Estudo de João 1:41 – Comentado e Explicado

Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias {que quer dizer o Cristo}.
João 1:41

Comentário de Albert Barnes

Ele primeiro encontrou Ele o encontrou e “falou sobre Jesus” antes de levá-lo a Jesus.

Nós encontramos o Messias – eles aprenderam com o testemunho de João e agora estavam mais plenamente convencidos pela conversa com Jesus, que ele era o Messias. A palavra “Messias”, ou “Messias”, é hebraico e significa o mesmo que a palavra grega “Cristo”, “ungido”. Veja as notas em Mateus 1: 1 . Pela conduta de Andrew, podemos aprender que é da natureza da religião desejar que outros a possuam. Isso não nos leva a monopolizá-lo ou escondê-lo debaixo de um alqueire, mas procura que outros também sejam trazidos ao Salvador. Não “espera” que eles venham, mas vai “para” eles; procura-os e diz-lhes que um Salvador é encontrado. Os jovens convertidos devem “procurar” seus amigos e vizinhos e lhes falar de um Salvador; e não apenas seus parentes, mas todos os outros, tanto quanto possível, para que todos venham a Jesus e sejam salvos.

Comentário de E.W. Bullinger

ele = Este.

primeiro encontra . Andrew é o primeiro a encontrar seu irmão, e depois John encontra o dele. A versão latina (Cod. Vercellensis, Cent. 4) deve ter lido grego. prof = de manhã cedo; não protos, como na Rec. texto. Não primum = primeiro, como na Vulgata.

o Messias = o Messias. App-98. Ocorre apenas aqui, e João 4:25 .

Comentário de John Calvin

41. Nós encontramos o Messias. O evangelista interpretou a palavra hebraica Messias ( ungido ) pela palavra grega Cristo, a fim de publicar no mundo inteiro o que era conhecido secretamente pelos judeus. Era a designação comum dos reis, (39) como a unção era observada por eles como um ritual solene. Mas eles ainda estavam cientes de que um rei seria ungido por Deus, sob o qual poderiam esperar obter a felicidade perfeita e eterna; especialmente quando deveriam aprender que o reino terrestre de Davi não seria permanente. E quando Deus levantou suas mentes, quando subjugadas e oprimidas por várias calamidades, à expectativa do Messias, ele mais claramente revelou a elas que sua vinda estava próxima. A previsão de Daniel é mais clara e forçada do que todo o resto, no que diz respeito ao nome de Cristo ; pois ele, como os profetas anteriores, não o atribui aos reis, mas o apropria exclusivamente ao Redentor ( Daniel 9:25 ). Portanto, esse modo de expressão se tornou predominante, de modo que, quando o Messias ou Cristo foi mencionado, era entendeu que não era outro senão o Redentor. Assim, encontraremos a mulher de Samaria dizendo: O Messias virá ( João 4:25 😉 o que torna mais maravilhoso que aquele que era tão ansiosamente desejado por todos, e a quem eles tinham constantemente na boca, fosse recebido. por um número tão pequeno de pessoas.

Comentário de Adam Clarke

Encontra seu próprio irmão Simão – Toda descoberta do Evangelho do Filho de Deus produz benevolência e leva aqueles a quem é feito para comunicá-lo a outros. Aqueles que encontram Jesus encontram nele um tesouro de sabedoria e conhecimento, através do qual podem não apenas enriquecer a si mesmos, mas também instrumentos, na mão de Deus, para enriquecer os outros. Esses discípulos, tendo provado a boa palavra de Cristo, não estavam dispostos a comer o pão sozinhos, mas foram e convidaram outros a participar com eles. Assim, o conhecimento de Cristo tornou-se difuso – um convidou outro a vir e ver: Jesus recebeu tudo, e o número de discípulos foi aumentado, e os ouvintes atentos eram inúmeros. Todo homem que foi levado a conhecer Deus deve procurar trazer, pelo menos, outro com ele; e sua primeira atenção deve ser dada à de sua própria família.

Comentário de Thomas Coke

João 1:41 . Ele primeiro encontrou seu próprio irmão Simão : Portanto, parece que esses dois discípulos buscaram São Pedro de maneiras diferentes. Talvez ele possa ser chamado irmão do próprio Andrew , para distingui-lo de outros que pertenciam à família e que possivelmente poderiam ser seu cunhado, ou que estavam relacionados a ele apenas pela metade. São Pedro era uma pessoa tão notável, que talvez fosse apropriado nos dizer quem foi o primeiro instrumento para familiarizá-lo com Cristo; e se São João era o outro discípulo aqui mencionado, ele poderia significar isso como uma humilde sugestão, de que o zelo de Santo André a esse respeito era maior que o seu. Podemos observar aqui, a propósito, que São Pedro não foi o primeiro dos discípulos de Cristo – no qual os papistas estariam prontos para ter glorificado; mas essa outra foi a ocasião de levá-lo a conhecer Jesus. O grande rei que os judeus esperavam, é chamado Messias por nenhum dos profetas, exceto Daniel; quem o nomeou, cap. João 9:25 . Messias, o príncipe: portanto, como no presente e em muitas outras passagens dos evangelhos, parece que esse nome agora era familiar para os judeus; mostra quanto a atenção deles foi voltada para a profecia de Daniel das setenta semanas e quão firmemente eles esperavam a chegada de seu rei, de acordo com o tempo fixado naquele objeto.

Comentário de John Wesley

Ele primeiro encontrou seu próprio irmão Simão e disse-lhe: Encontramos o Messias, que é, sendo interpretado, o Cristo.

Ele primeiro encontrou seu próprio irmão Simão – provavelmente os dois o procuraram: o que é, sendo interpretado, o Cristo – o evangelista acrescenta, como também as palavras em João 1:38 , ou seja, sendo interpretadas, mestre.

Referências Cruzadas

2 Reis 7:9 – Então disseram uns aos outros: “Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados. Se esperarmos até o amanhecer, seremos castigados. Vamos imediatamente contar tudo no palácio do rei”.

Salmos 2:2 – Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem:

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Salmos 89:20 – Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Daniel 9:25 – “Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.

Lucas 2:17 – Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,

Lucas 2:38 – Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

João 1:36 – Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 4:25 – Disse a mulher: “Eu sei que o Messias ( chamado Cristo ) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”.

João 4:28 – Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Atos dos Apóstolos 13:32 – “Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

1 João 1:3 – Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *