Estudo de João 1:36 – Comentado e Explicado

E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus.
João 1:36

Comentário de Albert Barnes

Olhando para Jesus … – Fixando os olhos nele intensamente. Destacando-o e olhando-o com atenção especial. Contemplando-o como o tão esperado Messias e libertador do mundo. Dessa maneira, todos os ministros devem fixar os olhos no Filho de Deus e direcionar todos os outros a ele.

Enquanto ele caminhava – Enquanto Jesus estava caminhando.

Comentário de E.W. Bullinger

olhando = tendo fixado o olhar. Grego. emblepo. App-133. Ocorre em João apenas aqui, e João 1:42 .

andou = estava andando por aí.

Comentário de John Calvin

36. Eis o Cordeiro de Deus! Portanto, parece mais claro o que eu já afirmei: quando João percebeu que estava chegando ao fim de seu curso, trabalhou incessantemente para renunciar a seu cargo em Cristo. Sua firmeza também dá mais crédito ao seu testemunho. Mas, insistindo com tanto fervor, durante muitos dias sucessivos, em repetir a recomendação de Cristo, ele mostra que seu próprio curso estava quase terminado. Aqui vemos também quão pequeno e baixo foi o começo da Igreja. João, de fato, preparou discípulos para Cristo, mas é só agora que Cristo começa a colecionar uma Igreja. Ele não tem mais do que dois homens que são maus e desconhecidos, mas isso até contribui para ilustrar sua glória, que dentro de um curto período, sem ajuda humana e sem mão forte, ele espalha seu reino de uma maneira maravilhosa e incrível. Também devemos observar qual é o principal objetivo ao qual João direciona a atenção dos homens; é encontrar em Cristo o perdão dos pecados. E como Cristo se apresentou aos discípulos com o propósito expresso de que eles pudessem chegar até ele, então não quando vierem, ele os encoraja e exorta gentilmente; pois ele não espera até que primeiro o abordem, mas pergunta: O que você procura? Esse convite gentil e gracioso, que já foi feito para duas pessoas, agora pertence a todos. Portanto, não devemos temer que Cristo se retire de nós ou nos recuse o acesso fácil, desde que ele nos veja desejosos de procurá-lo; mas, pelo contrário, ele estenderá a mão para ajudar nossos empreendimentos. E como ele não encontrará aqueles que vêm a ele, que procura à distância os que estão errantes e errantes, para que ele possa trazê-los de volta ao caminho certo?

Comentário de Adam Clarke

E olhando para Jesus – contemplando com atenção , eµß?e?a? , de e? , para e ß?ep? , olhar – ver com firmeza e atenção. Aquele que deseja descobrir as glórias e excelências deste Cordeiro de Deus, deve assim olhar para ele. À primeira vista, ele aparece apenas como um homem entre os homens, e morrendo em testemunho da verdade, como muitos outros morreram. Mas, em uma consideração mais atenta, ele parece não ser menos que Deus manifestado na carne e, por sua morte, fazendo expiação pelos pecados do mundo.

Eis o Cordeiro de Deus! Por isso, o Batista batizou a atenção de seus próprios discípulos para Jesus, não apenas como o grande sacrifício pelos pecados do mundo, mas também como o mestre completo da verdade celestial.

Comentário de Thomas Coke

João 1:36 . E olhando para Jesus Olhando firmemente para Jesus, parece a significação exata dos eµß?e?a? originais . Veja em João 1:29 .

Referências Cruzadas

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 65:1 – “Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *