Estudo de Salmos 2:2 – Comentado e Explicado

Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo.
Salmos 2:2

Comentário de Albert Barnes

Os reis da terra – Este versículo foi projetado para dar uma forma mais específica à declaração geral no Salmo 2: 1 . No primeiro verso, o salmista vê uma comoção geral entre as nações envolvida em algum plano que ele vê que deve ser vaidoso; aqui ele descreve mais particularmente a causa da excitação e oferece uma visão mais próxima do que está ocorrendo. Ele agora vê reis e governantes engajados em uma conspiração específica e definida contra o Senhor e contra o Seu Ungido. A palavra “reis” aqui é um termo geral, que seria aplicável a todos os governantes – já que o governo real era o único então conhecido, e as nações estavam sob o controle de monarcas absolutos. Um cumprimento suficiente seria encontrado, no entanto, se algum governante estivesse envolvido em fazer o que é descrito aqui.

Defina-se – Ou, tome sua posição. A última expressão talvez transmitisse melhor o sentido do original. É a idéia de se posicionar, ou de se colocar em ordem, que é denotada pela expressão; – eles combinam; eles resolvem; eles são fixos em seu propósito. Compare Êxodo 2: 4 ; Êxodo 19:17 ; Êxodo 34: 5 . A atitude aqui é a de resistência firme ou determinada.

E os governantes – Uma ligeira adição à palavra reis. O sentido é que houve uma combinação geral entre todas as classes de governantes para realizar o que é especificado aqui. Não foi confinado a nenhuma classe.

Tome o conselho junto – consulte junto. Compare o Salmo 31:13 : “Enquanto eles se aconselharam contra mim”. A palavra usada aqui, ??? yachad significa propriamente fundar, estabelecer os fundamentos e estabelecer; então, ser fundado (Niphal); apoiar-se; apoiar-se – como, por exemplo, apoiar-se no cotovelo. Assim usado, é empregado com referência a pessoas reclinadas ou inclinadas sobre um sofá ou almofada, especialmente para deliberar em conjunto, como fazem os orientais no divã ou conselho. Compare as notas no Salmo 83: 3 . A idéia aqui é a de pessoas reunidas para deliberar sobre um assunto importante.

Contra o Senhor – Contra Jeová – as pequenas maiúsculas de “Senhor” em nossa versão comum, indicando que a palavra original é Javé. O significado é que eles estavam envolvidos em deliberar contra o Senhor em relação ao assunto aqui referido – ou seja, seu propósito de colocar o “Ungido”, seu rei ( Salmo 2: 6 ), no monte de Sião. Não significa que eles estavam sob outros aspectos dispostos contra ele, embora seja verdade que a oposição a Deus em um aspecto possa implicar que haja uma aversão a ele em todos os aspectos, e que o mesmo espírito que levaria os homens a opor-se a ele em qualquer um de seus propósitos, se realizado, os levaria a opor-se a ele em todas as coisas.

E contra o seu Ungido –?????? meshi^ychô – seu Messias: daí a nossa palavra Messias, ou Cristo. A palavra significa “Ungido”, e a alusão é o costume de ungir reis e sacerdotes com óleo sagrado ao separá-los para o cargo ou consagrá-los ao seu trabalho. Compare Mateus 1: 1 , observe; Daniel 9:26 , note. A palavra Messias, ou Ungido, é, portanto, de caráter tão geral em sua significação que seu mero uso não determinaria a quem deveria ser aplicada – se a um rei, a um sacerdote ou ao Messias propriamente dito. A referência deve ser determinada por algo na conexão. Tudo o que a palavra aqui implica necessariamente é que havia alguém que Yahweh considerava seu Ungido, rei ou sacerdote, contra quem os governantes da terra se haviam arrumado. A parte subsequente do salmo Salmos 2: 6-7 nos permite verificar que a referência aqui é para quem era rei e que ele sustentou ao Senhor a relação de um filho. O Novo Testamento, e as considerações sugeridas na introdução ao salmo (Seção 4), nos permitem entender que a referência é ao Messias propriamente chamado – Jesus de Nazaré. É expressamente declarado que Atos 4: 25-27 teve seu cumprimento nos propósitos de Herodes, Pôncio Pilatos, gentios e povo de Israel, em rejeitar o Salvador e matá-lo. Ninguém pode duvidar que tudo o que é aqui declarado no salmo teve um cumprimento completo em sua combinação de rejeitá-lo e matá-lo; e devemos, portanto, considerar o salmo como particularmente referente a esta transação. A conduta deles era, no entanto, uma ilustração dos sentimentos comuns de governantes e pessoas a respeito dele, e era apropriado representar as nações em geral e comoção em relação a ele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 2: 2 . Os reis da terra se estabeleceram, etc. – Ou levantem-se e os governantes se reúnem. Chandler processa, coloca- se em oposição e instiga um ao outro. Isso dá um significado muito forte e significativo, conforme os inimigos de Davi insistiam e instigavam um ao outro em sua oposição a ele. Ou, se o aplicarmos a Davi, em seu grande sucessor, o Messias, ele responde a fatos reais; os sacerdotes judeus, anciãos e concílio, instigando falso testemunho para acusá-lo, Pilatos para condenar e o povo clamando seu Messias na cruz; o povo instigou Pilatos a libertar Barrabás e crucificar Jesus; e o diabo instigando todos eles a perpetrarem esse assassinato ímpio. A oposição à qual eles se instigavam era contra o Senhor e contra o seu Ungido; Jeová, porque exaltou Davi para ser rei em Jerusalém; e porque Jesus, a quem os príncipes e o povo crucificaram, era o Messias e o Salvador, em quem Deus determinara que o trono de Davi fosse perpetuado enquanto durasse o sol e a lua.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 2: 2 . Os reis da terra – assim chamados por desprezo, e para mostrar sua loucura em se opor ao Deus do céu. Herodes, o Grande, Herodes, o tetrarca, Pilatos e outros príncipes e magistrados, com ou depois deles, têm como objetivo principal; colocam-se – hebraico, ?????? , jithjatzebu, colocam-se em oposição, como Chandler o processa. A palavra expressa seu firme propósito e hostilidade declarada, juntamente com a combinação de seus conselhos e forças. E os governantes se aconselham – ou se reúnem e se instigam, de acordo com Waterland e Chandler. Os inimigos de Davi insistiram e instigaram um ao outro em sua oposição a ele; e os sacerdotes, anciãos e concílios judeus instigaram falsas testemunhas a acusar o Messias, Pilatos a condená-lo e o povo a clamar por sua crucificação; o povo também instigou Pilatos a libertar Barrabás e crucificar Jesus; e o diabo instigou todos eles a perpetrarem esse assassinato ímpio: depois instigou reis e nações a perseguir, aprisionar, torturar e matar, de várias maneiras, seus apóstolos, evangelistas e outros seguidores. Veja a exposição apostólica desses versículos, Atos 4:25 . “A perseguição”, diz o Dr. Horne, “pode ser exercida pelo povo, mas é criada e fomentada por reis e governantes. Após a ascensão de Cristo e a efusão do Espírito, todo o poder do império romano foi empregado na mesma causa por aqueles que, de tempos em tempos, dominavam o cetro do mundo. Mas ainda assim, aqueles que pretendiam extirpar a fé e destruir a igreja, quantos e quão poderosos poderiam ser, foram encontrados apenas para ‘imaginar uma coisa vã’. E igualmente vã será toda imaginação que se exalte contra os conselhos de Deus para a salvação de seu povo. ” Contra o Senhor – hebreu, Jeová, direta e professamente, ou indiretamente e por consequência, porque contra seu conselho e ordem; e contra o seu Ungido – Contra o rei a quem ele escolheu e exaltou: isto é, de fato, contra toda religião em geral, e contra a religião cristã em particular. E é certo que todos os inimigos de Cristo, o que quer que eles pretendam, são inimigos do próprio Deus. Assim, nosso Senhor, eles odiaram tanto a mim como a meu Pai. O grande Autor de nossa santa religião é aqui denominado o Ungido do Senhor , ou Messias, ou Cristo, em alusão à unção de Davi para ser rei. Ele é autorizado e qualificado para ser o chefe e o rei da igreja; está devidamente investido no escritório, e de todas as formas possíveis para ele, e ainda assim ele é contra muitos; portanto, é contrário, porque seus opositores são impacientes da autoridade de Deus, invejam o avanço deste rei e têm uma inimizade enraizada no Espírito de santidade.

Comentário de E.W. Bullinger

se colocam = assumem sua posição.

aconselhar-se = reuniram-se mediante marcação Assim, a Septuaginta e o aramaico. Compare Salmos 48: 4 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Ungido = Messias. Então, Salmos 18:50 ; Salmos 20: 6 ; Salmos 28: 8 ; Salmos 84: 9 ; Salmos 89:38 , Salmos 89:51 ; Salmos 132: 10 , Salmos 132: 17 . Em Daniel 9:25 , Daniel 9:26 , traduziu o Messias.

dizendo. Reticências da figura do discurso (App-6) fornecidas corretamente.

Comentário de Adam Clarke

Contra o seu ungido – ?????? ?? al Meshichiah , “Contra o seu Messias”. Chaldee. Mas, como isso significa a pessoa ungida, pode se referir primeiro a Davi, como em segundo lugar a Cristo.

Comentário de John Wesley

Os reis da terra se assentaram, e os governantes se uniram, contra o SENHOR e contra o ungido, dizendo:

Os reis – Herodes, Pilatos e outros com ou depois deles.

Terra – Os chamados em forma de desprezo e mostrar sua loucura em se opor ao Deus do céu.

Conjunto – A palavra denota a combinação de seus conselhos e forças.

Ungido – Contra o rei a quem Deus escolheu e exaltou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *