Estudo de Efésios 3:5 – Comentado e Explicado

que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.
Efésios 3:5

Comentário de Albert Barnes

Que em outras eras – Os grandes propósitos de Deus em relação à salvação da humanidade não foram revelados; veja as notas em Romanos 16:25 .

E profetas – Aqueles que exerceram o ofício de profeta ou professor inspirado na igreja cristã; veja as notas em 1 Coríntios 12: 1 .

Pelo Espírito – Isso prova que aqueles que exerceram o ofício de profeta na igreja cristã foram inspirados. Eles eram pessoas dotadas dessa maneira com o objetivo de transmitir às igrejas recém-formadas as doutrinas do sistema cristão. Não há evidências de que isso tenha sido planejado para ser uma ordem permanente de pessoas na igreja. Eles eram necessários para estabelecer a igreja em uma base permanente, na ausência de uma revelação completa por escrito, e quando os apóstolos estavam fora. Quando o volume de revelação terminou, e as doutrinas do evangelho foram totalmente entendidas, as funções do ofício cessaram.

Comentário de E.W. Bullinger

em outras idades = a (sem preposição, caso latino) outras gerações.

até, até = para, para.

filhos . App-108.

homens . App-123.

is = was.

agora Emph. Este tempo presente.

revelado . Grego. apokalupto. App-106.

apóstolos e profetas santos . Veja Efésios 2:20 e compare “escritos proféticos” ( Romanos 16:26 ). App-189.

o espírito . App-101.

Comentário de John Calvin

5. Que em outras épocas não foi divulgado. Ele simplesmente chamou isso de mistério, mas agora chama de mistério de Cristo, porque era necessário que ele permanecesse oculto, até que fosse revelado por sua vinda; assim como a denominação de “profecias de Cristo” pode ser dada àqueles que se relacionam com o seu reino. Precisamos primeiro explicar a palavra mistério e depois perguntar por que se diz que ela permaneceu desconhecida em todas as épocas. O mistério foi,

“Que os gentios sejam co-herdeiros e do mesmo corpo e participantes de sua promessa em Cristo pelo evangelho.”
( Efésios 3: 6. )

Quando esse nome é dado ao evangelho, ele tem outros significados, que não se aplicam à presente passagem. O chamado dos gentios, então, era um “mistério de Cristo”; isto é, deveria ser cumprido sob o reinado de Cristo.

Mas por que ele afirma que não se sabia quando tinha sido objeto de tantas previsões? Os profetas em toda parte declaram que pessoas de todas as nações do mundo virão para adorar a Deus; que um altar seja erguido tanto na Assíria quanto no Egito, e que todos falem a língua de Canaã. ( Isaías 19:18 .) É sugerido por essas palavras que a adoração ao Deus verdadeiro e a mesma profissão de fé serão difundidas em toda parte. Do Messias está predito que ele terá domínio de leste a oeste e que todas as nações o servirão. ( Salmos 72: 8. ) Vemos também que muitas passagens para esse fim são citadas pelos apóstolos, não apenas dos profetas posteriores, mas de Moisés. Como esconder isso, proclamado por tantos arautos? Por que todos, sem exceção, são declarados ignorantes? Devemos dizer que os profetas falaram o que não entenderam e emitiram sons sem significado?

Eu respondo, as palavras de Paulo não devem ser entendidas como significando que não havia conhecimento algum sobre esses assuntos. Sempre houve parte da nação judaica que reconheceu que, no advento do Messias, a graça de Deus seria proclamada em todo o mundo e que aguardava ansiosamente a renovação da raça humana. Os próprios profetas, embora falassem com a certeza da revelação, deixaram o tempo e a maneira indeterminados. Eles sabiam que alguma comunicação da graça de Deus seria feita aos gentios, mas a que horas, de que maneira e por que meios isso deveria ser realizado, eles não tinham nenhuma informação. Essa ignorância foi exemplificada de maneira notável pelos apóstolos. Eles não foram apenas instruídos pelas previsões dos profetas, mas ouviram a declaração distinta de seu Mestre ( João 10:16 ,)

“Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho; também eu devo trazer, e elas ouvirão minha voz; e haverá um rebanho e um pastor;”

e, no entanto, a novidade do sujeito os impedia de entendê-lo completamente. Não, depois de terem recebido a liminar,

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” ( Marcos 16:15 ,)

e,

“Sereis testemunhas para mim, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia, e em Samaria, e até os confins da terra” ( Atos 1: 8 )

eles temiam e recuavam do chamado dos gentios como uma proposta absolutamente monstruosa, porque a maneira de sua realização ainda era desconhecida. Antes da chegada do evento, eles tinham apreensões sombrias e confusas das palavras de nosso Salvador; para cerimônias foram

“Um véu sobre o rosto deles, que eles não poderiam olhar firmemente para o fim daquilo que é abolido.” ( 2 Coríntios 3:13 .)

Com propriedade inquestionável, portanto, Paulo chama isso de mistério e diz que havia sido escondido; pois a revogação da lei cerimonial, que os admitia dentro do véu, não foi compreendida.

Como é agora revelado. Reivindicar informações que nenhum dos patriarcas, profetas ou reis sagrados possuía, poderia vestir o aspecto da arrogância. Para se proteger contra essa imputação, Paulo lembra-lhes, primeiro, que nesse aspecto ele não estava sozinho, mas compartilhou a revelação com os mais eminentes professores da igreja; e, em segundo lugar, que era o dom do Espírito Santo, que tem o direito de conceder a quem ele deseja; pois não há outro limite de nosso conhecimento senão o que ele nos atribui.

Essas poucas palavras, como agora são reveladas, lançam luz adicional sobre a admissão dos gentios como povo de Deus. É na condição de que eles sejam colocados ao nível dos judeus e forme um corpo. Para que a novidade não ofenda, ele afirma que isso deve ser realizado pelo evangelho. ( Efésios 3: 6. ) Agora, o próprio evangelho era uma novidade; pois nunca havia sido ouvido até agora, e ainda assim foi reconhecido por todos os piedosos por terem vindo do céu. Onde, então, estava a maravilha, se, ao renovar o mundo, Deus deveria seguir um método não usado?

Comentário de Adam Clarke

O que em outras épocas não foi divulgado – Que o chamado dos gentios foi divulgado pelos profetas em diferentes épocas da Igreja Judaica é extremamente claro; mas certamente não foi divulgado daquela maneira clara e precisa na qual agora era revelado pelo Espírito aos ministros do Novo Testamento: nem lhes foi divulgado que os gentios deveriam encontrar a salvação sem se deixar levar pelo jugo da lei mosaica e que os próprios judeus deveriam ser libertados desse jugo de escravidão; essas foram descobertas totalmente novas e agora reveladas pela primeira vez pelo Espírito de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3: 5 . O que em outras épocas não foi divulgado. O versículo seguinte determina tão claramente essa passagem ao chamado dos gentios, que não pode haver controvérsia quanto ao sentido geral disso. Era, de fato, sabido muito antes que os gentios deveriam ser adicionados à igreja; mas não se sabia que eles deveriam ser herdeiros da mesma herança e participantes da promessa peculiar do Espírito. Os judeus pensavam antes em serem escravos deles; e menos do que imaginavam, que o muro do meio de suas cerimônias fosse derrubado, e os gentios admitissem todos os privilégios do povo de Deus sem circuncisão e obediência à lei mosaica; das quais os cristãos se convertem entre eles, ouvidos a princípio com grande espanto. Veja Atos 10:45 ; Atos 11:18 .

Comentário de John Wesley

Que em outras épocas não foi divulgado aos filhos dos homens, como agora é revelado a seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito;

Que em outros – antigamente, as eras não eram tão claras ou totalmente conhecidas dos filhos dos homens – Para qualquer homem, não, não para Ezequiel, tão freqüentemente denominado “filho do homem”; nem a nenhum dos profetas antigos. Aqueles aqui mencionados são profetas do Novo Testamento.

Referências Cruzadas

Mateus 13:17 – Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Lucas 2:26 – Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

Lucas 10:24 – Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”.

Lucas 11:49 – Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Atos dos Apóstolos 10:19 – Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você.

Atos dos Apóstolos 10:28 – e lhes disse: “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 12:8 – Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Efésios 3:9 – e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

2 Pedro 3:2 – das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram.

Judas 1:17 – Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *