Estudo de Efésios 4:12 – Comentado e Explicado

para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,
Efésios 4:12

Comentário de Albert Barnes

Para o aperfeiçoamento dos santos – Sobre o significado da palavra aqui traduzida como “aperfeiçoamento” – ?ata?t?sµ?? katartismon – veja as notas em 2 Coríntios 13: 9 . Refere-se adequadamente à “restauração de qualquer coisa em seu lugar”; then putting in order, making complete, etc. Here it means that these various officers were appointed in order that everything in the church might be well arranged, or put into its proper place; or that the church might be “complete.” It is that Christians may have every possible advantage for becoming complete in love, and knowledge, and order.

For the work of the ministry – All these are engaged in the work of the ministry, though in different departments. Together they constituted the “ministry” by which Christ meant to establish and edify the church. All these offices had an existence at that time, and all were proper; though it is clear that they were not all designed to be permanent. The apostolic office was of course to cease with the death of those who were “the witnesses” of the life and doctrines of Jesus (compare notes on 1 Corinthians 9:1 ); the office of “prophets” was to cease with the cessation of inspiration; and in like manner it is possible that the office of teacher or evangelist might be suspended, as circumstances might demand. But is it not clear from this that Christ did not appoint “merely” three orders of clergy to be permanent in the church? Here are “five” orders enumerated, and in 1 Corinthians 12:28 , there are “eight” mentioned; and how can it be demonstrated that the Saviour intended that there should be “three” only, and that they should be permanent? The presumption is rather that he meant that there should be but one permanent order of ministers, though the departments of their labor might be varied according to circumstances, and though there might be helpers, as occasion should demand. In founding churches among the pagan, and in instructing and governing them there, there is need of reviving nearly all the offices of teacher, helper, evangelist, etc., which Paul has enumerated as actually existing in his time.

For the edifying – For building it up; that is, in the knowledge of the truth and in piety; see the notes on Romans 14:19 .

The body of Christ – The Church; see the notes on Ephesians 1:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

aperfeiçoamento . Grego. katartismos. Só aqui. Para o verbo, consulte App-125. Compare Romanos 9:22 .

santos . Ver Atos 9:13 .

ministério . App-190.

edificante . Como em Efésios 2:21 .

o corpo de Cristo . Ver Efésios 1:23 .

Comentário de John Calvin

12. Para a renovação dos santos. Nesta versão, sigo Erasmus, não porque prefiro a opinião dele, mas para permitir ao leitor a oportunidade de comparar sua versão com a Vulgata e a minha, e depois escolher por si mesmo. A tradução antiga foi ( ad consummationem ) para a completude. A palavra grega empregada por Paulo é ?ata?t?sµ??, que significa literalmente a adaptação das coisas que possuem simetria e proporção; assim como, no corpo humano, os membros estão unidos de maneira adequada e regular; para que a palavra venha a significar perfeição. Mas, como Paulo pretendia expressar aqui um arranjo justo e ordenado, prefiro a palavra ( constituutio ) assentamento ou constituição, considerando-a no sentido em que se diz que uma comunidade, reino ou província seja resolvida, quando houver confusão. à administração regular da lei.

Pelo trabalho do ministério. Deus mesmo poderia ter realizado esse trabalho, se ele tivesse escolhido; mas ele o comprometeu no ministério dos homens. Pretende-se antecipar uma objeção. “A igreja não pode ser constituída e organizada adequadamente, sem a instrumentalidade dos homens?” Paulo afirma que é necessário um ministério , porque essa é a vontade de Deus.

Para a edificação do corpo de Cristo. É o mesmo com o que ele havia anteriormente denominado assentamento ou aperfeiçoamento dos santos. Nossa verdadeira completude e perfeição consistem em estarmos unidos no corpo de Cristo. Nenhuma língua mais altamente recomendável do ministério da palavra poderia ter sido empregada, do que atribuir a esse efeito. O que é mais excelente do que produzir a verdadeira e completa perfeição da igreja? E, no entanto, este trabalho, tão admirável e divino, é aqui declarado pelo apóstolo para ser realizado pelo ministério externo da palavra. Que aqueles que negligenciam esse instrumento esperem tornar-se perfeitos em Cristo é loucura total. Ainda assim, são os fanáticos, por um lado, que fingem ser favorecidos com revelações secretas do Espírito, – e os homens orgulhosos, por outro, que imaginam que para eles basta a leitura particular das Escrituras, e que eles têm não há necessidade do ministério comum da igreja.

Se a edificação da igreja procede somente de Cristo, ele certamente tem o direito de prescrever de que maneira ela será edificada. Mas Paulo afirma expressamente que, de acordo com o mandamento de Cristo, nenhuma união ou perfeição real é alcançada, mas pela pregação externa. Devemos nos permitir ser governados e ensinados pelos homens. Esta é a regra universal, que se estende igualmente ao mais alto e ao mais baixo. A igreja é a mãe comum de todos os piedosos, que dão à luz, nutrem e criam filhos a Deus, reis e camponeses; e isso é feito pelo ministério. Aqueles que negligenciam ou desprezam essa ordem escolhem ser mais sábios que Cristo. Ai do orgulho de tais homens! É, sem dúvida, uma coisa em si mesmo possível que apenas a influência divina nos torne perfeitos sem assistência humana. Mas a presente investigação não é o que o poder de Deus pode realizar, mas qual é a vontade de Deus e a designação de Cristo. Ao empregar instrumentos humanos para realizar sua salvação, Deus não conferiu aos homens nenhum favor comum. Tampouco se pode encontrar um exercício melhor adaptado para promover a unidade do que reunir-se em torno da doutrina comum – o padrão de nosso general.

Comentário de Adam Clarke

Para o aperfeiçoamento dos santos – Para a completa instrução, purificação e união de todos os que creram em Cristo Jesus, tanto judeus quanto gentios. Para o significado de ?ata?t?sµ?? , aperfeiçoamento, veja a nota em 2 Coríntios 13: 9 .

Para o trabalho do ministério – Todos esses vários oficiais, e os dons e graças que lhes foram conferidos, foram julgados necessários, pelo grande Chefe da Igreja, por sua instrução completa nas importantes doutrinas do cristianismo. Os mesmos oficiais e dons ainda são necessários, e Deus os dá; mas eles não conhecem seus lugares. Na maioria das igrejas cristãs, parece haver apenas um ofício, o de pregador; e um presente, aquele pelo qual ele professa pregar. Os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores estão todos compostos nos pregadores da classe; e muitos, a quem Deus deu apenas o dom da exortação, tomam textos para explicá-los; e assim perdem seu tempo e estragam seu ministério.

Edificação do corpo – O corpo de Cristo é sua Igreja, veja Efésios 2:20 , etc .; e sua edificação consiste em sua instrução completa nas coisas Divinas e em ser preenchida com fé e santidade.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 4:12 . Para perseguir os santos, para equipar pessoas santas – para edificar, etc. Blackwall.

Comentário de Scofield

perfeito

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Pelo aperfeiçoamento dos santos, pela obra do ministério, pela edificação do corpo de Cristo:

Neste verso é observado o cargo de ministros; no próximo, o objetivo dos santos; nos dias 14, 15, 16, a maneira de crescer na graça. E cada uma delas tem três partes, na mesma ordem.

Para aperfeiçoar os santos – Completá-los em número e seus vários dons e graças.

Para o trabalho do ministério – O serviço a Deus e sua igreja em seus vários ministérios.

Para a edificação do corpo de Cristo – A construção deste seu corpo místico na fé, amor, santidade.

Referências Cruzadas

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 1:17 – Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério”.

Atos dos Apóstolos 1:25 – para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 12:7 – Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;

Romanos 14:19 – Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.

Romanos 15:2 – Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.

Romanos 15:14 – Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.

Romanos 15:29 – Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção de Cristo.

1 Coríntios 4:1 – Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

1 Coríntios 12:7 – A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

1 Coríntios 14:4 – Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.

1 Coríntios 14:12 – Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.

1 Coríntios 14:14 – Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.

1 Coríntios 14:26 – Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.

2 Coríntios 3:8 – Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

2 Coríntios 6:3 – Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

2 Coríntios 12:19 – Vocês pensam que durante todo este tempo estamos nos defendendo perante vocês? Falamos diante de Deus como alguém que está em Cristo; e tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los.

Efésios 1:23 – que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Efésios 4:4 – Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;

Efésios 4:16 – Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Efésios 4:29 – Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Filipenses 1:25 – Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,

Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

Colossenses 4:17 – Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.

1 Tessalonicenses 5:11 – Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.

1 Tessalonicenses 5:11 – Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

2 Timóteo 4:5 – Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

2 Timóteo 4:11 – Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

Hebreus 6:1 – Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

Hebreus 13:17 – Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *