Estudo de 1 Pedro 1:19 – Comentado e Explicado

o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo
1 Pedro 1:19

Comentário de Albert Barnes

Mas com o precioso sangue de Cristo – Sobre o uso da palavra sangue e a razão pela qual se diz que a eficácia da expiação está no sangue, veja as notas em Romanos 3:25 . A palavra “precioso” ( t?µ??? timios) é uma palavra que seria aplicada àquilo que vale muito; o que é caro. Compare o uso do substantivo ( t?µ? time) nesse sentido, Mateus 27: 6 , “O preço do sangue;” Atos 4:34 ; Atos 5: 2-3 ; Atos 7:16 . Veja também o uso do adjetivo ( t?µ??? timios Apocalipse 17: 4 , “ouro e pedras preciosas” Apocalipse 18:12 , “vasos de madeira preciosa”. Apocalipse 21:11 , “uma pedra preciosa”. O significado eis que o sangue de Cristo tinha um valor acima da prata e do ouro; valia mais, por exemplo:

(1) em si – sendo uma coisa mais valiosa – e,

(2) na efetivação de nossa redenção. Conseguiu o que prata e ouro não podiam fazer. O universo não tinha nada mais valioso a oferecer, do qual possamos conceber, do que o sangue do Filho de Deus.

Como de um cordeiro – Ou seja, de Cristo considerado como um cordeiro oferecido para sacrifício. Veja as notas em João 1:29 .

Sem defeito e sem mancha – Um cordeiro desse tipo só podia ser oferecido em sacrifício, Levítico 22: 20-24 ; Malaquias 1: 8 . Isso foi necessário:

(1) porque era apropriado que o homem oferecesse o que era considerado perfeito em sua espécie; e,

(2) porque somente isso seria um símbolo apropriado do grande sacrifício que deveria ser feito pelo Filho de Deus. Manteve-se, assim, de tempos em tempos, a idéia de que ele, de quem todas essas vítimas eram os emblemas, seria perfeitamente puro.

Comentário de E.W. Bullinger

Cordeiro . Ver João 1:29 .

sem defeito . Grego. amomos. Veja Efésios 1: 4 (sem culpa). Compare Êxodo 12: 5 .

sem mancha . Veja 1 Timóteo 6:14 .

Comentário de John Calvin

19 Como cordeiro, Ele quer dizer com essa semelhança que temos em Cristo tudo o que havia sido sombreado pelos sacrifícios antigos, embora ele faça alusão especial ao cordeiro pascal. Mas vamos, portanto, aprender que benefício a leitura da Lei nos traz a esse respeito; pois, embora o ritual do sacrifício seja abolido, ainda assim ajuda nossa fé um pouco, a comparar a realidade com o tipo, para que possamos procurar no primeiro o que o último contém. Moisés ordenou que um cordeiro inteiro ou perfeito, sem defeito, fosse escolhido para a Páscoa. A mesma coisa é frequentemente repetida quanto aos sacrifícios, como em Levítico 23: 0 ; em Números 28: 0 ; e em outros lugares. Pedro, aplicando isso a Cristo, nos ensina que ele foi uma vítima adequada e aprovada por Deus, pois ele era perfeito, sem qualquer defeito; se ele tivesse algum defeito nele, ele não poderia ter sido corretamente oferecido a Deus, nem poderia acalmar sua ira.

Comentário de Adam Clarke

O precioso sangue de Cristo – ??µ?? a?µat? · O sangue valioso; quão valioso nem é nem poderia ser declarado.

Como de um cordeiro – Como o necessário para uma oferta pelo pecado a Deus; e O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Sem defeito – Em si mesmo, e sem mancha do mundo; sendo perfeitamente puro em sua alma e justo em sua vida.

Comentário de John Wesley

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha.

Sem defeito – Em si mesmo.

Sem mancha – Do mundo.

Referências Cruzadas

Exodo 12:5 – O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.

Isaías 53:7 – Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 26:28 – Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:36 – Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “

Atos dos Apóstolos 8:32 – O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: “Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 5:6 – Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 14:1 – Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *