Estudo de Mateus 11:5 – Comentado e Explicado

os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres…
Mateus 11:5

Comentário de E.W. Bullinger

Os cegos = cegos (nenhum art. Neste versículo, porque apenas alguns de cada tipo são destinados. Nem todos os cegos, etc.) Esses foram os milagres anunciados por Ele ( Isaías 35: 5 , Isaías 35: 6 ; Isaías 61: 1 ) Nenhum outro ( qua, milagres) seria suficiente como Suas credenciais.

os mortos = mortos (pessoas). Sem art. Veja App-139.

elevado = elevado à vida.

tenha o evangelho pregado a eles. Esta é uma palavra no grego ( euangelizo ) = são contadas as boas novas ou as boas novas ( Isaías 61: 1 ).

Comentário de John Calvin

5. Os pobres recebem a mensagem do Evangelho. Por pobres, sem dúvida, entende-se aqueles cuja condição é miserável e desprezível, e que não são estimados. Por mais que qualquer pessoa possa ser, sua pobreza está tão longe de ser um motivo de desespero, que deve animar-se com coragem para buscar a Cristo. Mas lembremo-nos de que ninguém é considerado pobre, a não ser aqueles que são realmente assim ou, em outras palavras, que se encontram abatidos e oprimidos pela convicção de sua pobreza.

Comentário de Adam Clarke

Os cegos recebem sua visão, etc. – look?aß?ep?s? , olha para cima, contemplando os céus que seu Senhor fez.

Os coxos andam – ?e??pat?s? , eles andam por aí; para dar à multidão a prova mais completa de que a cura deles era real. Esses milagres não eram apenas as provas mais convincentes do poder supremo de Cristo, mas também eram emblemáticos da obra de salvação que ele realiza nas almas dos homens.

  1. Os pecadores são cegos; o entendimento deles é tão obscurecido pelo pecado que eles não vêem o caminho da verdade e da salvação.
  • Eles são coxos – incapazes de trilhar o caminho da justiça.
  • Eles são leprosos, suas almas são contaminadas pelo pecado, a doença mais repugnante e inveterada; aprofundando-se e infectando os outros.
  • Eles são surdos à voz de Deus, à sua palavra e à sua própria consciência.
  • Eles estão mortos em ofensas e pecados; Deus, que é a vida da alma, sendo separado dela pela iniqüidade.
  • Nada menos que o poder de Cristo pode redimir de tudo isso; e, por tudo isso, esse poder de Cristo realmente redime toda alma crente penitente. Dar vista aos cegos e ressuscitar os mortos é permitido pelos antigos coelhos serem obras que o Messias deve realizar, quando ele deve se manifestar em Israel.

    Os pobres têm o evangelho pregado a eles – e o que era esse evangelho? Ora, as boas novas de que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores: que ele abre os olhos dos cegos; permite que os coxos andem com um ritmo uniforme, constante e constante no caminho da santidade; limpa os leprosos de toda a contaminação de seus pecados; abre os ouvidos dos surdos para ouvir suas palavras perdoadoras; e levanta aqueles que estavam mortos em ofensas e pecados a viver em união consigo mesmo por toda a eternidade.

    Comentário de Thomas Coke

    Mateus 11: 5 . Os cegos recebem a visão Nada pode ser mais apropriado, natural e convincente do que uma resposta como essa; que se originou do que Cristo estava fazendo naquele momento e se apoiou no testemunho mais aparente do próprio Deus, em milagres surpreendentes, aos quais eles sabiam que seu mestre não fingia: (Ver João 10:41 .) milagres de natureza tão benéfica , que nenhuma austeridade de uma vida aposentada era comparável a eles; e milagres que receberam um brilho adicional, por terem sido preditos por um profeta muitas eras antes; mesmo por Isaías, o profeta, por quem o Batista era tão particularmente descrito, que como ele próprio se referia a ele com frequência ( Mateus 3: 3. Lucas 3: 4-6 . João 1:23 .), então seus discípulos não devem, dúvida, familiarizaram-se com seus escritos. Essas e muitas outras informações são colocadas sob a mais bela luz pela mão magistral do bispo Atterbury, em Posthumous Sermons, vol. 1: p. 41-50. O arcebispo Tillotson também mostrou em grande parte a correspondência entre as profecias e os eventos aqui mencionados. Veja seu 117º sermão e Dr. Thomas Jackson’s Works, vol. 2: p. 470. A última circunstância mencionada neste versículo, Os pobres, etc. distinguiu o Messias de todos os filósofos e sacerdotes pagãos; pois enquanto escondiam os mistérios ou profundezas de suas doutrinas dos pobres e daqueles que não foram iniciados, ele abriu o dele a todos, sem distinção; tanto para os pobres quanto para os ricos, tanto para os indoutos quanto para os eruditos. Também o distinguia dos profetas que foram antes dele, sendo eles principalmente enviados aos monarcas; enquanto Cristo descobriu os tesouros da vida para os analfabetos. Distingue-o dos escribas e doutores dos judeus, que ensinavam apenas os ricos, e cobravam muito por suas instruções, desprezando e negligenciando os pobres, que eram denominados de descendência da terra, e mantendo-a como máxima, que o espírito repousava apenas sobre os ricos. Poderia ter convencido os judeus que suas idéias sobre o Messias eram falsas: eles encaravam o Messias como um príncipe temporal, que deveria subjugar o mundo ao seu jugo; mas ele colocou sua glória em subjugar o pecado e em superar a iniquidade. Poderia ter servido para convencer os judeus de que ele estava desinteressado: em vez de pagar sua corte aos grandes, ele se dedicou aos aflitos; e, em vez de envolver os sacerdotes e escribas para seus discípulos, ele pregou ao povo inferior e escolheu doze homens analfabetos e pobres para serem os propagadores de sua doutrina. Falar aos cegos à vista, ordenar que os coxos andassem, restaurar os surdos a ouvir com uma única palavra e dar vida aos mortos, eram milagres que demonstravam claramente que ele era o Messias. Mas essas curas eram apenas curas de doenças corporais: seu ofício também incluía nela a cura de nossas perturbações mentais; e, portanto, nossos senhores abençoados, como critério de esclarecimento e distinção de seu caráter, de que ele pregava o evangelho aos pobres. Outros colocam um sentido diferente na cláusula ?t???? e?a??e?????ta?, Ao traduzi-lo ativamente, os pobres pregam o evangelho, como se Jesus pretendesse insinuar, que o Batista não tinha motivos para ficar descontente com a eleição de doze pescadores analfabetos para pregar o evangelho, enquanto ele, cujos dons eram muito superiores aos deles, era sofria a mentira inútil na prisão – porque esse também era um dos personagens do reinado do Messias, mencionado por Isaías. De acordo com essa interpretação, o significado de nosso Senhor era: “Vá e diga a seu mestre que os milagres que você me viu realizar são os mesmos que Isaías previu há muito tempo que o Messias deveria realizar; e que as pessoas que eu escolhi para me ajudar a pregar o evangelho, são como o mesmo profeta havia indicado para essa obra. ” Veja Macknight e Sherlock.

    Comentário de John Wesley

    Os cegos vêem, e os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres têm o evangelho pregado a eles.

    Os pobres têm o Evangelho pregado a eles – A maior misericórdia de todos. Isaías 29:18 ; 35: 5.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *