Estudo de João 17:6 – Comentado e Explicado

Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-mos e guardaram a tua palavra.
João 17:6

Comentário de Albert Barnes

Manifestou o seu nome – A palavra “nome” aqui inclui os atributos ou o caráter de Deus. Jesus fez conhecer seu caráter, sua lei, sua vontade, seu plano de misericórdia – ou, em outras palavras, ele revelou Deus a eles. A palavra “nome” é freqüentemente usada para designar a pessoa, João 15:21 ; Mateus 10:22 ; Romanos 2:24 ; 1 Timóteo 6: 1 .

Que você me deu Deus os deu a ele em seu propósito. Ele os deu por sua providência. Ele ordenou assuntos que o ouviram pregar e viram seus milagres; e ele os deu, disposto a segui-lo quando ele os chamou.

Tuas eram – Todos os homens são de Deus por criação e por preservação, e ele tem o direito de fazer com eles o que parecer bom aos seus olhos. Esses homens ele escolheu designar como apóstolos do Salvador; e ele as confiou a ele para ser ensinado, e depois as encarregou de levar seu evangelho, embora em meio a perseguições, até os confins do mundo. Deus tem direito aos serviços de todos; e ele tem o direito de nos designar para qualquer trabalho, por mais humilde, perigoso ou cansativo, onde possamos promover sua glória e honrar seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

manifestou = manifestou.

nome . Compare os versículos: 12, 26. Êxodo 34: 5 . Salmos 9:10 ; Salmos 20: 1 (veja a nota ali).

até = para.

homens . App-123.

gavest . Compare João 17: 2 ; João 6:37 ; João 12:32 .

fora de . Grego. ek. App-104. manteve. Grego. tereo. Essa palavra é usada nesses capítulos doze vezes: João 14:15 , João 14:21 , João 14:23 , João 14:24 ; João 15:10 , João 15:10 , João 15:20 , João 15:20 ; João 17: 6 , João 17:11 , João 17:12 , João 17:15 ; nove vezes em referência à Palavra, três vezes em referência aos discípulos. palavra. Grego. logotipos. Veja Marcos 9:32 . Três declarações são feitas pelo Senhor de Seus discípulos, cada três vezes: seu relacionamento com a Palavra, versículos: João 17: 6 , João 17: 7 , João 17: 8 ; relacionamento com o Enviado, versículos: João 17: 8 , João 17:18 , João 17:25 ; relacionamento com o mundo, versículos: João 17:14 , João 17:14 , João 17:16 .

Comentário de John Calvin

6. Eu manifestei o seu nome. Aqui, Cristo começa a orar ao Pai por seus discípulos e, com o mesmo calor de amor com o qual ele deveria sofrer imediatamente a morte por eles, ele agora pede a salvação deles. O primeiro argumento que ele emprega em favor deles é que eles adotaram a doutrina que torna os homens realmente filhos de Deus. Não havia falta de fé ou diligência por parte de Cristo, para chamar todos os homens a Deus, mas entre os eleitos somente o seu trabalho era proveitoso e eficaz. Sua pregação, que manifestava o nome de Deus, era comum a todos, e ele nunca deixava de manter a glória dela mesmo entre os obstinados. Por que então ele diz que foi apenas para um pequeno número de pessoas que ele manifestou o nome de seu Pai, mas porque somente os eleitos se beneficiam da graça do Espírito, que ensina interiormente? (113) Portanto, deduzamos que nem todos a quem a doutrina é exibida são verdadeira e eficazmente ensinados, mas apenas aqueles cujas mentes são iluminadas. Cristo atribui a causa à eleição de Deus; pois ele não atribui outra diferença como a razão pela qual ele manifestou o nome do Pai a alguns, passando por outros, mas porque eles foram dados a ele. Portanto, segue-se que a fé deles flui da predestinação externa de Deus, e que, portanto, não é dada indiscriminadamente a todos, porque nem todos pertencem a Cristo. (114)

Os teus eram e tu os deste a mim. Ao acrescentar essas palavras, ele aponta, primeiro, a eternidade da eleição; e, segundo, a maneira pela qual devemos considerá-lo. Cristo declara que os eleitos sempre pertenceram a Deus. Deus, portanto, os distingue dos réprobos, não pela fé ou por qualquer mérito, mas pela pura graça; pois, embora estejam alienados dele ao máximo, ele ainda os considera como seus em seu propósito secreto. A certeza dessa eleição pela graça gratuita (115) reside nisto: ele compromete a guarda de seu filho todos os que elegeu, para que não pereçam; e este é o ponto em que devemos desviar os olhos, para que possamos ter plena certeza de que pertencemos à posição dos filhos de Deus; pois a predestinação de Deus está escondida em si mesma, mas é manifestada para nós somente em Cristo.

E eles guardaram a tua palavra . Este é o terceiro passo; pois o primeiro é a eleição pela graça gratuita, e o segundo é o dom pelo qual entramos na tutela de Cristo. Tendo sido recebidos por Cristo, somos reunidos pela fé no rebanho. A palavra de Deus flui para os réprobos, mas se enraíza nos eleitos e, portanto, dizem que eles a guardam.

Comentário de Adam Clarke

II Oração de Nosso Senhor por Seus Discípulos, João 17: 6-19 ;

Eu manifestei o seu nome – ?fa?e??sa , eu o trouxe à luz, e fiz com que brilhasse em si mesmo e iluminasse os outros. Um pouco da natureza divina era conhecido pelas obras da criação; um pouco mais era conhecido pela revelação mosaica: mas a plena manifestação de Deus, sua natureza e seus atributos, vieram somente através da revelação de Cristo.

Os homens que você me deu – Ou seja, os apóstolos, que, tendo recebido esse conhecimento de Cristo, deveriam, por suas pregações e escritos, espalhá-lo por todo o mundo.

Fora do mundo – Entre o povo judeu; pois, nesse sentido, é a palavra ??sµ?? a ser entendida em várias partes dos últimos discursos de nosso Senhor.

Os teus eram – Objetos da tua escolha; e tu os entregaste para mim dentre este povo incrédulo, para que fossem meus discípulos e os arautos da minha salvação.

E eles cumpriram a tua palavra – embora seus compatriotas a tenham rejeitado; e eles me receberam como teu bem amado Filho, em quem te deleitas.

Comentário de Thomas Coke

João 17: 6 . Eu manifestei o seu nome Na língua hebraica, o nome de qualquer coisa significa a própria coisa, Atos 3:16 . O significado de nosso Senhor é: “Eu expliquei sua natureza e perfeições; eu declarei seus desígnios misericordiosos para o mundo; e ensinei completamente sua vontade e adoração aos homens que você me deu no mundo, as pessoas que foram escolhidas. por ti, de toda a humanidade, para ser meus apóstolos, ver cap. João 6:44, teus eram, etc. Meus apóstolos pertenciam a ti e tu os entregaste a mim; e eles, sob minha poderosa influência em seus corações, têm abraçou, e aderiu ao testemunho que me deste, e à doutrina que te entreguei. ” Pelos apóstolos pertencentes a Deus, nosso Senhor quer dizer que “eles eram originalmente de Deus, as criaturas de sua mão, os objetos felizes de sua escolha; dele por criação e também por serem sinceros discípulos da antiga dispensação que Deus havia dado por Moisés.”

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo; teus eram eles, e tu me deste; e eles guardaram a tua palavra.

Eu manifestei teu nome – todos os teus atributos; e em particular tua relação paterna com os crentes; aos homens que você me deu – os apóstolos, e assim João 17:12 .

Eles eram teus – Pela criação e por descendência de Abraão.

E você me deu – dando-lhes fé no que eu falei. Então João 17: 9 .

Referências Cruzadas

Exodo 3:13 – Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? “

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Exodo 34:5 – Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 71:17 – Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Provérbios 2:1 – Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

Provérbios 2:10 – Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma.

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Provérbios 23:23 – Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

João 15:19 – Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:16 – Eles não são do mundo, como eu também não sou.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

João 18:9 – Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: “Não perdi nenhum dos que me deste”.

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:13 – Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim.

Hebreus 2:12 – Ele diz: “Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei”.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

1 Pedro 1:1 – Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Apocalipse 3:8 – Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *