Estudo de Hebreus 2:12 – Comentado e Explicado

dizendo: Anunciarei teu nome a meus irmãos, no meio da assembléia cantarei os teus louvores {Sl 21,23}.
Hebreus 2:12

Comentário de Albert Barnes

Dizendo – Esta passagem é encontrada no Salmo 22:22 . Todo esse Salmo tem sido comumente referido ao Messias; e em relação a essa referência, há menos dificuldade do que atende à maioria das outras partes do Antigo Testamento que geralmente se relacionam com ele. Os seguintes versículos do Salmo são aplicados a ele, ou a transações relacionadas a ele, no Novo Testamento, Hebreus 2: 1 , Hebreus 2: 8 , Hebreus 2:18 ; e todo o Salmo é tão marcadamente descritivo de sua condição e sofrimentos, que não há dúvida razoável de que ele tinha uma referência original a ele. Há muita coisa no Salmo que não pode ser bem aplicada a Davi; não há nada que não possa ser aplicado ao Messias; e a prova parece clara de que Paulo citou essa passagem de acordo com o sentido original do Salmo. O ponto da citação aqui não é que ele “declararia o nome” de Deus – mas que ele deu o nome de irmãos àqueles a quem se dirigiu.

Eu declararei o teu nome; eu te farei conhecido. A palavra “nome” é usada, como costuma ser, para denotar o próprio Deus. O significado é que seria parte do trabalho do Messias dar a conhecer a seus discípulos o caráter e as perfeições de Deus – ou familiarizá-los com Deus. Ele fez isso. Em sua oração de despedida, João 17: 6 , ele diz: “Eu manifestei o seu nome aos homens que você me deu do mundo”. E novamente, Hebreus 2:26 : “E eu lhes declarei o teu nome, e o declararei.”

Aos meus irmãos – O ponto da citação está nisso. Ele falou deles como “irmãos”. Paulo está mostrando que não tinha vergonha de chamá-los assim. Como ele estava discutindo com aqueles que eram “judeus”, e como era necessário, como parte de seu argumento, mostrar que o que ele mantinha respeitando o Messias foi encontrado no Antigo Testamento, ele apela a isso e mostra que o Redentor é representado como se dirigindo ao seu povo como “irmãos”. Teria sido fácil apelar para “fatos” e ter mostrado que o Redentor usava esse termo familiarmente ao dirigir-se a seus discípulos (compare Mateus 12: 48-49 ; Mateus 25:40 ; Mateus 28:10 ; Lucas 8: 21 ; João 20:17 ), mas isso não teria sido pertinente ao seu objetivo. É uma prova completa para nós, no entanto, que a previsão no Salmo foi literalmente cumprida.

No meio da igreja – Ou seja, na assembléia de meus irmãos. O ponto da prova solicitada pelo apóstolo está na primeira parte da citação. Esta última parte parece ter sido aduzida porque poderia ajudar a memória deles a citar todo o versículo; ou porque continha uma verdade interessante a respeito do Redentor – embora não fosse exatamente uma “prova” do que ele estava pedindo; ou porque “implicou” substancialmente a mesma verdade que o ex-membro. Isso mostra que ele estava unido à sua igreja; que ele era um deles; e que ele se misturou com eles como entre irmãos.

Cantarei louvores – Que o Redentor se unisse a seus discípulos em louvar cantos, podemos supor que tenha sido o mais alto grau provável – embora, creio, mas um único caso seja mencionado – que no final da Ceia que ele instituiu comemorar sua morte; Mateus 26:30 . Isso, portanto, prova o que o apóstolo pretendia – que o Messias estivesse entre eles como seus irmãos – que ele falava com eles como tal – e misturava em suas devoções como um de seus números.

Comentário de E.W. Bullinger

declarar . Grego. apangello. Veja Atos 4:23 .

igreja . Grego. ekklesia . App-186.

Cante louvores até . Grego. humneo. Veja Atos 16:25 . Citado nos Salmos 22:22 .

Comentário de John Calvin

12. No meio da igreja. (43) Portanto, parece claramente que a proclamação dos louvores de Deus é sempre promovida pelo ensino do evangelho; pois assim que Deus se torna conhecido por nós, seus louvores ilimitados soam em nossos corações e em nossos ouvidos; e ao mesmo tempo Cristo nos encoraja publicamente por seu próprio exemplo a celebrá-los, para que possam ser ouvidos pelo maior número possível. Pois não seria suficiente para cada um de nós agradecer a Deus pelos benefícios recebidos, exceto se testemunharmos abertamente nossa gratidão e, assim, nos estimularmos mutuamente. E é uma verdade, que pode servir como um estimulante mais poderoso, e pode nos levar com mais fervor a louvar a Deus, quando ouvimos que Cristo lidera nossos cânticos e é o principal compositor de nossos hinos.

Comentário de Adam Clarke

Eu declararei o seu nome – Veja Salmo 22:22 . O apóstolo certamente cita esse salmo como se referindo a Jesus Cristo, e essas palavras como ditas por Cristo ao Pai, em referência à sua encarnação; como se ele tivesse dito: “Quando eu encarnar, declararei a tua perfeição à humanidade; e entre os meus discípulos te darei glória por tua misericórdia aos filhos dos homens”. Veja o cumprimento disso, João 1:18 ; : Ninguém jamais viu Deus; o Filho Unigênito, que está no seio do Pai, Ele O Declarou. Nem as perfeições de Deus foram conhecidas ou declaradas adequadamente até a manifestação de Cristo. Ouça outra escritura, Lucas 10:21 , Lucas 10:22 ; Naquela hora, Jesus se alegrou em espírito e disse: Agradeço-lhe, ó Pai, Senhor do céu e da terra, por ter escondido essas coisas dos sábios e prudentes, e as ter revelado aos bebês, etc. para Deus.

Comentário de John Wesley

Dizendo: declararei o teu nome a meus irmãos; no meio da igreja cantarei louvores a ti.

Eu declararei o teu nome aos meus irmãos – Cristo declara o nome de Deus, gracioso e misericordioso, abundante em bondade e verdade, para todos os que crerem, para que também o louvem.

No meio da igreja eu cantarei louvores a ti – como o precentor do coro. Isso ele fez literalmente, no meio de seus apóstolos, na noite anterior à sua paixão. E como significa, em um sentido mais geral, expor o louvor a Deus, ele fez isso na igreja por sua palavra e seu Espírito; ele ainda faz, e fará isso por todas as gerações. Salmo 22:22 .

Referências Cruzadas

Salmos 22:22 – Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei.

Salmos 22:25 – De ti vem o tema do meu louvor na grande assembléia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.

Salmos 40:10 – Não oculto no coração a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação. Não escondo da grande assembléia a tua fidelidade e a tua verdade.

Salmos 111:1 – Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos.

João 18:20 – Respondeu-lhe Jesus: “Eu falei abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *