Estudo de João 4:42 – Comentado e Explicado

E diziam à mulher: Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo.
João 4:42

Comentário de E.W. Bullinger

disse = estava dizendo: ou seja, como um e outro falou.

não = não mais. Grego. ouketi.

de fato = verdadeiramente. Compare App-175. E p. 1511

Cristo = Todos os textos omitem “o Cristo” , mas não o siríaco. Veja App-94, nota 3.

Salvador. Em João apenas aqui, e 1 João 4:14 . Veja nota em Mateus 1:21 .

o mundo. Grego. Kosmos. App-129., Ou seja, tanto dos gentios quanto dos judeus. Veja nota em João 1: 9 .

Comentário de John Calvin

42. Por causa do seu discurso. Embora eu tenha seguido Erasmus ao traduzir esta palavra por oratio , ( fala ), porque loquela , que o antigo intérprete usa, é um termo bárbaro; no entanto, desejo alertar meus leitores que a palavra grega ?a??a tem o mesmo significado da palavra latina loquentia , ou seja, conversa ou capacidade de falar ; e os samaritanos parecem gabar-se de que agora têm um fundamento mais forte do que a língua de uma mulher, que é, na maioria das vezes, leve e trivial.

Nós acreditamos. Isso expressa mais plenamente a natureza de sua fé, que foi extraída da própria palavra de Deus, para que eles possam se gabar de ter o Filho de Deus como seu Mestre; como, de fato, é somente sob sua autoridade que podemos confiar com segurança. É verdade que agora ele não está visivelmente presente, de modo a nos falar boca a boca; mas, por quem quer que o ouçamos, nossa fé não pode repousar sobre ninguém além de si mesmo. E de nenhuma outra fonte procede esse conhecimento que também é mencionado; pois o discurso que sai da boca de um homem mortal pode realmente preencher e satisfazer os ouvidos, mas nunca confirmará a alma em calma confiança na salvação, para que aquele que ouviu tenha o direito de se vangloriar de que conhece na , portanto. , a primeira coisa necessária é saber que é Cristo quem fala por seus ministros; e o próximo é, dar-lhe a honra que é devida; isto é, para não duvidar de que ele é verdadeiro e fiel, de modo que, contando com uma garantia tão inquestionável, possamos confiar com segurança em sua doutrina.

Novamente, quando afirmam que Jesus é o Cristo e o Salvador do mundo, sem dúvida aprenderam isso ouvindo-o. Portanto, inferimos que, em dois dias, a soma do Evangelho foi mais claramente ensinada por Cristo do que ele havia ensinado em Jerusalém até então. E Cristo testificou que a salvação que ele trouxera era comum a todo o mundo, para que entendessem mais plenamente que também lhes pertencia; pois ele não os chamou por serem herdeiros legais, como eram os judeus (87), mas ensinou que ele havia admitido estranhos na família de Deus e trazido paz para aqueles que estavam longe ( Efésios 2:17 .)

Comentário de Adam Clarke

Nós também o ouvimos – Ao ver e ouvir nosso Senhor, a fé daqueles que já haviam crido no testemunho da mulher foi abundantemente confirmada; e, além desses, que outros cressem que não tinham ouvido a mulher falar.

Este é realmente o Cristo – o Messias prometido.

O Salvador do mundo – Não apenas dos judeus, mas dos samaritanos e de todo o mundo gentio.

Comentário de Scofield

Salvador (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “)

mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “)

Comentário de John Wesley

E disse à mulher: Agora cremos, não por causa da tua palavra: porque nós próprios o ouvimos e sabemos que este é realmente o Cristo, o Salvador do mundo.

Sabemos que este é o Salvador do mundo – e não apenas dos judeus.

Referências Cruzadas

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 52:10 – O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

João 4:29 – “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 11:17 – Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.

João 17:8 – Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 17:11 – Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Romanos 10:11 – Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *