Estudo de Lucas 6:20 – Comentado e Explicado

Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!
Lucas 6:20

Comentário de Joseph Benson

6:20 . E ele ergueu os olhos para os discípulos – A multidão que pressionava para tocar Jesus, a fim de ser curada, ficando finalmente quieta e quieta, ele se voltou para seus discípulos, e na audiência deles, e na multidão, repetida , de pé na planície, muitas passagens notáveis ??do sermão que ele havia proferido antes, sentadas no monte; que pela importância e variedade de assuntos contidos nela era, de todos os seus sermões, o mais apropriado para ser lembrado pelos doze discípulos, agora que eles eram constituídos apóstolos e designados para pregar. “O evangelista Mateus, tendo registrado o antigo sermão em seu lugar, julgou desnecessário dar essa repetição aqui. Mas se o leitor é de opinião que os dois sermões são os mesmos, porque em Lucas ocorre imediatamente após a eleição dos doze apóstolos, como em Mateus após o chamado dos quatro discípulos, Simão, André, Tiago e João. , consideremos, em primeiro lugar, que o chamado dos quatro discípulos, que precede o sermão de Mateus, é sem dúvida um fato inteiramente diferente da eleição dos doze apóstolos que precederam o sermão de Lucas, e aconteceu muito antes dele. . Além disso, o sermão em Lucas foi pregado imediatamente após a eleição dos doze, enquanto uma grande turnê pela Galiléia, que pode levar alguns meses, interveio entre o chamado dos quatro discípulos e o sermão de Mateus. E para não mencionar mais diferenças, o sermão registrado por Mateus foi proferido em uma montanha, em uma postura sentada; considerando que, quando ele pronunciou isso, de que Lucas fala, ele estava em uma planície ou vale, onde não podia sentar-se por causa da multidão que o cercava, mas permaneceu com seus discípulos. Mas, embora não houvesse discordância tão evidente nos fatos que precederam esses dois sermões, o leitor poderia facilmente ter permitido que fossem pronunciados em momentos diferentes, porque ele encontrará outras instâncias de coisas realmente diferentes, apesar de sua natureza serem parecidas. , e foram precedidos e também seguidos por eventos semelhantes. Por exemplo, a comissão e as instruções dadas aos setenta eram, em substância, as mesmas da comissão e das instruções dadas aos doze, Mateus 10., e foram introduzidas da mesma maneira: A colheita é abundante, etc. 9:37 . No entanto, do próprio Lucas parece que eles eram diferentes, que o evangelista relatou a missão dos doze como um fato distinto, Lucas 9: 1 . Da mesma forma, os dois jantares milagrosos não eram apenas um do outro em sua natureza, mas também em suas circunstâncias, pois foram apresentados pelos mesmos discursos e seguidos por eventos semelhantes; particularmente na conclusão de ambos, Jesus passou pelo mar da Galiléia. No entanto, sendo ambos encontrados no mesmo evangelista, nenhum leitor pode pensar o mesmo. ” Macknight. Whitby e Doddridge veem esse assunto exatamente da mesma maneira. “Quase nada”, diz o último, “que observei nas harmonias comuns me surpreende mais do que muitos fazem desse discurso o mesmo sermão da montanha, registrado em geral por Matthew. Isso foi entregue por Cristo sentado em uma montanha, esta em uma planície; e, que pesa muito mais comigo, há tanta diferença na expressão, quando as passagens paralelas são comparadas, que parece evidente que os evangelistas não a relacionaram exatamente, se pretendiam nos dar o mesmo. Por outro lado, parece não haver a menor dificuldade em supor que Cristo possa aqui repetir uma parte do que ele havia entregue alguns meses antes para outro auditório, e provavelmente a uma distância maior do que apenas no mesmo bairro. Pois é claro, em outros casos, que isso nada mais é do que o que ele muitas vezes teve ocasião de fazer. Compare Mateus 9: 32-34 com Mateus 12:22 ; Mateus 12:24 ; e Mateus 16:21 com Mateus 17:23 ; e Mateus 20: 17-19 . ” Portanto, pelas razões acima expostas, é evidentemente um sermão diferente daquele proferido no monte, e pregado a um auditório diferente, e em uma ocasião diferente; e havendo aqui apenas quatro das oito bem-aventuranças mencionadas naquele sermão, e nenhuma delas sendo expressa nas mesmas palavras que são usadas; não é necessário que eles sejam entendidos no mesmo sentido. Os pobres aqui podem significar os pobres em espírito; os famintos, aqueles que têm fome de justiça; e os enlutados, aqueles que se arrependem de um modo piedoso de arrependimento, 2 Coríntios 7: 9 ; ou a condição adicionada à última cláusula, Lucas 6:22 , por amor do Filho do homem, pode ser entendida como implícita em todas as cláusulas, e que apenas aqueles discípulos de Cristo são declarados abençoados, expostos e pacientemente sofrem , pobreza, fome, tristeza ou perseguição por causa dele, para que eles possam obter o reino e a recompensa no céu, que ele prometeu aos seus servos fiéis. De fato, as palavras de nosso Senhor são dirigidas apenas a seus discípulos, Lucas 6:20 , ele levantou os olhos para seus discípulos e disse: Bem-aventurado (ou melhor, feliz, como µa?a???? significa), vós sois pobres, etc. – Quanto aos que não são os verdadeiros discípulos de Cristo, mas são ignorantes e perversos, ou carnais e mundanos, por mais pobres, destituídos, aflitos ou reprovados que possam estar neste mundo, eles não são felizes, mas miseráveis ??e a maneira de ser infeliz para sempre. Portanto, devemos dizer que, na explicação dessa passagem, os pobres são felizes se enriquecidos com conhecimento e graça divinos; pois eles têm direito ao reino de Deus em todas as suas glórias transcendentes e eternas. Os que agora estão famintos e destituídos de todas as acomodações confortáveis ??da vida ficam felizes se sentirem esse apetite mais nobre, pelo qual a alma piedosa anseia por melhorias na santidade: pois está próximo o tempo em que serão preenchidos com o que desejam. por, e serão feitos participantes das bênçãos mais substanciais e valiosas. Felizes são os que agora choram e choram sob um senso de pecado, ou sob aquela disciplina saudável de aflição, pela qual Deus reduz seus filhos errantes e os treina para uma virtude superior; pois toda a sua tristeza passará como um sonho, e eles rirão por muito tempo e se alegrarão em uma libertação completa dele. Aqueles a quem os homens odeiam, se separam de sua companhia e reprovam, etc., por causa do Filho do homem, são felizes, pois aquela Pessoa gloriosa, poderosa e graciosa, por cuja conta são tratados, é abundantemente capaz e com disposição. quanto possível, amplamente recompensá-los por tudo o que sofrem por ele. E, portanto, longe de ficarem consternados e sobrecarregados com problemas e angústias, com tais abusos e agressões, eles devem se alegrar e pular de alegria, totalmente seguros de que sua recompensa no céu será proporcional aos sofrimentos na terra. Além disso, esses seguidores perseguidos de Cristo podem confortar-se com essa consideração, de que os servos de Deus, em todas as épocas, foram tratados de maneira semelhante.

Comentário de E.W. Bullinger

E etc. Não a “versão de Lucas” do “Sermão da Montanha”, mas uma repetição em uma forma diferente de certas partes dele em uma ocasião subseqüente.Por que criar uma “discrepância” ao supor que nosso Senhor nunca repetiu nenhuma parte de Sua discuta Isaías 28: 9-13 .

levantou os olhos. Peculiar a Luke.

on = até. Grego. eis. App-104.

Abençoado, etc. = Feliz. Veja nota em Mateus 5: 3 .

o reino de deus . Veja App-114.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurados os pobres – Veja o sermão no monte parafraseado e explicado, Mateus 5 (nota), Mateus 6 (nota), Mateus 7 (nota),

Comentário de John Wesley

E, levantando os olhos para os discípulos, disse: Bendito sejais pobres, porque o vosso é o reino de Deus.

Nos versículos seguintes, nosso Senhor, na platéia de seus discípulos recém-escolhidos, e da multidão, repete, de pé na planície, muitas passagens notáveis ??do sermão que ele havia proferido antes, sentado no monte. Ele aqui novamente pronuncia os pobres e os famintos, os enlutados e os perseguidos, felizes; e representa como miseráveis ??aqueles que são ricos, cheios, alegres e aplaudidos: porque geralmente a prosperidade é um doce veneno, e a aflição uma cura, embora um remédio amargo. Que o pensamento nos reconcilie com as adversidades e desperte nossa cautela quando o mundo nos sorrir; quando uma mesa abundante se abre diante de nós e nossa taça está correndo; quando nossos espíritos são gays; e ouvimos (o que a natureza ama) nossos próprios elogios dos homens.

Felizes sois pobres – A palavra parece aqui ser tomada literalmente: vocês que deixaram tudo para mim. Mateus 5: 3 .

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:8 – Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. “Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.

Salmos 37:16 – Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios;

Salmos 113:7 – Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre,

Provérbios 16:19 – Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.

Provérbios 19:1 – Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente.

Isaías 29:19 – Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, e os necessitados exultarão no Santo de Israel.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 66:2 – Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? “, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.

Sofonias 3:12 – Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor.

Zacarias 11:11 – Foi cancelada naquele dia, e assim os aflitos do rebanho que estavam me olhando entenderam que essa palavra era do Senhor.

Mateus 5:2 – e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Mateus 12:49 – E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

Marcos 3:34 – Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Lucas 6:24 – “Mas ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Lucas 13:28 – “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês excluídos.

Lucas 14:15 – Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”.

Lucas 16:25 – “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

João 7:48 – “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele?

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

1 Coríntios 1:26 – Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

2 Coríntios 6:10 – entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

2 Coríntios 8:2 – No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

2 Tessalonicenses 1:5 – Elas dão prova do justo juízo de Deus, que deseja que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

Tiago 1:9 – O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Apocalipse 2:9 – Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *