Estudo de Efésios 1:3 – Comentado e Explicado

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,
Efésios 1:3

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado, etc. Compare 2 Coríntios 1: 3 . 1 Pedro 1: 3 . Sempre aplicado a Deus.

Senhor . App-98.

tem = tendo. Observe o uso e a importância dos particípios aoristas ao longo desta seção.

com . App-104.

tudo = todos.

espiritual . Ver 1 Coríntios 12: 1 .

bênçãos = bênção (singular) grego. eulogia. Veja Romanos 15:29 .

lugares celestiais = os celestiais, isto é, esferas celestiais. Grego. epouranios. Compare Efésios 1:20 ; Efésios 2: 6 ; Efésios 3:10 ; Efésios 6:12 .

Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

3. Abençoado (108) seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Os termos sublimes em que ele exalta a graça de Deus para com os efésios, pretendem despertar gratidão de seus corações, incendiar todos eles, enchê-los até transbordar com esse pensamento. Aqueles que percebem em si descobertas da bondade Divina, tão completas e absolutamente perfeitas, e que as tornam objeto de meditação sincera, nunca abraçarão novas doutrinas, pelas quais a própria graça que sentem tão poderosamente em si mesmas é lançada à sombra. . O objetivo do apóstolo, portanto, ao afirmar as riquezas da graça divina para com os efésios, era protegê-los contra que sua fé fosse abalada pelos falsos apóstolos, como se seu chamado fosse duvidoso, ou se a salvação fosse buscada de alguma outra maneira. . Ele mostra, ao mesmo tempo, que a plena certeza da felicidade futura repousa na revelação de seu amor por nós em Cristo, que Deus faz no evangelho. Mas, para confirmar o assunto mais completamente, ele se eleva à primeira causa, à fonte – a eterna eleição de Deus, pela qual, antes de nascermos ( Romanos 9:11 ,) somos adotados como filhos. Isso torna evidente que a salvação deles foi realizada, não por qualquer ocorrência acidental ou inesperada, mas pelo decreto eterno e imutável de Deus.

A palavra abençoar é usada aqui em mais de um sentido, como se referindo a Deus e como se referindo a homens. Eu encontro nas Escrituras quatro significados diferentes desta palavra. 1. Dizem que abençoamos a Deus quando oferecemos louvor a ele por sua bondade. 2. Diz-se que Deus nos abençoa, quando Ele coroa nossos empreendimentos com sucesso e, no exercício de sua bondade, nos concede felicidade e prosperidade; e a razão é que nossos prazeres dependem inteiramente de seu prazer. Nossa atenção é aqui chamada à eficácia singular que reside na própria palavra de Deus e que Paulo expressa em linguagem bela. 3. Os homens se abençoam pela oração. 4. A bênção do sacerdote não é simplesmente uma oração, mas também é um testemunho e penhor da bênção divina; pois os sacerdotes receberam uma comissão para abençoar em nome do Senhor. Paulo, portanto, abençoa a Deus, porque nos abençoou, isto é, nos enriqueceu com toda bênção e graça.

Com todas as bênçãos espirituais. Não tenho objeção à observação de Crisóstomo, de que a palavra espiritual transmite um contraste implícito entre as bênçãos de Moisés e de Cristo. A lei teve suas bênçãos; mas somente em Cristo é encontrada a perfeição, porque ele nos dá uma revelação perfeita do reino de Deus, que nos leva diretamente ao céu. Quando o próprio corpo é apresentado a nós, as figuras não são mais necessárias.

No céu. Se entendemos o significado de estar nos lugares celestiais ou nos benefícios celestes, isso tem pouca importância. Tudo o que se pretendia expressar é a superioridade dessa graça que recebemos por meio de Cristo. A felicidade que ela concede não está neste mundo, mas no céu e na vida eterna. Na religião cristã, de fato, como somos ensinados em outros lugares ( 1 Timóteo 4: 8 ), está contida a “promessa da vida que existe agora e da que está por vir”; mas seu objetivo é a felicidade espiritual, pois o reino de Cristo é espiritual. Um contraste é estabelecido entre Cristo e todos os emblemas judeus, pelos quais as bênçãos sob a lei eram transmitidas; pois onde está Cristo, todas essas coisas são supérfluas.

Comentário de Adam Clarke

Bendito seja o Deus – Veja a nota em 2 Coríntios 1: 3 , onde a mesma forma é usada.

Com todas as bênçãos espirituais – Com as doutrinas puras do Evangelho, e os abundantes dons e graças do Espírito Santo, justificando, santificando e edificando-nos em nossa mais santa fé.

Nos lugares celestiais – ?? t??? ep???a????? · Nas coisas celestiais, como as mencionadas acima; eles ainda não estavam em lugares celestiais, mas tinham abundância de coisas celestes para prepará-los para lugares celestiais. Alguns pensam que a palavra deve ser entendida como significando bênçãos do tipo mais elevado ou excelente, como as espirituais em oposição às terrenas, as eternas em oposição às temporais; e tudo isso em, por e por Cristo. Já vimos, em Gálatas 4:26 , que a Jerusalém celestial, ou Jerusalém que é de cima, é usada pelos judeus para significar os dias do Messias, e aquele estado de graça e glória que deve seguir o culto levítico e cerimônias; e é possível que São Paulo use a palavra ep???a??a , coisas celestes, neste sentido: Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas coisas celestes, ou neste estado celestial, no qual a vida e a imortalidade são trazidas à luz pela luz. Evangelho. Este é aparentemente o sentido preferível.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1: 3. Os dois primeiros versículos contêm a inscrição ou introdução de São Paulo à sua Epístola; e daí para Efésios 1:14, ele passa a agradecer a Deus por sua graça e generosidade aos gentios; em que ele estabelece tanto o gracioso propósito de Deus de trazer os gentios para o seu reino sob o Messias, como o fato de lhes conceder bênçãos de todos os tipos em Jesus Cristo, para sua completa restituição no seu reino celestial, para que pudesse haver nada mais forte sugerido para fazer com que os efésios e outros gentios se convertam, desista de todos os pensamentos da lei mosaica; e aquele reino muito inferior dele, estabelecido na instituição Mosaica, e adaptado a um pequeno cantão da terra e a uma pequena tribo de homens; como não é necessário ser mantido sob essa instituição mais espiritual e reino celestial, erguido sob Jesus Cristo; – um reino destinado a compreender homens de todas as nações e a se estender até os limites mais extremos da terra, para maior honra de Deus , ou, como São Paulo fala, para o louvor de sua glória.

Bendito seja o Deus, etc. – A sentença diante de nós percorre doze versículos; um período notável, mesmo nos escritos de São Paulo, que frequentemente são difíceis de serem totalmente compreendidos por esse motivo. Sob as palavras nós e nós, nesse período, o apóstolo sem dúvida inclui os efésios, a quem ele escreveu, – a maior parte dos quais eram gentios convertidos -, compartilhando com ele e os cristãos judeus em seus privilégios evangélicos; e, assim, iniciando sua epístola, atribuindo graças a Deus por suas misericórdias, declara de imediato sua firme persuasão quanto ao chamado dos gentios e sua grande alegria por isso. Observamos anteriormente, que é frequente com este apóstolo, fazer uso das mesmas palavras na mesma sentença, em um sentido diferente daquele em que ocorreram antes. Assim, a palavra abençoar, no começo deste versículo, significa louvar; e na próxima cláusula, fazer o bem ou “conceder uma bênção”: – e por esse motivo – que ambos são os efeitos de uma mente benevolente. Todas as bênçãos espirituais se referem principalmente, não a dons extraordinários e miraculosos, mas às graças santificadoras e salvadoras do Espírito; tais como justificação pela graça, adoção de filhos, iluminação do Espírito e todas as graças da vida cristã: estas são bênçãos nos céus, e? t??? ep???a?????, ou, nas coisas celestiais, como devem ser traduzidas, em vez de lugares; como são coisas que têm uma relação manifesta com o céu e uma tendência para nos ajustar a isso.

Comentário de Scofield

em lugares celestiais

Literalmente, os céus. A mesma palavra grega é usada em João 3:12, onde “coisas” são adicionadas. Em ambos os lugares, a palavra significa aquilo que é celestial em contraste com o que é terreno. Em Efésios, “lugares” são especialmente enganosos. “Os céus” podem ser definidos como a esfera da experiência espiritual do crente, identificada com Cristo na natureza. 2 Pedro 1: 4 , vida; Colossenses 3: 4 ; 1 João 5:12 , relacionamentos; João 20:17 ; Serviço de Hebreus 2:11 ; João 17:18 ; Mateus 28:20 , sofrendo; Filipenses 1:29 ; Filipenses 3:10 ; Colossenses 1:24 herança Romanos 8:16 ; Romanos 8:17 e glória futura no reino; Romanos 8: 18-21 ; 1 Pedro 2: 9 ; Apocalipse 1: 6 ; Apocalipse 5:10 . O crente é um homem celestial, um estrangeiro e peregrino na terra. Hebreus 3: 1 ; 1 Pedro 2:11 .

Comentário de John Wesley

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou – Deus nos abençoar é conceder todas as bênçãos espirituais e celestiais sobre nós. Nossa bênção Deus é pagar-lhe nossos agradecimentos solenes e agradecidos, tanto por causa de sua própria bênção essencial, quanto pelas bênçãos que ele nos concede. Ele é o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, como homem e mediador: ele é seu pai, principalmente, com respeito à sua natureza divina, como seu único filho; e, secundariamente, com relação à sua natureza humana, como pessoalmente ligada ao divino.

Com todas as bênçãos espirituais nas coisas celestiais – Com todos os tipos de bênçãos espirituais, que são celestiais em sua natureza, original e tendência, e devem ser completadas no céu: muito diferentes dos privilégios externos dos judeus e das bênçãos terrenas que eles esperavam do Messias.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 14:20 – E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos”. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

1 Crônicas 4:10 – Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

1 Crônicas 29:20 – Então Davi disse a toda a assembléia: “Louvem o Senhor, o seu Deus”. E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.

Neemias 9:5 – E os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías conclamavam o povo, dizendo: “Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre. “Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 72:19 – Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém.

Salmos 134:3 – De Sião os abençoe o Senhor, que fez os céus e a terra!

Isaías 61:9 – Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor. “

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Lucas 2:28 – Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Romanos 15:6 – para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

Gálatas 3:9 – Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.

Efésios 1:10 – isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 2:6 – Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Efésios 6:12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Hebreus 8:5 – Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte”.

Hebreus 9:23 – Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Apocalipse 4:9 – Toda vez que os seres viventes dão glória, honra e graças àquele que está assentado no trono e que vive para todo o sempre,

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *