Estudo de 1 João 2:2 – Comentado e Explicado

Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
1 João 2:2

Comentário de Albert Barnes

E ele é a propiciação pelos nossos pecados – A palavra “propiciação” ( ??asµ?? hilasmos) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, exceto em 1 João 4:10 desta Epístola; embora palavras da mesma derivação e com o mesmo significado essencial ocorram com freqüência. A palavra correspondente ??ast????? hilasterion ocorre em Romanos 3:25 , traduzida como “propiciação” – “a quem Deus estabeleceu ser uma propiciação pela fé em seu sangue;” e em Hebreus 9: 5 , tornou o propiciatório – “sombreando o propiciatório”. O verbo ???s??µa? hilaskomaioccurs também em Lucas 18: 3 – Deus seja misericordioso comigo, pecador; ” e Hebreus 2:17 – “para reconciliar os pecados do povo”. Para a idéia expressa por essas palavras, veja as notas em Romanos 3:25 . O significado adequado da palavra é o de reconciliar, apaziguar, afastar a raiva, tornar propícia ou favorável. A idéia é que exista raiva ou ira, ou que algo tenha sido feito para ofender e que seja necessário afastar essa ira ou apaziguar. Isso pode ser feito por sacrifício, por canções, por serviços prestados ou por ofertas sangrentas. Portanto, a palavra é frequentemente usada em Homer – Passow. Temos palavras semelhantes em uso comum, como quando dizemos que uma foi ofendida e que algo deve ser feito para acalmá-lo ou afastar sua ira. Isso geralmente é feito conosco fazendo restituição; ou por um reconhecimento; ou apresentando o ponto em controvérsia; ou por uma expressão de arrependimento; ou por conduta diferente no futuro. Mas essa idéia não deve ser aplicada muito literalmente a Deus; nem deve ser explicado. Os pensamentos essenciais em relação a ele, como estão implícitos nesta palavra, são:

(1) que sua vontade foi desconsiderada e sua lei violada, e que ele tem motivos para se ofender conosco;

(2) que nessa condição ele não pode, consistentemente com suas perfeições e o bem do universo, nos tratar como se não o tivéssemos feito;

(3) que é apropriado que, de alguma forma, ele mostre seu desagrado por nossa conduta, seja nos punindo, seja por algo que atenda ao mesmo propósito; e,

(4) que os meios de propiciação entrem aqui e cumpram esse fim, e tornem apropriado que ele nos trate como se não tivéssemos pecado; isto é, ele é reconciliado ou apaziguado, e sua raiva é rejeitada.

Isso é feito, supõe-se, pela morte do Senhor Jesus, realizando, nos aspectos mais importantes, o que seria realizado pelo castigo do próprio ofensor. Nesse sentido, para uma compreensão adequada do que é realizado, é necessário observar duas coisas – o que não é feito e o que é.

I. Há certas coisas que não entram na idéia de propiciação. Eles são como estes:

(a) Que isso não muda o fato de que o mal foi feito. Esse é um fato que não pode ser negado, e quem se compromete a fazer uma propiciação pelo pecado não o nega.

(b) isso não muda Deus; isso não faz dele um ser diferente do que era antes; não o comprova com a disposição de mostrar misericórdia; não muda um ser inexorável para quem é compassivo e gentil.

(c) A oferta feita para garantir a reconciliação não produz necessariamente a reconciliação de fato. Ele prepara o caminho para isso por parte de Deus, mas se eles por quem são feitos estarão dispostos a aceitá-lo é outra questão.

Quando dois homens se afastam um do outro, você pode ir até B e dizer a ele que todos os obstáculos à reconciliação por parte de A foram removidos e que ele está disposto a ficar em paz, mas se B estará disposto a a paz é outra questão. O simples fato de seu adversário estar disposto a ficar em paz não determina nada em relação à sua disposição no assunto. Assim, no que diz respeito à controvérsia entre o homem e Deus. Pode ser verdade que todos os obstáculos à reconciliação por parte de Deus foram removidos, e ainda assim pode ser uma questão bastante separada se o homem estará disposto a deixar de lado sua oposição e adotar os termos da misericórdia. Por si só considerado, um não determina necessariamente o outro, nem lança luz sobre ele.

II A quantia, então, em relação à propiciação feita pelo pecado é que ela remove todos os obstáculos à reconciliação por parte de Deus: faz o que for necessário para manter a honra de Sua lei, Sua justiça e Sua verdade. ; torna consistente para Ele oferecer perdão – isto é, remove tudo o que havia que tornasse necessário infligir punição e, portanto, na medida em que a palavra pode ser aplicada a Deus, ela o apazigua ou afasta sua ira, ou O torna propício. É o que acontece, não com relação à produção de qualquer mudança em Deus, mas com o fato de remover tudo o que havia na natureza do caso que impedia a livre e completa oferta de perdão. A idéia do apóstolo na passagem diante de nós é que, quando pecamos, podemos ter certeza de que isso foi feito e que o perdão pode agora ser estendido livremente a nós.

E não apenas para os nossos – Não apenas para os pecados de nós que somos cristãos, pois o apóstolo estava escrevendo para tais. A idéia que ele pretende transmitir parece ser que, quando chegarmos a Deus, devemos ter as mais amplas e liberais visões da expiação; devemos sentir que a provisão mais ampla foi feita para o nosso perdão, e que, sob nenhum aspecto, existe um limite quanto à suficiência dessa obra para remover todo pecado. É suficiente para nós; suficiente para todo o mundo.

Mas também para os pecados do mundo inteiro – A frase “os pecados de” não está no original, mas não é fornecida incorretamente, pois a conexão exige isso. Essa é uma das expressões que ocorrem no Novo Testamento que demonstram que a expiação foi feita para todas as pessoas e que não pode ser conciliada com nenhuma outra opinião. Se ele tivesse morrido apenas por uma parte da corrida, esse idioma não poderia ter sido usado. A frase “o mundo inteiro” é uma que abraça naturalmente todas as pessoas; é o que seria usado se fosse suposto que o apóstolo pretendia ensinar que Cristo morreu por todas as pessoas; e é tal que não pode ser explicado em nenhuma outra suposição. Se ele morreu apenas pelos eleitos, não é verdade que ele é a “propiciação pelos pecados do mundo inteiro” em qualquer sentido apropriado, nem seria possível atribuir um sentido em que isso poderia ser verdade. Esta passagem, interpretada em seu significado claro e óbvio, ensina o seguinte:

(1) que a expiação em sua própria natureza é adaptada a todas as pessoas, ou que é tão adequada a um indivíduo ou a uma classe quanto a outra;

(2) que é suficiente em mérito para todos; isto é, se mais fosse salvo do que realmente será, não haveria necessidade de sofrimento adicional para salvá-los;

(3) que não possui adaptação especial a uma pessoa ou classe mais que a outra; isto é, que, por sua própria natureza, não tornou a salvação de um mais fácil do que a de outro.

Isso magnificou a lei, honrou a Deus e expressou tão plenamente o sentido divino do mal do pecado em relação a todas as pessoas, para que a oferta de salvação pudesse ser feita tão livremente a uma como a outra, e que todo e qualquer abrigo debaixo dela e esteja seguro. Se Deus, porém, pode não resolver, por razões sábias, que seus benefícios devam ser aplicados apenas a uma parte, é outra questão e que não afeta a investigação sobre a natureza intrínseca da expiação. Sobre a evidência de que a expiação foi feita para todos, veja a nota de 2 Coríntios 5:14 e a nota de Hebreus 2: 9 .

(Veja também as notas complementares nestas passagens, para uma revisão geral do argumento sobre a extensão da expiação.)

Comentário de E.W. Bullinger

propiciação . Grego. hilasmos. Somente aqui e 1 João 4:10 . Várias vezes na Septuaginta Levítico 25: 9 . Números 5: 8 , etc. Compare Romanos 3:25 .

pecados . App-128.

não App-105.

nossa . Grego. hemeteros. Enfático.

também . Isso deve seguir o “mundo” .

mundo . App-129. Compare João 3:16 . Romanos 5:18 , Romanos 5:19 ; 2 Coríntios 5:15 .

Comentário de John Calvin

2 E não somente para os nossos. Ele acrescentou isso para amplificar, a fim de garantir aos fiéis que a expiação feita por Cristo se estende a todos os que pela fé abraçam o evangelho.

Aqui uma questão pode ser levantada: como os pecados do mundo inteiro foram expiados? Eu passo pelas menções dos fanáticos, que sob esse pretexto estendem a salvação a todos os réprobos e, portanto, ao próprio Satanás. Uma coisa tão monstruosa não merece refutação. Aqueles que procuram evitar esse absurdo, disseram que Cristo (63) sofreu suficientemente por todo o mundo, mas apenas eficientemente pelos eleitos. Essa solução geralmente prevalece nas escolas. Embora, então, permita que o que foi dito seja verdade, nego que seja adequado a esta passagem; pois o desígnio de João não era outro senão tornar esse benefício comum a toda a Igreja. Então, sob a palavra todo ou todo, ele não inclui os réprobos, mas designa aqueles que devem acreditar, bem como aqueles que foram espalhados por várias partes do mundo. Pois então é realmente evidenciada a graça de Cristo quando é declarada a única verdadeira salvação do mundo.

Comentário de Adam Clarke

E ele é a propiciação – ‘ ??asµ?? · O sacrifício expiatório pelos nossos pecados. Esse é o sentido apropriado da palavra, conforme usada na Septuaginta, onde ocorre com freqüência; e é a tradução de ??? asham , uma oblação pelo pecado, Amós 8:14 . Cha?? chattath , um sacrifício pelo pecado, Ezequiel 44:27 . ???? kipur , uma expiação, Números 5: 8 . Veja a nota em Romanos 3:25 , e particularmente a nota em Lucas 18:13 . A palavra é usada somente aqui e em 1 João 4:10 .

E não apenas para os nossos – não é para nós apóstolos que ele morreu, nem exclusivamente para o povo judeu, mas para todo o mundo, tanto os gentios quanto os judeus, todos os descendentes de Adão. O apóstolo não diz que ele morreu por qualquer parte seleta dos habitantes da terra, ou por alguns de todas as nações, tribos ou parentes; mas para toda a humanidade; e a tentativa de limitar isso é um ultraje violento contra Deus e sua palavra.

Para o significado da palavra pa?a???t?? , que aqui traduzimos advogado, veja a nota em João 14:16 .

Desses versículos, aprendemos que um pobre desviado não precisa se desesperar de encontrar novamente misericórdia; esta passagem oferece encorajamento suficiente para sua esperança. Dificilmente existe outro na Bíblia, e por quê? Que os pecadores não possam presumir a misericórdia de Deus. E por que esse? Que nenhum retrocesso possa se desesperar totalmente. Aqui, então, há uma proteção contra a presunção, por um lado, e o desânimo, por outro.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2: 2 . E ele é a propiciação Antes, o sacrifício propiciatório; a oferta pelo pecado, ou sacrifício da expiação; para que a palavra ‘ ??asµ?? significa aqui e ch. 1 João 4:10 . Veja em Romanos 3:25 . Neste e no verso anterior, Jesus Cristo é considerado como sendo ele próprio o Sumo Sacerdote e o Sacrifício da Expiação; e São João, tendo-o representado como nosso Advogado junto ao Pai, ou nosso grande Sumo Sacerdote, subiu ao véu para nos pedir, sugere ainda mais, que ele também era o grande Sacrifício Cristão ou oferta pelo pecado, e entrou com sua própria sangue dentro do véu, para aparecer na presença de Deus por nós. Sob a lei, o sumo sacerdote nunca havia feito uma expiação perfeitamente, até que ele entrasse no véu e espargisse o sangue diante do propiciatório. A matança do sacrifício, e a oferta sobre o altar, foram etapas anteriores; mas a conclusão da obra estava indo para dentro do véu e espargindo o sangue; desse modo, o sumo sacerdote fez expiação por si mesmo, por sua casa, pelos sacerdotes e por toda a congregação de Israel. Levítico 16:17 .

Em alusão a isto, nosso abençoado Senhor é aqui representado como entrando no céu, para defender nossa causa com o Pai, depois que ele se ofereceu na cruz como sacrifício pelos nossos pecados; uma visão em que ele é frequentemente representado, particularmente na epístola aos hebreus. “Ele é a grande propiciação pelos nossos pecados, a quem, sob esse caráter, fugimos com alegre confiança: e é uma alegria para nós refletir que ele não é apenas a propiciação pelos nossos, mas também [pelos pecados]. do mundo inteiro “, & c. Veja as anotações da epístola aos romanos para uma visão completa desse assunto, no que se refere ao mundo pagão.

Comentário de Scofield

propiciação (grego – ??asµ?? , aquilo que propicia). (Veja Scofield “ Romanos 3:25 “) .

os pecados Omita as palavras “os pecados”.

mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

E ele é a propiciação pelos nossos pecados: e não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

E ele é a propiciação – O sacrifício expiatório pelo qual a ira de Deus é apaziguada.

Por nossos pecados – Quem acredita.

E não apenas para os nossos, mas também para os pecados do mundo inteiro – Tão amplo quanto o pecado se estende, a propiciação se estende também.

Referências Cruzadas

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 4:42 – E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

João 11:51 – Ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação judaica,

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *