Estudo de 1 Coríntios 3:1 – Comentado e Explicado

A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.
1 Coríntios 3:1

Comentário de Albert Barnes

E eu, irmãos – Veja 1 Coríntios 2: 1 . Isso foi projetado para atender a uma objeção implícita. Ele havia dito 1 Coríntios 2: 14-16 que os cristãos eram capazes de entender todas as coisas. No entanto, eles se lembrariam de que ele não os tratara como tal, mas se confinara às partes mais elementares da religião quando se encontrava entre elas. Ele não havia entrado nos pontos obscuros e difíceis da teologia – os pontos de especulação em que os sutis gregos abundavam e se deliciavam tanto. Ele agora afirma o motivo pelo qual não o fez. O motivo foi o mais humilhante para o orgulho deles; mas era a verdadeira razão, e a fidelidade exigia que fosse declarado. Era que eram carnais e não qualificados para entender os profundos mistérios do evangelho; e a prova disso estava infeliz na mão. Era evidente demais em suas contendas e contendas que estavam sob a influência de sentimentos e visões carnais.

Não podia falar com você como espiritual – “Eu não poderia considerá-lo espiritual – como qualificado para entrar nas verdades completas e superiores do evangelho; Eu não podia considerá-lo desprovido dos sentimentos que influenciam as pessoas carnais – as pessoas do mundo, e eu as abordava de acordo. Não pude falar com você sobre cristãos avançados e bem informados. Ensinei-lhe apenas os rudimentos da religião cristã. Ele se refere aqui, sem dúvida, às suas instruções quando fundou a igreja em Corinto. Veja a nota em 1 Coríntios 2: 13-15 .

Mas quanto a carnal – A palavra “carnal” aqui s???????? sarkinois não é a mesma que em 1 Coríntios 2:14 , é traduzida como “natural” ??????? psuchikos “Isso” refere-se a alguém que não é renovado e que está totalmente sob a influência de sua natureza. natureza sensual ou animal, e não é onde aplicado aos cristãos. “Isto” é aplicado aqui aos cristãos – mas àqueles que têm grande parte dos restos de corrupção e que estão imperfeitamente familiarizados com a natureza da religião; bebês em Cristo. Denota aqueles que ainda demonstram os sentimentos e pontos de vista que pertencem à carne, nessas contendas infelizes, disputas e divisões. “As obras da carne são ódio, variação, emulações, ira, contenda, seditações, inveja” Gálatas 5: 20-21 ; e estes eles evidenciaram em suas divisões; e Paulo sabia que o perigo deles estava nessa direção e, portanto, ele os abordou de acordo com o caráter deles. Paulo aplica a palavra a si mesmo Romanos 7:14 , “porque eu sou carnal”; e aqui denota que eles ainda estavam sob a influência das paixões e desejos corruptos que a carne produz.

Quanto aos bebês em Cristo – Quanto aos recém-nascidos em seu reino, e incapazes de entender as doutrinas mais profundas da religião cristã. É uma figura comum aplicar o termo bebês e crianças àqueles que são fracos no entendimento, ou incapazes, por qualquer causa, de compreender as instruções mais profundas da ciência ou da religião.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

não foi possível = não foi possível.

falar . App-121.

até = para.

espiritual . Grego. pneumatikos. Ver 1 Coríntios 12: 1 .

carnal . Grego. sarkikos, como em Romanos 7:14 , mas os textos lêem sarkines. Ver 2 Coríntios 3: 3 .

dentro App-104.

Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

1. E eu, irmãos, Ele começa a se candidatar aos coríntios, dizendo que respeitava as pessoas carnais, para que eles entendam que a culpa foi deles – que a doutrina da Cruz não tinha mais encantos para eles. É provável que, em mentes mercantis como a deles, ainda existisse muita confiança e arrogância, de modo que não foi sem muita demora e grande dificuldade que eles puderam abraçar a simplicidade do evangelho. Por isso, desvalorizando o apóstolo e a eficácia divina de sua pregação, eles estavam mais preparados para ouvir aqueles mestres sutis e vistosos, enquanto destituídos do Espírito. Portanto, com o objetivo de derrotar tanto melhor sua insolência, declara, eles pertencem à companhia daqueles que, estupefatos pelo sentido carnal, não estão preparados para receber a sabedoria espiritual de Deus. É verdade que ele suaviza a dureza de sua reprovação, chamando-os de irmãos , mas, ao mesmo tempo, apresenta-o expressamente como uma questão de reprovação contra eles, que suas mentes estavam sufocadas com a escuridão da carne para que grau em que isso impedia sua pregação entre eles. Que tipo de julgamento sensato eles devem ter, quando ainda não estão em forma e preparados para ouvir! Ele não quer dizer, porém, que eles eram totalmente carnais , de modo a não ter uma centelha do Espírito de Deus – mas que eles ainda tinham muito senso carnal, de modo que a carne prevalecia sobre o Espírito, e agiam como foi abafar sua luz. Portanto, apesar de não serem totalmente destituídos de graça, ainda assim, como tinham mais carne do que do Espírito, são por essa razão denominados carnais. Isso aparece suficientemente pelo que ele acrescenta imediatamente – que eram bebês em Cristo ; pois eles não teriam sido bebês se não tivessem sido gerados, e essa geração é do Espírito de Deus.

Bebês em Cristo Este termo às vezes é tomado em bom senso, como é o caso de Pedro, que nos exorta a ser como bebês recém-nascidos ( 1 Pedro 2: 2 ) e, no dito de Cristo,

A menos que você se torne como essas crianças,
não entrareis no reino de Deus ( Lucas 18:17 .)

Aqui, no entanto, é tomado em um sentido ruim, como se referindo ao entendimento. Pois devemos ser filhos da malícia , mas não da compreensão , como ele diz depois em 1 Coríntios 14:20 , – uma distinção que remove toda ocasião de dúvida quanto ao significado. Para isso também há uma passagem correspondente em Efésios 4:14 .

Que não sejamos mais crianças jogadas de um lado para o outro com todo vento de doutrina, e tornamos o esporte (146) de falácias humanas, mas que dia após dia cresçamos etc.

Comentário de Adam Clarke

Eu, irmãos, não podia falar com você como espiritual – Esta é uma continuação do discurso anterior. Veja as notas em 1 Coríntios 2:14 , 1 Coríntios 2:15 ; (nota) e 1 Coríntios 2:16 ; (Nota).

Mas quanto a carnal – Sa??????? , Pessoas sob a influência de apetites carnais; cobiçando e vivendo pelas coisas desta vida.

Bebês em Cristo – Apenas começando a adquirir alguma noção da religião cristã, mas ainda muito incapaz de julgar o que é mais adequado para si mesmos e, consequentemente, totalmente desqualificados para discernir entre um professor e outro; de modo que você faz as distinções que você faz, longe de ser uma prova de julgamento maduro, é pelo contrário uma prova de que você não tem nenhum julgamento correto; e isso brota da sua falta de conhecimento nas coisas divinas.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 3: 1 . E eu, irmãos, etc. – A próxima questão de se vangloriar, que a facção usou para dar a preeminência e preferência ao líder acima de São Paulo, parece ter sido isso: que seu novo professor os levou mais longe e deu a eles uma visão mais profunda dos mistérios do Evangelho do que São Paulo havia feito. Para tirar a glória deles por causa disso, São Paulo lhes diz que eles eram carnais, e não capazes dessas verdades mais avançadas, ou de qualquer coisa além dos primeiros princípios do cristianismo que ele lhes havia ensinado; e embora outro tivesse chegado e regado o que plantara, nem plantador nem regador poderiam assumir para si qualquer glória dali, porque foi somente Deus quem deu o aumento. Mas quaisquer que sejam as novas doutrinas que eles pretendam receber de seu novo apóstolo magnificado, ainda assim nenhum homem poderia estabelecer outro fundamento em uma igreja cristã, a não ser o que ele (São Paulo) havia dito; viz. que Jesus é o Cristo; e, portanto, não havia razão para se gloriar em seus mestres, porque, com base nesse fundamento, eles poderiam construir doutrinas falsas ou doentias, pelas quais não deveriam receber graças de Deus, embora, continuando na fé, pudessem ser salvos. Alguns dos fenos e restolho que esse líder trouxe para a igreja em Corinto, ele parece particularmente apontar para, cap. 1 Coríntios 3: 16-17 viz. eles contaminam a igreja retendo e, como pode ser considerado paternalista, o fornicador, que deveria ter sido expulso; CH. 1 Coríntios 5: 7-13 . Ele acrescenta ainda que esses exaltados chefes de seus partidos eram, na melhor das hipóteses, homens, e nenhuma igreja deveria se gloriar nos homens; pois até Paulo, Apolo, Pedro e todos os outros pregadores do Evangelho eram para uso, benefício e glória da igreja, como a igreja era para a glória de Cristo. Além disso, ele os mostra que eles não devem ser inchados por causa de seus novos mestres, para a subavaliação dele, embora deva ser verdade, que eles aprenderam mais com eles do que com ele próprio – por esses motivos : 1. Porque todos os pregadores do Evangelho são apenas mordomos dos mistérios de Deus; e, portanto, eles não devem ser alguns deles engrandecidos e louvados, e outros deprimidos e culpados por seus ouvintes aqui, até que Cristo, seu Senhor, venha; e então ele, sabendo como eles se comportaram em seu ministério, lhes dará sua recompensa. Além disso, esses mordomos não têm nada além do que receberam e, portanto, nenhuma glória lhes pertence. 2. Porque se esses líderes fossem (como era pretendido) apóstolos, a honra e a riqueza externa aqui não teriam sido sua parte, sendo os apóstolos designados para querer, desprezar e perseguir. 3. Eles não devem ser honrados, seguidos e glorificados como apóstolos, porque não tinham o poder de milagres, que ele pretendia vir em breve e mostrar que não tinham, cap. 1 Coríntios 3: 1.-Iv. 20. Veja Locke.

Quanto ao espiritual Segundo alguns grandes comentaristas, o espiritual é aqui oposto ao carnal, como no cap. 1 Coríntios 2:14 é natural ou animal; de modo que, segundo eles, temos aqui três tipos de homens: 1. Carnal; isto é, como são influenciados por paixões e interesses carnais: 2. Animal; ie tais como buscar a sabedoria, ou um caminho para a felicidade, apenas pela força e orientação de suas próprias partes naturais, sem que nenhuma luz sobrenatural venha do Espírito de Deus; – pela razão, sem revelação; – pela filosofia, sem as Escrituras: 3. Espiritual; ie os que buscam sua direção para a felicidade, não nos ditames da razão e da filosofia naturais, mas nas revelações do Espírito de Deus nas Escrituras Sagradas. Por bebês em Cristo, entendem-se como se seus entendimentos ainda não tivessem sido totalmente abertos aos verdadeiros fundamentos da religião cristã, mas mantivessem muitos pensamentos infantis sobre ela, como apareciam em suas divisões – sendo um deles para a doutrina de seu mestre. Paulo; outro para o de seu mestre Apolo; que, se tivessem sido espirituais, ou seja, tivessem considerado a doutrina do Evangelho como proveniente exclusivamente do Espírito de Deus, e a ser revelada apenas por revelação, não poderiam ter feito: pois todas as misturas humanas de qualquer coisa derivada de Paulo ou Apolo, ou qualquer outro homem, seria totalmente excluída. Mas eles, nessas divisões, professavam manter sua religião, um de um homem e outro de outro; e foram divididos em partes. Ele diz a eles que isso era ser carnal e andar como homem – ser liderado por princípios puramente humanos; isto é, fundar sua religião nas partes e descobertas naturais dos homens; considerando que o Evangelho foi totalmente edificado sobre a revelação divina, e a sua aplicação pelo Espírito de Deus, e nada mais; e daí somente aqueles que eram espirituais o levaram. Veja Locke.

Comentário de Scofield

carnel

(Veja Scofield “ Romanos 7:14 “) .

Comentário de Spurgeon

1. E eu, irmãos, não vos pude falar como espiritual, mas carnal, como também para bebês em Cristo.

A igreja em Corinto consistia em pessoas de grande educação e grandes habilidades. Foi uma daquelas igrejas que abandonaram o sistema de um homem, onde todos falavam como ele gostava – uma igreja muito conhecedora e uma igreja de cristãos também; mas por tudo isso. Bebês cristãos. E embora eles se considerassem tão grandes, o apóstolo diz que nunca lhes falou sobre espiritual: ele manteve os elementos simples relativos à parte carnal como sendo demais neles ainda, para poder beber espiritual. coisas.

1 Coríntios 3: 2 . Eu o alimentei com leite, e não com carne; porque até agora você não era capaz de suportá-lo, nem agora você é capaz.

Quão gratos devemos ser pelo fato de haver leite, e esse leite alimentar a alma – que as verdades mais simples do cristianismo contêm neles tudo o que a alma deseja, assim como o leite é uma dieta na qual o corpo pode ser sustentado, sem algo mais. No entanto, como devemos desejar crescer para que nem sempre tomemos dieta com leite, mas que possamos digerir a carne forte – a alta doutrina das coisas profundas de Deus. Estes são para homens, não para bebês. Que os bebês sejam gratos pelo leite, mas aspiremos ser homens fortes, para que possamos nos alimentar de carne.

1 Coríntios 3: 3 . Pois ainda sois carnais; pois, enquanto há entre vós inveja, contenda e divisões, não sois carnais, e andais como homens?

Uma igreja unida, você pode concluir, é uma igreja em crescimento – talvez uma igreja crescida; mas uma igreja desunida, dividida em facções onde todo homem está buscando posição e tentando ser notado que tal igreja é uma igreja de bebês. Eles são carnais e andam como homens.

1 Coríntios 3: 4 . Pois enquanto alguém diz, eu sou de Paulo; e outro, eu sou de Apolo; não sois carnais?

Em vez disso, todos deveriam ter lutado juntos pela defesa da fé comum de Jesus Cristo. Não há sintoma maior de mera infância na religião verdadeira do que a criação dos nomes dos líderes ou a preferência por essa ou aquela forma peculiar de doutrina, em vez de tentar compreender toda a verdade onde quer que a encontre.

1 Coríntios 3: 5-6 . Quem então é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, como o Senhor deu a todo homem? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o aumento.

Que Deus, então, tenha toda a glória. Seja grato pelo plantador e grato pelo bebedouro, sim, e grato a eles também; mas, ainda assim, permita que o estresse de sua gratidão seja dado a ele sem o qual a rega e o plantio seriam em vão.

1 Coríntios 3: 7-8 . Portanto, nem aquele que planta alguma coisa, nem aquele que rega; mas Deus que dá o aumento. Agora quem planta e quem rega são um;

Eles estão seguindo o mesmo design; e Apolo e Paulo eram um no coração. Eles eram verdadeiros servos de um mestre.

1 Coríntios 3: 8-9 . E todo homem receberá sua própria recompensa de acordo com seu próprio trabalho. Pois somos cooperadores de Deus: vós sois lavouras de Deus, vós sois edificação de Deus.

A igreja está edificada. Deus é quem edifica – o mestre da obra, mas ele emprega seus ministros sob ele para serem construtores.

1 Coríntios 3: 10-13 . De acordo com a graça de Deus que me é dada, como sábio mestre de obras, pus o fundamento, e outro edifica sobre ele. Mas todo homem preste atenção em como edifica sobre ele. Para outro fundamento, ninguém pode pôr do que o posto, que é Jesus Cristo. Ora, se alguém edificar sobre este fundamento ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha; a obra de todo homem será manifestada: Pois o dia a declarará, porque será revelada pelo fogo; e o fogo provará a obra de todo homem, de que tipo é.

Muito fácil construir uma igreja rapidamente. É muito fácil despertar grande entusiasmo na religião e tornar-se muito famoso como ganhador de almas. Muito fácil. Mas o tempo tenta de tudo. Se não houvesse outro fogo senão o fogo do tempo, bastaria testar o trabalho de um homem. E quando uma igreja se desfaz quase tão logo se reúne, quando uma igreja declina das doutrinas que professava manter, quando se provou que o ensino do eminente professor era falacioso e errôneo. resultados práticos, então o que ele construiu não dá em nada! Oh! Queridos amigos, o pouco que fazemos, devemos aspirar a fazer pela eternidade. Se você nunca deve colocar o pincel na tela, mas uma vez, faça um golpe indelével com ele. Se apenas uma obra do tipo vier da oficina da estatuária, que seja algo que viverá ao longo dos tempos.

Mas estamos com tanta pressa: fazemos muitas coisas que morrem conosco – resultados efêmeros. Não temos cuidado o suficiente com o que construímos. Que Deus conceda que esta verdade possa afundar em nossas mentes. Lembremo-nos de que, se for duro edificar com ouro e prata, e mais difícil ainda edificar com pedras preciosas, o que for construído resistirá ao fogo. É fácil construir com madeira, e mais fácil ainda com palha e restolho, mas restarão apenas um punhado de cinzas de toda uma vida, se construirmos com elas.

1 Coríntios 3: 14-15 . Se a obra de alguém permanecer edificada sobre ela, receberá uma recompensa. Se a obra de alguém for queimada, ele sofrerá perdas; mas ele próprio será salvo; ainda assim como pelo fogo.

Se ele quis dizer o certo – se ele se esforçou para servir a Deus como obreiro, embora ele possa ter pronunciado muitos erros e tenha se enganado – (e qual de nós não o fez?) – ele será salvo, embora seu trabalho deva ser queimado .

1 Coríntios 3:16 . Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Você conhece isso? Ele diz: “Não sabeis?” mas posso deixar de fora o “não” e dizer: “Sabeis que sois o templo de Deus?” Que fato maravilhoso é esse! Dentro do corpo do santo, Deus habita, como em um templo. Como alguns homens ferem seus corpos ou os desprezam totalmente, embora não o fizessem se entendessem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita neles.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 6: 1-24 . 1 Coríntios 3: 1-16 .

Comentário de Spurgeon

1. E eu, irmãos, não vos pude falar como espiritual, mas carnal, como também para bebês em Cristo.

Sua parte espiritual não se fortaleceu, sua antiga natureza carnal ainda tinha preponderância, pois Paulo foi obrigado a abordar o que era a metade maior deles.

1 Coríntios 3: 2 . Eu te alimentei com leite,

Isso é uma benção.

1 Coríntios 3: 2 . E não com carne:

Isso não é uma benção. É um grande privilégio ser alimentado mesmo com as simples doutrinas da graça, com o leite do evangelho; mas é um benefício maior ter uma constituição espiritual que seja capaz de comer a carne forte da Palavra.

1 Coríntios 3: 2-3 . Pois até agora você não foi capaz de suportá-lo, nem agora agora você é capaz. Pois ainda sois carnais; pois, enquanto há entre vós inveja, contenda e divisões, não sois carnais, e andais como homens?

Como homens comuns e não regenerados.

1 Coríntios 3: 4 . Pois enquanto alguém diz, eu sou de Paulo; e outro, sou de Apolo; não sois carnais?

Não é assim que homens comuns e comuns fariam? Onde está sua mente espiritual se você agir assim?

1 Coríntios 3: 5 . Quem então é Paulo,

Marcos, é o próprio Paulo quem faz essa pergunta. Ele coloca seu próprio nome aqui, a fim de mostrar que ele não despreza Apolo mais do que ele mesmo.

1 Coríntios 3: 5-9 . Quem então é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, como o Senhor deu a todo homem? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o aumento. Portanto, nem aquele que planta alguma coisa, nem aquele que rega; mas Deus que dá o aumento. Agora, o que planta e o que rega são um; e todo homem receberá a sua própria recompensa segundo o seu próprio trabalho. Pois somos cooperadores de Deus; vós sois lavouras de Deus.

Vós sois a terra cultivada por Deus. Então o apóstolo trabalha o mesmo pensamento sob outra imagem, passando da agricultura para a arquitetura.

1 Coríntios 3: 9-10 . Vós sois o edifício de Deus. De acordo com a graça de Deus que me é dada como sábio mestre de obras, eu estabeleci o fundamento, e outro edificou sobre ele.

Paulo começou as igrejas; ele foi o primeiro pregador do evangelho em Corinto, e também em outros lugares; e outros pregadores seguiram seus passos. Quando um homem estabelece uma boa base, ele sempre se sente ansioso para que aqueles que o perseguem edifiquem da mesma maneira substancial que ele começou. É uma grande tristeza para um homem se ele vê que, depois que ela lançou um fundamento da verdade, alguém o segue e cria um erro em cima disso. Infelizmente, os homens ainda fazem isso algumas vezes.

1 Coríntios 3: 10-15 . Mas todo homem preste atenção em como edifica sobre ele. Para outro fundamento, ninguém pode pôr do que o posto, que é Jesus Cristo. Ora, se alguém edificar sobre este fundamento ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha; a obra de todo homem será manifestada; porque o dia a declarará, porque será revelada pelo fogo; e o fogo provará a obra de todo homem, de que tipo é. Se a obra de alguém permanecer edificada sobre ela, receberá uma recompensa. Se a obra de alguém for queimada, ele sofrerá perdas; mas ele próprio será salvo; ainda assim como pelo fogo.

Se ele é um homem bom, ele constrói para Deus; embora ele possa construir por engano e dizer muito que não deveria ter dito. Ele deve escapar, como um homem sai de uma casa em chamas, mas todo o seu trabalho se foi. Que coisa terrível seria, no final da vida, entrar no céu, mas ter visto que todo o trabalho da sua vida havia sido um fracasso; ter construído muito, mas ver tudo queimado; ou saber, enquanto você morre, que, porque não era a verdade de Deus, tudo seria queimado!

1 Coríntios 3: 16-17 . Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus,

Para que ele funcione, –

1 Coríntios 3:17 . Ele Deus destruirá;

Se alguém derrubar o que Paulo construiu para Deus, se alguém derrubar o que qualquer ministro fiel de Cristo construiu diante dele,

“Deus destruirá”;

1 Coríntios 3: 17-18 . Pois o templo de Deus é santo, que templo sois. Que ninguém se engane. Se alguém entre vocês parece ser sábio neste mundo, torne-se um tolo, para que ele seja sábio.

Pois esse tipo de loucura é a porta da verdadeira sabedoria.

1 Coríntios 3:19 . Pois a sabedoria deste mundo é loucura para Deus.

Tudo o que se chama filosofia, e fala sobre sua cultura, e assim por diante, é loucura com Deus, tanto hoje quanto entre os gregos.

1 Coríntios 3:19 . Pois está escrito que ele toma o sábio em sua própria astúcia.

Eles chamam a si mesmos de sábios, mas todos serão tomados por sua própria astúcia.

1 Coríntios 3: 20-21 . E novamente, o Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vaidosos. Portanto, ninguém se glorie nos homens.

Homens são coisas pobres para se gloriar.

1 Coríntios 3:21 ; 1 Coríntios 3:23 . Pois todas as coisas são suas; se Paulo, Apolo, Cefas, ou o mundo, ou a vida, ou a morte, ou as coisas presentes, ou as coisas futuras, todas são suas; e vós sois de Cristo; e Cristo é de Deus.

Glória ao seu santo nome!

Comentário de John Wesley

E eu, irmãos, não vos pude falar como espiritual, mas carnal, como também para bebês em Cristo.

E eu, irmãos – Ele falou antes, 1 Coríntios 2: 1 , de sua entrada, agora de seu progresso, entre eles.

Não podia falar com você como cristão espiritual , adulto e experiente. Mas quanto aos homens que ainda eram em grande parte carnais, como aos bebês em Cristo – Ainda fracos na graça, embora eminentes em dons, 1 Coríntios 1: 5 .

Referências Cruzadas

Mateus 16:23 – Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

Romanos 7:14 – Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

1 Coríntios 2:6 – Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada.

1 Coríntios 2:14 – Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

1 Coríntios 2:15 – Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois

1 Coríntios 3:3 – porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?

1 Coríntios 14:20 – Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.

Gálatas 6:1 – Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

1 João 2:12 – Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *