Estudo de Isaías 66:2 – Comentado e Explicado

Fui eu quem fez o universo, e tudo me pertence, declara o Senhor E o angustiado que atrai meus olhares, o coração contrito que teme minha palavra.
Isaías 66:2

Comentário de Albert Barnes

Pois todas essas coisas foram feitas à mão – que é o céu e a terra, e tudo o que há nelas. O sentido é: eu fundei para mim um templo muito mais magnífico e apropriado do que você pode fazer; Formei os céus como minha morada, e não preciso de uma habitação criada pela mão do homem.

E todas essas coisas foram – isto é, foram feitas por mim ou por mim. A Septuaginta traduz: Todas essas coisas são minhas? Jerome afirma: Todas essas coisas foram feitas; implicando que Deus afirmou ser o Criador de todos eles, e que, portanto, todos lhe pertenciam.

Mas, para este homem, vou olhar – isto é, ‘prefiro um coração humilde e um espírito contrito ao templo mais magnífico da terra’ (veja as notas em Isaías 57:15 ).

Isso é pobre … Ou melhor, humilde. A palavra traduzida como ‘pobre’ ( ??? ?âni^y ), denota não alguém que não tem propriedade, mas alguém que é oprimido, esmagado, afligido, oprimido; frequentemente, como aqui, com a idéia acessória de sentimento de piedade Êxodo 24:12 ; Salmo 10: 2 , Salmo 10: 9 . A Septuaginta a traduz, Tapeape???? Tapeinon – ‘Humilde;’ não pt???? ptochon (ruim). A idéia não é que Deus olhe a favor de um homem pobre apenas porque ele é pobre – o que não é verdade, pois seus favores não são concedidos em vista das condições externas da vida – mas que ele considera a favor o homem humilde e subjugado em espírito.

E de um espírito contrito – Um espírito que é quebrado, esmagado ou profundamente afetado pelo pecado. Ela se opõe a um espírito orgulhoso, altivo, autoconfiante e íntegro.

E isso treme com a minha palavra – isso me teme, ou isso reverencia meus comandos.

Comentário de Adam Clarke

E todas essas coisas foram “E todas essas coisas são minhas” – Uma palavra absolutamente necessária para o sentido está aqui perdida no texto: ?? li , minha. É preservado pela Septuaginta e Siríaco.

Comentário de John Calvin

2. No entanto, minha mão fez todas essas coisas. O Profeta refuta a opinião falsa que os homens formam sobre a adoração a Deus, pensando que sacrifícios e cerimônias exteriores são de grande valor em si mesmos; pois o estado da questão é esta. Deus não se importa com cerimônias, mas são máscaras vazias e inúteis, quando os homens pensam que satisfazem a Deus por meio delas. Quando ele diz que fez todas essas coisas, isso não deve ser entendido como se referindo apenas ao templo, mas a tudo o que foi oferecido a Deus. Agora ele diz que “fez todas essas coisas”, para que os homens saibam que Deus não precisa dessa adoração externa, como ele declara ( Salmos 50:10 ) que todos os animais foram criados por ele e são seus. , embora por sacrifícios deles os judeus esperassem obter seu favor. Mas os mortais tolos têm essa doença profundamente enraizada neles, que transformam Deus de acordo com sua inclinação, embora ele designasse adoração externa não por ele, mas por nossa vantagem; isto é, para que possamos ser treinados por ela de acordo com a capacidade de nossa carne.

E todas essas coisas começaram a ser. É o mesmo que se ele tivesse dito que não deve ser comparado a essas coisas, que uma vez começaram a ser; pois ele é eterno e não teve começo. “Eu poderia dispensar seus sacrifícios”, diz o Senhor, “pois, antes que eles começassem a existir, eu era e, portanto, eles não podem me servir.” Em resumo, ele sustenta que as cerimônias não têm utilidade em si mesmas, mas visam um objeto diferente. Isaías toma como certo que é impossível que Deus possa receber qualquer adição; e daí resulta que ele está satisfeito consigo mesmo; pois ele poderia viver sem o mundo desde toda a eternidade.

E olho para quem é humilde e contrito de espírito. Em seguida, é adicionada uma definição de culto legal; pois, quando ele diz que Deus “olha para os humildes”, não tenho dúvidas de que aquele que é “humilde e contrito de espírito” é indiretamente contrastado por ele com a disposição, o esplendor e a elegância das cerimônias, pelas quais os olhos dos homens são geralmente deslumbrados, de modo a serem levados pela admiração. Por outro lado, o Senhor testifica que ele exige mentes humildes e abatidas, e que tremem diante de seus mandamentos. Por essas palavras, ele descreve a pureza interior do coração e o sincero desejo de piedade, e ao mesmo tempo mostra como devemos estar preparados para agradar a Deus.

E estremece com a minha palavra. No que diz respeito ao “tremor”, pode parecer estranho à primeira vista que ele exija isso dos crentes, já que nada é mais doce ou gentil do que a palavra do Senhor, e nada é mais oposto a ele do que excitar o terror. Eu respondo, existem dois tipos de tremores; um pelo qual eles ficam aterrorizados, que odeiam e fogem de Deus, e outro que afeta o coração e promove a obediência daqueles que reverenciam e temem a Deus. Esta cláusula, eu sei, é vista por outros como relacionada à Lei, que ameaça e aterroriza, e proclama o terrível julgamento de Deus. Mas eu aceito isso em uma aceitação mais geral; pois até os crentes tremem com as promessas quando as abraçam com reverência. Portanto, inferir que a verdadeira piedade consiste em levar nossos sentidos a um estado de obediência a Deus, e em não fazer reivindicações arrogantes ou más para nós mesmos. A natureza da fé é obedecer a Deus e ouvi-lo com atenção e paciência quando ele fala. Mas quando somos inchados e levados por uma vã confiança em nós mesmos, não temos piedade ou temor de Deus; pois não podemos fazer a menor reivindicação por nós mesmos sem desprezar a Deus.

Devemos marcar cuidadosamente a expressão que ele emprega: “Tremendo com a palavra de Deus”. Muitos se gabam de reverenciar e temer a Deus; mas, desconsiderando sua palavra, eles ao mesmo tempo mostram que são desprezadores de Deus. Toda a reverência que devemos a Deus deve ser dada à sua palavra, na qual ele deseja ser plenamente reconhecido como uma imagem viva. A quantidade do que é dito é que Deus prefere esse sacrifício a todos os outros, quando os crentes, por verdadeira abnegação, ficam abatidos de tal modo que não têm uma opinião elevada sobre si mesmos, mas que se deixam reduzir a nada. Assim também o salmista diz: “O sacrifício aceitável a Deus é um espírito contrito; um coração aflito, ó Deus, não desprezarás. ” ( Salmos 51:17 .) Como essa modéstia da fé produz obediência, também se acrescenta esse sentimento de piedade, que, deixando de lado toda obstinação, tremem diante da palavra de Deus.

Destas palavras, devemos extrair um consolo notável: “Embora pareçamos ser miseráveis ??em nossa humilhação e humilhação, e ainda que parecemos indignos de ser vistos pelos homens, ainda somos verdadeiramente felizes; porque o Senhor nos olha e nos concede seu favor. ” Quando somos tentados a nos desesperar, pensemos que, dessa maneira, o Senhor exalta seus servos no céu, apesar de terem sido lançados no inferno e quase afundarem sob o fardo.

Comentário de John Wesley

Pois todas as coisas que foram feitas à mão, e todas essas coisas foram, diz o SENHOR; mas a este homem olharei para aquele que é pobre e de espírito contrito, e treme à minha palavra.

Foram – Eles não foram feitos apenas por Deus, mas permaneceram por ele.

Olhe – No entanto, Deus olhará com olhos favoráveis ??para aquele que tem um espírito quebrantado e contrito, cujo coração é subjugado à vontade de Deus, e que é pobre e baixo aos seus próprios olhos.

Tremor – Quem treme quando ouve as palavras ameaçadoras de Deus, e ouve todas as revelações de sua vontade com reverência.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *