Estudo de Êxodo 3:4 – Comentado e Explicado

Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" "Eis-me aqui!" respondeu ele.
Êxodo 3:4

Comentário de Albert Barnes

O Senhor viu – O intercâmbio dos dois nomes divinos deve ser observado; “Jeová” (Yahweh) viu, “Deus” chamou.

Comentário de John Calvin

4. Deus o chamou do meio da sarça. Em primeiro lugar, meus leitores observarão que, como é o caso em quase todas as visões, não era um espetáculo sem voz alarmar o homem santo, mas essa instrução a acompanhava pela qual sua mente poderia obter encorajamento. Pois não haveria utilidade em visões, se os sentidos daqueles que as vissem fossem mantidos em alarme. Mas, embora Deus não estivesse disposto a aterrorizar seu servo, ainda assim, de duas maneiras, ele reivindica autoridade e reverência por seu endereço pretendido; primeiro, chamando Moisés duas vezes pelo nome, ele chega às profundezas do seu coração, para que, como se citado no tribunal de Deus, ele possa estar mais atento ao ouvir; e, novamente, ordenando que ele tire os sapatos, ele o prepara para a humildade, a admiração e o medo. Há muita discussão com respeito à última cláusula entre muitos que se deleitam com a alegoria. (39) Não recitarei suas várias opiniões, porque uma simples exposição do verdadeiro significado descartará toda a sua sutil insignificância. É ordenado a Moisés que tire os sapatos, para que, pela própria nudez de seus pés, sua mente esteja disposta a sentimentos reverentes; e também por esse motivo ele é lembrado da santidade do solo, porque, em nossas orações, a dobra dos joelhos e a descoberta da cabeça são ajudas e excitações para a adoração a Deus. E isso, penso eu, é suficientemente claro pela razão que é imediatamente acrescentada, de que o lugar em que Moisés estava era “solo sagrado” e, portanto, não imprudente, ou de uma maneira profana para ser pisado. De onde nos reunimos, que ele foi instruído pelo sinal externo de adoração a entrar na presença de Deus como um suplicante trêmulo. De fato, ele dissera: “Aqui estou eu” (que era um testemunho de que sua mente era educável e preparada para obedecer); contudo, era bom que ele fosse despertado mais ativamente, a fim de poder vir diante de Deus. com maior medo. Mas se esse mais nobre Profeta de Deus necessitava de tal preparação, não é de admirar que Deus desperte nossos corações relutantes, por muitas ajudas, para que possamos adorá-lo em verdade. E, embora o mesmo mandamento não seja dado a tudo o que foi dado a Moisés, ainda vamos aprender que esse é o objetivo de todas as cerimônias, para que a majestade de Deus, devida e seriamente percebida em nossas mentes, possa obter sua honrosa honra , e que ele possa ser considerado de acordo com sua dignidade. Se alguém prefere o significado mais profundo ( anagoge ) de que Deus não pode ser ouvido até que tenhamos adiado nossos pensamentos terrenos, não me oponho a isso; apenas deixe o sentido natural permanecer em primeiro lugar, que Moisés foi ordenado a tirar os sapatos, como uma preparação para ouvir com maior reverência a Deus. Se agora se levanta a questão da santidade do lugar, é fácil responder que recebeu esse título honorável por conta da visão. O Monte Sinai, portanto, não possuía naturalmente nenhuma santidade peculiar; mas porque Deus, que santifica todas as coisas, dignou-se a dar ali o sinal de sua presença. Assim, Betel foi dignificado por Jacó com títulos altos e honrados. ( Gênesis 28:17 .)

“Quão terrível é este lugar! isso não é outro senão a casa de Deus, e esta é a porta do céu; ”

porque havia sido consagrado por uma revelação especial. Pois, sempre que vemos algum sinal da glória de Deus, a piedade desperta esse sentimento de admiração em nossos corações. Enquanto isso, entretanto, como somos propensos a superstições, esses dois erros devem ser evitados; para que, em nossa imaginação grosseira, devêssemos puxar Deus do céu e afixá-lo em lugares na terra; e, também, para que não consideremos a santidade perpétua que é apenas temporária. O remédio do primeiro mal é refletir sobre a natureza de Deus; do segundo, observar seu desígnio, até que ponto e para que uso ele santifica os lugares. Pois, como a natureza de Deus é espiritual, não é permitido imaginar respeitando-o com algo terreno ou bruto; nem sua imensidão permite que ele seja confinado ao lugar. Novamente, a santidade de um lugar deve ser restrita ao objeto da manifestação. Assim, o monte Horebe foi santificado em referência à promulgação da lei, que prescreve a verdadeira adoração a Deus. Se os descendentes de Jacó tivessem considerado isso, nunca teriam estabelecido Betel como um lugar santo em oposição a Sião; porque, embora Deus uma vez tenha aparecido lá para o patriarca, Ele nunca havia escolhido aquele lugar; portanto, eles estavam errados ao passar de uma instância específica para uma conclusão geral.

Comentário de John Wesley

E quando o Senhor viu que se virava para ver, Deus o chamou do meio da sarça e disse: Moisés, Moisés. E ele disse: Aqui estou eu.

Quando o Senhor viu que ele se virou para vê-lo, Deus o chamou – Se ele negligentemente o tivesse negligenciado, é provável que Deus tivesse partido e não disse nada a ele.

Deus chamou e disse: Moisés, Moisés – Isso que ele ouviu não pôde deixar de surpreendê-lo muito mais do que aquilo que viu. Os chamados divinos são então eficazes, quando o espírito de Deus os torna particulares e nos chama como pelo nome. A Palavra chama, Ho, todos; o Espírito, pela aplicação disso, chama Ho, tal; Eu te conheço pelo nome.

Aqui estou eu – não apenas para ouvir o que é dito, mas para fazer o que me é pedido.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:1 – Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão! ” Ele respondeu: “Eis-me aqui”.

Gênesis 22:11 – Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Gênesis 46:2 – E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: “Jacó! Jacó! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Deuteronômio 33:16 – com os melhores frutos da terra e a sua plenitude, e o favor daquele que apareceu na sarça ardente. Que tudo isso repouse sobre a cabeça de José, sobre a fronte do escolhido entre os seus irmãos.

1 Samuel 3:4 – Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: “Estou aqui”.

1 Samuel 3:6 – De novo o Senhor chamou: “Samuel! ” E Samuel se levantou e foi até Eli e disse: “Estou aqui; o senhor me chamou? ” Disse Eli: “Meu filho, não o chamei; volte e deite-se”.

1 Samuel 3:8 – O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: “Estou aqui; o senhor me chamou? ” Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino

1 Samuel 3:10 – O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel! ” Então Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.

Salmos 62:11 – Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.

Atos dos Apóstolos 9:4 – Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “

Atos dos Apóstolos 10:3 – Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio! “

Atos dos Apóstolos 10:13 – Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *