Estudo de Lucas 2:17 – Comentado e Explicado

Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.
Lucas 2:17

Comentário de Albert Barnes

Quando eles viram – Quando eles se satisfizeram com a verdade da vinda do Messias, e haviam verificado que eles não poderiam ter se enganado na aparência dos anjos. Havia evidência suficiente para satisfazê-los de que o que os anjos disseram era verdade, ou eles não teriam ido a Belém. Tendo visto a criança, eles agora tinham evidências que satisfariam os outros; e, portanto, eles se tornaram os primeiros pregadores do “evangelho” e foram e proclamaram a outros que o Messias havia chegado. Um dos primeiros deveres daqueles que são recém-convertidos a Deus, e um dever em que se deleitam, é proclamar aos outros o que viram e sentiram. Deve ser feito de maneira adequada e no momento adequado; mas nada pode ou deve impedir um cristão recentemente convertido de contar seus sentimentos e opiniões a outras pessoas – a seus amigos, a seus pais, a seus irmãos e a seus antigos companheiros. E pode-se observar que muitas vezes mais bem pode ser feito do que em qualquer outro período de sua vida. Entreaties, então, impressionam; nem pode um pecador resistir bem aos apelos feitos a ele por alguém que estava agora com ele no caminho da ruína, mas que agora segue o caminho para o céu.

Comentário de E.W. Bullinger

dizendo. Grego. rhema, como em Lucas 2:15

concernente . Grego. peri. App-104.

Criança. Como em Lucas 1:59 .

Comentário de John Calvin

17. Eles publicaram a respeito da palavra É mencionado por Lucas, em louvor à fé dos pastores, que eles honestamente entregaram a outros o que haviam recebido do Senhor; e era vantajoso para todos nós que eles deveriam atestar isso, e deveria ser uma espécie de anjos secundários para confirmar nossa fé. Lucas mostra também que, ao publicar o que ouviram, não ficaram sem sucesso. (168) Nem se pode duvidar que o Senhor tenha dado eficácia ao que eles disseram, para que não seja ridicularizado ou desprezado; pois a baixa patente dos homens diminuiu seu crédito, e a ocorrência em si pode ser considerada fabulosa. Mas o Senhor, que lhes deu esse emprego, não permite que seja infrutífero.

Que o Senhor adote um método de proceder como este – empregue homens desprezíveis na publicação de Sua Palavra – pode não ser tão agradável à mente humana. Mas tende a humilhar o orgulho da carne e a tentar a obediência da fé; e, portanto, Deus aprova isso. Ainda assim, embora todos estejam atônitos, ninguém dá um passo em direção a Cristo: do qual podemos deduzir, que a impressão que eles causaram ao ouvirem o poder de Deus, não foi acompanhada por qualquer afeto devoto do coração. O objetivo de publicar este relatório não foi tanto para a salvação deles, como para tornar indiscutível a ignorância de todo o povo.

Comentário de Adam Clarke

Eles fizeram conhecido no exterior o ditado – Esses pastores foram os primeiros pregadores do Evangelho de Cristo: e qual era o texto deles? Glória a Deus nos céus mais elevados, e na terra paz e boa vontade entre os homens. Este é o ditado elegante e enérgico que compreende a soma e a substância do Evangelho de Deus. Esta e somente essa é a mensagem que todos os verdadeiros pastores ou pastores de Cristo trazem aos homens. Aquele que, enquanto professa a religião de Cristo, perturba a sociedade por suas pregações ou escritos, que exclui da salvação de Deus todos os que não possuem seu credo religioso ou político, nunca conheceu a natureza do Evangelho e nunca sentiu seu poder ou poder. influência. Como podem as contendas religiosas, os gritos civis ou as guerras abertas, encarar aquele evangelho que não publica nada além de glória a Deus, paz e boa vontade entre os homens? Cruzadas pela recuperação de uma terra santa chamada (a propósito, ultimamente, a mais profana no mapa do mundo) e guerras pelo apoio da religião são um insulto ao Evangelho e uma blasfêmia contra Deus!

Referências Cruzadas

Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

Salmos 66:16 – Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim.

Salmos 71:17 – Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Malaquias 3:16 – Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome.

Lucas 2:38 – Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

Lucas 8:39 – “Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto Jesus tinha feito por ele.

João 1:41 – O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).

João 4:28 – Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *