Estudo de Isaías 52:10 – Comentado e Explicado

O Senhor descobre seu braço santo aos olhares das nações, e todos os confins da terra verão o triunfo de nosso Deus.
Isaías 52:10

Comentário de Albert Barnes

O Senhor desnudou seu braço santo – isto é, ao libertar seu povo da escravidão. Essa metáfora é tirada dos guerreiros, que revelaram o braço para a batalha; e o sentido é que Deus veio em socorro de seu povo como guerreiro e que suas interposições seriam vistas, reconhecidas e reconhecidas por todas as nações. A metáfora deriva da maneira como os orientais se vestem. O trecho a seguir das Pesquisas Cristãs de Jowett explicará o idioma: ‹A manga folgada da camisa árabe, bem como a roupa exterior, deixa o braço tão completamente livre que, em um instante, a mão esquerda passando pelo braço direito nua; e isso é feito quando uma pessoa, um soldado, por exemplo, prestes a golpear com a espada, pretende dar o braço completo. A imagem representa Javé como repentinamente preparado para infligir um tremendo julgamento, porém justo, tão eficaz “que todos os confins da terra verão a salvação de Deus”. “A frase braço sagrado” parece significar que Deus estaria envolvido em uma causa santa e justa. Não seria um braço de conquista ou de opressão; mas seria revelado em uma causa santa, e todas as suas inflições seriam justas.

E todos os confins da terra – Para uma explicação da frase ‘os confins da terra’, veja as notas em Isaías 40:28 . O significado aqui é que a libertação do seu povo referido seria tão notável que seria visível em todo o mundo. As nações mais distantes o veriam e seriam constrangidas a reconhecer sua mão. Foi cumprida no resgate da nação do cativeiro na Babilônia. A conquista da Babilônia foi um evento tão importante em suas consequências, que é conhecido por todos os reinos da terra; e a proclamação de Ciro Esdras 1: 1-2 , e a conseqüente restauração de seu povo em sua própria terra, foram calculadas para tornar conhecido o nome de Yahweh a todas as nações.

Comentário de John Calvin

10. Jeová desnudou o braço da sua santidade. O Profeta pegou emprestada essa comparação de soldados que esticam os braços quando se preparam para a batalha. Desnudar-se aqui não significa estender o braço nu, mas exercê-lo; porque, quando nos sentamos ociosos, temos os braços cruzados ou os escondemos; e da mesma maneira, concebemos Deus segundo a grosseria de nossos sentidos, e pensamos que, como um homem cansado ou indolente, ele não mexe um dedo até exibir publicamente seu poder.

O Profeta chama isso de “o braço da santidade”, porque ele pretendia mostrar seu poder para a salvação do povo. Isto implica uma relação mútua entre Deus e a Igreja que o Senhor consagrou a si mesmo. É verdade que “ele desnuda o braço” no governo de todo o mundo; mas ele não o chama de “o braço da santidade”, como nesta passagem, quando presta assistência peculiar à sua Igreja. Há dois pontos de vista nos quais o poder de Deus deve ser considerado; primeiro, universalmente, em preservar todas as criaturas; a seguir, especialmente, na defesa da Igreja; pois há um cuidado peculiar que ele exerce sobre seu próprio povo e que o resto não compartilha com eles.

Perante os olhos de todas as nações. Ele quer dizer que essa libertação será tão admirável que será visível até para os cegos. A extensão desse espetáculo magnífico até os confins da terra torna evidente que o Profeta não fala do retorno do povo, que aconteceria alguns anos depois, mas da restauração de toda a Igreja. Essa profecia é maliciosamente restringida pelos judeus à libertação de Babilônia, e é inadequadamente restringida pelos cristãos à redenção espiritual que obtemos por meio de Cristo; pois devemos começar com a libertação realizada sob Ciro ( 2 Crônicas 36:22 ) e trazê-la para o nosso tempo. Assim, o Senhor começou a exibir seu poder entre os medos e persas, mas depois tornou-o visível a todas as nações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *