Estudo de Salmos 51:17 – Comentado e Explicado

Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar.
Salmos 51:17

Comentário de Albert Barnes

Os sacrifícios de Deus – Os sacrifícios que Deus deseja e aprova; os sacrifícios sem os quais nenhuma outra oferta seria aceitável. David sentiu que o que ele especificou aqui era o que era exigido em seu caso. Ele havia pecado gravemente; e o sangue dos animais oferecidos em sacrifício não poderia afastar seu pecado, nem nada poderia removê-lo, a menos que o próprio coração estivesse penitente e contrito. A mesma coisa é verdadeira agora. Embora o Redentor tenha sido sacrificado da maneira mais perfeita, aceitável a Deus, pelo Redentor, ainda assim é tão verdadeiro quanto era na antiga dispensação em relação aos sacrifícios necessários, que mesmo isso não nos valerá para nós. a menos que sejamos verdadeiramente penitentes; a menos que estejamos diante de Deus com um coração contrito e humilde.

São um espírito quebrado – Uma mente quebrada ou esmagada sob o peso da culpa consciente. A idéia é a de um fardo colocado sobre a Alma até que seja esmagado e subjugado.

Um coração quebrado e contrito – A palavra traduzida contrito significa ser quebrado ou esmagado, como quando os ossos são quebrados, Salmo 44:19 ; Salmo 51: 8 ; e então é aplicado à mente ou ao coração como aquilo que é esmagado ou quebrado pelo peso da culpa. A palavra não difere materialmente do termo “quebrado”. Os dois juntos constituem intensidade de expressão.

Não desprezarás – Não tratarás com desprezo ou desprezo. Ou seja, Deus os contemplaria com favor, e a esse coração ele concederia sua bênção. Veja as notas em Isaías 57:15 ; notas em Isaías 66: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51:17 . Os sacrifícios de Deus, etc. – Os sacrifícios de Deus são: adequados para serem oferecidos a Deus em conseqüência de ofensas graves que Davi cometera, ou como Deus consideraria, ou que poderiam estar disponíveis em qualquer grau assegurar seu perdão através do mérito único da grande Expiação. Esses sacrifícios eram um espírito quebrado, ou um coração quebrado e contrito. As expressões significam, em geral, uma mente muito deprimida, humilhada e quase sobrecarregada de aflições e pesar, de qualquer tipo ou de onde surgem. Salmos 34: 17-19 .; seja da pobreza, como Salmos 74:21; Sl 109: 16 ou banimento, Salmos 147: 2-3 ; ou cativeiro ou prisão, Isaías 61: 1 ; ou de causas morais e religiosas, como no lugar diante de nós. Pois Davi, inquestionavelmente, significa com isso, aquele profundo sentimento de sua ofensa, aquele sentimento de preocupação e pesar pelo sentimento de culpa que ele havia contraído, o que o fez humilhar-se diante de Deus e tomar para si a vergonha que lhe era devida; encheu-o de terror, para que não fosse abandonado por Deus; e tornou-o incapaz de se possuir em paz, até que Deus misericordiosamente o restaurasse a seu favor. E pode-se observar que a segunda palavra n ? nidkeh, que damos contrito, denota o ser machucado, ou quebrado em pedaços, como uma coisa é quebrada e machucada na argamassa: comp. Números 11: 8 e, portanto, no sentido moral, significa um peso de tristeza, que deve esmagar completamente a mente, sem algum alívio poderoso e oportuno. Um espírito tão quebrado e contrito, por conta de pecados tão profundamente agravados e hediondos como os de Davi, foi o único sacrifício que ele poderia oferecer a Deus, e que ele sabia que Deus não desprezaria; ie , graciosamente consideraria e aceitaria, através do mérito do grande sacrifício. Os homens religiosos argumentaram a partir da infinita bondade de Deus, e das promessas que ele fez ao seu arrependido povo que retornava, que ele perdoaria, com sincero arrependimento, mesmo os pecados mais agravados aos quais a lei de Moisés denunciava a morte e pela expiação de seus pecados. que não designou sacrifícios de expiação, seja qual for. Não posso omitir nem mesmo as observações do Sr. Boyle sobre essa questão: “O amor de Davi com a esposa de Urias”, diz ele, “e as ordens que ele deu para destruir o marido dela são dois crimes muito enormes; mas ele ficou muito triste por eles, e demonstrou um arrependimento tão admirável, que essa não é a passagem em sua vida em que ele contribui menos para a instrução e educação dos fiéis.Nós aprendemos a fragilidade dos santos; e é um preceito de vigilância; aprende de que maneira devemos lamentar nossos pecados; e é um excelente modelo “. Permitam-me apenas acrescentar que a sabedoria e a eqüidade da lei de Moisés aparecem evidentemente, na medida em que não designavam sacrifícios para expiar tais crimes; cujo perdão teria sido inconsistente com a paz e a segurança da sociedade civil; como aqueles que Davi lamenta neste Salmo, assassinato e adultério. Aqui, como o castigo prescrito pela lei era a morte, Davi não tinha outro meio de escapar a ela, a não ser pela misericórdia imerecida de Deus: Deus teve o prazer de estender essa misericórdia a ele, para mostrar quão aceitável será o arrependimento não fingido do pecador, através da mediação de Cristo, seja qual for a natureza e agravamento de suas ofensas. E se aprendermos daqui o que as Escrituras chamam de engano do pecado, devemos ser cautelosos com o primeiro começo e não satisfazer esses apetites sensuais, que, quando cedidos, atraem os homens insensivelmente para os crimes que eles já teriam cometido. tremia ao pensar em cometer; faremos o melhor e mais sábio aprimoramento dessa parte melancólica da história de Davi e seremos verdadeiros ganhadores por seus pecados e tristezas. Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

sacrifícios. Plural de majestade = o grande sacrifício. Compare Isaías 57:16 ; Isaías 66: 2 .

não despreze. Figura do discurso Tapeinose , significando que Deus fará infinitamente mais do que as palavras podem expressar.

Comentário de Adam Clarke

Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrantado – Como meus crimes não admitem expiação legal, você os reservou para serem punidos por atos exemplares de justiça ou para serem perdoados por um ato soberano de misericórdia: mas para encontre essa misericórdia, e exija que o coração e a alma sintam profundamente a transgressão e se volte para ti com o mais completo arrependimento e remorso. Você me permitiu fazer isso. Eu tenho o espírito quebrado, ????? ??? ruach nishbarah ; e o coração partido e contrito, ????? ???? ?? leb nishbar venidkeh . Essas palavras são muito expressivas. Sha?? shabar significa exatamente o mesmo que nossa palavra tremer, quebrar em pedaços, reduzir em lascas; e da ? dakah , significa derrotar massas finas, – derrotar massas de metal etc. em lâminas ou placas finas. O espírito quebrado em pedaços, e o coração quebrado em pedaços, carimbado e espancado, são os sacrifícios que, em tais casos, tu exiges; e estes “não desprezarás”. Podemos agora supor que Deus brilhou sobre sua alma, curou seu espírito quebrado e renovou e removeu seu coração partido e distraído; e que ele havia recebido a resposta para as orações anteriores. E aqui o Salmo termina corretamente; pois, nos dois versículos seguintes, não há nada semelhante ao que encontramos no restante desta composição muito nervosa e mais importante.

Comentário de John Calvin

17 Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrado. Ele havia demonstrado que os sacrifícios não têm essa eficácia em obter o favor divino como os judeus imaginavam; e agora ele declara que não precisava trazer nada a Deus senão um coração contrito e humilde. Nada mais é necessário, por parte do pecador, do que prostrar-se em súplica pela misericórdia divina. O número plural é usado no versículo para expressar mais forçosamente a verdade, que o sacrifício do arrependimento é suficiente em si mesmo, sem qualquer outro. Se ele dissesse nada mais do que que esse tipo de sacrifício era peculiarmente aceitável a Deus, os judeus poderiam facilmente ter escapado de seu argumento alegando que isso poderia ser verdade, e ainda outros sacrifícios seriam igualmente agradáveis ??à sua vista; assim como os papistas de nossos dias misturam a graça de Deus com suas próprias obras, em vez de se submeterem a receber um perdão gratuito por seus pecados. Para excluir toda idéia de uma pretensa satisfação, Davi representa a contrição do coração como compreendendo em si a soma total de sacrifícios aceitáveis. E, ao usar o termo sacrifícios de Deus, ele transmite uma reprovação tácita ao orgulhoso hipócrita, que atribui um alto valor a sacrifícios que são de sua própria fantasia não autorizada, quando imagina que, por meio deles, ele pode propiciar Deus. Mas aqui uma dificuldade pode ser iniciada. “Se o coração contrito”, pode-se dizer, “ocupa um lugar mais alto na avaliação de Deus do que todos os sacrifícios, não se segue que adquirimos perdão por nossa penitência e que, assim, deixa de ser gratuito?” Em resposta a isso, devo observar, que Davi não está falando neste momento da condição meritória pela qual o perdão é adquirido, mas, pelo contrário, afirmando nossa absoluta destituição de mérito, ordenando humilhação e contrição de espírito, em oposição a tudo como uma tentativa de render uma compensação a Deus. O homem de espírito quebrantado é aquele que foi esvaziado de toda a confiança vã-gloriosa e levado a reconhecer que não é nada. O coração contrito abjura a idéia de mérito e não tem relações com Deus segundo o princípio da troca. É contestado que a fé é um sacrifício mais excelente do que o que é aqui recomendado pelo salmista e de maior eficácia na obtenção do favor divino, pois apresenta à visão de Deus aquele Salvador que é a única e verdadeira propiciação? Eu observaria que a fé não pode ser separada da humildade de que Davi fala. Essa é uma humildade que é totalmente desconhecida para os iníquos. Eles podem tremer na presença de Deus, e a obstinação e a rebelião de seus corações podem ser parcialmente reprimidas, mas ainda mantêm alguns restos de orgulho interior. Onde o espírito foi quebrado, por outro lado, e o coração ficou contrito, através do sentido da ira do Senhor, um homem é levado ao genuíno medo e auto-aversão, com profunda convicção de que ele próprio não pode fazer ou não merece nada e deve ser incondicionalmente obrigado pela salvação à misericórdia divina. Que isso deva ser representado por Davi como constituindo tudo o que Deus deseja na forma de sacrifício, não precisa excitar nossa surpresa. Ele não exclui a fé, ele não condescende com nenhuma divisão agradável da verdadeira penitência em suas várias partes, mas afirma em geral, que a única maneira de obter o favor de Deus é prostrando-se com um coração ferido aos pés de seu coração. Misericórdia divina, e suplicando sua graça com confissões ingênuas de nossa própria impotência.

Comentário de John Wesley

Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrado: um coração quebrado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

Um espírito quebrado – Isso tem mais valor do que muitos sacrifícios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *