Estudo de Lucas 4:18 – Comentado e Explicado

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
Lucas 4:18

Comentário de Albert Barnes

O Espírito do Senhor está sobre mim – ou falo por indicação divina. Sou divinamente inspirado a falar. Não há dúvida de que a passagem em Isaías tinha uma referência principal ao Messias. Nosso Salvador o aplica diretamente a si mesmo, e não é facilmente aplicável a qualquer outro profeta. Sua primeira aplicação poderia ter sido a restauração dos judeus da Babilônia; mas a linguagem da profecia é frequentemente aplicável a dois eventos semelhantes, e o evento secundário é geralmente o mais importante. Nesse caso, o profeta usa as imagens poéticas mais impressionantes para retratar o retorno da Babilônia, mas as mesmas imagens também descrevem o trabalho apropriado do Filho de Deus.

Ele me ungiu – Antigos reis, profetas e sumo sacerdote foram separados para o trabalho deles ungindo com óleo, 1 Reis 19: 15-16 ; Êxodo 29: 7 ; 1 Samuel 9:16 , etc. Esse óleo ou unguento era feito de várias substâncias e era proibido imitá-lo, Êxodo 30: 34-38 . Portanto, aqueles que foram designados para a obra de Deus como rei, profeta ou sacerdote, foram chamados de ungidos do Senhor, 1 Samuel 16: 6 ; Salmo 84: 9 ; Isaías 45: 1 . Portanto, o Filho de Deus é chamado de “Messias”, uma palavra hebraica que significa “Ungido” ou “Cristo”, uma palavra grega que significa a mesma coisa. E por ser “ungido” não significa que ele foi literalmente ungido, pois nunca foi separado dessa maneira, mas que “Deus o separou” para esta obra; que “ele” o constituiu ou o nomeou para ser o profeta, sacerdote e rei do seu povo. Veja as notas em Mateus 1: 1 .

Pregar o evangelho aos pobres – A palavra em inglês “evangelho” deriva de duas palavras – “Deus” ou “bom” e “soletrar”, uma palavra saxônica antiga que significa “história, relação, narração, palavra ou fala, “E, portanto, a palavra significa” uma boa comunicação “ou” mensagem “. Isso corresponde exatamente ao significado da palavra grega – “uma mensagem boa ou alegre – boas novas”. Por “pobres” entende-se todos aqueles que não têm o conforto desta vida e, portanto, podem estar mais dispostos a procurar tesouros no céu; todos aqueles que são sensíveis a seus pecados ou têm espírito pobre Mateus 5: 3 ; e todos os “miseráveis” e aflitos, Isaías 58: 7 . Nosso Salvador deu como uma prova de que ele era o Messias, ou era de Deus, que ele pregava aos “pobres”, Mateus 11: 5 . Os fariseus e saduceus desprezavam os pobres; filósofos antigos os negligenciaram; mas o evangelho procura abençoá-los – para confortar onde é sentida a necessidade e onde será recebido com gratidão. As riquezas enchem a mente de orgulho, de auto-complacência e de um sentimento de que o evangelho não é necessário. Os pobres “sentem” a necessidade de algumas fontes de conforto que o mundo não pode dar e, portanto, nosso Salvador encontrou com seu maior sucesso o evangelho entre os pobres; e também lá, “desde então”, o evangelho derramou suas bênçãos mais ricas e suas mais puras alegrias. É também uma prova de que o evangelho é verdadeiro. Se tivesse sido de “homens”, teria procurado os ricos e poderosos; mas despreza toda grandeza humana e busca, como Deus, fazer o bem àqueles a quem o mundo negligencia ou despreza. Veja as notas em 1 Coríntios 1:26 .

Curar o coração partido – Consolar aqueles que estão profundamente aflitos, ou cujos corações estão “partidos” por calamidades externas ou por um sentimento de pecaminosidade.

Libertação para os cativos – Esta é uma figura originalmente aplicável àqueles que estavam em cativeiro na Babilônia. Eles estavam infelizes. Conceder libertação a “eles” e restaurá-los ao seu país – conceder libertação aos que estão na prisão e restaurá-los às suas famílias – dar liberdade ao escravo e restaurá-lo à liberdade, era conferir o maior benefício e conceder o favor mais rico. Dessa maneira, o evangelho dá favor. Na verdade, não “literalmente” abre as portas das prisões, mas libera a mente cativa sob o pecado; dá conforto ao prisioneiro, e finalmente abre todas as portas da prisão e rompe todas as cadeias da escravidão e, prevenindo o “crime”, evita também os sofrimentos que são conseqüência do crime.

Vista para os cegos – Isso muitas vezes era literalmente cumprido, Mateus 11: 5 ; João 9:11 ; Mateus 9:30 , etc.

Para colocar em liberdade aqueles que estão machucados – A palavra “machucado”, aqui, evidentemente tem a mesma significação “geral” que “de coração partido” ou contrito. Significa aqueles que são “pressionados” por grande calamidade, ou cujos corações são “pressionados” ou “feridos” pela consciência do pecado. Colocá-los “em liberdade” é o mesmo que libertá-los dessa pressão ou dar-lhes consolo.

Comentário de E.W. Bullinger

O espírito O artigo é entendido, em inglês. Ver Lucas 4: 1 .

em cima de . Grego. epi. App-104.

porque = por conta disso.

Me ungiu . Daí o nome dele “Cristo” . Compare Atos 10:38 .

pregue o evangelho = anuncie as boas novas (veja os versículos: Lucas 43:44 ). Veja App-121. Observe as sete vezes

Profecia (App-10). pobre. App-127.

enviei. App-174.

para curar o coração partido. Todos os textos omitem esta cláusula.

pregar = proclamar. Veja App-121. libertação. Apesia grega . Compare Lucas 3: 3 .

colocar em liberdade. . . machucado = enviar em alta (en aphesei) o oprimido ou quebrado. Ocorre apenas aqui. Isto é adicionado de Isaías 58: 6 , tornando a citação “composta” . Veja App-107. Esta forma de leitura foi permitida e prevista.

Comentário de John Calvin

18. O Espírito do Senhor está sobre mim. Essas palavras nos informam que, tanto em sua própria pessoa como em seus ministros, Cristo não age pela autoridade humana ou em caráter privado, mas foi enviado por Deus para restaurar a salvação. a igreja dele. Ele não faz nada por sugestão ou conselho dos homens, mas tudo pela orientação do Espírito de Deus; e isso ele declara, a fim de que a fé dos piedosos seja fundada na autoridade e poder de Deus. A próxima cláusula, porque ele me ungiu, é adicionada a título de explicação. Muitos se gabam de que têm o Espírito de Deus, enquanto estão destituídos de seus dons; mas Cristo prova pela unção, como efeito, que ele é dotado do Espírito de Deus. Ele então declara o propósito pelo qual as graças do Espírito foram concedidas a ele. Foi para que ele pudesse pregar o Evangelho aos pobres. Portanto, concluímos que aqueles que são enviados por Deus para pregar o Evangelho recebem anteriormente os presentes necessários para qualificá-los para um cargo tão importante. É, portanto, muito ridículo que, sob o pretexto de um chamado divino, homens totalmente impróprios para o desempenho do ofício devam assumir o nome de pastores. Temos um exemplo disso no papado, em que os bispos mitigados, que são mais ignorantes do que tantos burros, se gabam orgulhosa e abertamente, de que são vigários de Cristo e os únicos prelados legais da Igreja. Somos expressamente informados de que o Senhor unge seus servos, porque a pregação verdadeira e eficaz do Evangelho, como Paulo diz, não reside “nas palavras atraentes da sabedoria do homem”, mas no poder celestial do Espírito.

Para os pobres O profeta mostra qual seria o estado da Igreja antes da manifestação do Evangelho e qual é a condição de todos nós sem Cristo. Aquelas pessoas a quem Deus promete restauração são chamadas pobres, e quebradas, e cativas, e cegas e machucadas. O corpo do povo foi oprimido por tantas misérias, que essas descrições se aplicavam a todos os seus membros. No entanto, havia muitos que, em meio à pobreza, cegueira, escravidão e morte, lisonjeavam-se ou eram insensíveis à sua condição. A conseqüência foi que poucos estavam preparados para aceitar essa graça.

E, primeiro, somos ensinados aqui qual é o design da pregação do Evangelho e que vantagem ele traz para nós. Ficamos completamente impressionados com todos os tipos de males: mas lá Deus nos alegra com a luz que dá vida, para nos resgatar do abismo profundo da morte e nos restaurar para completar a felicidade. Tende, em nenhum grau comum, a recomendar o Evangelho, que dele obtemos vantagens inestimáveis. Em segundo lugar, vemos quem é convidado por Cristo e faz parte da graça prometida. São pessoas que são infelizes e destituídas de toda esperança de salvação. Mas nos lembramos, por outro lado, que não podemos usufruir dos benefícios que Cristo concede, de qualquer outra maneira, do que ser humilhados sob uma profunda convicção de nossas angústias e vir, como almas famintas, procurá-lo como nosso. libertador: para todos os que se enchem de orgulho e não gemem sob o cativeiro, nem ficam descontentes com a cegueira, dê ouvidos surdos a essa previsão e trate-a com desprezo.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito do Senhor – Isso é encontrado em Isaías 61: 1 ; mas nosso Senhor imediatamente acrescenta Isaías 42: 7 . A proclamação da liberdade aos cativos, e o ano aceitável (ou ano de aceitação) do Senhor, é uma alusão manifesta à proclamação do ano do jubileu pelo som da trombeta: veja Levítico 25: 8 ; (nota), etc., e as notas lá. Este foi um ano de liberação geral de dívidas e obrigações; de vínculo entre homens e mulheres; de terras e posses vendidas das famílias e tribos às quais pertenciam. Nosso Salvador, ao aplicar esse texto a si mesmo, um texto tão manifestamente relacionado à instituição acima mencionada, declara claramente o design típico dessa instituição. – Lowth.

Ele me ungiu – fui designado e separado para esse mesmo propósito; meu único trabalho entre os homens é proclamar boas novas aos pobres etc. Todas as funções deste novo profeta são exercidas no coração dos homens; e a graça pela qual ele trabalha no coração é uma graça de cura, libertação e iluminação; que, por uma virtude admirável, os leva a passar da doença para a saúde, da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz e dos mais baixos graus de miséria à suprema felicidade eterna. Veja Quesnel. Para aqueles que sentem sua pobreza espiritual, cujos corações se partem pela sensação de seus pecados, que se vêem amarrados e amarrados às correntes de muitos maus hábitos, que se sentam nas trevas da culpa e da miséria, sem uma mão amiga para conduzi-los. no caminho em que devem ir – a estes, o Evangelho da graça de Cristo é um som agradável, porque uma salvação presente e plena é proclamada por ele; e o presente é mostrado como o ano aceitável do Senhor; o ano, o tempo em que ele salva ao máximo todos os que vêm a ele em nome de seu Filho Jesus. Leitor! o que você sente? Miséria-miséria-pecado de toda descrição? Então venha a Jesus – Ele te salvará – ele veio ao mundo com esse mesmo objetivo. Lança tua alma sobre ele, e não perecerás, mas terás a vida eterna.

Comentário de Scofield

senhor

Adonai Jeová. Isaías 61: 1

Comentário de John Wesley

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar o evangelho aos pobres; ele me enviou para curar os de coração partido, para pregar libertação aos cativos e recuperar a visão aos cegos, para libertar os feridos.

Ele me ungiu – Com o Espírito. Ele tem pelo poder do seu Espírito que habita em mim, me designa para esses ofícios.

Pregar o Evangelho aos pobres – literal e espiritualmente. Como a doutrina da sempre abençoada trindade se entrelaça, mesmo nas escrituras em que menos se espera? Quão clara é a declaração do grande Três-Um nessas mesmas palavras: O Espírito – do Senhor está sobre mim! Proclamar libertação aos cativos e recuperar a visão aos cegos, libertar os que estão machucados – Aqui está uma bela gradação, ao comparar o estado espiritual dos homens ao estado miserável desses cativos, que não são apenas expulsos na prisão, mas, como Zedequias, tinham os olhos apagados, e estavam carregados e feridos com correntes de ferro. Isaías 61: 1 .

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

2 Crônicas 34:27 – Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.

Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 34:18 – O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 51:17 – Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Salmos 102:20 – para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”.

Salmos 107:10 – Assentaram-se nas trevas e na sombra mortal, aflitos, acorrentados,

Salmos 146:7 – Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos,

Salmos 146:8 – o Senhor dá vista aos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos.

Salmos 147:3 – Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 29:18 – Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e, não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver.

Isaías 29:19 – Mais uma vez os humildes se alegrarão no Senhor, e os necessitados exultarão no Santo de Israel.

Isaías 32:3 – Então os olhos dos que vêem não estarão mais fechados, e os ouvidos dos que ouvem escutarão.

Isaías 35:5 – Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 42:3 – Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça;

Isaías 42:7 – para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.

Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

Isaías 45:13 – Eu levantarei esse homem em minha retidão: Farei direitos todos os seus caminhos. Ele reconstruirá minha cidade e libertará os exilados, sem exigir pagamento nem qualquer recompensa, diz o Senhor dos Exércitos. “

Isaías 49:9 – para dizer aos cativos: “Saiam”, e para aqueles que estão nas trevas: “Apareçam! ” “Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.

Isaías 49:24 – Será que se pode tirar o despojo dos guerreiros, ou serem os prisioneiros resgatados do poder dos violentos?

Isaías 50:4 – O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado.

Isaías 52:2 – Sacuda para longe a sua poeira; levante-se, sente-se entronizada, ó Jerusalém. Livre-se das correntes em seu pescoço, ó cidade cativa de Sião.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 66:2 – Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? “, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.

Ezequiel 9:4 – e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Sofonias 3:12 – Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor.

Zacarias 9:11 – Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água.

Zacarias 11:11 – Foi cancelada naquele dia, e assim os aflitos do rebanho que estavam me olhando entenderam que essa palavra era do Senhor.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Mateus 4:16 – o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”.

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 9:27 – Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “

Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

Mateus 12:20 – Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.

Lucas 6:20 – Olhando para os seus discípulos, ele disse: “Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.

Lucas 7:22 – Então ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres;

João 1:41 – O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).

João 9:39 – Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”.

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

Colossenses 1:13 – Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

1 Tessalonicenses 5:5 – Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 João 2:8 – No entanto, eu lhes escrevo um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *