Estudo de Colossenses 1:28 – Comentado e Explicado

A ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo.
Colossenses 1:28

Comentário de Albert Barnes

A quem pregamos, avisando a todos – Isso não significa aviso de perigo, mas “advertindo todas as reivindicações do evangelho à atenção”. Nossa palavra advertir é comumente usada no sentido de advertir contra o perigo. A palavra grega aqui significa lembrar; admoestar; exortar. A idéia do apóstolo é que ele fez o seu grande negócio trazer as ofertas do evangelho razoavelmente à mente de todo homem. Como tinha as mesmas reivindicações em todos; como poderia ser oferecido gratuitamente a todos, e como fornecia a única esperança de glória, ele estabeleceu como objetivo de sua vida avaliar todos os homens, tanto quanto pudesse.

E ensinando a todo homem – Paulo fez questão de instruir os homens, bem como exortá-los. Exortação e advertência são de pouca utilidade quando não há instruções sólidas e uma cuidadosa inculcação da verdade. É um dos deveres do ministério instruir os homens naquelas verdades de que eram antes ignorantes; veja Mateus 28:19 ; 2 Timóteo 2:25 .

Com toda sabedoria – Compare a nota de Mateus 10:16 ; Colossenses 1: 9 nota. O significado é que ele e seus colegas se esforçaram para manifestar verdadeira sabedoria no método em que instruíram os outros.

Que possamos apresentar todo homem – Quando chegarmos a aparecer diante de Deus; Notas, 2 Coríntios 11: 2 . Paulo estava ansioso para que ninguém a quem esse evangelho fosse pregado fosse perdido. Ele acreditava que era adaptado para salvar todos os homens; e como ele esperava encontrar todos os seus ouvintes no bar de Deus, seu objetivo era apresentá-los aperfeiçoados por meio do evangelho que ele pregava.

Comentário de E.W. Bullinger

pregar . App-121.

aviso = advertência. Grego. noutheteo . Compare Colossenses 3:16 .

homem. App-123.

homem App-123.

perfeito . App-125.

Jesus. Os textos omitem.

Comentário de John Calvin

28. Quem pregamos. Aqui ele se aplica à sua própria pregação de tudo o que ele havia declarado anteriormente sobre o maravilhoso e adorável segredo de Deus; e assim ele explica o que ele já havia abordado quanto à dispensação que lhe fora confiada; pois ele tem isso em vista para adornar seu apostolado e reivindicar autoridade para sua doutrina: pois depois de ter exaltado o evangelho nos mais altos termos, ele acrescenta agora que esse é o segredo divino que ele prega. Não foi, no entanto, sem uma boa razão, que ele havia notado um pouco antes, que Cristo é a soma desse segredo, para que eles saibam que nada pode ser ensinado que tenha mais perfeição do que Cristo.

As expressões a seguir também têm grande peso. Ele se representa como o professor de todos os homens; o que significa que ninguém é tão eminente em relação à sabedoria a ponto de ter o direito de se eximir da mensalidade. “Deus me colocou em uma posição elevada, como um arauto público de seu segredo, para que o mundo inteiro, sem exceção, possa aprender comigo.”

Com toda sabedoria. Essa expressão equivale a afirmar que sua doutrina é tal que conduz um homem a uma sabedoria que é perfeita e que não tem falta; e é isso que ele acrescenta imediatamente, que tudo o que se mostra verdadeiro discípulo se tornará perfeito . Veja o segundo capítulo de Primeira Coríntios. ( 1 Coríntios 2: 6. ) Agora, que coisa melhor pode ser desejada do que aquilo que nos confere a mais alta perfeição? Ele novamente repete, em Cristo , que eles podem não querer conhecer nada além de Cristo somente. A partir desta passagem, também, podemos reunir uma definição de verdadeira sabedoria – aquela pela qual somos apresentados perfeitos aos olhos de Deus, e isso em Cristo , e em nenhum outro lugar. (343)

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:28 . A quem pregamos Todo esse discurso centra-se na excelente visão de envolver os colossenses na adesão ao cristianismo genuíno; e é agradável observar como todos os versos, e quase todas as cláusulas, sugerem mais diretamente ou obliquamente algum argumento forte para esse propósito. As palavras que todo homem ocorre não menos que três vezes na bússola deste versículo mostram que São Paulo lhes impôs grande ênfase. O significado da última cláusula é: “Trabalho para que meu ministério tenha esse efeito sobre todos os meus ouvintes, sejam judeus ou gentios, para que cada um deles possa parecer perfeito aos olhos de Deus”. Também não precisa parecer estranho que o apóstolo fale dessa apresentação, como seu próprio ato, uma vez que ele usa uma expressão algo semelhante em outro lugar, 2 Coríntios 11: 2 . Eu o esposei com um marido, para que eu a apresente como uma casta virgem a Cristo: a expressão aqui parece usada em alusão às ofertas apresentadas a Deus sob a lei. Quando ele diz perfeito em Cristo Jesus, ele sugere que eles não tinham e não poderiam ter essa perfeição pela lei mosaica.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:5 – Eu lhes ensinei decretos e leis, como me ordenou o Senhor, o meu Deus, para que sejam cumpridos na terra na qual vocês estão entrando para dela tomar posse.

Provérbios 8:5 – Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.

Eclesiastes 12:9 – Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.

Jeremias 3:15 – Então eu lhes darei governantes conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento.

Jeremias 6:10 – A quem posso eu falar ou advertir? Quem me escutará? Os ouvidos deles são obstinados, e eles não podem ouvir. A palavra do Senhor é para eles desprezível, não encontram nela motivo de prazer.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Ezequiel 7:10 – “Aqui está o dia! Já chegou! A condenação irrompeu, a vara brotou, a arrogância floresceu!

Ezequiel 33:4 – então, se alguém ouvir a trombeta mas não der atenção à advertência e a espada vier e tirar a sua vida, ele será culpado de sua própria morte.

Mateus 3:7 – Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Marcos 6:34 – Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

Atos dos Apóstolos 3:20 – para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.

Atos dos Apóstolos 5:42 – Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Atos dos Apóstolos 8:5 – Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo.

Atos dos Apóstolos 8:35 – Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 11:20 – Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Atos dos Apóstolos 17:3 – explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”.

Atos dos Apóstolos 17:18 – Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela? ” Outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.

Atos dos Apóstolos 20:27 – Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

Atos dos Apóstolos 20:31 – Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 2:6 – Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.

1 Coríntios 2:15 – Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois

1 Coríntios 4:14 – Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.

1 Coríntios 12:8 – Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Coríntios 10:14 – Não estamos indo longe demais em nosso orgulho, como seria o caso se não tivéssemos chegado até vocês, pois chegamos a vocês com o evangelho de Cristo.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Efésios 5:27 – e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Filipenses 1:15 – É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

1 Tessalonicenses 4:6 – Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

1 Tessalonicenses 5:12 – Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.

1 Timóteo 3:2 – É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

2 Timóteo 2:24 – Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.

Hebreus 10:14 – porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *