Estudo de Salmos 34:18 – Comentado e Explicado

O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido.
Salmos 34:18

Comentário de Albert Barnes

O Senhor está perto dos que têm o coração partido – Margem, como no hebraico: “para os que estão de coração partido “. A frase “o Senhor está próximo” significa que ele está pronto para ouvir e ajudar. A linguagem é, é claro, figurativa. Como um Ser Onipresente, Deus está igualmente próximo de todas as pessoas em todos os momentos; mas a linguagem é adaptada às nossas concepções, pois sentimos que quem está perto de nós pode nos ajudar, ou que está distante de nós não pode nos ajudar. Compare as notas no Salmo 22:11 . A frase “aqueles que têm o coração partido” ocorre frequentemente na Bíblia. Refere-se a uma condição em que um fardo “parece” estar no coração e quando o coração “parece” ser esmagado pelo pecado ou pela tristeza; e foi projetado para descrever uma consciência de profunda culpa, ou o tipo mais pesado de aflição e angústia. Compare o Salmo 51:17 ; Isaías 57:15 ; Isaías 61: 1 ; Isaías 66: 2 .

E diz que tais pessoas têm espírito contrito – Margem, como no hebraico: “contrito de espírito”. A frase aqui significa o espírito como “esmagado” ou “quebrado”; isto é, como na outra frase, um espírito oprimido pelo pecado ou pela angústia. O mundo está cheio de exemplos daqueles que conseguem entender completamente essa linguagem.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 34:18 . O Senhor está próximo daqueles que têm o coração partido Deus está perto de todos os homens; porque nele todos eles vivem; mas ele está perto do coração partido em um sentido peculiar, pois ele está sempre pronto e sempre capaz de ajude-os; como os homens são muito mais capazes de ajudar aqueles a quem valorizam quando presentes, do que quando ausentes; de onde é tirada a forma de falar aplicada a Deus. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 34:18 . O Senhor está próximo daqueles que têm o coração partido – Pronto para ouvi-los e socorrê-los; embora, pelo curso de sua providência para com eles, ele às vezes pareça a si e a outros se afastar. “Deus está perto de todos os homens; porque nele vivem: mas ele está próximo do coração partido, em um sentido peculiar, como ele está sempre pronto e capaz de ajudá-los; como os homens são muito mais capazes de ajudar aqueles que valorizam, quando presentes com eles do que quando ausentes; de onde é tirada essa forma de expressão, aplicada a Deus. ” Chandler. E salva aqueles que têm espírito contrito – Aqueles cujos espíritos são verdadeiramente humilhados sob a mão de Deus, e o sentido de seus pecados, cujos corações são subjugados e tornados obedientes à vontade de Deus e submissos à sua providência.

Comentário de E.W. Bullinger

espírito. Hebraico. ruach. App-9.

Comentário de Adam Clarke

Um coração partido – ?? ????? nishberey Web , o coração partido em calafrios.

Um espírito contrito – ??? ???? dakkeey ruach , “o espírito derrotado”. Em ambas as palavras, o martelo está necessariamente implícito; partindo o minério primeiro e depois plaqueando o metal quando ele foi separado do minério. Isso chamará a lembrança do leitor Jeremias 23:29 ; : “Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor? E como um martelo que quebra a rocha em pedaços?” A quebra de arrepios e a surra são expressões metafóricas: o mesmo acontece com o martelo e a rocha. O que o grande martelo atingido em uma pedra por uma mão poderosa faria, o mesmo acontece com a palavra do Senhor quando atingida no coração do pecador pelo poder do Espírito Santo. O coração partido e o espírito contrito são duas características essenciais do verdadeiro arrependimento.

Comentário de John Calvin

18. Jeová está perto dos que estão com o coração partido. Aqui Davi exemplifica e amplia ainda mais a doutrina precedente, de que Deus é o libertador de seu povo, mesmo quando eles são trazidos para muito baixo, e quando eles estão, por assim dizer, meio-mortos. É uma provação muito severa, quando a graça de Deus é adiada, e toda a experiência dela é retirada até agora, quando nossos espíritos começam a falhar; mais ainda, dizer que Deus está próximo dos fiéis, mesmo quando seus corações desmaiam e os caem, e eles estão prontos para morrer, é totalmente incrível para o senso e a razão humanos. Mas, dessa maneira, seu poder brilha mais claramente, quando ele nos levanta novamente da sepultura. Além disso, é lógico que os fiéis sejam assim completamente abatidos e afligidos, para que possam respirar novamente somente em Deus. Com isso aprendemos também que nada se opõe à verdadeira paciência do que a grandiosidade do coração da qual os estóicos se gabam; pois não somos considerados verdadeiramente humilhados até que a verdadeira aflição do coração tenha nos abatido diante de Deus, para que, depois de nos prostrarmos no pó diante dele, ele possa nos levantar. É uma doutrina cheia do mais doce consolo, que Deus não se afaste de nós, mesmo quando somos assolados por uma sucessão de misérias e, por assim dizer, quase privados de vida.

Comentário de John Wesley

O Senhor está perto dos que têm o coração partido; e salva os que têm espírito contrito.

Próximo – Pronto para ouvi-los e socorrê-los.

Para – Aqueles cujos espíritos são verdadeiramente humilhados sob a mão de Deus, e o sentido de seus pecados, cujos corações são subjugados e feitos obedientes à vontade de Deus e submissos à sua providência.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *