Estudo de Isaías 11:2 – Comentado e Explicado

Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.
Isaías 11:2

Comentário de Albert Barnes

E o Espírito do Senhor – O Espírito do Senhor. Chaldee: ‘E nele repousará o espírito de profecia de diante do Senhor. No verso anterior, o profeta havia anunciado sua origem e nascimento. Nisso, ele passa a descrever suas extraordinárias investiduras, como eminentemente santas, puras e sábias. Não há dúvida de que aqui é feita referência ao Espírito Santo, a terceira pessoa da sagrada Trindade, que desce sobre ele na plenitude de suas influências e produzindo nele perfeita sabedoria, conhecimento e temor do Senhor. O Espírito de Javé repousará sobre ele – um Espírito que produz sabedoria, entendimento, conselho, poder, etc. Tudo isso está aceso nas Escrituras traçadas para a ação do Espírito Santo; ver 1 Coríntios 12: 8-11 . O significado aqui é que o Messias deve ser dotado com esses dons proféticos eminentes e qualificações para o seu ministério pela ação do Espírito Santo. Foi por esse Espírito que os profetas foram inspirados (ver 2 Pedro 1:21 ; 2 Timóteo 3:16 ); e como o Messias deveria ser profeta Deuteronômio 18:15 , Deuteronômio 18:18 , havia a possibilidade de ele ser dotado da mesma maneira. Se for perguntado como alguém que era divino em sua própria natureza, poderia ser assim dotado com a ajuda do Espírito, a resposta é que ele também deveria ser um homem descendente da linha honrada de Davi e que, como homem, ele pode ser provido para o seu trabalho pela ação do Espírito Santo. Sua natureza humana foi mantida pura; sua mente foi tomada eminentemente sábia; seu coração sempre reteve o temor e o amor de Deus, e não há absurdo em supor que essas extraordinárias investiduras devam ser atribuídas a Deus. Que ele estava assim sob a influência do Espírito Santo, é abundantemente ensinado no Novo Testamento. Assim, em Mateus 3:16 , o Espírito Santo é representado como descendente sobre ele no seu batismo. Em João 3:34 , é dito: ‹Pois aquele a quem Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus não dá o Espírito. por medida para ele; compare Colossenses 1:19 .

Descansará sobre ele – Ou seja, descerá sobre ele e permanecerá com ele. Ele não deve simplesmente chegar sobre ele, mas deve atendê-lo permanentemente; compare Números 11: 25-26 .

O espírito da sabedoria – O espírito que produz sabedoria, ou o torna sábio. A sabedoria consiste na escolha dos melhores meios para garantir os melhores fins. Esse atributo é frequentemente dado ao Messias no Novo Testamento, e sempre foi evidenciado por ele; compare 1 Coríntios 1:30 ; Efésios 1:17 ; Colossenses 2: 3 : ‹Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. ‘

E entendimento – A diferença entre as palavras aqui traduzidas por sabedoria e entendimento é que o primeiro denota a sabedoria adequadamente; e o segundo, o julgamento resultante da sabedoria, pelo qual distinguimos as coisas ou decidimos sobre o seu caráter.

O espírito de conselho – Aquilo pelo qual deve ser qualificado para “dar” conselho ou conselho; a qualificação de um instrutor e guia público; veja a nota em Isaías 9: 6 .

E poder – Força, vigor, energia; aquela força de coração e propósito que permitirá ao homem enfrentar dificuldades, encontrar perigos, ser ousado, aberto e destemido no cumprimento de seus deveres. Não é necessário observar que essa característica foi encontrada em um grau eminente no Senhor Jesus Cristo.

De conhecimento – Ou seja, o conhecimento dos atributos e planos do Senhor; compare Mateus 11:27 : ‹Ninguém conhece o Pai, senão o Filho. João 1:18 : ‹Ninguém jamais viu a Deus em mim; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, ele o declarou; 1 João 5:20 .

E do temor do Senhor – O medo de Javé é freqüentemente usado para denotar piedade em geral, como consistindo em uma reverência aos mandamentos divinos e um medo de ofendê-lo; “Isto é”, um desejo de agradá-lo, que é piedade; compare Jó 28:28 ; Salmo 19: 9 ; Salmo 111: 10 ; Provérbios 1: 7 ; Provérbios 3:13 ; Provérbios 15:33 ; Provérbios 19:23 . Que essa característica foi encontrada eminentemente no Senhor Jesus, não é necessário tentar provar.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 11: 2 . E o Espírito do Senhor repousará sobre ele Depois de um relato de seu nascimento, o profeta aqui exibe as qualidades e investiduras do Messias; a saber, os excelentes e extraordinários dons do Espírito Santo. Ver 1 Coríntios 12: 8-9 . Pelos dons do Espírito, entendo certas disposições espirituais que adornam e aperfeiçoam o homem, tanto quanto ele é espiritual; a respeito do qual, como encontrado no Messias, o profeta aqui nos informa três coisas: Primeiro, quais devem ser esses dons; segundo, por qual causa eles serão produzidos; terceiro, de que maneira eles serão possuídos pelo Messias. Quanto ao primeiro, geralmente se pensa que esses dons são seis; sabedoria, prudência, conselho, coragem, conhecimento ou amor e o temor de Jeová; mas como os dons do Espírito são comumente considerados sete ( Apocalipse 1: 4-6 .), Vitringa e outros pensaram que o Espírito do Senhor, na primeira parte do verso, denota aqui também um dom distinto ; ou seja, o espírito de profetizar (ver cap. Isaías 42: 1 , Isaías 61: 1. ) ou seja, o dom da graça, pelo qual uma pessoa é dotada, através do Espírito, de um conhecimento da vontade e conselhos secretos de Deus: e se o espírito de profecia for assim entendido, podemos observar uma ordem elegante observada pelo profeta ao contar esses dons: pois ele começa com as perfeições do entendimento e do julgamento e termina com as perfeições da vontade. A primeira perfeição do entendimento é o conhecimento; o próximo disso é a sabedoria; que é seguida pela virtude do juízo, prudência e pelo que lhe é próximo, abundância de conselhos ou aptidão para ensinar: siga três perfeições da vontade; fortaleza, conhecimento ou melhor, amor (pois esse é o significado da frase neste lugar) e medo ou reverência a Jeová. Toda a perfeição da mente humana é circunscrita dentro desses dons e graças; e esses dons e graças foram mais eminentemente encontrados na natureza humana de Jesus Cristo, a quem Deus não deu o Espírito por medida, e que foi um profeta poderoso em palavras e ações. Veja Vitringa.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 11: 2 . E o Espírito do Senhor – o Espírito Santo, pelo qual ele foi ungido ( Atos 10:38 ) e por cujo poder sua natureza humana foi formada no ventre da virgem ( Lucas 1:35 ), repousará sobre ele – Não somente o encontrará em certos momentos, como os profetas, mas terá nele sua morada constante e constante; o espírito de sabedoria e entendimento – Não é necessário distinguir exatamente esses dois dons; é suficiente que sejam qualificações necessárias para um governador e um professor, e é evidente que elas significam perfeito conhecimento de todas as coisas necessárias para o bem dele e do povo, e um julgamento sólido para distinguir entre coisas que diferem; o espírito de conselho e poder – De prudência, para dar um bom conselho; e de força e coragem, para executá-lo; o espírito do conhecimento – do perfeito conhecimento de toda a vontade e conselho de Deus, como também de todas as coisas secretas, sim, do coração dos homens; medo do Senhor – medo de reverência, vontade de agradá-lo e aversão em ofendê-lo.

Comentário de Scofield

medo (Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “)

Comentário de John Calvin

E o Espírito do Senhor repousará sobre ele. Ele agora começa a falar de Cristo claramente e sem figura; pois bastava ter representado o consolo sob aquela figura, a fim de que o contraste total entre a queima da madeira e sua brotação se tornasse manifesto. Dois estados do povo são descritos por ele; pois, depois de explicar a calamidade, ele acrescentou a esperança de restauração, embora o início dela fosse de um ramo esbelto. Mas agora ele mostra claramente qual será a natureza da redenção e qual será a condição de Cristo e de seu reino.

Alguns pensam que isso deveria ser visto como se referindo a Ezequias; mas quão infundada é essa opinião, já mostramos; (179) porque, quando ele nasceu, Davi ainda tinha uma reputação florescente, e a patente da realeza pertencia a seus descendentes; e Ezequias estava muito longe de alcançar a grandeza que é descrita pouco depois. Agora, portanto, inferimos que o reino espiritual de Cristo foi prometido anteriormente ao povo antigo, porque toda a sua força, poder e majestade é aqui feita para consistir nos dons do Espírito . Embora Cristo não fosse deficiente em dons desse tipo, ainda assim como ele levou sobre si nossa carne, era necessário que ele fosse enriquecido com eles, para que depois sejamos participantes de todas as bênçãos das quais, de outra forma, somos destituídos; pois de sua plenitude , como João diz, devemos extrair como de uma fonte . ( João 1:16 .)

O Espírito do Senhor Devemos ter em mente o que mencionei há pouco, que isso se refere à natureza humana de Cristo; porque ele não pôde ser enriquecido com o dom e a graça do Pai, exceto na medida em que ele se tornou homem. Além disso, como ele desceu a nós, recebeu os dons do Espírito para que ele pudesse conceder-nos. E esta é a unção da qual ele recebe o nome de Cristo , que ele nos concede; pois por que somos chamados cristãos , mas porque ele nos admite à sua comunhão, distribuindo-nos de sua plenitude de acordo com a medida ( Efésios 4: 7 ) da liberalidade imerecida? E, sem dúvida, essa passagem não nos ensina o que Cristo é em si mesmo, mas o que ele recebeu do Pai, para que ele possa nos enriquecer com sua riqueza.

O espírito de sabedoria e compreensão. Embora não seja necessário conceder grande atenção a palavras únicas, ainda que alguém deseje fazer uma ligeira distinção entre sabedoria e entendimento , considero que é isso que a palavra sabedoria compreende geralmente tudo o que se relaciona à regulação da vida , e esse entendimento é adicionado com o objetivo de explicá-lo; pois se formos dotados dessa sabedoria , teremos sagacidade suficiente. Conselho significa aquele julgamento pelo qual podemos abrir caminho através de assuntos complexos; pois o entendimento não seria suficiente, se não houvesse também conselhos , para que pudéssemos agir com cautela em questões duvidosas. A palavra poder é bem conhecida. O conhecimento difere pouco da compreensão ; exceto que se relaciona mais ao ato de conhecer e, assim, declara o que aconteceu. O temor do Senhor significa um desejo sincero de adorar a Deus.

O Profeta aqui não enumera todos os dons do Espírito Santo, como alguns pensaram. Fora desta passagem, os papistas, de maneira tola e ignorante, sacaram sua sétima graça, e alguns dos antigos caíram em um erro semelhante. Ele enumera apenas seis tipos; mas eles acrescentaram um sétimo da própria cabeça. Porém, como um erro geralmente segue outro, eles decidiram limitar os dons do Espírito ao número sete, embora em outras partes das Escrituras ( João 14:17 ; 2 Timóteo 1: 7 ) ele receba numerosas e nobres elogios extraídos do variedade dos efeitos que ele produz. Além disso, é muito evidente que é pela bondade de Cristo ( Gálatas 5:22 ) que somos participantes de outras bênçãos que não as aqui enumeradas, de mansidão, castidade, sobriedade, verdade e santidade; pois estes procedem de ninguém mais que de Cristo. Ele não menciona, portanto, todos os dons que foram dados a Cristo, pois isso era desnecessário; mas apenas mostra brevemente que Cristo não veio de mãos vazias, mas bem suprido de todos os presentes, para que ele pudesse enriquecer-nos com eles.

Se essas coisas não tivessem sido acrescentadas, poderíamos supor, como os judeus costumam fazer, que a restauração deste reino era carnal e poderia ter imaginado que Cristo era pobre e destituído de todas as bênçãos. Consequentemente, o Profeta depois mostra que os dons do Espírito são depositados nele, primeiro, geralmente e depois, particularmente; para que possamos ir até ele para obter o que queremos. Ele nos iluminará com a luz da sabedoria e do entendimento , nos dará conselhos nas dificuldades, nos fará fortes e corajosos nas batalhas, nos concederá o verdadeiro temor de Deus, isto é, a piedade e, em uma palavra, irá nos comunicar tudo o que é necessário para nossa vida e salvação. Todos os presentes são aqui incluídos pelo Profeta, de modo que é excessivamente tolo tentar ocultar aqueles que não pertencem à presente enumeração.

Ele mostra que eles habitam em Cristo, para que possam ser comunicados a nós. Também somos chamados de seus companheiros ( Salmos 45: 7 ), porque a força procede dele como cabeça para os membros individuais e, da mesma maneira, Cristo faz com que sua unção celestial flua sobre todo o corpo de sua Igreja. Daí resulta que aqueles que são totalmente estéreis e secos não têm interesse em Cristo, e falsamente se gloriam em seu nome. Sempre que, portanto, sentimos que estamos em falta de algum desses presentes, vamos culpar nossa incredulidade; pois a verdadeira fé nos torna participantes de todos os benefícios de Cristo. Portanto, devemos orar ao Senhor para não permitir que as concupiscências da carne governem em nós, para que Cristo possa nos unir totalmente a si mesmo. Também deve ser observado que devemos pedir todas as bênçãos somente a Cristo; pois estamos enganados se imaginarmos que qualquer coisa pode ser obtida do Pai de qualquer outra maneira.

Comentário de John Wesley

E o espírito do SENHOR repousará sobre ele, o espírito de sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e força, o espírito de conhecimento e o temor do SENHOR;

Sabedoria – Não é necessário, exatamente, distinguir esses dois dons; é suficiente que sejam as qualificações necessárias para um governador e um professor, e é evidente que elas significam conhecimento perfeito de todas as coisas necessárias para o bem dele e dos povos, e um julgamento sólido, para distinguir entre as coisas que diferem.

Conselho – por prudência, para dar bons conselhos; e de força e coragem, para executá-lo.

Conhecimento – Do perfeito conhecimento de toda a vontade e conselho de Deus, como também de todas as coisas secretas, sim, do coração dos homens.

Medo – Um medo de reverência, um desejo de agradá-lo e vontade de ofendê-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *