Estudo de Efésios 4:11 – Comentado e Explicado

A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,
Efésios 4:11

Comentário de Albert Barnes

E ele deu alguns, apóstolos – Ele deu alguns para serem apóstolos. O “objetivo” aqui é mostrar que ele fez amplas provisões para a extensão e edificação de sua igreja. Sobre o significado da palavra “apóstolos” e sobre a indicação deles pelo Salvador, veja as notas em Mateus 10: 1 .

E alguns, profetas – Ele designou alguns para serem profetas; veja Romanos 12: 7 , nota; 1 Coríntios 12:28 , note; 1 Coríntios 14: 1 , notas.

E alguns evangelistas – veja as notas em Atos 21: 8 ; compare 2 Timóteo 4: 5 . A palavra não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. Qual era o cargo exato do evangelista na igreja primitiva, agora é impossível determinar. O evangelista “pode” ter sido aquele cujo negócio principal era “pregar” e que não estava particularmente engajado no “governo” da igreja. A palavra significa apropriadamente “um mensageiro de boas novas”; e Robinson (Lexicon) supõe que denota um ministro do evangelho que não estava localizado em nenhum lugar, mas que viajou como missionário para pregar o evangelho e fundar igrejas. A palavra é tão usada agora por muitos cristãos; mas não se pode provar que é tão usado no Novo Testamento. Uma explicação das palavras que aqui ocorrem podem ser encontradas em Neandro, na Igreja Primitiva, no Repositório Bíblico, vol. iv. pp. 258ff O ofício era distinto do do “pastor”, do professor e do “profeta:” e era manifestamente um ofício no qual “pregar” era a coisa principal.

E alguns pastores – literalmente, “pastores” – p??µ??a? poimenas comparam Mateus 9:36 ; Mateus 25:32 ; Mateus 26:31 ; Marcos 6:34 ; Marcos 14:27 ; Lucas 2: 8 , Lucas 2:15 , Lucas 2:18 , Lucas 2:20 ; João 10: 2 , João 10: 11-12 , João 10:14 , João 10:16 , onde é traduzido como “pastor e pastores”; também Hebreus 13:20 ; 1 Pedro 2:25 ; em Mateus 26:31 ; Marcos 14:27 ; Hebreus 13:20 ; 1 Pedro 2:25 , é aplicado ao Senhor Jesus como o grande pastor do rebanho – a igreja. É prestado “pastores” apenas no lugar diante de nós. A palavra é dada aos ministros do evangelho com propriedade óbvia e com grande beleza. Devem exercer a mesma vigilância e cuidar do povo sob sua responsabilidade, como um pastor faz sobre o seu rebanho; compare as notas em João 21: 15-16 . O significado aqui é que Cristo exerceu um cuidado especial por sua igreja nomeando “pastores” que cuidariam dela como um pastor faz sobre seu rebanho.

E professores – veja as notas em Romanos 12: 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

alguns. Acrescente “de fato” (grego. Homens) .

apóstolos, profetas . App-189.

pastores = (como) pastores. Assim, todas as outras ocorrências (dezessete no total).

professores . Grego. didaskalos.

Comentário de John Calvin

Ele volta a explicar a distribuição dos presentes e ilustra mais detalhadamente o que ele havia sugerido levemente, que dessa variedade surge a unidade na igreja, pois os vários tons da música produzem uma doce melodia. O significado pode ser assim resumido. “O ministério externo da palavra também é elogiado, por causa das vantagens que ela produz. Certos homens designados para esse cargo são empregados na pregação do evangelho. Este é o arranjo pelo qual o Senhor tem o prazer de governar sua igreja, manter sua existência e, finalmente, garantir sua mais alta perfeição. ”

Pode ser surpresa que, quando os dons do Espírito Santo formarem o assunto de discussão, Paulo enumere ofícios em vez de dons. Respondo que, quando os homens são chamados por Deus, os presentes estão necessariamente relacionados aos ofícios. Deus não confere aos homens o mero nome de apóstolos ou pastores, mas também lhes dá dons, sem os quais eles não podem desempenhar adequadamente seu ofício. Aquele a quem Deus designou para ser apóstolo não possui um título vazio e inútil; pois o comando divino e a capacidade de executá-lo caminham juntos. Vamos agora examinar as palavras em detalhes.

11. E ele deu. O governo da igreja, pela pregação da palavra, é declarado em primeiro lugar como nenhum artifício humano, mas uma ordenança mais sagrada de Cristo. Os apóstolos não se designaram, mas foram escolhidos por Cristo; e, nos dias atuais, os verdadeiros pastores não se impelem precipitadamente por seu próprio julgamento, mas são ressuscitados pelo Senhor. Em suma, o governo da igreja, pelo ministério da palavra, não é um artifício dos homens, mas uma nomeação feita pelo Filho de Deus. Como sua própria lei inalterável, exige nosso consentimento. Aqueles que rejeitam ou desprezam esse ministério oferecem insulto e rebelião a Cristo, seu Autor. Foi ele quem os deu ; pois, se ele não os levantar, não haverá nenhum. Outra inferência é que nenhum homem será apto ou qualificado para um cargo tão distinto que não foi formado e moldado pela mão do próprio Cristo. A Cristo devemos a nós que temos ministros do evangelho, que eles abundam nas qualificações necessárias, que executam a confiança que lhes é confiada. Tudo, tudo é seu presente.

Alguns apóstolos. Os diferentes nomes e ofícios designados a diferentes pessoas nascem daquela diversidade de membros que forma a plenitude de todo o corpo – todos os campos de emulação, inveja e ambição, sendo assim removidos. Se toda pessoa exibir um caráter egoísta, se esforçar para ofuscar o próximo e desconsiderar todas as preocupações, exceto a sua própria – ou, se mais pessoas eminentes forem objeto de inveja daqueles que ocupam um lugar mais baixo – em cada e em todos esses casos, presentes não são aplicados ao seu uso adequado. Ele, portanto, lembra-lhes que os dons concedidos aos indivíduos se destinam, não a serem mantidos por interesses pessoais e separados, mas a serem empregados para o benefício do todo. Dos escritórios aqui enumerados, já falamos bastante, (143) e agora diremos nada mais do que a exposição da passagem parece exigir. São mencionadas cinco classes de funcionários, embora, neste ponto, eu saiba, haja uma diversidade de opiniões; para alguns, consideram os dois últimos a fazer apenas um escritório. Deixando de fora as opiniões dos outros, passarei a declarar as minhas.

Tomo a palavra apóstolos não no sentido geral que a derivação do termo poderia justificar, mas em seu próprio significado peculiar, para as pessoas altamente favorecidas a quem Cristo exaltou para a mais alta honra. Tais foram os doze, aos quais Paulo foi acrescentado posteriormente. O ofício deles era espalhar a doutrina do evangelho por todo o mundo, plantar igrejas e erguer o reino de Cristo. Eles não tinham igrejas próprias comprometidos com eles; mas a injunção dada a todos eles era pregar o evangelho aonde quer que fossem.

Ao lado deles, vêm os evangelistas, que eram intimamente aliados na natureza de seu ofício, mas mantinham uma posição inferior. A essa classe pertencia Timothy e outros; pois, enquanto Paulo os menciona junto com ele nas saudações de suas epístolas, ele não fala deles como companheiros no apostolado, mas afirma que esse nome é peculiarmente seu. Os serviços nos quais o Senhor os empregou eram auxiliares aos dos apóstolos, aos quais eles eram os próximos na hierarquia.

A essas duas classes, o apóstolo acrescenta Profetas. Por esse nome, alguns entendem aquelas pessoas que possuíam o dom de prever eventos futuros, entre as quais estava Agabus. ( Atos 11:28 .) Mas, por minha parte, como a doutrina é o assunto atual, prefiro definir a palavra profetas, como em uma ocasião anterior, (144) como intérpretes de profecias distintos, que, por um notável dom de revelação, aplicou-os aos assuntos que eles tiveram ocasião de tratar; não excluindo, contudo, o dom de profecia, pelo qual a instrução doutrinária era geralmente acompanhada.

Alguns pastores e professores devem designar um ofício, porque o apóstolo não, como nas outras partes do versículo, diz, e alguns pastores; e alguns professores; mas , t??? d?, p??µ??a? ?a? d?das??????, e alguns pastores e professores Crisóstomo e Agostinho são desta opinião; para não mencionar os comentários de Ambrose, cujas observações sobre o assunto são verdadeiramente infantis e indignas de si mesmo. Concordo parcialmente com eles, que Paulo fala indiscriminadamente de pastores e professores como pertencentes a uma mesma classe e que o nome professor se aplica, em certa medida, a todos os pastores. Mas isso não me parece uma razão suficiente para confundir dois escritórios, que considero diferentes uns dos outros. Ensinar é, sem dúvida, o dever de todos os pastores; mas manter a sã doutrina requer talento para interpretar as Escrituras, e um homem pode ser um professor que não está qualificado para pregar.

Pastores, na minha opinião, são os responsáveis ??por um rebanho em particular; embora eu não tenha objeção a que eles recebam o nome de professores, se for entendido que há uma classe distinta de professores, que preside tanto na educação de pastores quanto na instrução de toda a igreja. Às vezes pode acontecer que a mesma pessoa seja pastor e professora, mas os deveres a serem desempenhados são inteiramente diferentes.

Também merece atenção que, dos cinco escritórios aqui enumerados, não mais do que os dois últimos pretendem ser perpétuos. Apóstolos, evangelistas e profetas foram concedidos à igreja por um tempo limitado, exceto nos casos em que a religião entrou em decadência e os evangelistas são levantados de maneira extraordinária, para restaurar a doutrina pura que havia sido perdida. Mas sem pastores e professores, não pode haver governo da igreja.

Os papistas têm algum motivo para reclamar, que sua primazia, da qual tanto se orgulham, é abertamente insultada nesta passagem. O assunto da discussão é a unidade da igreja. Paulo investiga os meios pelos quais sua continuidade é assegurada, e as expressões exteriores pelas quais é promovida, e chega longamente ao governo da igreja. Se ele conhecia um primado que tinha residência fixa, não era seu dever, para o benefício de toda a igreja, exibir uma cabeça ministerial colocada sobre todos os membros, sob cujo governo estamos reunidos em um corpo? Devemos acusar Paulo de negligência e tolice indesculpáveis, deixando de fora o argumento mais apropriado e poderoso, ou devemos reconhecer que essa primazia está em desacordo com a designação de Cristo. Na verdade, ele claramente a rejeita como sem fundamento, quando atribui superioridade a Cristo somente e representa os apóstolos e todos os pastores, como de fato inferiores a Ele, mas associados em um nível igual entre si. Não há passagem da Escritura pela qual essa hierarquia tirânica, regulada por uma cabeça terrena, seja mais completamente derrubada. Paulo foi seguido por Cipriano, que dá uma definição curta e clara do que forma a única monarquia legal na igreja. Existe, ele diz, um bispado, que une as várias partes em um todo. Este bispado ele reivindica somente Cristo, deixando a administração dele para indivíduos, mas em uma capacidade unida, ninguém sendo permitido exaltar-se acima dos outros.

Comentário de Adam Clarke

Ele deu alguns apóstolos – Ele estabeleceu vários ofícios em sua Igreja; os forneceu com os oficiais apropriados; e, para qualificá-los para o seu trabalho, deu-lhes os presentes adequados. Para uma ilustração completa deste versículo, solicita-se ao leitor que se refira às notas em 1 Coríntios 12: 6-10 ; (nota), 1 Coríntios 12: 28-30 ; (Nota); e às observações finais no final desse capítulo.

Comentário de Scofield

deu

Em 1 Coríntios 12: 8-28, o Espírito é visto como dotando os membros do corpo de Cristo com dons espirituais, ou capacitações para um serviço variado; aqui certos homens dotados pelo Espírito, viz. apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores, são eles mesmos os dons que o Cristo glorificado concede a Seu corpo, a igreja. No Corinthians, os dons são capacitações espirituais para serviços específicos; em Efésios, os dons são homens que têm tais habilitações.

alguns

O Senhor, ao conceder aos homens talentosos, determina providencialmente (por exemplo) Atos 11: 22-26 ou diretamente através do Espírito (por exemplo); Atos 13: 1 ; Atos 13: 2 ; Atos 16: 6 ; Atos 16: 7 os lugares de seu serviço. “Alguns” (igrejas ou lugares) precisam de um presente, como (por exemplo) evangelista; “alguns” (igrejas ou lugares) precisam de um pastor ou professor. Absolutamente nada no serviço de Cristo é deixado para mero julgamento humano ou auto-escolha. Mesmo um apóstolo não teve permissão para escolher seu local de serviço Atos 16: 7 ; Atos 16: 8 .

Comentário de John Wesley

E ele deu alguns apóstolos; e alguns profetas; e alguns evangelistas; e alguns pastores e professores;

E, entre outros seus dons gratuitos, ele deu alguns apóstolos – Seus principais ministros e testemunhas especiais, como tendo-o visto após sua ressurreição, e receberam sua comissão imediatamente dele.

E os mesmos profetas e alguns evangelistas – Um profeta testifica do que está por vir; um evangelista de coisas passadas: e isso principalmente pregando o evangelho antes ou depois de qualquer dos apóstolos. Todos esses eram oficiais extraordinários. O comum era.

Alguns pastores – vigiando seus vários rebanhos.

E alguns professores – sejam da mesma ordem ou de uma ordem inferior, para ajudá-los, conforme a ocasião possa exigir.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 15:3 – Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote para ensiná-lo e sem a Lei.

Jeremias 3:15 – Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Atos dos Apóstolos 13:1 – Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Atos dos Apóstolos 21:8 – Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesaréia e ficamos na casa de Filipe, o evangelista, um dos sete.

Romanos 10:14 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

Romanos 12:7 – Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

1 Coríntios 12:29 – São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 4:8 – Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.

2 Timóteo 4:5 – Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

Hebreus 5:12 – De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

Judas 1:17 – Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Apocalipse 21:14 – A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *