Estudo de Mateus 13:17 – Comentado e Explicado

Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Mateus 13:17

Comentário de Albert Barnes

Muitos profetas e homens justos … – Eles queriam ver os tempos do Messias.

Eles consideravam isso um tempo em que as esperanças do mundo seriam cumpridas e quando os justos seriam felizes, João 8:56 . “Abraão se alegrou ao ver o meu dia, e ele viu e ficou feliz.” Compare também 1 Pedro 1: 10-12 ; Hebreus 11:13 . Então Isaías e os profetas esperavam a vinda do Messias como a consumação de seus desejos e o fim das profecias, Apocalipse 19:10 . O objetivo sempre mais querido dos corações de todas as pessoas justas é testemunhar a vinda e o avanço do reino de Cristo. Compare Apocalipse 22:20 .

Versículos 18-23

Veja também Marcos 4: 13-20 ; Lucas 8: 11-15 . “Ouvi, portanto, a parábola do semeador.” Ou seja, ouça a “explicação” ou o “significado espiritual” da narrativa dada anteriormente. Marcos acrescenta Marcos 4:13 : “Não conheceis esta parábola? E como, então, sabereis todas as parábolas? Pelo qual parece que o Salvador considerou isso uma das parábolas mais simples e claras, e deu uma explicação para que eles pudessem entender os princípios gerais de interpretação de outros.

Comentário de E.W. Bullinger

verdadeiramente. Veja nota em Mateus 5:18 .

ter desejado = desejado [sinceramente].

ver = para

ter uma visão. Grego. eidon. App-133.

você vê = você está vendo. Grego. bllepo .

não vi = nunca vi.

visto. Grego. eidon .

não ouvi = nunca ouvi.

Comentário de Adam Clarke

Muitos profetas e homens justos – Estes viveram e morreram na fé do Messias prometido: a plenitude do tempo não foi então alcançada para sua manifestação na carne. Veja também em Mateus 13:11 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Mateus 13:17 . Em verdade vos digo que isso etc. – É isso que coloca os discípulos acima de todos os profetas, e os torna maiores no reino dos céus. Veja cap. Mateus 11:11 e comp. Salmos 119: 174 . Lucas, ii 25, 29, 30 Mateus 10: 23-24 . João 8:56 . 1 Pedro 1: 1-10

Comentário de Scofield

profetas

Os profetas do AT viram em visão mista a rejeição e a crucificação do rei (ver “Cristo, sacrifício”) Gênesis 4: 4 (ver Scofield “ Hebreus 10:18 “) e também Sua glória como filho de Davi. Ver Scofield ” Zacarias 12 : 8 “, mas” que tipo de tempo o Espírito de Cristo que havia neles significou quando testificou de antemão os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguiria “não lhes foi revelado – apenas que a visão não era para 1 Pedro 1: 10-12 . Essa revelação que Cristo faz nessas parábolas. Um período de tempo é para intervir entre Seus sofrimentos e Sua glória. Esse intervalo é ocupado com os “mistérios do reino dos céus” aqui descritos.

justiça justa. (Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *