Estudo de Mateus 10:2 – Comentado e Explicado

Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
Mateus 10:2

Comentário de Albert Barnes

Agora, os nomes dos doze apóstolos – O relato de terem sido chamados é mais completo em Marcos 3: 13-18 e Lucas 6: 12-19 . Cada um desses evangelistas registrou as circunstâncias de sua nomeação. Eles concordam em dizer que foi feito em uma montanha; e, de acordo com Lucas, isso foi feito antes da entrega do sermão da montanha, talvez na mesma montanha, perto de Cafarnaum. Lucas acrescenta que a noite anterior foi passada “em oração” a Deus. Veja as notas em Lucas 6:12 .

Simon, que se chama Pedro – A palavra “Pedro” significa uma rocha. Ele também foi chamado Cefas, João 1:42 ; 1 Coríntios 1:12 ; 1 Coríntios 3:22 ; 1 Coríntios 15: 5 ; Gálatas 2: 9 . Esta era uma palavra siro-caldáica que significa o mesmo que Pedro. Esse nome foi dado provavelmente em referência à “resolutividade e firmeza” que ele deveria exibir na pregação do evangelho. Antes da morte do Salvador, ele era precipitado, impetuoso e instável. Depois, como toda a história afirma, ele foi firme, zeloso, firme e imóvel. A tradição é que ele foi finalmente crucificado em Roma com a cabeça para baixo, achando uma honra muito grande morrer como seu Mestre. Veja as notas em João 21:18 . Não há nenhuma prova, no entanto, de que isso tenha ocorrido em Roma e nenhum conhecimento absoluto sobre o local em que ele morreu.

Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão – Este Tiago foi morto por Herodes em perseguição, Atos 12: 2 . O outro Tiago, filho de Alpheus, estava estacionado em Jerusalém e foi o autor da epístola que leva seu nome. Veja Gálatas 1:19 ; Gálatas 2: 9 ; Atos 15:13 . James é mencionado em Gálatas 1:19 como “o irmão do Senhor”. Não foi fácil determinar por que ele foi assim chamado. Ele é chamado aqui de filho de “Alpheus”, ou seja, de Cleofas, João 19:25 . Alpheus e Cleofhas eram apenas maneiras diferentes de escrever e pronunciar o mesmo nome. Esta Maria, chamada mãe de Tiago e Josés, é chamada esposa de Cleofas, João 19:25 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 10: 2-4 . O primeiro, Simão – O primeiro que foi chamado a uma presença constante em Cristo: embora André o tivesse visto antes de Simão, João 1:41 . Tiago, filho de Zebedeu, o pescador, e João, seu irmão ; o discípulo amado; que também foram chamados ao mesmo tempo com os dois primeiros, enquanto pescavam no mar da Galiléia, Marcos 1:19 . A palavra ?a??ß?? , que traduzimos James, é o mesmo nome do patriarca; mas o costume imemorial se apropriou, em nossa língua, do nome de Tiago aos dois apóstolos e de Jacó ao patriarca. Lebbeus, que também se chamava Judas, ou Judas, irmão de Tiago. Simão, o cananeu – Parece, assim, porque ele era natural de Caná. E Judas, chamado Iscariotes, de Iscariote, o local de seu nascimento, uma cidade da tribo de Efraim, perto da cidade de Samaria.

Comentário de E.W. Bullinger

apóstolos = aqueles enviados. Veja nota em Marcos 3:14 .

Zebedeu. Veja nota em Mateus 4:21 .

Comentário de John Calvin

2. O primeiro, Simão, chamado Pedro A Igreja de Roma, mostra extrema tolice ao extrair desta passagem sua doutrina do primado. Que Simão Pedro foi o primeiro entre os apóstolos que prontamente permitimos, mas o que era verdade em referência a poucas pessoas, não pode, por motivos apropriados, ser estendido ao mundo inteiro. Além disso, a circunstância de ser mencionado primeiro, não implica que ele possuísse autoridade sobre seus companheiros. Concedendo tudo o que eles pedem a respeito de Pedro, sua posição não será útil para a Sé Romana, até que eles provem que apóstolos maus e sacrílegos são os sucessores de Pedro.

Comentário de Adam Clarke

Apóstolos – Este é o primeiro lugar em que a palavra é usada. ?p?????? , um apóstolo, vem de ap??e??? , envio uma mensagem. A palavra era usada antigamente para significar uma pessoa encomendada por um rei para negociar qualquer caso entre ele e qualquer outro poder ou povo. Portanto, ap?????? e ?????e? , apóstolos e arautos, são da mesma importância em Heródoto. Veja as observações no final do cap. 3)

É digno de nota que aqueles que eram apóstolos de Cristo foram primeiro seus discípulos; íntimo, que os homens devem primeiro ser ensinados por Deus, antes de serem enviados por Deus. Jesus Cristo nunca fez apóstolo de qualquer homem que não fosse primeiro seu estudioso ou discípulo. Esses doze apóstolos foram escolhidos.

  1. Para que possam estar com nosso Senhor, para ver e testemunhar seus milagres, e ouvir sua doutrina.
  • Para que possam prestar testemunho do primeiro e pregar sua verdade à humanidade.
  • O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; etc. – Não devemos supor que a palavra p??t?? , primeiro, se refira a qualquer tipo de dignidade, como alguns imaginaram; apenas significa o primeiro em ordem – a pessoa mencionada pela primeira vez. Um homem piedoso observa: “Deus aqui une pela graça os que antes eram unidos pela natureza”. Embora a natureza não possa ser considerada um passo em direção à graça, ela não deve ser considerada como sempre um impedimento para ela. Felizes os irmãos que são enviados conjuntos do Céu e os pais que têm dois ou mais filhos empregados como embaixadores de Deus! Mas este é um caso muito raro; e os pactos familiares no trabalho do ministério são perigosos e devem ser evitados.

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 10: 2 . Agora os nomes, etc. – No catálogo dos apóstolos, Simão e André, filhos de Jonas, são os primeiros a nomear; não porque eles eram mais dignos do que seus irmãos do colégio apostólico, mas porque haviam se tornado discípulos de Cristo diante deles. No que diz respeito a André, isso fica claro em João 1: 40-41 . e, quanto a Pedro, ele pode ter sido o segundo discípulo, apesar de ter sido outra pessoa que acompanhou André quando ele conversou pela primeira vez com Jesus. Essa pessoa deveria ter sido John, filho de Zebedeu; e o autor do Evangelho, porque ele é mencionado da maneira em que João normalmente fala de si mesmo. Mas quem quer que fosse, Pedro pode ter sido um discípulo diante dele, porque, de maneira alguma, resulta da convicção de Andrew, que seu companheiro também estava convencido. O fundamento de sua fé pode ter sido estabelecido naquela reunião, embora ele não tenha reconhecido a missão de Cristo até depois. Agora, como um de seus discípulos deveria ocupar o primeiro lugar no catálogo, o início da fé de Pedro pode ser uma razão para lhe conferir essa honra. Mas ele acontece até mesmo com seu irmão Andrew, que foi convertido antes dele, talvez porque a propriedade exigisse isso, ele sendo, como geralmente se acredita, seu irmão mais velho. Da mesma maneira, Tiago , filho de Zebedeu, sendo mais velho que João, seu irmão, é mencionado antes dele, embora seja provável que ele fosse o discípulo mais jovem. No catálogo de apóstolos, Simão, o irmão de André, se distingue do outro Simão pelo sobrenome de Pedro, que lhe fora conferido quando se familiarizou com Jesus no Jordão. A razão do nome, no entanto, não foi atribuída até muito tempo depois disso, viz. quando Simão declarou sua fé em Jesus como o Messias, Mateus 16: 17-18, pois foi então que Jesus lhe disse que ele se chamava Cefas e Pedro (que por interpretação é uma rocha ), devido à fortaleza com a qual ele deveria pregar. o Evangelho. Simon e Andrew eram originalmente pescadores e habitantes de Betsaida, uma cidade situada na margem norte do lago de Gennesareth; mas depois que Pedro se casou, ele e seu irmão se estabeleceram em Cafarnaum, talvez porque sua esposa morasse lá. Antes de se familiarizarem com Cristo, eles eram discípulos do Batista, que o indicaram como o Messias. Andrew não deixou escritos, motivo pelo qual não podemos julgar suas investiduras literárias; mas Pedro foi o autor das duas epístolas que levam seu nome.

    Tiago e João, filhos de Zebedeu, também eram pescadores; eles moravam em Cafarnaum e parecem ter estado em circunstâncias bem melhores do que Pedro e André; pois o Evangelho fala de terem contratado servos para ajudá-los em seus negócios. Acredita-se que João tenha sido o caçula de todos os apóstolos; no entanto, ele tinha idade suficiente para ser seguidor de João Batista antes de vir a Cristo. Nesta ou em outra ocasião, Tiago e João, filhos de Zebedeu, obtiveram o sobrenome de Boanerges, ou seja, filhos do trovão; talvez por causa da veemência e impetuosidade naturais de seus temperamentos. Consequentemente, seu espírito se manifestou no desejo que expressavam de ter os samaritanos destruídos pelo fogo do céu, porque se recusavam a hospedar Jesus a caminho de Jerusalém. Parecia também em sua ambição tornarem-se os grandes oficiais de estado no reino de seu Mestre, que eles supunham ser secular. Além disso, os escritos de John mostram que ele era um homem de uma mente muito afetuosa. Essa mudança afetuosa de mente lhe dava uma aptidão singular para a amizade, na qual ele não era apenas particularmente amável, mas também particularmente privilegiado, pois o tornava o objeto do amor peculiar de Cristo; um amor que lhe fará honra até o fim do mundo. Quanto a James, sua morte por Herodes é uma prova de que seu zelo era incomum e que o levou a ser eminentemente ativo e ousado na obra do Evangelho. Caso contrário, ele não teria se tornado objeto nem do ciúme de Herodes nem de seu ressentimento. Alguns realmente são de opinião, que o epíteto filhos do trovão não era expressivo das disposições dos dois irmãos, mas da força e sucesso com que eles deveriam pregar o Evangelho: contudo, se esse era o motivo do sobrenome, era igualmente aplicável a todos os apóstolos. Dizem que Felipe era natural de Betsaida, a cidade de Pedro e André. Ele era originalmente um discípulo do batista, mas o deixou para seguir Jesus, assim que se familiarizou com ele no Jordão. João 1:44 . Bartolomeu deveria ter sido o discípulo chamado Natanael , cuja conversão está relacionada, João 1:45 ; João 1:51 . Os antigos nos dizem que ele era natural de Caná e era habilidoso na lei. Mateus era um rico publicano de Cafarnaum: ele também se chamava Levi e deixou seu emprego remunerado por causa de Cristo. Ele escreveu o Evangelho no qual seu nome é prefixado e era filho de um Alpheus, de quem nada sabemos além do nome. Não há nada dito sobre Tomé antes de sua conversão: no entanto, é suposto que, como o resto, ele era de extração mesquinha; e porque ele é mencionado entre os que pescavam, João 21: 2-3 supõe-se que ele era pescador por ocupação. Ele obteve o sobrenome de Didymus, provavelmente porque era gêmeo, e se destacou ao continuar mais tempo do que seus irmãos a duvidar da ressurreição de Cristo. No colégio de Apóstolos, além de Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, Judas Iscariotes, que traiu seu mestre, e Simão apelidou Pedro, encontramos Tiago apelidado de Menor ou Menor (veja Marcos 15:40 .) Para distingui-lo. do outro Tiago, filho de Zebedeu, que era mais velho do que ele: também Judias chamava Thaddeus (Marcos, iii. 18) e Lebbeus, irmão de Tiago Menor, e Simon usava o sobrenome Zelotes. Tiago, o Menor, Judas Thaddeus e Simon Zelotes, eram irmãos e filhos de um Alpheus ou Cleofas, que também era um discípulo, sendo um dos dois a quem nosso Senhor apareceu no caminho de Emaús após sua ressurreição. Eles foram chamados irmãos de Cristo ( Mateus 13:55 .), Isto é, seus primos; nesse sentido, a palavra é usada, Levítico 10: 4 . Parece que a mãe deles, Maria, era irmã da mãe de Maria, nosso Senhor; pois não era incomum entre os judeus ter mais filhos do que uma família chamada pelo mesmo nome. Os três apóstolos, portanto, que têm o nome dos irmãos de nosso Senhor, eram realmente seus primos-alemães: Tiago, o Menor, e Judas Thaddeus, escreveram as epístolas que ostentavam seus nomes. Este Tiago era uma pessoa de grande autoridade entre os apóstolos; pois no conselho que se reuniu em Jerusalém para decidir a disputa sobre a necessidade da circuncisão, encontramos ele, como presidente da reunião, resumindo o debate e redigindo o decreto. Simão, primo de nosso Senhor, é chamado por Mateus e Marcos, os cananeus; mas, pelo relato acima de suas relações, é claro que o epíteto não expressa sua descendência; caso contrário, seus irmãos James e Judas deveriam ter sido chamados de cananeus da mesma forma. Lucas o chama de Simon Zelotes, que parece ser a tradução grega da denominação hebraica dada por Mateus e Marcos. De [ ? [ kena ] zelotyphus fuit, – ele estava com ciúmes -, vem a palavra caldaica ??? [ kenen ] zelotes, – um zelote. Veja Buxtorff na palavra. Coloque a terminação grega nesta palavra caldaica e ela se tornará ?a?a??t??, os cananeus: portanto, a denominação de cananeus, dada a Simão aqui e em Marcos, e o epíteto Zelotes que ele carrega em Lucas, são tão perfeitamente iguais quanto Cefas e Petros, Tabita e Dorcas. Os zelotes eram uma seita ou seção específica entre os judeus que, em tempos posteriores, sob a cor do zelo por Deus, cometeram todos os distúrbios imagináveis. Eles fingiram imitar o zelo que Finéias, Elias e Macabeus expressaram, na maneira de punir os ofensores; mas eles agiram de fúria cega, ou de princípios piores, sem considerar as leis de Deus ou os ditames da razão. Alguns são de opinião, que Simão, o Apóstolo, havia sido anteriormente uma dessa facção pestilenta; mas, como não há menção disso até pouco antes da destruição de Jerusalém (Joseph. Bell. lib. iv. c. 3), podemos supor que o sobrenome de Zelotes foi dado a ele por causa de seu zelo incomum em questões de verdadeira piedade e religião. Judeas, o traidor, era filho de um Simão: ele tinha o sobrenome de Iscariotes , para distingui-lo de Judas Thaddeus, primo de nosso Senhor. O significado literal de Iscariotes é um homem de Cariot ou Kerioth , que era uma cidade na tribo de Judá. Josué 15:25 . Com toda a probabilidade, portanto, esse sobrenome indica o local da natividade do traidor. Alguns fingem que entre os judeus nenhuma pessoa tinha o sobrenome no local de seu nascimento, mas os que eram ilustres por causa de sua posição; e assim acreditávamos que Judas era uma pessoa de alguma distinção. Eles acham que o fato de ele ter sido confiado à bolsa ou bolsa comum, de preferência a todo o resto, é uma confirmação disso; mas, como os outros apóstolos eram homens em más condições, esses argumentos são triviais demais para provar que Judas se distinguia deles naquele particular.

    Assim, as fundações da igreja foram estabelecidas em doze galileus analfabetos, que, sendo a princípio totalmente ignorantes da natureza e do fim de seus cargos, e destituídos das qualificações necessárias para cumprir seus deveres, com exceção da integridade, eram os indivíduos mais improváveis ??na mundo para confundir a sabedoria dos sábios, confundir o poder dos poderosos, derrubar as muitas religiões falsas que então floresceram por toda parte sob a proteção do governo civil e, em uma palavra, reformar as maneiras universalmente corrompidas da humanidade. Se a prudência humana tivesse sido a escolha de instrumentos para um empreendimento tão grandioso, sem dúvida tais como eram notáveis ??para a ciência profunda, forte raciocínio e eloqüência predominante teriam sido lançados; e essas doações provavelmente teriam sido desencadeadas com as vantagens externas de riqueza e poder. Mas eis! a sabedoria de Deus, infinitamente superior à dos homens, agia de maneira bastante diferente nesse assunto: pois o tesouro do Evangelho estava comprometido com vasos de barro, para que a excelência de seu poder fosse vista em todos os países como sendo de Deus. Consequentemente, a religião que esses galileus ensinavam no mundo inteiro, sem ter se aplicado de maneira alguma às cartas, exibia uma noção muito mais grandiosa do que os filósofos gregos ou romanos foram capazes de alcançar, embora suas vidas fossem passadas em contemplação e estudo. Por isso, por seu próprio esplendor intrínseco, bem como pela glória externa dos milagres que o acompanharam, essa religião demonstrou ser totalmente do original divino. Além disso, foi atendido com sucesso, devido à sua dignidade e verdade. Foi recebido em todos os lugares com a mais alta aplausos, como algo que a humanidade até então buscava em vão; enquanto as máximas e preceitos dos filósofos nunca se espalharam muito além de suas escolas particulares. Foi, portanto, com a mais alta sabedoria que os fundamentos da igreja foram lançados nos trabalhos de alguns pescadores analfabetos fracos: pois com evidências irresistíveis demonstrou que o imenso tecido foi inicialmente levantado e ainda é sustentado, não pelo braço de carne, mas puramente pela mão do Deus Todo-Poderoso. Veja Macknight.

    Comentário de Scofield

    apóstolos

    A palavra apóstolo = “enviado” é usada em nosso Senhor Hebreus 3: 1 . Em outros lugares, é usado pelos doze que foram chamados para esse cargo por nosso Senhor durante o Seu ministério na Terra; de Paulo, chamado ao apostolado pelo Senhor ressuscitado e ascendido, e de Barnabé Atos 14:14, designado especialmente pelo Espírito Santo Atos 13: 2 . De Matias, escolhido por sorteio pelas onze para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, Atos 1: 16-26 diz-se: “E ele foi contado com as onze”. Atos 1:26 .

    Os “sinais” de um apóstolo eram

    (1) Eles foram escolhidos diretamente pelo próprio Senhor, ou, como no caso de Barnabé, pelo Espírito Santo Mateus 10: 1 ; Mateus 10: 2 ; Marcos 3:13 ; Marcos 3:14 ; Lucas 6:13 ; Atos 9: 6 ; Atos 9:15 ; Atos 13: 2 ; Atos 22:10 ; Atos 22:14 ; Atos 22:15 ; Romanos 1: 1

    (2) Eles eram dotados de dons de sinais, poderes milagrosos que eram as credenciais divinas de seu ofício Mateus 10: 1 ; Atos 5:15 ; Atos 5:16 ; Atos 16: 16-18 ; Mateus 28: 8 ; Mateus 28: 9 .

    (3) A relação deles com o reino era a dos arautos, anunciando a Israel apenas Mateus 10: 5 ; Mateus 10: 6 o reino como próximo. (Ver Scofield “ Mateus 4:17 “) e os poderes manifestos do reino, Mateus 10: 7 ; Mateus 10: 8 .

    (4) A um deles, Pedro, as chaves do reino dos céus, visto como a esfera da profissão cristã, como em Mateus 13, recebeu Mateus 16:19 .

    (5) Sua futura relação com o rei será a dos juízes das doze tribos, Mateus 19:28 .

    (6) Como conseqüência da rejeição do reino, e a revelação do mistério oculta em Deus Mateus 16:18 ; Efésios 3: 1-12 a Igreja, o ofício apostólico foi investido de uma nova vestimenta, o batismo com o Espírito Santo. Atos 2: 1-4 um novo poder, o de transmitir o Espírito aos crentes judaico-cristãos; uma nova relação, a das pedras fundamentais do novo templo Efésios 2: 20-22 e uma nova função, a de pregar as boas novas da salvação por meio de um Senhor crucificado e ressuscitado para judeus e gentios.

    (7) A qualificação indispensável de um apóstolo era que ele deveria ter sido uma testemunha ocular da ressurreição Atos 1:22 ; 1 Coríntios 9: 1 .

    Tiago, filho de Zebedeu (Veja Scofield “ Mateus 4:21 “) .

    Comentário de John Wesley

    Agora os nomes dos doze apóstolos são estes; O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

    O primeiro, Simão – O primeiro que foi chamado a uma presença constante em Cristo; embora Andrew o tivesse visto antes de Simon. Atos 1:13 .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *