Estudo de Efésios 2:20 – Comentado e Explicado

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.
Efésios 2:20

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

E são = Tendo sido. Compare Atos 20:32 .

em cima de . App-104.

a Fundação . . . profetas . O fundamento estabelecido pelos apóstolos e profetas (compare Hebreus 2: 3 , Hebreus 2: 4 ; Hebreus 6: 1 , Hebreus 6: 2 ) ou (2) o fundamento dos próprios apóstolos e profetas, estabelecidos por Deus.

fundação . Grego. themelios. Veja App-146.

apóstolos e profetas . App-189.

Jesus Cristo . Os textos re “Cristo Jesus” . App-98.

o . Omitir.

pedra angular principal = pedra angular da fundação. Grego. akrogoniaios. Somente aqui e 1 Pedro 2: 6 . Ver Septuaginta de Isaías 28:16 . Cristo é a pedra angular da fundação e a cabeça da esquina. Compare Salmos 118: 22 . Veja Atos 4:11 .

Comentário de John Calvin

20. E são construídos . A terceira comparação ilustra a maneira pela qual os efésios e todos os outros cristãos são admitidos à honra de serem concidadãos dos santos e da casa de Deus. Eles são construídos sobre o fundamento – eles são baseados na doutrina dos apóstolos e profetas. Assim, somos habilitados a distinguir entre uma igreja verdadeira e uma igreja falsa. Isso é da maior importância; pois a tendência ao erro é sempre forte e as consequências do erro são perigosas ao extremo. Nenhuma igreja se vangloria do nome mais alto do que aquelas que têm um título falso e vazio; como pode ser visto em nossos próprios tempos. Para nos proteger do erro, é assinalada a marca de uma igreja verdadeira.

Fundação, nesta passagem, significa inquestionavelmente doutrina; pois nenhuma menção é feita a patriarcas ou reis piedosos, mas apenas àqueles que ocupavam o cargo de professores e a quem Deus havia designado para supervisionar a edificação de sua igreja. Paulo estabelece que a fé da igreja deve ser fundamentada nessa doutrina. Que opinião, então, devemos formar daqueles que repousam inteiramente nos artifícios dos homens, e ainda nos acusam de revolta, porque abraçamos a pura doutrina de Deus? Mas a maneira como é fundada merece investigação; pois, no sentido estrito do termo, Cristo é o único fundamento. Ele sozinho apoia toda a igreja. Somente ele é a regra e o padrão de fé. Mas Cristo é realmente o fundamento sobre o qual a igreja é construída pela pregação da doutrina; e, por esse motivo, os profetas e apóstolos são chamados construtores. ( 1 Coríntios 3:10 .) Nada mais, Paulo nos diz, jamais foi destinado pelos profetas e apóstolos, a não ser fundar uma igreja em Cristo.

Descobriremos que isso é verdade, se começarmos com Moisés; pois “Cristo é o fim da lei” ( Romanos 10: 4 ) e a soma do evangelho. Lembremo-nos, portanto, que se desejamos ser contados entre os crentes, não devemos confiar em nenhum outro: se desejamos garantir um progresso no conhecimento das Escrituras, para ele toda a nossa atenção deve ser direcionada. A mesma lição é ensinada, quando consultamos a palavra de Deus que está contida nos escritos dos profetas e apóstolos. Para nos mostrar como devemos combiná-los, sua harmonia é apontada; pois eles têm um fundamento comum e trabalham juntos na construção do templo de Deus. Embora os apóstolos tenham se tornado nossos professores, a instrução dos profetas não se tornou supérflua; mas um e o mesmo objeto é promovido por ambos.

Fui levado a fazer essa observação pela conduta dos marcionitas nos tempos antigos, que expulsaram a palavra profetas dessa passagem; e pelo de certos fanáticos nos dias de hoje, que, seguindo seus passos, exclamam em voz alta que não temos nada a ver com a lei e os profetas, porque o evangelho pôs fim à sua autoridade. O Espírito Santo em todos os lugares declara que ele nos falou pela boca dos profetas e exige que o escutemos em seus escritos. Isso não é uma consequência pequena para manter a autoridade de nossa fé. Todos os servos de Deus, do primeiro ao último, estão tão perfeitamente de acordo que sua harmonia é em si uma demonstração clara de que é um Deus que fala em todos eles. O início de nossa religião deve ser atribuído à criação do mundo. Em vão, papistas, maometanos e outras seitas se orgulham de sua antiguidade, enquanto são meras falsificações da verdadeira religião pura.

Jesus Cristo, ele próprio, é a principal pedra angular (130). Aqueles que transferem essa honra a Pedro e sustentam que nele a igreja é fundada são tão vazios de vergonha, que tentam justificar seu erro citando esta passagem. Eles sustentam que Cristo é chamado a principal pedra de esquina, em comparação com outros; e que existem muitas pedras sobre as quais a igreja é fundada. Mas essa dificuldade é facilmente resolvida. Várias metáforas são empregadas pelos apóstolos de acordo com a diversidade de circunstâncias, mas ainda com o mesmo significado. Ao escrever aos coríntios, Paulo estabelece uma proposição incontestável de que “nenhum outro fundamento pode ser estabelecido”. ( 1 Coríntios 3:11 .) Portanto, ele não quer dizer que Cristo seja apenas um canto ou parte do fundamento; pois então ele se contradizia. O que então? Ele quer dizer que judeus e gentios eram duas paredes separadas, mas são formadas em um edifício espiritual. Cristo é colocado no meio da esquina com o propósito de unir os dois, e essa é a força da metáfora. O que é adicionado imediatamente mostra suficientemente que ele está muito longe de limitar a Cristo a qualquer parte do edifício.

Comentário de Adam Clarke

E são construídos sobre o fundamento – Seguindo a mesma metáfora, comparando a Igreja de Cristo a uma cidade e ao templo, os efésios crentes são representados como partes daquele edifício; as pedras vivas das quais é formada principalmente, 1 Pedro 2: 4 , 1 Pedro 2: 5 , tendo como fundamento – o plano básico, a especificação e o princípio sobre o qual foi construída, a doutrina ensinada pelos profetas no Antigo Testamento e os apóstolos no Novo. Jesus Cristo é a pedra angular, ou a???????a??? , o principal ângulo ou a pedra angular da fundação, o meio de conexão pelo qual judeus e gentios se uniram no mesmo edifício. Em outros lugares, Jesus Cristo é denominado a pedra fundamental. Eis que ponho em Sião uma pedra fundamental, uma pedra provada, uma pedra preciosa de esquina, Isaías 28:16 ; mas o significado é o mesmo em todos os lugares onde esses termos, fundamento e pedra angular, ocorrem; pois, ao assentar a fundação de um edifício, geralmente é colocada uma pedra grande em um dos ângulos ou cantos, que serve para formar parte das duas paredes que se encontram nesse ângulo. Quando, portanto, o apóstolo diz que Jesus Cristo é a pedra angular principal, significa uma pedra fundamental como a mencionada acima.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2:20 . . Isaiah 28:16 .), which testified of Christ ( John 5:39 .). The doctrine of all these is in substance the same, with regard to salvation and eternal life by Jesus Christ, who is not only the rock, on which he has built his church ( Matthew 16:18 .); E são edificados sobre o fundamento, etc. – “E ainda estás mais estreitamente unido a Cristo e ao Pai nele, não apenas como cidadãos de seu supremo magistrado, e como filhos de seu pai; mas como um edifício para seus fundamento, que é outra figura sob a qual a igreja de Cristo pode ser considerada em sua relação com ele ( 1 Pedro 2: 4-5 .), que é um fundamento seguro, que o próprio Deus estabeleceu em Sião, além do qual ninguém pode colocar qualquer outro, mas que é estabelecido ministerialmente tanto pela minha pregação ( 1 Coríntios 3: 10-11 .), como pela doutrina dos doze apóstolos, como construtores de mestres, sob Cristo, na dispensação do Novo Testamento ( Apocalipse 21 : 14. ); Como também tem sido nos escritos dos profetas antigos ( Salmos 118: 22. Isaías 28:16 .), Que testificavam de Cristo ( João 5:39 .). A doutrina de tudo isso está em substância. o mesmo com relação à salvação e à vida eterna por Jesus Cristo, que não é apenas a rocha sobre a qual ele construiu sua igreja ( Mateus 16:18 .); mas também é a principal pedra de esquina, que une, mantém e une os judeus e os gênios em si mesmo como uma igreja, e dá força, solidez e beleza a todo o edifício espiritual que é erguido sobre ele “. Os chefes de Israel, que carregam o peso do governo, são chamados de chefe, e a estada, ou, como está no hebraico, ???? , os cantos do povo ( 1 Samuel 14:38 . Isaías 19:13 .) ; consequentemente, Cristo é chamado a principal pedra da esquina e a principal pedra da esquina ( Salmos 118: 22. ), porque a igreja depende tanto dele como seu fundamento, quando considerada em alusão a uma casa ou prédio, como ela faz. sobre ele como cabeça, quando considerado em alusão a um corpo natural ou político.

Comentário de John Wesley

E são edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra da esquina;

E são construídos sobre o fundamento dos apóstolos e profetas – Como o fundamento sustenta o edifício, a palavra de Deus, declarada pelos apóstolos e profetas, sustenta a fé de todos os crentes. Deus estabeleceu o fundamento por eles; mas o próprio Cristo é a principal pedra angular da fundação. Em outros lugares, ele é chamado de fundação em si, 1 Coríntios 3:11 .

Referências Cruzadas

Salmos 118:22 – A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Mateus 21:42 – Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Lucas 20:17 – Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: “Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’.

Atos dos Apóstolos 4:11 – Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

1 Pedro 2:7 – Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

Apocalipse 21:14 – A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *