Estudo de João 17:8 – Comentado e Explicado

Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
João 17:8

Comentário de Albert Barnes

As palavras – as doutrinas. Cristo frequentemente se representava como instruído e enviado para ensinar certas grandes verdades aos homens. Aqueles que ele ensinou, e nenhum outro. Veja as notas em João 5:30 .

Comentário de E.W. Bullinger

palavras. Grego. rhema. Veja Marcos 9:32 .

recebeu = recebido.

soube = sabia,

certamente = verdadeiramente. Grego. alethos. Compare o App-175.

de . Grego. para, como em João 17: 7 .

acreditei = acreditei. App-150.

Comentário de John Calvin

8. E eles os receberam. Ele expressa a maneira desse conhecimento. É porque eles receberam a doutrina que ele lhes ensinou. Mas para que ninguém possa pensar que sua doutrina é humana ou é terrena em sua origem, ele declara que Deus é o autor dela, quando diz: As palavras que você me deu, eu lhes dei. Ele fala de acordo com seu costume comum, na pessoa do Mediador ou servo de Deus, quando diz que não ensinou nada além do que havia recebido do Pai; pois, como sua própria condição ainda era má, enquanto ele estava na carne, e como sua divina majestade estava oculta sob a forma de um servo, sob a pessoa do Pai, ele simplesmente significa Deus. No entanto, devemos sustentar pela afirmação que João fez no início de seu Evangelho, de que, na medida em que Cristo era a Palavra Eterna de Deus, ele sempre foi um Deus com o Pai. O significado, portanto, é que Cristo foi uma testemunha fiel de Deus para os discípulos, de modo que a fé deles foi fundada exclusivamente na verdade de Deus, uma vez que o próprio Pai falou no Filho. O recebimento, do qual ele fala, surgiu do fato de ter manifestado eficazmente o nome de seu Pai pelo Espírito Santo.

E soube verdadeiramente. Ele agora repete em outras palavras o que ele havia mencionado anteriormente; pois que Cristo saiu do Pai, e foi enviado por ele, tem o mesmo significado que o anterior, que todas as coisas que ele tem são do Pai. O significado equivale a isso: que a fé deve lançar seus olhos diretamente sobre Cristo, para não formar uma concepção terrena ou mesquinha, mas para ser levada ao seu poder divino, para acreditar firmemente que ele tem perfeitamente em si mesmo Deus, e tudo o que pertence a Deus.

E acreditei. Observe-se, também, que na cláusula anterior ele emprega o verbo saber e agora ele emprega o verbo acreditar; pois assim ele mostra que nada que se relaciona com Deus pode ser conhecido corretamente senão pela fé, mas que na fé há tanta certeza que é justamente chamado conhecimento.

Comentário de Adam Clarke

Eu lhes dei as palavras – entreguei sua doutrina a eles, para que eles tenham um ensino puro imediatamente do céu: nem fábulas judaicas nem ficção de homens foram misturadas a ela.

E soube com certeza – Estão plenamente convencidos e reconhecem que eu sou o Messias prometido e que eles não devem procurar outro; e que minha missão e doutrina são todas divinas, João 17: 7 , João 17: 8 .

Comentário de John Wesley

Pois lhes dei as palavras que me deste; e eles os receberam, e sabiam com certeza que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

Eles os receberam – Pela fé.

Referências Cruzadas

Provérbios 1:3 – a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;

Provérbios 1:23 – Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Provérbios 2:1 – Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

Provérbios 4:10 – Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa.

Provérbios 8:10 – Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro,

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

João 3:33 – Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 16:30 – Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus”.

João 17:6 – “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

1 Coríntios 15:1 – Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *