Estudo de Efésios 2:6 – Comentado e Explicado

juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus.
Efésios 2:6

Comentário de E.W. Bullinger

levantou, & c . = elevado. . . juntos (com ele). Grego. sunegeiro. Só aqui. Co Efésios 1: 2 , Efésios 1:12 ; Efésios 3: 1 .

nos fez, & c. = nos fez sentar juntos. Grego. sunkathizo. Somente aqui e Lucas 22:55 .

lugares celestiais . Como em Efésios 1: 3 .

Cristo Jesus . Ver Efésios 1: 1 .

Comentário de John Calvin

6. E nos criou juntos. A ressurreição e a permanência no céu, aqui mencionadas, ainda não são vistas pelos olhos mortais. No entanto, como se essas bênçãos estivessem atualmente em nosso poder, ele afirma que as recebemos; e ilustra a mudança que ocorreu em nossa condição, quando fomos guiados de Adão a Cristo. É como se tivéssemos sido trazidos do inferno mais profundo para o próprio céu. E certamente, embora, no que diz respeito a nós mesmos, nossa salvação ainda seja objeto de esperança, mas em Cristo já possuímos uma imortalidade e glória abençoadas; e, portanto, ele acrescenta, em Cristo Jesus . Até agora, não aparece nos membros, mas apenas na cabeça; no entanto, em conseqüência da união secreta, ela pertence verdadeiramente aos membros. Alguns a traduzem através de Cristo; mas, pela razão mencionada, é melhor reter a tradução usual, em Cristo. Assim, somos mobiliados com o mais rico consolo. De tudo o que queremos agora, temos uma garantia e antecipação segura na pessoa de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

E nos levantou juntos em Cristo – ou melhor, por Cristo; sua ressurreição é a prova de que ele havia feito toda a expiação e de que pudéssemos ser justificados por seu sangue. Crendo, portanto, no registro que Deus deu a seu Filho, recebemos essa expiação e fomos ressuscitados da morte do pecado para a vida de retidão; e agora nos sentamos em lugares celestiais – temos direito ao reino de Deus, antecipamos esta glória e somos indescritivelmente felizes na posse dessa salvação e em nossa comunhão com Cristo Jesus.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2: 6 . E nos levantou, etc. – O que o apóstolo aqui diz não significa meramente elevar-nos à esperança de perdão e glória pela ressurreição e ascensão de Cristo, mas parece se referir à união que existe entre ele e todos os verdadeiros crentes; por causa da qual eles podem considerar sua ressurreição, ascensão e glória, como uma promessa e segurança de algo de natureza semelhante, a ser cumprida no devido tempo dentro e sobre eles, se fiéis à morte. Assim, somos ensinados a considerar Cristo como uma pessoa pública, o irmão mais velho da família e o guardião dos ramos mais jovens, que o buscam em socorro.

Comentário de John Wesley

E nos levantou juntos, e nos fez sentar juntos nos lugares celestiais em Cristo Jesus:

E nos levantou juntos – Judeus e gentios já em espírito; e daqui a pouco nossos corpos também serão ressuscitados.

E nos fez sentar juntos em lugares celestiais – isso é falado como antecipação. Os crentes ainda não possuem seus assentos no céu; mas cada um deles tem um lugar preparado para ele.

Referências Cruzadas

Mateus 26:29 – Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai”.

Lucas 12:37 – Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.

Lucas 22:29 – E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Colossenses 1:18 – Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *