Estudo de Gênesis 46:2 – Comentado e Explicado

Em uma visão noturna Deus disse-lhe: "Jacó! Jacó!" "Eis-me aqui", respondeu ele.
Gênesis 46:2

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 46: 2 . E Deus falou a Israel nas visões da noite Provavelmente na noite seguinte depois de ter oferecido seus sacrifícios. Aqueles que desejam manter a comunhão com Deus descobrirão que isso nunca falha ao seu lado. Se falarmos com ele como deveríamos, ele certamente nos responderá. Deus o chamou pelo seu nome, pelo seu antigo nome “Jacó, Jacó”, para lembrá-lo de seu estado baixo. Jacó, como alguém que conhece bem as visões do Todo-Poderoso, responde: “Aqui estou eu” – já estou recebendo ordens.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 46: 2 . E Deus falou a Israel nas visões da noite Provavelmente na noite seguinte depois de ter oferecido seus sacrifícios. Aqueles que desejam manter a comunhão com Deus descobrirão que isso nunca falha ao seu lado. Se falarmos com ele como deveríamos, ele certamente nos responderá. Deus o chamou pelo seu nome, pelo seu antigo nome “Jacó, Jacó”, para lembrá-lo de seu estado baixo. Jacó, como alguém que conhece bem as visões do Todo-Poderoso, responde: “Aqui estou eu” – já estou recebendo ordens.

Comentário de John Calvin

2. E Deus falou a Israel . Dessa maneira, Deus prova que o sacrifício de Jacó era aceitável para ele e novamente estendeu a mão para ratificar novamente sua aliança. A visão noturna serviu com o objetivo de dar maior dignidade ao oráculo. Na verdade, Jacó, na medida em que era dócil e pronto para obedecer a Deus, não precisava ser impelido pela força e pelo terror; todavia, por ser um homem cercado de carne, era proveitoso para ele ser afetado como na glória de um Deus presente, para que a palavra penetrasse mais efetivamente em seu coração. É, no entanto, apropriado lembrar à memória o que eu disse antes, que a palavra se juntou a ela; porque uma visão silenciosa teria aproveitado pouco ou nada. Sabemos que a superstição agarra-se avidamente a meros espectros; por esse meio, apresenta Deus sob uma forma própria. Mas como nenhuma imagem viva de Deus pode existir sem a palavra, sempre que Deus apareceu a seus servos, ele também falou com eles. Portanto, em todos os sinais exteriores, devemos estar sempre atentos à sua voz, se não formos iludidos pelos ardis de Satanás. Mas se essas visões, nas quais brilha a majestade de Deus, precisam ser animadas pela palavra, então aqueles que detestam sinais, inventados à vontade dos homens, sobre a Igreja, não exibem nada além das pompas vazias de um teatro profano. Assim como no papado, as coisas chamadas sacramentos são fantasmas sem vida que afastam as almas iludidas do verdadeiro Deus. Que essa conexão mútua, então, seja observada, que a visão que confere maior dignidade à palavra a precede; e que a palavra segue imediatamente, como se fosse a alma da visão. E não há dúvida de que essa era uma aparição da glória visível de Deus, que não deixou Jacó em suspense e hesitação; mas que, ao remover sua dúvida, o sustentou firmemente, de modo que ele abraçou o oráculo com confiança.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 46: 2 . Deus falou a Israel nas visões da noite – Provavelmente na noite seguinte depois que ele ofereceu seus sacrifícios. Aqueles que desejam manter a comunhão com Deus descobrirão que isso nunca falha ao seu lado. Se falarmos com ele como deveríamos, ele não deixará de falar conosco.

Comentário de John Wesley

E Deus falou a Israel nas visões da noite, e disse: Jacó, Jacó. E ele disse: Aqui estou eu.

E Deus falou a Israel nas visões da noite – (provavelmente na noite seguinte depois de ter oferecido seus sacrifícios.) Aqueles que desejam manter a comunhão com Deus, descobrirão que isso nunca falha ao seu lado. Se falarmos com ele como deveríamos, ele não deixará de falar conosco. Deus o chamou pelo seu nome, pelo seu nome antigo, Jacó, Jacó, para lembrá-lo de seu estado baixo. Jacó, como alguém que conhece bem as visões do Todo-Poderoso, responde: Aqui estou eu – Pronto para receber ordens. E o que Deus tem para lhe dizer?

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 15:13 – Então o Senhor lhe disse: “Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.

Gênesis 22:1 – Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão! ” Ele respondeu: “Eis-me aqui”.

Gênesis 22:11 – Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Exodo 3:3 – “Que impressionante! “, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. “

Números 12:6 – e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

Números 24:4 – palavra daquele que ouve as palavras de Deus, daquele que vê a visão que vem do Todo-poderoso, daquele que cai prostrado e vê com clareza:

1 Samuel 3:4 – Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: “Estou aqui”.

1 Samuel 3:10 – O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel! ” Então Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.

2 Crônicas 26:5 – e buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar.

Jó 4:13 – Em meio a sonhos perturbadores da noite, quando cai sono profundo sobre os homens,

Jó 33:14 – Pois a verdade é que Deus fala, ora de um modo, ora de outro, mesmo que o homem não o perceba.

Daniel 2:19 – Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus

Atos dos Apóstolos 9:4 – Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “

Atos dos Apóstolos 9:10 – Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias! ” “Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele.

Atos dos Apóstolos 10:3 – Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: “Cornélio! “

Atos dos Apóstolos 10:13 – Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”.

Atos dos Apóstolos 16:9 – Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: “Passe à Macedônia e ajude-nos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *