Estudo de Apocalipse 21:14 – Comentado e Explicado

A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Apocalipse 21:14

Comentário de Albert Barnes

E o muro da cidade tinha doze fundações – Não se diz se essas fundações eram doze fileiras de pedras colocadas uma acima da outra sob a cidade, e se estendendo ao redor dela, ou se eram doze pedras colocadas em intervalos. O primeiro parece ser o mais provável, pois o último indicaria fraqueza e probabilidade comparativas de queda. Compare as notas em Apocalipse 21:19 .

E neles – Na fundação de pedras. Ou seja, os nomes dos apóstolos foram cortados ou gravados neles, de modo a serem visíveis.

Os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro – Do Cordeiro de Deus; o Messias. Para uma ilustração dessa passagem, veja as notas em Efésios 2:20 .

Comentário de E.W. Bullinger

fundações. Grego. themelios. Veja App-146.

Os textos dizem App-104.

apóstolos. O décimo segundo será Matthias, não Judas, Veja App-174 e App-189. Doze é o número básico das medições da cidade. Veja App-197 e App-10.

Comentário de Adam Clarke

A parede – tinha doze fundamentos – provavelmente doze pedras, uma das quais servia de base ou limiar para cada portão; e neles estavam inscritos os nomes dos doze apóstolos, para dar a entender que foi pela doutrina dos apóstolos que as almas entram na Igreja e daí na Nova Jerusalém.

Comentário de John Wesley

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro – mostrando figurativamente que os habitantes da cidade haviam edificado somente a fé que os apóstolos certa vez entregaram aos santos.

Referências Cruzadas

Isaías 54:11 – “Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, eu a edificarei com turquesas, edificarei seus alicerces com safiras.

Mateus 10:2 – Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

1 Coríntios 3:10 – Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Hebreus 11:10 – Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Judas 1:17 – Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Apocalipse 21:19 – Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *