Estudo de Efésios 3:14 – Comentado e Explicado

Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,
Efésios 3:14

Comentário de Albert Barnes


Por esta causa – Alguns supõem que seja uma retomada do que ele havia começado a dizer em Efésios 3: 1 , mas que havia sido interrompido por um longo parêntese. Então, Bloomfield explica isso. Mas parece-me mais provável que ele se refira ao que precede imediatamente. “Portanto, para que a grande obra possa ser realizada, e para que os propósitos desses meus sofrimentos sejam respondidos em seu benefício e glória, eu me ajoelho a Deus e oro a ele.”

Dobro os joelhos – rezo. A postura usual e adequada da oração é ajoelhar-se; Compare 2 Crônicas 6:13 ; Daniel 6:10 ; Lucas 22:21 ; Atos 7:60 ; Atos 9:40 ; Atos 20:26 ; Atos 21: 5 . É uma postura que indica reverência e, portanto, deve ser assumida quando estivermos diante de Deus. Tem sido uma coisa infeliz que o costume de ajoelhar-se no culto público tenha sido abandonado nas igrejas cristãs.

Ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo – A quem, sem dúvida, a oração deve normalmente ser dirigida. Mas isso não torna impróprio dirigir-se ao Senhor Jesus em oração; veja as notas; 7: 59-60 em Atos 1:24 .

Comentário de E.W. Bullinger

Este versículo que remonta ao assunto de Efésios 3: 1 é Figura de linguagem Anachoresis App-6.

Pai . App-98.

do . . . Cristo . Os textos omitem.

Comentário de John Calvin

14. Por essa causa. Suas orações por eles são mencionadas, não apenas para testemunhar sua consideração por eles, mas também para estimulá-los a orar da mesma maneira; pois a semente da palavra é espalhada em vão, a menos que o Senhor a torne frutífera por suas bênçãos. Que os pastores aprendam com o exemplo de Paulo, não apenas para admoestar e exortar seu povo, mas para pedir ao Senhor que abençoe seu trabalho, para que não sejam infrutíferos. Nada será ganho por sua indústria e labuta – todo seu estudo e aplicação não terá nenhum objetivo, exceto na medida em que o Senhor conceder sua bênção. Isso não deve ser considerado por eles como um incentivo à preguiça. É seu dever, pelo contrário, trabalhar arduamente na semeadura e na rega, desde que, ao mesmo tempo, peçam e esperem o aumento do Senhor.

Assim, somos capazes de refutar as calúnias dos pelagianos e papistas, que argumentam que, se a graça do Espírito Santo realizar toda a obra de iluminar nossas mentes e formar nossos corações à obediência, todas as instruções serão supérfluas. O único efeito das influências esclarecedoras e renovadoras do Espírito Santo é dar às instruções seu peso e eficácia adequados, para que não sejamos cegos à luz do céu ou surdos às tensões da verdade. Enquanto somente o Senhor age sobre nós, ele age por seus próprios instrumentos. Portanto, é dever dos pastores diligentemente ensinar, – do povo, sinceramente a receber instruções – e de ambos, não se cansarem de esforços inúteis, mas procurar ajuda Divina.

Inclino os joelhos. A atitude corporal é aqui colocada para o próprio exercício religioso. Não que a oração, em todos os casos, exija dobrar os joelhos, mas porque essa expressão de reverência é comumente empregada, especialmente quando não é uma petição incidental, mas uma oração contínua.

Comentário de Adam Clarke

Por esta causa, dobro meus joelhos – Para que você não desmaie, mas persista, oro frequentemente a Deus, que é nosso Deus e o Pai de nosso Senhor Jesus. Alguns MSS muito antigos e excelentes. e versões omitem as palavras t?? ?????? ?µ?? ??s?? ???st?? , de nosso Senhor Jesus Cristo. E neles a passagem diz: Dobro meus joelhos ao Pai. O apóstolo ora a Deus Pai, para que não desmaiem; e ele se ajoelha nessa oração. O que alguém pode pensar de si mesmo, que, em seus discursos a Deus, pode sentar-se ou ficar na presença do Criador e Juiz de todos os homens? Eles sentariam enquanto se dirigiam a qualquer pessoa de respeitabilidade comum? Se o fizessem, seriam considerados muito rudes. Eles sentariam na presença do rei de sua própria terra? Eles não teriam permissão para fazê-lo. Deus deve então ser tratado com menos respeito do que um companheiro mortal? Paulo se ajoelhou em oração, Atos 20:36 ; Atos 21: 5 . Estevão se ajoelhou quando foi apedrejado, Atos 7:60 . E Pedro se ajoelhou quando levantou Tabita, Atos 9:40 .

Muitas partes desta oração têm uma estrita semelhança com a oferecida por Salomão, 2 Crônicas 6: 1 etc., ao dedicar o templo: ajoelhou-se de joelhos diante de toda a congregação de Israel e estendeu as mãos para o céu ; 2 Crônicas 6:13 . O apóstolo estava agora dedicando a Igreja Cristã, que era e deveria ser a Deus; e orando pelas bênçãos que sempre deveriam repousar e distingui-la; e ele se ajoelha de acordo com o exemplo de Salomão, e o invoca a quem o primeiro templo foi dedicado e quem o tornou um tipo de Igreja do Evangelho.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3:14 . Ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, No capítulo anterior, Efésios 3:19 . São Paulo diz aos efésios que agora eles crêem em Cristo, não são mais estrangeiros e estrangeiros, mas sim concidadãos dos santos e da casa de Deus. Aqui ele continua e diz a eles que eles são da família ou linhagem de Deus, sendo, juntamente com Jesus Cristo, os filhos de Deus. Nada poderia ter uma força maior para mantê-los firmes na doutrina que ele havia pregado a eles e na qual ele faz de sua principal tarefa aqui confirmá-los; a saber, que eles não precisavam ser circuncidados e se submeter à lei de Moisés, como já eram, pela fé em Cristo, filhos de Deus e da mesma família do próprio Cristo.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:54 – Quando Salomão terminou a oração e a súplica ao Senhor, levantou-se diante do altar do Senhor, onde tinha se ajoelhado e estendido as mãos para o céu.

1 Reis 19:18 – No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”.

2 Crônicas 6:13 – Ele havia mandado fazer uma plataforma de bronze com dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento e de largura, e um metro e trinta e cinco centímetros de altura, no centro do pátio externo. Ele ficou de pé na plataforma, depois ajoelhou-se diante de toda a assembléia de Israel, levantou as mãos para o céu,

Esdras 9:5 – Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, para o meu Deus,

Salmos 95:6 – Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;

Isaías 45:23 – Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

Daniel 6:10 – Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.

Lucas 22:41 – Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:

Atos dos Apóstolos 7:60 – Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.

Atos dos Apóstolos 9:40 – Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.

Atos dos Apóstolos 20:36 – Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou.

Atos dos Apóstolos 21:5 – Mas quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, nos acompanharam até fora da cidade, e ali na praia nos ajoelhamos e oramos.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:16 – não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *