Estudo de Salmos 25:14 – Comentado e Explicado

O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança.
Salmos 25:14

Comentário de Albert Barnes

O segredo do Senhor – Na palavra aqui traduzida como “secreta”, veja as notas em Jó 15: 8 . Significa corretamente um sofá ou almofada; e então, um divã ou círculo de amigos sentados juntos; depois, deliberação ou consulta; então, contato familiar, intimidade; e então, um “segredo” – como se fosse o resultado de uma consulta particular entre amigos, ou algo que lhes pertencia, e que eles não desejavam saber. É tornado “secreto” em Gênesis 49: 6 ; Jó 15: 8 ; Jó 29: 4 ; Salmo 25:14 ; Provérbios 3:32 ; Provérbios 11:13 ; Provérbios 20:19 ; Provérbios 25: 9 ; Amós 3: 7 ; “Conselho” no Salmo 55:14 ; Salmo 64: 2 ; Salmo 83: 3 ; Jeremias 23:18 , Jeremias 23:22 ; e “assembléia” no Salmo 89: 7 ; Salmo 111: 1 ; Jeremias 6:11 ; Jeremias 15:17 ; Ezequiel 13: 9 . A palavra “amizade” talvez expressasse o significado aqui. O sentido é que aqueles que temem ao Senhor são admitidos na intimidade da amizade com ele; é permitido entrar em Sua presença e participar de Seus conselhos; é permitido acesso gratuito a Ele; ou, como é mais comumente expresso, ter “comunhão” com ele. Compare 1 João 1: 3 . A linguagem é a que seria aplicada à intimidade dos amigos ou daqueles que se aconselham juntos. A linguagem pertence a uma grande classe de expressões que denota a estreita conexão entre Deus e Seu povo.

Com aqueles que o temem – Com aqueles que O reverem verdadeira e adequadamente, ou que são Seus verdadeiros adoradores: Salmo 5: 7 ; Jó 1: 1 .

E ele lhes mostrará sua aliança – Margem: “E sua aliança para que eles saibam disso”. O significado é que Deus lhes concederá o verdadeiro conhecimento de Sua aliança; ou, em outras palavras, Ele permitirá que eles entendam o que há nessa aliança ou em suas disposições graciosas que são adaptadas para promover sua felicidade e salvação. A palavra “convênio” aqui é o mesmo termo que é comumente usado para descrever os arranjos que Deus fez para a salvação das pessoas: ver Salmo 25:10 . Tudo o que existe nesse arranjo para promover a felicidade e a salvação de Seu povo, Ele fará com que eles entendam.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25:14 . O segredo do Senhor – hebraico, ??? , sod, seu conselho ou desígnio fixo – está com aqueles que o temem – Dirigir e guiá-los da maneira correta; mostrar a eles seu dever em todas as condições e o caminho para a salvação eterna. “A maior felicidade do homem neste mundo”, diz o Dr. Horne, “é conhecer os conselhos fixos e determinados de Deus sobre a raça humana e entender o convênio da redenção.” Isso, embora tenha sido revelado, ainda pode ser chamado de segredo, por causa dos muitos e profundos mistérios nele, e porque se diz estar escondido de muitos deles a quem foi revelado, Mateus 11:25 ; 2 Coríntios 3: 13-15 ; 2 Coríntios 4: 3 ; e não pode ser entendido para nenhum propósito sem a iluminação do Espírito Santo de Deus. Ou, o segredo do Senhor significa seu amor e favor, que é chamado de segredo, Jó 29: 4 ; Provérbios 3:32 ; e porque ninguém sabe a não ser aquele que a desfruta. E ele mostrará – em hebraico, ele os fará conhecer sua aliança – isto é, ele os fará entender claramente seus deveres e suas bênçãos, nenhuma das quais os homens ímpios entendem corretamente; ele os fará conhecê-lo por experiência, ou ele cumprirá e fará bom para eles e neles; pois, ao contrário, Deus ameaça fazer homens ímpios conhecerem sua quebra de promessa, Números 14:34 .

Comentário de E.W. Bullinger

segredo = conselho secreto.

mostre-os = faça com que eles saibam.

Comentário de Adam Clarke

O segredo do Senhor está com eles – od?? sod , a assembléia secreta do Senhor está com aqueles que o temem; muitos deles têm uma igreja em sua própria casa.

Ele mostrará a eles seu convênio – Ele permitirá que eles vejam as grandes bênçãos que ele proporcionou àqueles que o amam. Alguns referem isso à aliança de redenção de Cristo Jesus.

Comentário de John Calvin

14. O conselho de Jeová. O salmista aqui confirma o que ele acabara de dizer em um versículo anterior, a saber, que Deus cumprirá fielmente o ofício de professor e mestre a todos os piedosos; e, da maneira usual, ele repete o mesmo sentimento duas vezes no mesmo versículo, pois a aliança de Deus nada mais é do que seu segredo ou conselho. Pelo uso do termo secreto, ele quer aumentar e exaltar a excelência da doutrina que nos é revelada na lei de Deus. Por mais que os homens do mundo, através do orgulho e da arrogância de seus corações, desprezem Moisés e os profetas, os fiéis, no entanto, reconhecem que, na doutrina que eles contêm, os segredos do céu, que ultrapassam em muito a compreensão do homem, são revelados e revelados. . Quem, portanto, deseja derivar instruções da lei, deve considerar com reverência e estimar a doutrina que ela contém. Por outro lado, somos admoestados por este lugar a cultivar as graças da mansidão e humildade, para que, confiando em nossa própria sabedoria ou confiando em nosso próprio entendimento, devemos tentar, por nossos próprios esforços, compreender esses mistérios e segredos, o conhecimento de que Davi aqui declara ser prerrogativa de Deus somente. Novamente, uma vez que se diz que o temor do Senhor é o começo, e como foi o caminho que leva a um entendimento correto de sua vontade ( Salmos 111: 10 ), de acordo com qualquer um que deseje aumentar a fé, assim também esforce-se por avançar no temor do Senhor. Além disso, quando a piedade reina no coração, não precisamos ter medo de perder nosso trabalho na busca de Deus. É de fato verdade que a aliança de Deus é um segredo que excede em muito a compreensão humana; mas, como sabemos que ele em vão não nos ordena a procurá-lo, podemos ter certeza de que todos aqueles que se esforçarem para servi-lo com um desejo íntegro serão levados, pelo ensino do Espírito Santo, ao conhecimento daquele céu celestial. sabedoria que é designada para sua salvação. Entretanto, entretanto, Davi repreende indiretamente aqueles que se gabam de maneira falsa e infundada de estarem interessados ??na aliança de Deus, enquanto descansam meramente na letra da lei e não têm impressões salvadoras do temor de Deus. Deus, é verdade, dirige sua palavra indiscriminadamente aos justos e iníquos; mas os homens não a compreendem, a menos que tenham piedade sincera; assim como Isaías 29:11 , diz que, no que diz respeito aos ímpios, a lei é como “um livro que está selado”. E, portanto, não é de admirar que aqui seja feita uma distinção entre aqueles que realmente servem a Deus e a quem ele conhece seu segredo, e os ímpios ou hipócritas. Mas quando vemos Davi nessa confiança chegar ousadamente à escola de Deus e levar outros a acompanhá-lo, deixe-nos saber, como ele mostra claramente, que é uma invenção perversa e odiosa tentar privar as pessoas comuns do Santo Escrituras, sob o pretexto de serem um mistério oculto; como se todos os que o temem de coração, qualquer que seja seu estado ou condição em outros aspectos, não sejam expressamente chamados ao conhecimento da aliança de Deus.

Comentário de John Wesley

O segredo do Senhor está com os que o temem; e ele lhes mostrará sua aliança.

O segredo – Seu amor e favor, que é chamado de segredo, Jó 29: 4 ; Provérbios 3:32 , porque ninguém conhece senão aquele que a desfruta.

Mostrará – Ele os fará claramente entendê-lo, tanto seus deveres quanto suas bênçãos; nenhum dos quais homens ímpios entendem corretamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *