado de Deus – sou teu servo. Em uma chama de fogo – Representando a majestade, pureza e poder de Deus, e mostrando que ele estava prestes a trazer terror e destruição aos seus inimigos, luz e conforto ao seu povo, e exibir sua glória antes de tudo. O arbusto queimou e não foi consumido – Um emblema da igreja agora em cativeiro no Egito, queimando nos fornos de tijolos, mas ainda não consumido; derrubado, mas não destruído; pois Deus estava na sarça ardente, esteve e sempre estará presente com seu povo em seus sofrimentos; Isaías 43: 2 ; Daniel 3:25 .

Comentário de John Wesley

E o anjo do SENHOR apareceu-lhe numa chama de fogo do meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia em fogo, e a sarça não era consumida.

E o anjo do Senhor apareceu para ele – era uma manifestação extraordinária da glória divina; o que era visível foi produzido pelo ministério de um anjo, mas ele ouviu Deus falando com ele.

Em uma chama de fogo – Para mostrar que Deus estava prestes a trazer terror e destruição aos seus inimigos, luz e calor ao seu povo, e exibir sua glória antes de tudo.

E a sarça ardeu e ainda não foi consumida – Um emblema da igreja agora em cativeiro no Egito, queimando nos fornos de tijolos, ainda não consumido; derrubado, mas não destruído.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:13 – Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.

Gênesis 16:7 – O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,

Gênesis 22:15 – Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

Exodo 3:4 – O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 33:16 – com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e o favor daquele que apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido entre os seus irmãos.

Salmos 66:12 – Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste.

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Daniel 3:27 – Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles.

Oséias 12:4 – Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Lucas 20:37 – E que os mortos ressuscitam, já Moisés mostrou, no relato da sarça, quando ao Senhor ele chama ‘Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó’.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Atos dos Apóstolos 7:30 – “Passados quarenta anos, apareceu a Moisés um anjo nas labaredas de uma sarça em chamas no deserto, perto do monte Sinai.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *