Estudo de 1 Coríntios 2:15 – Comentado e Explicado

O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém.
1 Coríntios 2:15

Comentário de Albert Barnes

Mas aquele que é espiritual – O homem que é iluminado pelo Espírito Santo, em oposição àquele que está sob a influência apenas dos sentidos.

Judgeth – grego: “discernimentos”. (margem); a mesma palavra que no verso anterior. Isso significa que o homem espiritual tem um discernimento dessas verdades em relação às quais o homem sensual era cego e ignorante.

Todas as coisas – não absolutamente todas as coisas; ou não que ele seja onisciente; mas que ele tem uma visão daquelas coisas a que o apóstolo se referia – isto é, das coisas que são reveladas ao homem pelo Espírito Santo.

No entanto, ele próprio é julgado – o grego, como na margem, “é discernido”; isto é, seus sentimentos, princípios, opiniões, esperanças, medos, alegrias, não podem ser totalmente compreendidos e apreciados por qualquer homem natural ou sensual. Ele não compreende os princípios que o atuam; ele não entra em suas alegrias; ele não simpatiza com ele em seus sentimentos. É uma questão de verdade simples e observação universal. A razão é adicionada no versículo a seguir: que, como o cristão é influenciado pelo Senhor e como o homem natural não o conhece, ele não pode conhecer quem é influenciado por ele; esse é o cristão.

Comentário de E.W. Bullinger

judgeth = discerneth.

julgado . Como discernido, acima.

Comentário de John Calvin

15. Mas o homem espiritual julga todas as coisas. Tendo despojado de todo julgamento carnal do homem com autoridade, ele agora ensina que somente o espiritual é um juiz adequado quanto a esse assunto, na medida em que Deus é conhecido apenas por seu Espírito, e é sua província peculiar distinguir entre suas próprias coisas e as de Deus. outros, aprovar o que é seu e anular todas as outras coisas. O significado, então, é o seguinte: “Afaste-se de todo o discernimento da carne quanto a esse assunto! Somente o homem espiritual tem um conhecimento tão firme e sólido dos mistérios de Deus, que distingue sem falta entre verdade e falsidade – entre a doutrina de Deus e os artifícios do homem, para não cair em erro. (135) Ele , por outro lado, não é julgado por ninguém , porque a garantia da fé não está sujeita aos homens, como se eles pudessem fazê-lo cambalear com seu aceno, (136) sendo superior até aos próprios anjos ”. Observe que essa prerrogativa não é atribuída ao homem como indivíduo, mas à palavra de Deus, que os espirituais seguem ao julgar, e que lhes é verdadeiramente ditada por Deus com verdadeiro discernimento. Onde isso é permitido, a persuasão de um homem (137) é colocada além do alcance do julgamento humano. Observe, mais adiante, a palavra proferida julgada : pela qual o Apóstolo sugere, que não somos meramente iluminados pelo Senhor para perceber a verdade, mas também somos dotados de um espírito de discriminação, para não ficar na dúvida entre verdade e falsidade. , mas são capazes de determinar o que devemos evitar e o que seguir.

Mas aqui pode-se perguntar quem é o homem espiritual e onde podemos encontrar um que seja dotado de tanta luz que esteja preparado para julgar todas as coisas , sentindo-se como nós, que estamos sempre envolvidos com muita ignorância e correm o risco de errar: mais ainda, mesmo aqueles que se aproximam da perfeição de tempos em tempos caem e se machucam. A resposta é fácil: Paulo não estende essa faculdade a tudo, de modo a representar tudo o que é renovado pelo Espírito de Deus como isento de todo tipo de erro, mas simplesmente pretende ensinar, que a sabedoria da carne não tem importância. valer para julgar a doutrina da piedade, e que esse direito de julgamento e autoridade pertence exclusivamente ao Espírito de Deus. Na medida em que, portanto, como qualquer um é regenerado, e de acordo com a medida de graça que lhe é conferida, ele julga com exatidão e certeza, e não mais longe.

Ele próprio não é julgado por ninguém . Eu já expliquei em que base ele diz que o homem espiritual não está sujeito ao julgamento de nenhum homem – porque a verdade da fé, que depende apenas de Deus e está fundamentada em sua palavra, não permanece ou cai de acordo com o prazer dos homens. (138) O que ele diz depois, que

o espírito de um profeta está sujeito aos outros profetas,
( 1 Coríntios 14:32 )

não é de todo inconsistente com esta declaração. Pois qual é o objetivo dessa sujeição, mas que cada um dos Profetas ouve os outros e não despreza ou rejeita suas revelações, a fim de que o que é descoberto ser a verdade de Deus (139) possa permanecer firme por muito tempo (139) e ser recebido por todos? Aqui, porém, ele coloca a ciência da fé, que foi recebida de Deus, (140) acima da altura do céu e da terra, para que não seja estimada pelo julgamento dos homens. Ao mesmo tempo, ?p ? ??de??? pode ser tomado no gênero neutro como significado – por nada , entendendo-o como se referindo a uma coisa, e não a um homem. Dessa maneira, o contraste será mais completo, (141) ao sugerir que o homem espiritual , na medida em que é dotado do Espírito de Deus, julga todas as coisas , mas não é julgado por nada , porque não está sujeito a nenhuma sabedoria ou razão humana. Dessa maneira, Paulo também isentaria a consciência dos piedosos de todos os decretos, leis e censuras dos homens.

Comentário de Adam Clarke

Mas aquele que é espiritual julga todas as coisas – aquele que tem a mente de Cristo discerne e julga todas as coisas espirituais; contudo, ele próprio não é discernido pelo mero homem animal. Alguns supõem que a palavra a?a????eta? deve ser entendida assim: Ele examina, examina, convence, reprova, o que parece significar em 1 Coríntios 14:24 ; e eles lêem o versículo assim: O homem espiritual – o cristão bem ensinado, convence, ou seja, pode facilmente convencer todos os homens ( pa?ta , acusando), todo homem animal, de erro e vício; no entanto, ele próprio não é condenado por ninguém; sua mente é iluminada e sua vida é santa; e, portanto, o homem animal não pode convencê-lo de pecado. É um bom senso, mas o primeiro parece o mais natural. Veja Pearce e Rosenmuller.

Comentário de John Wesley

Mas aquele que é espiritual julga todas as coisas, mas ele próprio não é julgado por ninguém.

Mas o homem espiritual – Aquele que tem o Espírito. Discerne todas as coisas de Deus das quais falamos.

No entanto, ele próprio não é discernido por nenhum homemnenhum homem natural. Eles não entendem o que ele é, nem o que ele diz.

Referências Cruzadas

2 Samuel 12:16 – E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.

2 Samuel 14:17 – “E agora a tua serva diz: Traga-me descanso a decisão do rei, o meu senhor, pois o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus, capaz de discernir entre o bem e o mal. Que o Senhor teu Deus esteja contigo! “

1 Reis 3:9 – Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? “

Salmos 25:14 – O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Provérbios 28:5 – Os homens maus não entendem a justiça, mas os que buscam ao Senhor a entendem plenamente.

Eclesiastes 8:5 – Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

Atos dos Apóstolos 15:1 – Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: “Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 16:3 – Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego.

1 Coríntios 3:1 – Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

1 Coríntios 14:37 – Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.

Gálatas 2:3 – Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego.

Gálatas 6:1 – Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

1 Tessalonicenses 5:21 – mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

Hebreus 5:14 – Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *