Estudo de 2 Timóteo 4:5 – Comentado e Explicado

Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.
2 Timóteo 4:5

Comentário de Albert Barnes

Mas vigie em todas as coisas – esteja vigilante contra o erro e contra o pecado, e fiel no desempenho do dever; Veja a nota de Mateus 25:13 ; 1 Coríntios 16:13 .

Suportar aflições – Veja as notas em 2 Timóteo 2: 3 . A palavra grega aqui é a mesma que é traduzida como “suportar dureza”.

Faça o trabalho de um evangelista – Sobre a palavra “evangelista”, veja as notas em Atos 21: 8 . A frase aqui significa “faça o trabalho de pregar o evangelho” ou de alguém designado para proclamar as boas novas da salvação. Esse é o assunto apropriado de todos os ministros, qualquer que seja o cargo que eles mantenham. Se alguma vez foi considerado como o dever apropriado de uma classe separada de homens fazer isso, veja as notas em Efésios 4:11 .

Faça uma prova completa do teu ministério – Margem, “cumpra”; compare as notas em Romanos 14: 5 . A palavra aqui usada denota, adequadamente, suportar ou trazer plenamente; depois persuadir completamente; e, em seguida, assegurar-se plenamente, dar a prova completa. O significado aqui parece ser “fornecer evidências completas do que é o design do ministério cristão e do que ele é adaptado para realizar”, pelo fiel desempenho de todos os seus deveres. Timóteo deveria cumprir os deveres de seu cargo, a fim de fornecer “uma ilustração justa” do que o ministério poderia fazer e, assim, mostrar a sabedoria do Salvador em sua instituição. Esse deve ser o objetivo de todos os ministros do evangelho. Cada um deve decidir, pela bênção de Deus, que o ministério, em suas mãos, seja permitido, “por um julgamento justo”, mostrar ao máximo o que está adaptado para fazer para o bem-estar da humanidade.

Comentário de E.W. Bullinger

assistir . Grego. nepho. Ver 1 Tessalonicenses 5: 6 .

pol. App-104.

suportar aflições = sofrer o mal. Grego. kakopetheo. Ver 2 Timóteo 2: 8 .

evangelista . Compare o App-121.

faça a prova completa de = realizar completamente. Grego. pleróforo. Veja Romanos 4:21 .

ministério . App-190.

Comentário de John Calvin

5 Mas vigie em todas as coisas . Ele prossegue com a exortação anterior, no sentido de que quanto mais graves são as doenças, mais sinceramente Timóteo pode trabalhar para curá-las; e que os perigos mais próximos estão à mão, mais diligentemente ele pode vigiar. E porque os ministros de Cristo, quando cumprem fielmente seu cargo, são imediatamente chamados a se envolverem em combates, ele ao mesmo tempo lembra a Timóteo que seja firme e imóvel em adversidades duradouras. (196)

Faça o trabalho de um evangelista Ou seja, “Faça o que pertence a um evangelista”. Se ele denota geralmente por esse termo quaisquer ministros do evangelho, ou se este foi um ofício especial, é duvidoso; mas estou mais inclinado à segunda opinião, porque em Efésios 4:11 é claramente evidente que essa era uma classe intermediária entre apóstolos e pastores, para que os evangelistas fossem classificados como assistentes ao lado dos apóstolos. Também é mais provável que Timóteo, a quem Paulo associou a si mesmo como seu companheiro mais próximo em todas as coisas, tenha ultrapassado os pastores comuns em posição e dignidade de cargo, do que ele era apenas um deles. Além disso, mencionar um título honorável de cargo tende não apenas a encorajá-lo, mas a recomendar sua autoridade a outros; e Paulo tinha em vista esses dois objetos.

Torne seu ministério aprovado Se lermos esta cláusula como na antiga tradução, “Cumpra teu ministério”, o significado será: “Você não pode cumprir plenamente o cargo que lhe foi confiado, mas fazendo as coisas que ordenei. Portanto, veja que você não falha no meio do curso. Mas porque p????f??e?? geralmente significa “tornar certo” ou “provar”, eu prefiro o seguinte significado, que também é mais agradável ao contexto, – que Timóteo, observando e sofrendo aflições pacientemente e ensinando constantemente, conseguir estabelecer a verdade de seu ministério, porque a partir dessas marcas todos o reconhecerão como um ministro bom e fiel de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Mas observe-te em todas as coisas – é possível ser ultrapassado em falta, negligenciar o dever e perder a alma. Observar a oração evita todos esses males.

Suportar aflições – Que nenhum sofrimento te atinja; nem permita que o medo deles te faça abandonar a verdade, ou relaxe em seu zelo pela salvação dos homens.

Faça o trabalho de um evangelista – Ou seja: Pregue Cristo crucificado pelos pecados do mundo inteiro; pois isso, e somente isso, está fazendo o trabalho de um evangelista ou pregador das boas novas de paz e salvação por Cristo. Um anjo de Deus foi enviado pela primeira vez para fazer o trabalho de um evangelista, e como ele fez isso? Eis que, disse ele, trago-lhe boas novas de grande alegria; ?d?? ?a?, e?a??e????µa? ?µ?? ?a?a? µe?a???, ?t?? esta? pa?t? t? ?a? . Eis que eu evangelizo para você grande alegria que será para todas as pessoas; para você nasce um salvador. Aqueles que não proclamam a Cristo como tendo provado a morte por todo homem, e que não mostram implicitamente que toda alma humana pode ser salva, não realizam a obra de evangelistas; eles, Deus os ajude! limitar o Santo de Israel. No entanto, tanto quanto eles pregam a verdade com sinceridade, até agora Deus os reconhece e abençoa a eles e a seus trabalhos; eles fazem parte do trabalho, mas não o todo.

Faça prova completa de seu ministério – Empurre todos os seus princípios ao máximo poder de atividade deles; leve-os a todas as suas consequências; e tenta o que Deus fará por ti e por ti. Não negligencie parte da tua função sagrada; cumprir fielmente todos os deveres de que é composto; e faça a obra de Deus à sua maneira e em seu próprio espírito.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 4: 5 . Suportar aflições, Os pagãos atribuíram a paciência e firmeza dos cristãos, em meio à perseguição, à mera obstinação; mas nenhuma humanidade teve razões mais fortes para o que fez, ou melhores princípios a seguir, quando encontraram perigo e morte com tanta firmeza e intrepidez de espírito. Em vez de fazer uma prova completa do seu ministério, alguns leram realizar ou preencher todos os ramos do seu ministério.

Comentário de John Wesley

Mas observe você em todas as coisas, sofra aflições, faça o trabalho de um evangelista, faça uma prova completa de seu ministério.

Assista – Um exercício sincero, constante e perseverante. A observação das escrituras, ou a espera, implica fé firme, esperança paciente, amor trabalhador, oração incessante; sim, o poderoso esforço de todos os afetos da alma que um homem é capaz.

Em todas as coisas – Tudo o que você está fazendo, ainda assim, e em todas as coisas, observe. Faça o trabalho de um evangelista – que era próximo ao de um apóstolo.

Referências Cruzadas

Isaías 56:9 – Venham todos vocês, animais do campo; todos vocês, animais da floresta, venham comer!

Isaías 62:6 – Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso,

Jeremias 6:17 – Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Ezequiel 33:2 – “Filho do homem, fale com os seus compatriotas e diga-lhes: ‘Quando eu trouxer a espada contra uma terra e o povo da terra escolher um homem para ser sentinela,

Ezequiel 33:7 – “Filho do homem, eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a minha palavra, e advirta-os em meu nome.

Marcos 13:34 – É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie.

Marcos 13:37 – O que lhes digo, digo a todos: Vigiem! “

Lucas 12:37 – Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.

Atos dos Apóstolos 20:30 – E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.

Atos dos Apóstolos 21:8 – Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesaréia e ficamos na casa de Filipe, o evangelista, um dos sete.

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

Colossenses 4:17 – Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.

1 Tessalonicenses 5:6 – Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

1 Timóteo 4:15 – Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.

2 Timóteo 1:8 – Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Timóteo 2:3 – Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

2 Timóteo 3:10 – Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

Hebreus 13:17 – Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Apocalipse 3:2 – Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *