Estudo de Ezequiel 3:17 – Comentado e Explicado

filho do homem, estabeleço-te como sentinela na casa de Israel. Logo que escutares um oráculo saindo de minha boca, tu lho transmitirás de minha parte.
Ezequiel 3:17

Comentário de Albert Barnes

Vigia – Os sacerdotes e ministros do Senhor costumavam ser chamados. Ezequiel é especialmente distinguido por este título Ezequiel 33: 7 . Os deveres de um vigia são duplos,

(1) esperar e observar o que Deus ordenará,

(2) vigiar e supervisionar as pessoas.

Isaías descreve e censura vigias infiéis Isaías 56:10 .

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 3:17 . Eu te fiz vigia Veja Isaías 51: 7-8 ; Isaías 56:10 .

Comentário de Adam Clarke

Fiz de ti um vigia – o cuidado e o bem-estar de todo esse povo que tenho posto sobre ti. Você deve cuidar de sua segurança, pregar por sua edificação e orar por seu bem-estar eterno. E para que sejas bem sucedido, receba a palavra na minha boca e avise-a de mim.

Deus é particularmente ciumento para que nenhuma palavra, exceto a dele, seja ensinada para as doutrinas divinas. Ele não terá credos humanos, não mais do que Tradições, ensinados em vez de sua própria palavra. Nenhuma palavra pode ter sucesso na salvação dos pecadores, senão no que vem de Deus. Todo ministro do Evangelho deve estar familiarizado com seu Criador pela fé e pela oração; Deus então manterá comunhão com seu espírito; caso contrário, o que ele prega será destituído de espírito e vida, e seus textos e sermões hackeados, em vez de serem o pão do céu, serão como as crostas secas e mofadas de Gibeonitas.

Comentário de John Calvin

O que Ezequiel ouviu pertence a todos os professores da Igreja, a saber, que eles são designados e colocados divinamente como nas torres de vigia, para que possam vigiar a segurança comum de todos. Era dever daqueles que foram designados desde os primeiros ministros da doutrina celestial serem vigias. E no papado, como esse nome foi imposto aos ídolos, mudos, cegos e surdos, aqueles que com o rosto inchado se chamam bispos, foram advertidos por sua vocação. Pois sabemos que a palavra bispo significa o mesmo que vigia. Mas, quando se gabavam de ser bispos, afogavam-se nas trevas da grosseira ignorância; também eram enterrados no prazer e na preguiça, pois não há mais inteligência nesses animais do que em bois ou jumentos. Asnos e bois gastam seu trabalho em proveito do homem, mas estes não são apenas destituídos de todo julgamento e razão, mas são totalmente inúteis. Mas o que eu disse é para ser lembrado, quando Deus escolhe os Profetas, que eles são colocados, por assim dizer, nas torres de vigia, para que possam vigiar a segurança de toda a Igreja. Isso deve agora ter força, para que os pastores se reconheçam colocados em estações onde possam estar vigilantes: e esse é realmente um ponto. Agora, isso não pode ser feito, a menos que sejam dotados de dons superiores e prevaleçam na graça do Espírito acima da comunidade. Tampouco é suficiente que os pastores vivam como homens particulares, mas devem esperar mais, como se fossem colocados em uma torre de vigia, o que exige diligência e poder de observação: este é um segundo ponto.

Agora é acrescentado : ouvirás da minha boca as palavras e as anunciarás ao meu povo. Aqui, uma regra geral é prescrita a todos os profetas e pastores da Igreja, a saber, que eles devem ouvir a palavra da boca de Deus: pela qual partícula Deus deseja excluir o que os homens fabricam ou inventam para si mesmos. Pois é evidente que, quando Deus reivindicou a si mesmo o direito de falar que ordena que todos os homens se calem e que não ofereçam nada próprio, e então, quando ele ordena que eles ouçam a palavra de sua boca, refreie-os de que não devem inventar nada, nem anseiam por seus próprios artifícios, nem se atrevem a conceber mais ou menos que a palavra: e, finalmente, vemos que tudo o que os homens oferecem por si mesmos é aqui abolido, quando somente Deus deseja ser ouvido, pois ele não se mistura aqui com os outros como na multidão, como se quisesse ser ouvido apenas em parte. Ele assume para si mesmo, portanto, o que devemos atribuir ao seu comando supremo sobre todas as coisas, a saber, que devemos nos apoiar em seus lábios. Mas se isso foi dito a Ezequiel, como é que homens sem autoridade agora se atrevem a espalhar suas próprias ficções, como vemos no Papado? para quê. é essa religião senão uma confusão confusa das inúmeras ficções dos homens? os dray acumularam, de muitos cérebros, um imenso caos de erros; ‘porque eles desejam que adoremos como oráculos de Deus, o que quer que homens tolos tenham imaginado. Mas quem dentre eles se orgulhará de superior a Ezequiel? não, se todos eles forem reunidos, ousarão afirmar que podem ser comparados somente com ele? E se ousarem, quem admitirá sua arrogância? Vemos então que Ezequiel com os outros profetas está preso, que ele não deve dizer nada além do que ouviu da boca de Deus.

Agora segue-se : admoestá-los-ei de mim A palavra que o Profeta usa, significa admoestar e advertir. Não há dúvida de que ele se refere às advertências pelas quais os homens são despertados para advertir, para que não pereçam por qualquer erro ou falta de consideração. Portanto, depois que Deus submeteu o Profeta a si mesmo e ordenou que ele fosse um discípulo, ele o nomeou professor, porque a audição não era suficiente, a menos que aquele que havia sido chamado para governar a Igreja entregasse de suas mãos o que recebeu. de Deus. Deus, portanto, ordena que o Profeta fale, depois que ele ordenou que ele ouvisse. Mas ele acrescenta, de mim, que as pessoas podem entender que somente Deus é o autor da instrução. De fato, os falsos mestres assumem orgulhosamente o nome de Deus, como vemos no papado que esse axioma soa através dele, que a Igreja é governada pelo Espírito Santo imediatamente e, portanto, que não pode errar: mas essas duas coisas devem ser leia conjuntamente, a saber, que aquele que é nomeado professor deve ouvir Deus falando, e depois deve admoestar em nome do próprio Deus, isto é, deve professar que ele é o ministro e testemunha de Deus, para que seu ensino não seja pensou o seu. Para aqueles que afetam o louvor da habilidade, ou o aprendizado ou a eloqüência, muitas vezes obscurecem o nome de Deus, e, portanto, apesar de professarem ter seus ensinamentos de Deus, ainda depois falam por si mesmos: ou seja, se incham com vaidosa ostentação, para que a majestade de Deus não apareça, nem a eficácia do Espírito nesse método profano de ensino. Por isso, Deus depois impôs uma lei a seu Profeta, para que ele não pronunciasse nada além do que ouvira: agora ele acrescenta outra cláusula: que ele deveria advertir o povo; mas ele deve adverti-los não de si mesmo, mas deve sempre ter em sua boca esse sagrado nome de Deus, e mostrar que na realidade ele é enviado dele. Pois assim falou Moisés: O que sou eu e meu irmão Arão? ( Números 16:11 .) Aqui vemos que Moisés falou de Deus; isto é, professou ser ministro de Deus, quando testemunhou que não era nada, que não assumiu nada para si mesmo e agiu em nada por seu próprio conselho ou movimento peculiar.

Comentário de E.W. Bullinger

feito = dado. Os profetas e ministros de Deus foram Seus “dons” ( Efésios 4:11 ).

vigia = alguém que olha para fora ou vê de uma altura, com o objeto de aviso. Hebraico. zaphah. Compare Ezequiel 33: 2 , Ezequiel 33: 6 , Ezequiel 33: 7 , Isaías 52: 8 ; Ezequiel 56:10 . Jeremias 6:17 . Não é shamar , manter-se à vista com o objetivo de guardar, como em Cântico de Salomão 3: 3 ; Cântico de Salomão 5: 7 . Isaías 21:11 ; Isaías 62: 6 . Estas são as duas esferas do ofício pastoral.

avise-os. Zuhar hebraico, para dar um sinal por um farol ou outro fogo ( Jeremias 8: 1 ). Ocorre quatorze vezes em Ezequiel em conexão com os cuidados do profeta “ou pastor”. Compare os versículos: Ezequiel 3:18 , Ezequiel 3:19 , Ezequiel 3:10 , Ezequiel 18:20 , Ezequiel 18:21 ; , Ezekiel 33:9 . Ezequiel 33: 3 , Ezequiel 33: 4 , Ezequiel 33: 5 , Ezequiel 33: 6 , Ezequiel 33: 7 , Ezequiel 33: 8 , Ezequiel 33: 9 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *