Estudo de Números 12:6 – Comentado e Explicado

"Ouvi bem, disse ele, o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei.
Números 12:6

Comentário de Thomas Coke

Números 12: 6 . Se houver um profeta entre vocês É muito claro que o desígnio do Senhor neste discurso é mostrar a evidente superioridade de Moisés, como profeta, sobre Arão e Miriã. Eles se gabaram, Números 12: 2, de que o Senhor havia falado por eles e por Moisés. O Senhor, portanto, agora condescende em resolver a disputa e mostrar a diferença entre eles. Nesse ponto de vista, não posso deixar de pensar nossa tradução sombria e ininteligível; e, portanto, proporia a versão a seguir, que é certamente tão agradável ao hebraico quanto a nossa, que geralmente é seguida em geral, embora eu tenha o semblante do árabe e do siríaco pelo que agora é oferecido. Se algum de vocês já foi profeta, [ou profetizou], eu, o Senhor, me fiz conhecido por uma visão: em um sonho eu lhes falei, Números 12: 7 . Não é assim com meu servo Moisés: ele é fiel (um servo fiel e constante) sobre toda a minha casa, Números 12: 8 . Com ele falarei boca a boca, abertamente, e não por discursos ou parábolas sombrias ; e em figuras, ou semelhanças, ele deve contemplar o Senhor. O árabe traduz o último versículo assim: falo com ele sem médium e concedo-lhe visões, não de uma maneira sombria e enigmática, mas por figuras de Deus exibidas a ele. Ver Êxodo 33:11 . Houbigant, no entanto, pensa que a cláusula, e ele vê a aparência do Senhor, é correta, e que se refere a Moisés vendo Cristo na forma humana em que depois se manifestou na terra. (“Deo Mosi se talem monstrante, qualis erat em terris videndus et cum hominibus habitaturus.”) Moisés desfrutou do mais alto grau de profecia: ele foi empregado como ministro em toda a casa de Deus; sobre todo o Israel, que era a família ou povo escolhido do Senhor; e nessa confiança ele era fiel; executando todos os mandamentos divinos, e não fazendo nada de si mesmo, como agora era falsamente acusado. Nisso, o apóstolo nos assegura que ele era o tipo de Cristo, que é constituído chefe da igreja cristã, mas com um poder muito mais extenso. Calmet observa, com muita engenhosidade, que a palavra, que tornamos fiéis, ????? neeman, é usada como apelação e significa uma pessoa em alta confiança, como embaixador, ministro ou secretário. Assim, diz-se que Samuel é um namen, estabelecido para ser um profeta do Senhor. 1 Samuel 3:20 . Jó fala de namenim, no número plural, como pessoas dignas; CH. Jó 12:20, veja Provérbios 13:17 ; Provérbios 25:13 . Do mesmo modo, a palavra fidus é usada em latim para um servo de confiança. Jesus Cristo é chamado testemunha fiel e verdadeira, Apocalipse 3:14 ; Apocalipse 19:11 . Moisés é aqui considerado como um fiel doméstico na casa do Senhor e, como tal, se entregou à mais livre relação com seu divino Senhor e Mestre: os outros, Arão e Miriã, apenas visitados ocasionalmente por ele, e de maneira distante e reservada .

REFLEXÕES. – Embora os inocentes possam ficar calados, Deus será o vingador de sua discussão. Nós temos aqui,

1. A interposição imediata de Deus: ele convoca as partes a comparecerem ao seu bar para decidir a controvérsia e fará com que elas saibam a diferença entre o servo escolhido Moisés e todos os outros profetas. Ele se deu a conhecer a eles em visões, e um grande favor que foi; mas Moisés foi mais altamente favorecido. 1. Deus testifica de sua fidelidade: eminente e distinta; e isso ele mais aprova. Não são tantos grandes dons, ou grandes habilidades, mas fidelidade e simplicidade de coração, que Deus estima. 2. As manifestações feitas a ele eram peculiares. Seus olhos contemplavam mais a glória de Deus do que qualquer outra antes dele, e as revelações dadas a ele eram mais distintas e claras, Deus falando com ele familiarmente, não em discursos sombrios, mas como um homem fala com seu amigo. Nota; Se as visões proféticas cessaram, e não vemos mais a semelhança do Senhor, ainda assim, bendita seja Deus, desfrutamos agora de visões distintas dos mistérios do evangelho do que até os santos profetas; e, diante de Jesus Cristo encarnado, foram favorecidos com demonstrações mais brilhantes da glória, graça e verdade divinas, do que Moisés no monte.

2. A ira de Deus foi acesa, e ele a demonstra por algum sinal visível ou por sua partida repentina, sem esperar pela desculpa deles. Nota; (1) A reputação dos ministros de Deus é sua preocupação ciumenta; quando Deus se levantar para defender sua causa, a confusão cobrirá seus adversários. (2.) Quando Deus é provocado, ele partirá; e nenhum julgamento mais pesado do que ser abandonado a ele.

Comentário de Adam Clarke

Se existe um profeta – Vemos aqui as diferentes maneiras pelas quais Deus se deu a conhecer aos profetas, a saber, por visões – aparências emblemáticas e por sonhos, nos quais o futuro foi anunciado por discursos sombrios, ????? bechidoth , por enigmas ou representações figurativas, Números 12: 8 . Mas, para Moisés, Deus havia se comunicado de uma maneira diferente – ele falou com ele cara a cara, aparentemente, mostrando sua glória: não em discursos sombrios ou enigmáticos; isso não podia ser admitido no caso em que Moisés estava envolvido, pois ele receberia leis por inspiração divina, cujos preceitos e expressões devem ser todos ad captum vulgi , ao alcance da capacidade mais baixa . Como Moisés, portanto, foi escolhido por Deus para ser o legislador, ele também foi escolhido para ver essas leis devidamente aplicadas em benefício das pessoas entre as quais ele presidia.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Ouvi agora minhas palavras: Se houver um profeta entre vocês, o Senhor me darei a conhecer em uma visão, e falarei a ele em um sonho.

Entre vocês – se vocês são profetas, ainda sabem que há uma diferença entre profetas, nem coloco honra igual sobre todos eles.

Comentário de John Calvin

6. Se houver um profeta entre vocês. Ele menciona dois métodos pelos quais a vontade de Deus costumava ser revelada aos profetas, a saber, visões e sonhos. Contudo, ele não usa aqui a palavra ??? chazon, (42) que significa uma profecia e também uma visão, mas ???? , marah, expressivo de alguma aparência visível, que confirma e ratifica a verdade de Sua palavra (oraculi) para os olhos e todos os sentidos. Assim Deus apareceu com freqüência a Seus servos, para que Sua majestade pudesse ser inscrita em Seus endereços a eles. Antes da lei, tais visões eram frequentemente concedidas aos Patriarcas; enquanto às vezes eram instruídos por sonhos. Assim, Joel, quando promete que, sob o reino de Cristo, haverá uma plenitude completa de todas as revelações, também enumera essas duas formas delas:

“Seus filhos (ele diz) e suas filhas profetizarão: seus velhos sonharão, seus jovens terão visões.”
( Joel 2:28 .)

Mas sabemos que os profetas descreveram o reino de Cristo à semelhança de seus próprios tempos: quando, portanto, Deus apresenta esses dois modos comuns de revelação, ele retira Moisés da condição de outros, como se fosse para exaltá-lo por um motivo especial. privilégio. Agora, como Arão e Miriã não eram superiores a outros, eles foram lembrados de que estavam muito atrás de Moisés na hierarquia. Com essa visão, ele é considerado “fiel em toda a casa de Deus”; ao citar qual passagem a fim de provar sua inferioridade a Cristo, o apóstolo diz que ele era um servo e membro da Igreja, enquanto Cristo era seu Senhor e construtor ou criador. ( Hebreus 3: 2. ) Mas a diferença entre eles é mais claramente especificada imediatamente depois, a saber, que Deus fala com ele “boca a boca”, pela qual a expressão, como já disse em outros lugares, (43) é mais íntima e familiar. comunicação é denotada. Ainda assim, Deus não priva os profetas de nada que seja necessário para o desempenho de seu ofício; mas apenas estabelece Moisés como o chefe de todos eles. É verdade, de fato, que os Patriarcas são tão classificados, como Abraão foi chamado de profeta pela boca de Deus ( Gênesis 20: 7 😉 e o Profeta o nomeou juntamente com Isaac e Jacó nos Salmos 105: 15 ; mas Deus ainda inclui, ao mesmo tempo, toda a dispensação, que depois ele escolheu empregar sob a Lei; e assim prefere Moisés a todos os que se virão a seguir.

Além disso, a palavra visão é usada em um sentido diferente daquele que tinha logo acima; pois Deus, distinguindo Moisés dos outros, diz que Ele fala com ele em visão (44), o que seria absurdo explicar como significando uma visão comum ou comum. Portanto, aqui significa a visão real (45), que Ele contrasta com “discursos sombrios (aenigmata) e semelhança”, cuja palavra é equivalente a uma representação (figura), se o negativo for referido a ambos. Pois há quem se assemelha a uma imagem viva e expressa; como se Deus afirmasse que revela seu rosto a Moisés; e, portanto, leia a cláusula de forma adversa, como a indiquei na margem. Mas a leitura anterior é a mais natural.

Em outros lugares, tratei de sonhos e visões. Será então suficiente dar a soma em uma palavra, a saber, que eles eram selos para a confirmação de profecias; para que os Profetas, como se enviados do céu, se declarassem com plena confiança como intérpretes legais de Deus. Pois as visões tinham suas próprias marcas peculiares, para distingui-las de fantasmas e falsas imaginações; e os sonhos também eram acompanhados de seus sinais, a fim de remover toda dúvida de sua autenticidade. Os profetas, portanto, estavam plenamente conscientes de sua vocação, de modo que nada estava faltando para a garantia da fé. Enquanto isso, os falsos profetas se vestiam com essas máscaras para enganar. Assim Jeremias, em refutação de suas pretensões ímpias , diz:

“O profeta que tem um sonho, conte-o; e quem tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Qual é a palha do trigo, diz o Senhor? ” ( Jeremias 23:28 .)

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Gênesis 20:7 – Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão”.

Gênesis 31:10 – “Na época do acasalamento, tive um sonho em que olhei e vi que os machos que fecundavam o rebanho tinham listras, eram salpicados e malhados.

Gênesis 46:2 – E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: “Jacó! Jacó! ” “Eis-me aqui”, respondeu ele.

Exodo 7:1 – O Senhor lhe respondeu: “Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.

1 Reis 3:5 – Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

Jó 4:13 – Em meio a sonhos perturbadores da noite, quando cai sono profundo sobre os homens,

Jó 33:15 – Em sonho ou em visão durante a noite, quando o sono profundo cai sobre os homens e eles dormem em suas camas,

Salmos 89:19 – Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.

Salmos 105:15 – “Não toquem nos meus ungidos; não maltratem os meus profetas”.

Jeremias 23:28 – O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? “, pergunta o Senhor.

Ezequiel 1:1 – Era o quinto dia do quarto mês do trigésimo ano, e eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus.

Daniel 7:1 – No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, Daniel teve um sonho, e certas visões passaram por sua mente, estando ele deitado em sua cama. Ele escreveu o resumo do seu sonho.

Daniel 8:2 – Na minha visão eu me vi na cidadela de Susã, na província de Elão; na visão eu estava junto do canal de Ulai.

Daniel 10:8 – Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.

Daniel 10:16 – Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.

Mateus 1:20 – Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

Mateus 2:12 – E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.

Mateus 2:19 – Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,

Mateus 23:31 – Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Mateus 23:37 – “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

Lucas 1:11 – Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.

Lucas 1:22 – Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo.

Lucas 20:6 – Mas se dissermos: ‘dos homens’, todo o povo nos apedrejará, porque convencidos estão de que João era um profeta”.

Atos dos Apóstolos 10:11 – Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas,

Atos dos Apóstolos 10:17 – Enquanto Pedro estava refletindo no significado da visão, os homens enviados por Cornélio descobriram onde era a casa de Simão e chegaram à porta.

Atos dos Apóstolos 22:17 – “Quando voltei a Jerusalém, estando eu a orar no templo, caí em êxtase e

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Apocalipse 11:3 – Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”.

Apocalipse 11:10 – Os habitantes da terra se alegrarão por causa deles e festejarão, enviando presentes uns aos outros, pois esses dois profetas haviam atormentado os que habitam na terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *