Estudo de Colossenses 1:9 – Comentado e Explicado

Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual,
Colossenses 1:9

Comentário de Albert Barnes

Não deixe de orar por você – Colossenses 1: 3 . O progresso que eles já haviam feito e o amor que haviam demonstrado constituíam um encorajamento para a oração e uma razão pela qual ainda deveriam ser buscadas bênçãos mais elevadas. Sempre nos sentimos estimulados e incentivados a orar por aqueles que estão indo bem.

Para que sejais preenchidos com o conhecimento de Sua vontade – Eles mostraram pela fé e pelo amor que estavam dispostos a fazer a vontade de Deus, e o apóstolo agora ora para que eles estejam totalmente familiarizados com o que ele gostaria que eles fizessem. Ele fez uma oração semelhante em favor dos efésios; veja o lugar paralelo em Efésios 1: 17-19 , e as notas nesses versículos.

Em toda a sabedoria – para que você seja verdadeiramente sábio em todas as coisas; Efésios 1:17 .

E entendimento espiritual – Ao entender as coisas que pertencem ao “Espírito”; isto é, aquelas coisas ensinadas pelo Espírito Santo e aquelas que ele produz na obra da salvação; veja as notas em 1 Coríntios 2: 12-13 ; compare 1 João 2:20 ; 1 João 5:20 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

Por esta causa = Por conta de (App-104. Colossenses 1: 2 ) isso (ou seja, sua fé e amor).

não App-105.

desejo. App-134.

isso = para que isso. Grego. hina

preenchido . App-125.

conhecimento . App-182.

espiritual . Ver 1 Coríntios 12: 1 .

compreensão . Veja Cor. Colossenses 1:19 . App-132.

Comentário de John Calvin

9. Por esta causa nós também. Como ele já demonstrou sua afeição por eles em suas ações de graças, agora ele mostra isso ainda mais na sinceridade de suas orações em favor deles. (288) E, certamente, quanto mais a graça de Deus é visível em alguém, devemos nessa proporção, especialmente para amá-los e apreciá-los, e nos preocupar com o bem-estar deles. Mas pelo que ele ora em favor deles? Para que eles possam conhecer a Deus mais plenamente; pelo qual ele indiretamente sugere que algo ainda está faltando neles, que ele pode preparar o caminho para lhes dar instruções e garantir sua atenção a uma declaração mais completa da doutrina. Para aqueles que pensam que já alcançaram tudo o que é digno de ser conhecido, desprezam e menosprezam tudo o que lhes é apresentado. Por isso, ele remove dos colossenses uma impressão dessa natureza, para que não seja um obstáculo ao progresso alegre deles, permitindo que o que foi iniciado neles receba um polimento adicional. Mas que conhecimento ele deseja em favor deles? O conhecimento da vontade divina , pela qual ele põe de lado todas as invenções dos homens e todas as especulações que estão em desacordo com a palavra de Deus. Pois sua vontade não deve ser buscada em nenhum outro lugar que não em sua palavra.

Ele acrescenta – com toda a sabedoria; pelo qual ele sugere que a vontade de Deus, da qual ele havia mencionado, era a única regra do conhecimento correto. Pois, se alguém deseja simplesmente conhecer as coisas que agradou a Deus revelar, esse é o homem que sabe exatamente o que é ser verdadeiramente sábio. Se desejarmos algo além disso, isso não será nada além de ser tolo, não mantendo dentro dos limites devidos. Pela palavra s???se?? que traduzimos prudentiam (prudência), eu entendo – aquela discriminação que procede da inteligência. Ambos são chamados espirituais por Paulo, porque não são alcançados de nenhuma outra maneira senão pela orientação do Espírito.

Para o animal, o homem não percebe as coisas que são de Deus.
( 1 Coríntios 2:14 .)

Enquanto os homens são regulados por suas próprias percepções carnais, eles também têm sua própria sabedoria, mas é de uma natureza que é mera vaidade, por mais que se deleitem nela. Vemos que tipo de teologia existe sob o papado, o que está contido nos livros de filósofos e que sabedoria os homens profanos têm em estimativa. No entanto, tenhamos em mente que a sabedoria que somente é recomendada por Paulo é compreendida na vontade de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Por esta causa – Veja em Efésios 1: 15-16 ; (nota), onde o mesmo sentimento ocorre.

Para que sejais preenchidos – Nada poderia satisfazer o apóstolo, nem para ele nem para seus ouvintes, mas a plenitude da bênção do Evangelho da paz. Os colossenses tinham conhecimento, mas deveriam ter mais; é seu privilégio ser preenchido com isso. Assim como o brilho do sol no firmamento do céu enche o mundo inteiro de luz e calor, a luz do sol da justiça deve iluminar toda a sua alma e preenchê-la com o esplendor divino, para que eles possam conhecer a vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; em uma palavra, para que eles possam ter um conhecimento das coisas divinas que o Espírito da verdade pode ensinar à alma do homem.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1: 9 . Desde o dia em que ouvimos: Nossos tradutores, ao inseri- lo, mostram que eles achavam que esse versículo estava ligado a Colossenses 1: 7-8, enquanto esses dois versículos são um parêntese; e o presente versículo deve ser acompanhado de Colossenses 1: 6 . Isso parece claro pelo que ele diz: – Para que sejais cheios do conhecimento de Sua vontade. O amor, o dele se refere aqui a Deus, mencionado no final do sexto verso, e consequentemente o sentido é melhor suprido por essas coisas; Isto é, todas as coisas boas que ele havia mencionado anteriormente a respeito deles. Comparando a última parte deste versículo com Efésios 1: 8-9 , parece que em ambos os lugares se entende uma visão abrangente da vontade de Deus; ou, como ele chama, o mistério de sua vontade; ou seja, seu grande propósito de chamar os gentios. O entendimento espiritual é um entendimento das coisas espirituais, ou coisas reveladas pelo Espírito, das quais o referido mistério era um. São Paulo mostra-se muito desejoso de que os colossenses compreendam e reconheçam completamente esse mistério. Ver Colossenses 2: 1-2 .

Comentário de John Wesley

Por essa causa, nós também, desde o dia em que a ouvimos, não deixamos de orar por você e desejar que sejamos cheios do conhecimento de sua vontade em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

Oramos por você – Isso foi mencionado em geral, Colossenses 1: 3 , mas agora mais particularmente.

Para que sejais cheios do conhecimento de Sua vontade – De Sua vontade revelada.

Com toda a sabedoria – Com toda a sabedoria do alto.

E entendimento espiritual – Discernir por essa luz o que concorda ou difere de sua vontade.

Referências Cruzadas

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

Salmos 119:99 – Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

Atos dos Apóstolos 12:5 – Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1 Coríntios 1:5 – Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento,

Efésios 1:8 – a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.

Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

Efésios 5:10 – e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Efésios 6:6 – Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Filipenses 1:4 – Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Colossenses 1:3 – Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Colossenses 4:5 – Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

Filemom 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações,

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

Tiago 1:5 – Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

1 Pedro 2:15 – Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *