Estudo de Lucas 22:29 – Comentado e Explicado

eu, pois, disponho do Reino a vosso favor, assim como meu Pai o dispôs a meu favor,
Lucas 22:29

Comentário de Albert Barnes

E eu designo para você um reino – Ele lhes assegura aqui que eles devem “ter” um reino – suas expectativas serão realizadas. Eles continuaram com ele; eles viram como “ele” viveu e a quais provações ele foi submetido; o tempo todo eles esperavam um reino, e ele lhes assegura que não deveriam se decepcionar.

Como meu Pai … – Eles viram como Deus havia designado um reino para “ele”. Não foi com pompa, esplendor e glória externa, mas estava na pobreza, falta, perseguição e provação. Assim, “ele” designaria para eles um reino. Eles deveriam “seguramente” possuí-lo; mas não seria com esplendor externo, mas com pobreza e labuta. A palavra original “nomear” tem a força de um “pacto” ou compacto, e significa que deve ser “certamente” ou certamente cumprido, ou que ele se comprometeu a fazê-lo. Todos os cristãos devem entrar no reino dos céus à maneira de seu Senhor – através de muitas tribulações; mas, embora deva ser, como aconteceu com ele, por muitas lágrimas e tristezas, eles certamente alcançarão o lugar de descanso e a recompensa do céu, pois isso lhes é assegurado pelo compromisso da aliança e pela fidelidade de seu Senhor. e rei.

Comentário de E.W. Bullinger

nomear = atribuir.

as = mesmo como. Pai. App-98.

Comentário de John Calvin

29. E eu designo para você o reino. Aqui ele os faz não apenas juízes, mas reis; pois ele compartilha com eles o reino que recebeu do Pai. Há uma ênfase na palavra designar , para que eles não possam, com calor e veemência de desejo, apressar-se com muita avidez para possuir o reino do qual somente ele tem o direito legal de descartar. Por seu próprio exemplo, ele também os exorta à paciência; pois, embora ele tenha sido ordenado pelo Pai como rei, ele não foi imediatamente ressuscitado para sua glória, mas até mesmo se esvaziou ( Filipenses 2: 7 ) e pela ignomínia da cruz obteve honra real. Comer e beber à sua mesa é colocado metaforicamente por ser feito participante da mesma glória.

Comentário de Adam Clarke

Eu designo para você um reino, como meu Pai me designou – O Codex Alexandrinus, com alguns outros MSS., O mais recente siríaco e Orígenes, lidos na primeira cláusula, d?a????? , um pacto. Eu designo para você uma Aliança, como meu Pai me designou um reino: – Vocês serão ministros da nova aliança, como eu sou rei no reino espiritual ao qual ela se relaciona. Esta é uma leitura curiosa: mas nosso Senhor provavelmente deve ser entendido como promissor de que eles deveriam ter um reino – um estado de bem-aventurança, como ele deveria obter – eles devem passar por muitas tribulações para entrar no reino de Deus. Assim, o Filho do homem sofreu para que entrasse em sua glória: pela alegria que lhe foi proposta, ele suportou a cruz, desprezou a vergonha e foi posto à direita de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 22: 29-30 . E eu vos designo, etc. – O reino que o Pai concedeu a Jesus, como recompensa de suas humilhações, foi seu reino mediador, Filipenses 2: 9, não a felicidade do céu, que ele gozou desde a eternidade; portanto, o reino que ele concedeu a seus apóstolos como recompensa peculiar de seus serviços, sendo da mesma natureza que os seus, era a autoridade que eles gozavam ao lado dele na dispensação do evangelho. Para que você possa comer e beber à minha mesa, etc. é evidentemente metafórico e significa que eles deveriam compartilhar com ele as honras e prazeres de sua alta dignidade; e sente-se em tronos julgando as doze tribos de Israel. Podemos apenas observar que é bem sabido que a palavra d?at??eµa?, usado Lucas 22:29 e nomeado, significa apropriadamente aliança, ou ” doar em virtude de aliança”; e, portanto, a última cláusula deste versículo pode aludir adequadamente ao que os adivinhos costumam chamar de “o pacto da redenção”, ao qual existem tantas referências nas escrituras e a respeito da realidade da qual não podemos duvidar, se as referências fossem não é tão expresso; considerando, por um lado, a grande importância do empreendimento de nosso Senhor a que se refere; e, por outro, as claras declarações daquelas profecias que seu espírito sugeria; e a confiança com a qual ele prometeu essas bênçãos, que como mediador o capacita a conceder a todos os seus santos fiéis.

Comentário de John Wesley

E eu vos designo um reino, como meu Pai me designou;

E eu – preservarei você em todas as suas tentações, até que você entre no reino da glória: indique para você – por estas mesmas palavras. Não um primado para um, mas um reino para todos: nos mesmos termos: como meu Pai me designou – Que lutaram e conquistaram.

Referências Cruzadas

Mateus 24:47 – Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Lucas 19:17 – ” ‘Muito bem, meu bom servo! ’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades’.

1 Coríntios 9:25 – Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

2 Coríntios 1:7 – E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma como vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação.

2 Timóteo 2:12 – se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Apocalipse 21:14 – A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *