Estudo de João 7:48 – Comentado e Explicado

Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele?
João 7:48

Comentário de Albert Barnes

Os governantes – Os membros do Sinédrio, que deveriam ter controle sobre os ritos e doutrinas religiosas da nação.

Os fariseus – a seita que possui riqueza, cargo e poder. O nome fariseus às vezes denota aqueles que eram ricos em honra e autoridade.

Acreditava nele – Existe algum exemplo em que aqueles que são altos no posto ou no cargo o abraçaram como o Messias? Isso mostra a regra pela qual eles julgavam a religião:

1. Alegaram o direito de regular as doutrinas e os ritos da religião.

2. Eles reprimiram a liberdade de julgamento privado, sufocaram a investigação, assumiram que uma nova doutrina deveria ser heresia e trabalharam para manter as pessoas sob uma escravidão inglória.

3. Eles trataram a nova doutrina de Jesus com desprezo e, assim, tentaram rejeitá-la, não por argumento, mas por desprezo, e especialmente porque foi adotada pelo povo comum. É assim que doutrinas contrárias à verdade de Deus têm sido uniformemente apoiadas no mundo; é assim que novas visões da verdade são encontradas; e é dessa maneira que os que têm poder eclesiástico costumam dominar a herança de Deus e reprimir a investigação da Bíblia.

Comentário de E.W. Bullinger

Ter . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6.

governantes. Membros do Sinédrio.

Comentário de John Calvin

48. Algum dos governantes ou fariseus acreditou nele? “Ele não tem ninguém do seu lado”, dizem eles, “mas homens baixos e ignorantes; os governantes e todas as pessoas distintas se opõem a ele. ” Eles expressamente nomeiam os fariseus, porque tinham uma reputação acima dos outros, tanto por conhecimento quanto por santidade, para que se pudesse dizer que eles eram os príncipes do povo. Essa objeção parece ter alguma plausibilidade; pois se os governantes e governadores da Igreja não mantêm sua autoridade, é impossível que alguma coisa seja feita corretamente ou que a boa ordem da Igreja continue por muito tempo. Sabemos quais são as paixões ferozes das pessoas comuns; em conseqüência da qual a desordem mais assustadora deve seguir, quando todo homem pode fazer o que bem entender. A autoridade daqueles que governam é, portanto, um freio necessário para preservar a boa ordem da Igreja; e, consequentemente, foi estabelecido pela Lei de Deus que, se surgir alguma dúvida ou controvérsia, ela deve ser submetida à decisão do Sumo Sacerdote ( Deuteronômio 17: 8 ).

Mas eles erram a esse respeito, que, embora reivindiquem para si mesmos a mais alta autoridade, não estão dispostos a se submeter a Deus. É verdade que Deus conferiu o poder de julgamento ao sumo sacerdote, mas Deus não pretendia que o sumo sacerdote decidisse, exceto de acordo com sua lei. Toda a autoridade que é possuída pelos pastores, portanto, está sujeita à palavra de Deus, para que todos possam ser mantidos em sua posição, do maior ao menor, e que somente Deus seja exaltado. Se os pastores que honesta e sinceramente cumprem seu dever, reivindicam autoridade para si mesmos, essa glória será santa e lícita; mas quando a mera autoridade dos homens é apoiada, sem a autoridade da palavra de Deus, é vanglória inútil e inútil. Mas muitas vezes acontece que homens maus governam na Igreja; e, portanto, devemos ter cuidado em dar qualquer autoridade aos homens, assim que eles se afastam da palavra de Deus.

Vemos que quase todos os profetas foram atormentados por esse tipo de aborrecimento; pois, para enterrar sua doutrina, os homens continuamente traziam contra eles os magníficos títulos de príncipes, sacerdotes e da Igreja. Fornecidos com a mesma armadura, os papistas hoje em dia se enfurecem não menos ferozmente do que os adversários de Cristo e dos Profetas nos tempos antigos. É uma cegueira horrível, de fato, quando um homem mortal não tem vergonha de se opor a Deus; mas a tal ponto de loucura Satanás carrega aqueles que atribuem um valor mais alto à sua própria ambição do que à verdade de Deus. Enquanto isso, é nosso dever nutrir uma reverência à palavra de Deus que extinga todo o esplendor do mundo e espalhe suas vãs pretensões; pois miserável seria nossa condição, se nossa salvação dependesse da vontade dos príncipes, e seria muito instável nossa fé, se ela se mantivesse ou caísse de acordo com o seu prazer.

Comentário de Adam Clarke

Have any of the rulers – believed on him? – Very few. But is this a proof that he is not of God? No, truly. If he were of the world, the world would love its own. The religion of Christ has been in general rejected by the rulers of this world. A life of mortification, self-denial, and humility, does not comport with the views of those who will have their portion in this life. It has ever been a mark of the truth of God that the great, the mighty, and the wise have in general rejected it. They are too much occupied with this world to attend to the concerns of the next.

Comentário de John Wesley

Algum dos governantes ou fariseus acreditou nele?

Algum dos governantes – homens de posição ou eminência, ou dos fariseus – homens de erudição ou religião, creu nele?

Referências Cruzadas

Jeremias 5:4 – Pensei: Esses são apenas pobres e ignorantes, não conhecem o caminho do Senhor, as exigências do seu Deus.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

João 7:26 – Aqui está ele, falando publicamente, e não lhe dizem uma palavra. Será que as autoridades chegaram à conclusão de que ele é realmente o Cristo?

João 7:50 – Nicodemos, um deles, que antes tinha procurando Jesus, perguntou-lhes:

João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

1 Coríntios 1:20 – Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

1 Coríntios 1:22 – Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *