Estudo de Tiago 2:5 – Comentado e Explicado

Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam?
Tiago 2:5

Comentário de Albert Barnes

Escutem, meus amados irmãos – O apóstolo passa a mostrar que os ricos, como tais, não tinham nenhuma reivindicação especial a seu favor, e que os pobres de fato poderiam ter mais direito a estima do que eram. Para uma visão dos argumentos pelos quais ele faz isso, compare a análise do capítulo.

Deus não escolheu os pobres deste mundo? Aqueles que são pobres no que diz respeito a este mundo, ou aqueles que não têm riqueza. Este é o primeiro argumento que o apóstolo sugere por que os pobres não devem ser tratados com negligência. É que Deus teve uma referência especial a eles na escolha daqueles que deveriam ser seus filhos. O significado não é que ele não esteja tão disposto a salvar os ricos quanto os pobres, pois ele não tem parcialidade; mas há circunstâncias nas condições dos pobres que tornam mais provável que eles aceitem as ofertas do evangelho do que os ricos; e que de fato a grande massa de crentes é tirada daqueles que estão em uma vida relativamente humilde. Compare as notas em 1 Coríntios 1: 26-28 . O fato de Deus ter escolhido alguém para ser um “herdeiro do reino” é uma boa razão agora porque ele não deve ser tratado com negligência, como era nos tempos dos apóstolos.

Ricos em fé – Embora sejam pobres nos bens deste mundo, eles são ricos em um sentido mais alto e mais importante. Eles têm fé em Deus, seu Salvador; e neste mundo de provação e de pecado, essa é uma possessão mais valiosa do que pilhas de prata ou ouro acumulados. Um homem que tem isso tem certeza de que terá tudo o que é realmente necessário para ele neste mundo e no próximo; um homem que não o tem, embora possa ter a riqueza de Creso, ficará totalmente sem recursos em relação às grandes necessidades de sua existência.

“Dá o que queres, sem ti somos pobres;

E contigo rico, tira o que queres.

A fé em Deus, o Salvador, responderá a mais propósitos e alcançará fins mais valiosos para o homem do que a riqueza das Índias: e isso os pobres podem ter, assim como os ricos. Compare Apocalipse 2: 9 .

E herdeiros do reino … – Margem, “isso”. Compare as notas em Mateus 5: 3 .

Comentário de Joseph Benson

Tiago 2: 5-7 . Escute – Como se ele tivesse dito: Fique, considere, vós que julgamos assim. A presunção não é mais a favor do pobre homem? Deus não escolheu os pobres – Ou seja, não são aqueles a quem Deus escolheu, de um modo geral, pobres neste mundo, que ainda são ricos em fé e herdeiros do reino – Conseqüentemente, o mais honroso dos homens? E aqueles a quem Deus tanto honra, não devem honrar da mesma maneira? Mas vocês , cristãos, que sabem melhor; desprezaram?t?µasate , desonraram ou desonraram; os pobres – por tal conduta. Não homens ricos, etc. – Como se ele tivesse dito: Você tem poucas razões para demonstrar tanto respeito por eles, se considerar o que a carruagem deles em relação a você tem sido; aqueles a quem você corteja com tanto respeito e assiduidade, oprima?atad??aste???s?? , tiraniza sobre você e desenha – Ou arraste; você diante dos tribunais – A maioria dos homens ricos não é seu perseguidora, e não seus amigos? Não blasfemam daquele nome digno – de Deus e de Cristo; pelo qual sois chamados – E qual merece ser tido na mais alta estima e veneração por todos os seres inteligentes? O apóstolo fala principalmente de pagãos ricos: mas os cristãos, assim chamados, estão atrás deles na perseguição dos discípulos de Jesus?

Comentário de E.W. Bullinger

amado . App-135.

Tem . . . escolhido = Fez. . . escolher.

Deus App-98.

this = the.

mundo . App-129.

reino . Veja App-112, App-113, App-114.

tem . Omitir.

amor App-135.

Comentário de John Calvin

5 Escutem, meus amados irmãos . Ele prova agora, com um argumento duplo, que eles agiram de maneira absurda, quando, por causa dos ricos, desprezavam os pobres: O primeiro é que é impróprio e vergonhoso abater aqueles a quem Deus exalta e tratar com reprovação os que a quem ele honra. Quando Deus honra os pobres, todo aquele que os repudia, inverte a ordem de Deus. O outro argumento é retirado da experiência comum; pois como os ricos são em grande parte vexatórios para os bons e inocentes, é muito irracional render tal recompensa pelos erros que cometem, para que sejam mais aprovados por nós do que pelos pobres, que nos ajudam mais do que eles. errado nós. Vamos agora ver como ele procede com esses dois pontos.

Deus não escolheu os pobres deste mundo? Na verdade, não estava sozinho, mas desejava começar com eles, para derrotar o orgulho dos ricos. É também o que Paulo diz que Deus escolheu, não muitos nobres, nem muitos poderosos no mundo, mas aqueles que são fracos, para que ele se envergonhe dos que são fortes ( 1 Coríntios 1:25 ). Deus derrama sua graça sobre os ricos em comum com os pobres, mas sua vontade é preferi-los àqueles, para que os poderosos aprendam a não se bajular, e que os ignóbeis e os obscuros possam atribuir o que são à misericórdia de Deus, e que ambos possam ser treinados até mansidão e humildade.

Os ricos em fé não são aqueles que abundam na grandeza da fé, mas como Deus enriqueceu com os vários dons de seu Espírito, que recebemos pela fé. Pois, sem dúvida, uma vez que o Senhor lida abundantemente com todos, cada um se torna participante de seus dons de acordo com a medida de sua própria fé. Se, então, somos vazios ou carentes, isso prova a deficiência de nossa fé; pois se apenas ampliarmos o seio da fé, Deus estará sempre pronto para preenchê-lo.

Ele diz que um reino é prometido para aqueles que amam a Deus : não que a promessa dependa do amor; mas ele nos lembra que somos chamados por Deus para a esperança da vida eterna, nessa condição e para esse fim, para que possamos amá-lo. Então o fim, e não o começo, é aqui apontado.

Comentário de Adam Clarke

Deus não escolheu os pobres deste mundo – isso parece se referir a Mateus 11: 5 ; : E os pobres têm o Evangelho pregado a eles. Estes creram no Senhor Jesus e encontraram sua salvação; enquanto os ricos o desprezavam, negligenciavam e perseguiam. Eles tinham aquela fé em Cristo que os colocava em posse das bênçãos espirituais mais escolhidas e lhes dava direito ao reino dos céus. Embora, portanto, fossem desprezados pelos homens, eram altamente valorizados por Deus.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2: 5 . Deus não escolheu os pobres, etc. – O cristianismo não se espalhou pelo poder ou artifício de cortesãos e grandes homens, ou para promover um interesse secular; mas o Deus e o Pai de todos escolheram esse método em sua infinita sabedoria para a reforma e renovação de todos os que se renderão a serem salvos pela graça: mas aqueles que colocam seus corações nas riquezas e na grandeza deste mundo, não são desse número. Nenhuma elipse é mais comum do que a do verbo : temos um exemplo aqui – escolhemos os pobres deste mundo para serem ricos em fé.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Escutem, meus amados irmãos: Deus não escolheu os pobres deste mundo ricos em fé e herdeiros do reino que prometeu àqueles que o amam?

Escute – Como se ele tivesse dito: Fique, considere, vós que julgamos assim. A presunção não é mais a favor do pobre homem? Deus não escolheu os pobres – Ou seja, não são aqueles a quem Deus escolheu, de um modo geral, pobres neste mundo? que ainda são ricos em fé e herdeiros do reino – Conseqüentemente, o mais honroso dos homens: e aqueles a quem Deus tanto honra, não devem honrar da mesma maneira?

Referências Cruzadas

Exodo 20:6 – mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Juízes 9:7 – Quando Jotão soube disso, subiu ao topo do monte Gerizim e gritou para eles: “Ouçam-me, cidadãos de Siquém, para que Deus os ouça.

1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

1 Reis 22:28 – Micaías declarou: “Se você de fato voltar em segurança, o Senhor não falou por meu intermédio”. E acrescentou: “Ouçam o que estou dizendo, todos vocês! “

Jó 34:10 – “Por isso escutem-me, vocês que têm conhecimento. Longe de Deus esteja o fazer o mal, e do Todo-poderoso o praticar a iniqüidade.

Jó 38:14 – A terra toma forma como o barro sob o sinete; e tudo nela se vê como uma veste.

Provérbios 7:24 – Então, meu filho, ouça-me; dê atenção às minhas palavras.

Provérbios 8:17 – Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.

Provérbios 8:17 – Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.

Provérbios 8:32 – “Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos!

Isaías 14:32 – Que resposta se dará aos emissários daquela nação? Esta: “O Senhor estabeleceu Sião, e nela encontrarão refúgio os aflitos do seu povo”.

Isaías 29:19 – Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, e os necessitados exultarão no Santo de Israel.

Sofonias 3:12 – Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor.

Zacarias 11:7 – Eu me tornei pastor do rebanho destinado à matança, os oprimidos do rebanho. Então peguei duas varas e chamei a uma Favor e à outra União, e com elas pastoreei o rebanho.

Zacarias 11:11 – Foi cancelada naquele dia, e assim os aflitos do rebanho que estavam me olhando entenderam que essa palavra era do Senhor.

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Marcos 7:14 – Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto:

Lucas 6:20 – Olhando para os seus discípulos, ele disse: “Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.

Lucas 9:57 – Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”.

Lucas 12:21 – “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Lucas 16:22 – “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

Lucas 16:25 – “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

Lucas 22:29 – E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,

João 7:48 – “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele?

Atos dos Apóstolos 7:2 – A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

1 Coríntios 1:26 – Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

2 Coríntios 4:15 – Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

2 Coríntios 6:10 – entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Hebreus 11:26 – Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.

Tiago 1:9 – O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Apocalipse 2:9 – Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

Apocalipse 3:18 – Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *