Estudo de Salmos 71:17 – Comentado e Explicado

Vós me tendes instruído, ó Deus, desde minha juventude, e até hoje publico as vossas maravilhas.
Salmos 71:17

Comentário de Albert Barnes

Ó Deus, tu me ensinaste desde a minha juventude – Veja Salmo 71: 5-6 . Ou seja, Deus o havia guiado e instruído desde os primeiros anos. Ele lhe fez conhecer seu próprio ser e perfeições; ele havia deixado claro seu dever; ele o levou pelo caminho perigoso da vida.

E até agora eu declarei – eu fiz conhecer. Ou seja, ele fez isso por elogios do público; ele fez isso por seus escritos; ele fez isso mantendo e defendendo a verdade. Em todas as situações da vida, até aquele momento, ele estava disposto a defender Deus e sua causa.

Tuas obras maravilhosas – Veja Salmo 9: 1 , nota; Salmo 26: 7 , nota. Realizações ou atos adequados para atrair atenção; admirar a mente por sua grandeza; inspirar confiança por sua sabedoria.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 71: 17-18 . Deus, tu me ensinaste Deus, tu me conduziste desde a minha juventude, e até agora eu posso declarar as tuas maravilhas; Salmos 71:18 e até a velhice e os cabelos grisalhos, ó Deus, não me desamparem: até agora, para que eu declare o teu braço a toda geração que está por vir: Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 71:17 . Ó Deus, você me ensinou desde a minha juventude – Pela instrução de meus pais, pela tua palavra e Espírito me iluminando e convencendo, e também pela minha própria experiência, a saber, sobre a tua justiça mencionada pela última vez, os maravilhosos efeitos dos quais recebi e declarado de tempos em tempos. Observe aqui, leitor, pois é uma grande bênção ser ensinada por Deus desde a juventude, desde a infância a conhecer as Escrituras Sagradas, e as importantes verdades reveladas, os privilégios exibidos e os deveres neles inculpados; portanto, aqueles que foram favorecidos e receberam o bem dessa maneira, quando eram jovens, devem estar fazendo o bem quando crescerem e devem continuar a comunicar o que receberam.

Comentário de Adam Clarke

Tu me ensinaste desde a minha juventude; eu te tive como meu instrutor contínuo; e você começou a me ensinar o seu medo e amor desde a minha mais tenra infância. Aqueles são bem ensinados a quem Deus instrui; e quando ele ensina, não há atraso no aprendizado.

Comentário de John Calvin

17. Ó Deus! tu me ensinaste desde a minha juventude. O salmista declara novamente as grandes obrigações sob as quais ele impõe a Deus por sua bondade, não apenas com o objetivo de se animar à gratidão, mas também de se animar a continuar alimentando a esperança no tempo vindouro: que aparecerá no versículo seguinte . Além disso, como Deus nos ensina tanto por palavras quanto por ações, é certo que a segunda espécie de ensino é aqui referida, a idéia transmitida, que Davi havia aprendido por experiência contínua, mesmo desde a infância, que nada é melhor do que apoie-se exclusivamente no Deus verdadeiro. Para que ele nunca seja privado dessa verdade prática, ele testemunha que havia feito grande proficiência nela. Quando ele promete se tornar um publicador das maravilhosas obras de Deus, seu objetivo ao se submeter a esse compromisso é que, por sua ingratidão, ele não pode interromper o curso da beneficência divina.

Sobre a verdade aqui declarada, ele repousa a oração que apresenta no versículo 18, para que ele não seja esquecido na velhice. Seu raciocínio é este: Desde que tu, ó Deus! desde o início da minha existência me deu tantas provas abundantes da tua bondade, não estendes a mão para me socorrer, quando agora me vêes em decomposição pela influência da velhice? E, de fato, a conclusão é totalmente inevitável, que como Deus garantiu nos amar quando éramos crianças, e nos abraçou com seu favor quando éramos crianças, e continuou sem intervalo para nos fazer bem durante todo o curso de nossa vida, ele não pode deixar de perseverar em agir em nossa direção da mesma maneira até o fim. Consequentemente, a partícula gam , gam, que ainda traduzimos , significa aqui ; sendo o desígnio de Davi, a partir da consideração de que a bondade de Deus nunca pode ser exaurida, e que ele não seja mutável como os homens, deduzir a inferência de que ele será o mesmo para o seu povo na velhice, que ele era para eles na infância deles. Em seguida, ele apóia sua oração por outro argumento, que é o de que, se ele falhar ou desmaiar na velhice, a graça de Deus, pela qual ele havia sido sustentado até agora, logo desaparecerá. Se Deus imediatamente retirasse sua graça de nós depois de a provarmos apenas um pouco, ela desapareceria rapidamente de nossa memória. Da mesma maneira, se ele nos abandonasse no final de nossa vida, depois de nos ter conferido muitos benefícios durante a parte anterior, sua liberalidade por esse meio seria despojada de grande parte de seu interesse e atração. Davi, portanto, pede a Deus que o ajude até o fim, para que possa recomendar à posteridade o curso ininterrupto da bondade divina, e prestar testemunho, mesmo em sua própria morte, de que Deus nunca desaponta os fiéis que se jogam contra eles. ele. Pela geração e pelos que estão por vir, ele quer dizer as crianças e os filhos das crianças para quem o memorial da bondade de Deus não pode ser transmitido, a menos que seja perfeito em todos os aspectos e tenha completado seu curso. Ele menciona força e poder como os efeitos da justiça de Deus. No entanto, ele deve ser entendido como elogiando por esses títulos a maneira de sua libertação, na qual ele se congratula; como se ele tivesse dito, que Deus, da maneira em que foi realizado, proporcionou uma manifestação de poder incomparável e totalmente suficiente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *