Estudo de 2 Pedro 3:2 – Comentado e Explicado

e para vos lembrar as predições dos santos profetas, bem como o mandamento de nosso Senhor e Salvador, ensinado por vossos apóstolos.
2 Pedro 3:2

Comentário de Albert Barnes

Para que você fique atento às palavras – Das doutrinas, das verdades; as declarações proféticas. Judas Judas 1:18 diz que havia sido predito pelos apóstolos, que nos últimos dias haveria escarnecedores. Pedro se refere às instruções dos apóstolos e profetas em geral, embora evidentemente tenha planejado que suas observações devessem ter particular ênfase no fato de que haveria escarnecedores.

As quais foram ditas anteriormente pelos santos profetas – As predições dos profetas antes do advento do Salvador, respeitando seu caráter e obra. Pedro já havia recorrido a eles 2 Pedro 1: 19-21 , como uma evidência importante a respeito da verdade da religião cristã e instruções valiosas em referência à sua natureza. Veja as notas nessa passagem. Muitas das doutrinas mais importantes que respeitam o reino do Messias são declaradas tão claramente no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento (compare Isaías 53: 1-12 ), e as profecias, portanto, merecem ser estudadas como uma parte importante da revelação divina. . Deve-se acrescentar aqui, no entanto, que quando Pedro escreveu que havia uma razão especial pela qual ele se referia aos profetas, que o cânon do Novo Testamento não estava completo e não podia apelar para isso. Para algumas partes dos escritos de Paulo, ele pôde e apelou 2 Pedro 3: 15-16 , mas provavelmente uma parte muito pequena do que é agora o Novo Testamento era conhecida daqueles a quem essa epístola foi dirigida.

E do mandamento de nós, os apóstolos do Senhor e Salvador – Como tendo igualmente direito aos profetas para declarar e fazer cumprir as doutrinas e deveres da religião. Pode-se observar que nenhum homem usaria essa linguagem que não considerasse a si mesmo e a seus companheiros apóstolos como inspirados e como os profetas.

Comentário de E.W. Bullinger

Para que você possa = Para.

esteja atento . Ver 2 Timóteo 1: 4 .

palavras . Grego. rhema. Veja Marcos 9:32 .

por . App-104.

profetas . App-189.

nós o . Os textos leem “seu” .

apóstolos . App-189.

Senhor . App-98.

Comentário de John Calvin

2. Para que você fique atento. Por essas palavras, ele sugere que temos o suficiente nos escritos dos profetas e no evangelho para nos estimular, desde que sejamos tão diligentes quanto nos convém, meditando sobre eles; e que nossas mentes às vezes contraem ferrugem, ou ficam embebidas na escuridão, é devido à nossa preguiça. Para que Deus possa brilhar continuamente sobre nós, devemos nos dedicar a esse estudo: que nossa fé ao mesmo tempo se submeta a testemunhas tão certas e credíveis. Pois quando temos os profetas e apóstolos concordando conosco, ou seja, como ministros de nossa fé, e Deus como autor, e anjos como aprovadores, não há razão para que os ímpios, todos unidos, nos movam de nossa posição. Pelo mandamento dos apóstolos, ele se refere a toda a doutrina em que eles haviam instruído os fiéis. (176)

O verbo µ??s???a? está conectado com “despertar”; e é nesse tempo usado de maneira ativa e passiva. Veja Mateus 26:75 e Atos 10:31 . Existe no substantivo ??t??? , uma metonímia, o mandamento para o que foi ordenado que fosse ensinado, a doutrina. Tem esse significado, de acordo com Schleusner , em João 12:50 , e nesta Epístola, 2 Pedro 2:21 . – Ed

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 3: 2 . Para que você fique atento, etc. – Isso é uma alusão ao que ele havia dito cap. 2 Pedro 1: 12-21, onde ele alegou a autoridade dos profetas e apóstolos. Pelos profetas entende-se os profetas do Antigo Testamento, que são devidamente colocados diante dos apóstolos de Cristo, como tendo vivido muito antes deles. Os profetas haviam predito a segunda vinda de Cristo. Veja cap. 2 Pedro 1:19 . Os apóstolos haviam ordenado aos cristãos firmemente que olhassem e diligentemente se preparassem para aquele dia; e como havia agora zombadores, que ridicularizavam todas as expectativas de algo assim, era altamente apropriado lembrá-los do que haviam aprendido anteriormente. Foi com igual propriedade que São Pedro indicou de quem eram os apóstolos, quando tomou conhecimento do mandamento que eles haviam dado. Quando nosso Senhor deu aos apóstolos sua comissão, ordenou que ensinassem os homens a observar tudo o que lhes havia ordenado. São Pedro aqui sugere que eles mantiveram essa ordem; e que o mandamento que seus apóstolos haviam cumprido não era deles, nem outro senão o mandamento do próprio Jesus Cristo: e que cristão ousaria questionar tal mandamento? Quando os homens nos afastarem da verdade ou simplicidade do evangelho, será prestada uma atenção cuidadosa às palavras dos apóstolos e profetas eminente serviço para nos manter firmes à verdade e à pureza.

Comentário de Scofield

Salvador

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Para que você fique atento às palavras que foram ditas anteriormente pelos santos profetas e ao mandamento de nós, apóstolos do Senhor e Salvador: Sabendo disso primeiro, que nos últimos dias virão zombadores, andando segundo suas próprias concupiscências. ,

Seja o mais consciente disso, porque você sabe que os escarnecedores virão primeiro – Antes que o Senhor venha.

Caminhando atrás de seus próprios desejos malignos – Aqui está a origem do erro, a raiz do libertinismo. Não vemos isso eminentemente realizado?

Referências Cruzadas

Lucas 1:70 – ( como falara pelos seus santos profetas, na antigüidade ),

Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Atos dos Apóstolos 3:18 – Mas foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer.

Atos dos Apóstolos 3:24 – “De fato, todos os profetas, de Samuel em diante, um por um, falaram e predisseram estes dias.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

2 Pedro 2:21 – Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

Judas 1:17 – Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *