Estudo de Mateus 9:27 – Comentado e Explicado

Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: Filho de Davi, tem piedade de nós!
Mateus 9:27

Comentário de Albert Barnes

E quando Jesus partiu dali – A cena deste milagre estava perto de Cafarnaum. Os cegos provavelmente o seguiram com seu pedido de ajuda imediatamente depois que ele saiu da casa de Jairo.

Tu Filho de Davi – Pelo Filho de Davi, os judeus queriam dizer o Messias. Ele era o descendente ou Filho de Davi por meio de eminência, Isaías 9: 7 ; Lucas 1:32 ; Apocalipse 22:16 . Veja as notas em Mateus 1: 1 . Essa era, portanto, uma profissão de crença, por parte desses cegos, do Messias de Jesus e, ao mesmo tempo, a expressão de uma crença de que, sendo o Messias, ele poderia curá-los.

Tenha piedade de nós – isto é, mostre compaixão por nós em nossa aflição e restaure para nós a bênção da vista.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 9: 27-30 . E quando Jesus partiu dali – Ou seja, da casa do governante; dois cegos, que provavelmente já ouviram falar de sua presença e esperaram sua saída; seguiu-o – Enquanto ele passava pelas ruas, chorando e dizendo: Tu, filho de Davi, tende piedade de nós – O título que eles aqui dão a ele mostra que eles acreditavam que ele era o Messias; pois, naquele momento, não era universalmente entendido que o Messias seria um descendente de Davi, mas filho de Davi era um dos nomes então atribuídos a ele pelos judeus; ver Mateus 12:23 ; e Mateus 22: 42-45 . Como esses homens eram cegos, não podiam ter evidência dos milagres de Cristo a partir de seus sentidos. Eles acreditaram neles, portanto, no testemunho de outros que os viram. Visto sob essa luz, a persuasão do poder de Cristo para curá-los era um exercício de fé altamente louvável neles, e que refletia grande honra sobre Jesus, pois, por um lado, mostrava sinceridade e liberdade dos preconceitos que cegavam as mentes de Jesus. a generalidade dos judeus; e, por outro, a verdade e notoriedade de seus milagres. Foi, portanto, para a glória de Deus e para a edificação de outros, que a força de sua fé deve ser descoberta. Isso foi feito pela perseverança de importuná-lo para que tivesse misericórdia deles, apesar de parecer a princípio recusá-los e pela resposta que eles retornaram à sua pergunta sobre sua fé. Então – Quando a fé deles foi assim suficientemente manifestada, ele tocou os olhos deles, dizendo: De acordo com a sua fé, seja para você – E imediatamente ao falar essas palavras, seus olhos foram abertos. Tal é o poderoso poder da oração da fé, e tal é a honra com que Cristo freqüentemente a coroa! E Jesus lhes ordenou com rigor, etc. – “A palavra e?eß??µ?sat? , assim traduzida, é traduzida por Phavorinus, cobrar, ordenar, nomear com autoridade: por Hesíquio, ordenar ou acusar uma ameaça. Significa uma seriedade racional, não uma paixão e veemência apaixonadas. ” Hammond. O comando do silêncio de Cristo, diz Baxter, (a respeito do milagre), “foi em parte para nos dar um exemplo de evitar a ostentação e a hipocrisia, e para nos contentarmos apenas com a aprovação de Deus”. De outras razões pelas quais ele proibiu que seus milagres fossem divulgados, veja nota em Mateus 8: 4 . Esses homens, no entanto, ficaram tão felizes por causa do milagre que Cristo havia realizado por eles, e tão agradecidos a ele pela restauração da vista deles, que não puderam deixar de falar sobre isso onde quer que viessem; por isso, sua fama se espalhou por todo o país. Foi expressamente predito pelo profeta que o Messias deveria abrir os olhos dos cegos; (Ver Salmos 146: 8 ; Isaías 35: 5 ; Isaías 42: 7 😉 e este é o primeiro exemplo registrado pelos evangelistas em que Jesus provou ser o Messias, cumprindo essas predições.

Comentário de E.W. Bullinger

Filho de David A segunda das nove ocorrências em Mateus. Veja notas em Mateus 1: 1 ; Mateus 21: 9 ; Mateus 22:42 . Veja App-98.

Comentário de John Calvin

Mateus 9:27 . E enquanto Jesus estava partindo. Os outros evangelistas não dizem nada sobre esses dois milagres; pois, como já dissemos, e como João afirma expressamente ( João 21:25 ), eles não pretendiam registrar todas as ações de Cristo, mas apenas para provar, por um breve resumo, que ele é o Messias. Agora, Mateus relata que a visão foi restaurada a dois cegos, mas não tão rapidamente como Cristo não costumava, em muitas outras ocasiões, dar alívio aos miseráveis. Enquanto eles choram para ele na estrada, ele não responde, mas, como se ele parecesse não notá-los, permite que eles o sigam até seu alojamento. Lá, ele finalmente pergunta a eles o que eles acreditam sobre seu poder. Tanto por ação como por palavras, ele pretendia provar sua fé; pois ele os mantém em suspense; – não, passa como se não os ouvisse; – experimenta a paciência deles e a raiz da fé em suas cabeças. Quando ele depois pergunta se eles acreditam, ele segue a mesma investigação. Mas pode-se perguntar, se um homem está convencido do poder de Deus e de Cristo, isso é suficiente para torná-lo crente? pois tal parece ser o significado das palavras,

Comentário de Adam Clarke

Filho de Davi – Era o mesmo que se o tivessem chamado de Messias. Duas coisas aqui são dignas de nota:

    1º. Que era uma opinião geralmente recebida neste momento na Judéia, que o Messias deveria ser filho de Davi. ( João 7:42 ;).

2dly. Que Jesus Cristo foi geralmente e incontestavelmente reconhecido como proveniente desse estoque. Mateus 12:23 .

Tende piedade de nós – Esse homem já tem uma medida da luz celestial que sabe que não tem mérito; que o clamor dele seja clamor por misericórdia; que ele deve ser fervoroso e que, ao orar, deve seguir a Jesus Cristo como o verdadeiro Messias, filho de Davi, esperado do céu.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 9:27 . Tu, filho de Davi, etc. – Filho de Davi era um dos nomes então atribuídos pelos judeus ao Messias. Veja cap. Mateus 12:23 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 9:27 . E quando Jesus partiu dali, dois cegos o seguiram, chorando e dizendo: Tu, filho de Davi, tende piedade de nós.

Assim que Jesus se move, novos candidatos à sua recompensa aparecem: os cegos procuram vê-lo. Dois homens cegos se tornaram companheiros de aflição, eles podem ter sido pai e filho. Eles foram totalmente sinceros, pois “o seguiram, chorando e dizendo: tende piedade de nós”. Perseverante, veemente, mas inteligente era seu apelo. Eles tinham o mesmo pensamento em referência a Jesus e, portanto, seguiram um caminho e usaram uma oração para a mesma pessoa. Nosso Senhor é aqui chamado pelo seu nome real: “Tu, filho de Davi”. Até os cegos podiam ver que ele era filho de um rei. Como Filho de Davi, ele é pedido para mostrar misericórdia e agir de acordo com sua natureza real. É a misericórdia que nos dá nossas faculdades, e somente a misericórdia pode restaurá-las. Essa oração nos convém quando percebemos nossa própria escuridão mental. Quando não conseguimos ver nosso caminho para a verdade, apelemos ao Senhor por instruções graciosas, sempre lembrando que não temos nenhuma reivindicação, exceto a que se origina em Sua misericórdia.

Mateus 9:28 . E, entrando em casa, chegaram-lhe os cegos; e Jesus lhes disse: Creia que eu sou capaz de fazer isso? Disseram-lhe: Sim, Senhor.

Eles estavam mais ansiosos pelo benefício. Não lhe deram lazer: entraram na casa onde ele buscava privacidade e descanso; vieram até ele, até o próprio Jesus. O Senhor gostaria que eles expressassem sua fé, e assim ele os questiona sobre o que eles acreditam sobre si mesmo. Jesus não faz perguntas sobre os olhos deles, mas apenas sobre a fé deles é sempre o ponto vital. Eles não podiam ver, mas podiam acreditar, e o fizeram.

Eles tinham uma fé específica quanto ao assunto pelo qual oravam; pois nosso Senhor disse claramente: “Crê que eu sou capaz de fazer ISSO? “Eles também tinham uma visão clara do caráter dele a quem se aplicavam; pois eles já o haviam denominado “Filho de Davi” e agora o chamavam de “Senhor”.

Mateus 9:29 . Então tocou os olhos deles, dizendo: de acordo com a sua fé, seja para você.

Mais uma vez ele desperta a fé deles; e desta vez ele joga toda a responsabilidade sobre a confiança deles nele. “De acordo com a sua fé, seja para você.” Ele os tocou com a mão; mas eles também devem tocá-lo com sua fé. A palavra de poder na última frase é aquela sobre a qual ele age tão continuamente, que podemos chamá-la, como em muitas bênçãos, de uma regra do reino. Temos a medição de nossas próprias misericórdias; nossa fé obtém menos ou mais de acordo com sua própria capacidade de receber. Se esses homens fossem meros pretendentes à fé, teriam permanecido cegos. Se realmente não confiarmos em nosso Senhor, morreremos em nossos pecados.

Mateus 9:30 . E seus olhos foram abertos; e Jesus ordenou-lhes, dizendo: Vejam que ninguém sabe disso.

Ambos viram que o duplo milagre foi realizado no mesmo momento. Camaradas no escuro, eles agora são companheiros na luz. Singular que, para duas almas, deve haver um único destino! Era um fato duplo singular e merecia ser amplamente divulgado; mas nosso Senhor tinha razões sábias para exigir silêncio. Ele “lhes ordenou com rigor”. Ele não deixou nenhuma opção: exigiu um silêncio completo. Aquele que abriu os olhos fechou a boca. Jesus não desejava fama, ele queria menos aglomeração; ele desejava evitar excitação; e, portanto, ele era expresso e peremptório em sua ordem: “Veja que ninguém o conhece”.

Mateus 9:31 . Mas eles, quando partiram, espalharam sua fama por todo o país.

Eles publicaram com mais diligência o que eles estavam ocultos até que “todo aquele país” tocou com a notícia. Nisto eles cometeram muitos erros, e provavelmente causaram tanto transtorno ao Salvador pela pressão da multidão, que ele teve que se afastar da cidade. Podemos não ter esperança de que estamos fazendo o certo se desobedecermos a nosso Senhor. Por mais que a desobediência natural pareça ser, é desobediência e não deve ser desculpada. Mesmo que os resultados se mostrassem vantajosos, não seria correto quebrar o mandamento de nosso Senhor. O silêncio é mais do que dourado quando nosso rei o comanda. Ele não busca aplausos, nem faz com que sua voz seja ouvida nas ruas, para que se saiba que ele está fazendo um grande trabalho. Seus seguidores fazem bem em copiar seu exemplo. Não é de admirar que o nome de nosso Senhor tenha se tornado famoso quando havia pessoas para divulgá-lo. Com que sinceridade e eloqüência os dois homens cegos contariam a história de como ele abriu os olhos! Não somos proibidos, mas exortados a tornar conhecidas as maravilhas de sua graça. Não falhemos neste dever natural, necessário e útil. Mais e mais vamos espalhar sua fama no exterior.

Mateus 9:32 . Quando saíram, eis que lhe trouxeram um homem mudo, possuído por um demônio.

Quando um par de pacientes sai da cirurgia, outra pobre criatura entra. Observe o “eis”. O caso é impressionante. Ele não vem livremente, ou por sua própria vontade: “eles o trouxeram”: assim devemos levar homens a Jesus. Ele não pede ajuda, pois é “um homem burro”. Vamos abrir a boca para os burros. Ele não é ele mesmo, mas está “possuído por um diabo”. Pobre criatura! Alguma coisa será feita por ele?

Mateus 9:33 . E quando o diabo foi expulso, o mudo falou; e as multidões se maravilharam, dizendo: Isso nunca foi visto em Israel.

Nosso Senhor não lida com os sintomas, mas com a fonte da desordem, mesmo com o espírito maligno. “O diabo foi expulso”; e é mencionado como se isso fosse natural quando Jesus entrou em cena. O diabo havia silenciado o homem e, assim, quando o maligno se foi, “o idiota falou”. Como gostaríamos de saber o que ele disse! O que ele disse não importa; a maravilha era que ele poderia dizer qualquer coisa. As pessoas confessaram que isso era uma maravilha sem precedentes; e nisso eles apenas disseram a verdade: “Isso nunca foi visto em Israel”. Jesus é grande em surpresas: ele tem novidades de poder gracioso. As pessoas foram rápidas em expressar sua admiração, mas vemos muito pouco traço de crer na missão de nosso Senhor. É uma coisa pequena para se maravilhar, mas uma grande coisa para acreditar. Ó Senhor, dê às pessoas ao nosso redor para ver tais avivamentos e conversões, como nunca haviam visto antes!

Mateus 9:34 . Mas os fariseus disseram: Ele expulsa demônios através do príncipe dos demônios.

Claro, eles tinham uma frase amarga pronta. Nada era ruim para eles dizerem sobre Jesus. Eles foram duramente pressionados ao aceitarem essa afirmação que nosso Senhor em outro lugar respondeu com tanta facilidade. Eles sugeriram que esse poder sobre os demônios devia ter chegado a ele através de um pacto profano com “o príncipe dos demônios”. Certamente isso estava chegando muito perto do pecado imperdoável.

Mateus 9:35 . E Jesus percorreu todas as cidades e aldeias, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda doença e toda doença entre o povo.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 9: 27-35 ; e Mateus 20: 29-34 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 9: 27-28 . E quando Jesus partiu dali, dois cegos o seguiram, chorando e dizendo: filho de Davi, tende piedade de nós. E quando ele entrou em casa,

Suponho que a casa em Cafarnaum, onde ele costumava ficar.

Mateus 9:28 . Os cegos vieram até ele;

Forçado a entrar. Eles devem ser atendidos. Dizem que a fome atravessa as paredes de pedra e um coração sincero seguirá o que procura.

Mateus 9: 28-29 . E Jesus disse-lhes: Creia que eu sou capaz de fazer isso? Disseram-lhe: Sim, Senhor. Então tocou os olhos deles, dizendo: De acordo com a sua fé, seja para você.

Ou seja, “Se você não acredita, não verá, mas se houver fé em você, eis que terá visão.”

Mateus 9: 30-32 . E seus olhos foram abertos; e Jesus ordenou-lhes, dizendo: Vejam que ninguém sabe disso. Mas eles, quando partiram, espalharam sua fama por todo o país. Quando saíram, eis que lhe trouxeram um homem mudo, possuído por um demônio.

Aqui tivemos os mortos, os que estavam sangrando até a morte, os cegos, os mudos e os possuidores de um diabo.

Mateus 9:33 . E quando o diabo foi expulso, o mudo falou; e as multidões se maravilharam, dizendo: isso nunca foi visto em Israel.

Não; mas Jesus faz maravilhas. Algo fora do comum, e completamente fora do comum, sua obra da graça deve ser.

Mateus 9:34 . Mas os fariseus disseram: Ele expulsa demônios através do príncipe dos demônios.

Sempre há alguém ou alguém que tem uma palavra feia para colocar. Não importa o quanto Deus possa abençoar o evangelho, não há como parar os desdém e as objeções; mas a misericórdia é que isso não importa muito. Nosso Senhor não ficou ferido, e o trabalho continuou, apesar de toda a tortura dos fariseus.

Mateus 9:35 . E Jesus percorreu todas as cidades e aldeias, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda doença e toda doença entre o povo.

Essa foi a resposta para os fariseus. A atividade cristã, fervorosa devoção à causa de Deus, é a melhor resposta que pode ser dada a qualquer tipo de espancador. Em seu trabalho, espere, meu irmão, e aqueles que te perseguem agora podem vir a honrá-lo um dia desses.

Mateus 9: 36-37 . Mas quando viu as multidões, sentiu compaixão delas, porque desmaiaram e se espalharam pelo exterior, como ovelhas sem pastor. Então ele disse aos seus discípulos: A colheita é realmente abundante, mas os trabalhadores são poucos.

Somos todos vagabundos, mas onde estão os trabalhadores? Onde estão eles com a foice afiada que pode cortar o trigo e, com mão pronta, podem atá-lo e, com um ombro forte, carregá-lo? Ai! nesta grande cidade, a colheita é realmente abundante, mas os trabalhadores são poucos!

Mateus 9:38 . Ore, portanto, ao Senhor da colheita, para que ele envie trabalhadores para a sua colheita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *