Estudo de Romanos 15:19 – Comentado e Explicado

pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. De maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Ilíria.
Romanos 15:19

Comentário de Albert Barnes

Através de sinais e maravilhas poderosas – Por milagres estupendos e impressionantes; veja a nota em Atos 2:43 . Paulo aqui se refere, sem dúvida, aos milagres que ele próprio realizou; veja Atos 19: 11-12 , “E Deus operou milagres especiais pelas mãos de Paulo”, etc.

Pelo poder do Espírito de Deus – Isso pode estar relacionado a sinais e maravilhas, e então significa que esses milagres foram realizados pelo poder do Espírito Santo; ou pode constituir um novo assunto e se referir ao dom de profecia, o poder de falar outras línguas. Qual é o seu verdadeiro significado não pode, talvez, ser verificado. As interpretações “concordam” nisso, que ele traçou seu sucesso em “todas” as coisas para o auxílio do Espírito Santo.

De modo que de Jerusalém – Jerusalém, como um “centro” de sua obra; o centro de todas as operações religiosas e pregação sob o evangelho. This was not the place where “Paul” began to preach Galatians 1:17-18 , but it was the place where the “gospel” was first preached, and the apostles began to reckon their success from that as a point; compare the note at Luke 24:49 .

And round about – ?a?´ ??´???? kai kuklo¯In a circle. That is, taking Jerusalem as a center, he had fully preached round that center until you come to Illyricum.

Unto Illyricum – Illyricum was a province lying to the northwest of Macedonia, bounded north by a part of Italy and Germany, east by Macedonia, south by the Adriatic, west by Istria. It comprehended the modern Croatia and Dalmatia. So that taking Jerusalem as a center, Paul preached not only in Damascus and Arabia, but in Syria, in Asia Minor, in all Greece, in the Grecian Islands, and in Thessaly and Macedonia. This comprehended no small part of the then known world; “all” of which had heard the gospel by the labors of one indefatigable man There is no where in the Acts express mention of Paul’s going “into” Illyricum; nor does the expression imply that he preached the gospel “within” it, but only “unto” its borders. It may have been, however, that when in Macedonia, he crossed over into that country; and this is rendered somewhat probable from the fact that “Titus” is mentioned as having gone into “Dalmatia” 2 Timothy 4:10 , which was a part of Illyricum.

I have fully preached – The word used here means properly “to fill up” pep?????e´?a? peple¯ro¯kenai“to complete,” and here is used in the sense of “diffusing abroad,” or of “filling up” all that region with the gospel; compare 2 Timothy 4:17 . It means that he had faithfully diffused the knowledge of the gospel in all that immense country.

Comentário de E.W. Bullinger

Através de poderoso = Por (App-104.) O poder (App-172.)

sinais . App-176.

maravilhas . App-176.

poder . O mesmo grego. palavra como “poderoso” .

o Espírito de Deus . Alguns textos leem “o Espírito Santo” (App-101.)

de . App-104.

até = tanto quanto. Illyricum. Não mencionado em Atos. Incluiu Montenegro, Albânia, Dalmácia, etc.

totalmente pregado . Grego. pleroo , traduzido como “preenchimento” , “preenchido”, em versículos: Romanos 15:13 , Romanos 15:14 . Compare Atos 20:24 . App-125.

evangelho . Veja App-140.

Comentário de John Calvin

19. Para que de Jerusalém, etc. Ele também se junte a um testemunho do efeito; pois o sucesso que se seguiu à sua pregação excedeu todos os pensamentos dos homens. Pois quem poderia ter reunido tantas igrejas para Cristo, sem ser auxiliado pelo poder de Deus? “De Jerusalém”, ele diz, “eu propaguei o evangelho até Illyricum, e não me apressando ao final do meu curso de maneira direta, mas andando por todos os lados e pelos países intervenientes”. Mas o verbo pep???????a? , que após outros eu preenchi ou completei, significa aperfeiçoar e suprir o que está faltando. Portanto, p????µa em grego significa perfeição e também um complemento. Estou disposto a explicá-lo assim: – que ele difundiu, por assim dizer, enchendo a pregação do evangelho; pois outros já haviam começado, mas ele o espalhou mais amplamente. (455)

Comentário de Adam Clarke

Através de poderosos sinais e maravilhas – Isso explica mais completamente a cláusula anterior: pelo poder do Espírito Santo, ele foi habilitado a trabalhar entre os gentios poderosos sinais e maravilhas; para que eles estivessem totalmente convencidos de que tanto sua doutrina quanto sua missão eram divinas; e, portanto, eles receberam alegremente o evangelho do Senhor Jesus.

Ao redor de Illyricum – Entre os escritores antigos, este lugar recebeu uma grande variedade de nomes, Illyria, Illyrica, Illyricum, Illyris e Illyrium. É um país da Europa, que se estende do golfo do Adriático à Panônia: de acordo com Plínio, se estendia do rio Arsia ao rio Drinius, incluindo a Liburnia a oeste e a Dalmácia a leste. Seus limites precisos não foram determinados por geógrafos antigos ou modernos. Parece, de acordo com uma inscrição em Gruter, ter sido dividida por Augusto em duas províncias, a superior e a inferior. Agora faz parte da Croácia, Bósnia, Ístria e Eslavônia. Quando o apóstolo diz que ele pregou o Evangelho de Jerusalém ao redor de Ilírico, ele pretende suas viagens terrestres principalmente; e, olhando o mapa anexo aos Atos dos Apóstolos, o leitor verá que, de Jerusalém, o apóstolo percorreu a costa oriental do Mar Mediterrâneo e passou pela Síria, Fenícia, Arábia, Cilícia, Panfília, Pisídia. Lycaonia, Galatia, Pontus, Paphlagonia, Phrygia, Troas, Ásia, Caria, Lycia, Ionia, Lydia, Trácia, Macedônia, Tessália e Acaia; além das ilhas de Chipre e Creta. E sem dúvida ele visitou muitos outros lugares que não são mencionados no Novo Testamento.

Eu preguei completamente o Evangelho – ?ep?????e?a? t? e?a??e???? , eu preguei com sucesso – eu não apenas proclamei a palavra, mas também converti-me e fundei igrejas. Veja a nota em Mateus 5:17 , onde esse sentido da palavra p?????? é percebido; pois significa não apenas total ou perfeitamente, mas também ensinar com prosperidade e sucesso.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15:19 . Até o período Embora seja evidente a partir desta passagem, que São Paulo, antes da data desta epístola, por volta do ano 58, havia pregado o Evangelho nessas regiões, é observável que São Lucas não toma conhecimento disso em a história dos Atos; onde ele também omite mencionar a jornada que o apóstolo levou para a Arábia em sua primeira conversão, e vários outros fatos notáveis ??mencionados no capítulo 11 da segunda epístola aos coríntios e em outros lugares. E é muito possível que a visita a Creta, quando Tito foi deixado para trás para ordenar anciãos ( Tito 1: 5 ), possa ser desse número. Veja Doddridge, Wall e Calmet.

Referências Cruzadas

Mateus 12:28 – Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos dos Apóstolos 9:28 – Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor.

Atos dos Apóstolos 13:4 – Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Atos dos Apóstolos 13:14 – De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram.

Atos dos Apóstolos 13:51 – Estes sacudiram o pó dos seus pés em protesto contra eles e foram para Icônio.

Atos dos Apóstolos 14:6 – Quando eles souberam disso, fugiram para as cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores,

Atos dos Apóstolos 14:10 – disse em alta voz: “Levante-se! Fique de pé! ” Com isso, o homem deu um salto e começou a andar.

Atos dos Apóstolos 14:20 – Mas quando os discípulos se ajuntaram em volta de Paulo, ele se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, ele e Barnabé partiram para Derbe.

Atos dos Apóstolos 14:25 – e, tendo pregado a palavra em Perge, desceram para Atália.

Atos dos Apóstolos 15:12 – Toda a assembléia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios.

Atos dos Apóstolos 16:6 – Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia.

Atos dos Apóstolos 16:18 – Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! ” No mesmo instante o espírito a deixou.

Atos dos Apóstolos 17:10 – Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica.

Atos dos Apóstolos 17:15 – Os homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.

Atos dos Apóstolos 18:1 – Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.

Atos dos Apóstolos 18:19 – Chegaram a Éfeso, onde Paulo deixou Priscila e Áqüila. Ele, porém, entrando na sinagoga, começou a debater com os judeus.

Atos dos Apóstolos 19:1 – Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos

Atos dos Apóstolos 19:11 – Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo,

Atos dos Apóstolos 20:1 – Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e, depois de encorajá-los, despediu-se e partiu para a Macedônia.

Atos dos Apóstolos 20:2 – Viajou por aquela região, encorajando os irmãos com muitas palavras e, por fim, chegou à Grécia,

Atos dos Apóstolos 20:6 – Navegamos de Filipos, após a festa dos pães sem fermento, e cinco dias depois nos reunimos com os outros em Trôade, onde ficamos sete dias.

Atos dos Apóstolos 20:20 – Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

Romanos 1:14 – Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.

Romanos 15:24 – planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudar em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

2 Coríntios 12:12 – As marcas de um apóstolo — sinais, maravilhas e milagres — foram demonstradas entre vocês, com grande perseverança.

Gálatas 3:5 – Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Hebreus 2:4 – Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *